Bolsonaro tem jogado xadrez e nós, jogo da velha, por Vilma Aguiar

É preciso estar preparado para neutralizar o que virá - o que não será fácil, principalmente quando se lembra quem está ao lado de Bolsonaro

Bolsonaro tem jogado xadrez e nós, jogo da velha

Por Vilma Aguiar*

Subestimar o adversário é uma armadilha difícil de evitar. Principalmente se este articula mal as palavras, faz piadas como o tio do pavê e parece mesmo a própria encarnação deste, entre outros símbolos de indigência e tosquice.

A superioridade intelectual da elite sudestina e suas sucursais lhe parece tão evidente que seria preciso fazer um grande esforço desnarcizante para aceitarmos que ele está jogando um jogo bem mais sofisticado que o nosso.  Estamos no jogo da velha, no amarelinha, na dama.

Digo isso porque a euforia com que são recebidas pesquisas realizadas até aqui dando uma vitória folgada ao ex-presidente Lula me dão nervoso. Penso que o otimismo nunca é bom conselheiro, principalmente quando tanto está em jogo.

É certo que governar nunca foi muito a praia do ex-capitão. Primeiro ele achou que poderia delegar para o Paulo Guedes. Quando este se mostrou tão inepto quanto ele, jogou no colo do “centrão” a tarefa e foi andar de jet-ski e de moto, além de fazer lives no Facebook. Há quase trinta anos ele apenas gozava das benesses do poder sem ter quase nada de trabalho. Sua produção como parlamentar sempre foi próxima de zero.

Mas, no mesmo período, ele se especializou em fazer campanha. Aprendeu como poucos a jogar para a plateia, a aumentar gradualmente seu capital político. Ele fez da vida pública um negócio familiar e empregou 3 dos seus 5 filhos na firma dos legislativos. É uma questão de tempo e idade mínima para que todos estejam empregados.

Jogar para a plateia, vulgo marketing político, é o seu elemento. Quem faz disso seu modo e meio de vida torna a rotina de fazer campanha sua segunda pele. Exemplo, ele foi eleito presidente por uma maioria significativa. Mesmo assim, ato contínuo, quase primeiro ato de governo, lançou no solo fértil das imaginações e das redes sociais a semente da sua estratégia futura. Colocar em dúvida o resultado da própria eleição. Pensa bem, quem faria isso sendo o vitorioso? Quem está pensando uns dez lances à frente.

Em condições normais, o jogo eleitoral se daria apenas entre o incumbente e os postulantes, nada de falar do próprio jogo. Uma campanha à reeleição é quase um plebiscito. O governo continua ou é substituído? É aprovado ou é reprovado?

Nas condições atuais que não tem nada de normais, ele conseguiu criar outro nível de debate. Esqueça o plesbicito. Em grande medida, a partida virou outra, conhecida como Golpe versus Democracia. Nos meses anteriores e mesmo nos dias imediatamente anteriores ao início oficial da campanha, se fala muito mais em golpe que em inflação e desemprego. Isso não é pouca coisa, é mudar um paradigma.  

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba aqui como apoiar

 Não se trata mais de reprovar um governo ou apostar em outra proposta, mas de assegurar o cumprimento das regras do jogo. E é em torno deste tema que até agora toda a oposição, mídia, sociedade civil tem se organizado. “Estado de direito sempre” que o diga.

Bom, isso é sete a um contra nós.

Ao catalisar todas as atenções para a defesa da democracia, os resultados concretos do seu governo ficam obliterados. A oposição fica girando em falso falando do Estado de direito enquanto o caminhoneiro, o taxista e o beneficiário dos programas sociais podem sonhar com um governo Bolsonaro sem o “sistema” para lhe atrapalhar a vida.  

Pior, Bolsonaro e cia foram tão bem-sucedido em mudar o jogo que é quase impossível escapar de sua armadilha. Ou seria possível deixar suas ameaças diuturnas sem resposta? Essa é a sinuca de bico.

Até porque não são meras palavras. Eles têm método e calendário para bater a meta de não sair da presidência, custe o que custar.  É possível vislumbrar que esse grupo desenvolve duas estratégias. As estratégias são 1) ganhar a eleição via campanha; 2) levar no grito, no golpe, seja como seja.

Para a estratégia golpista há vários planos que a essa altura já se tornaram meio óbvios. Provavelmente ele vai tentar todos. Cada um a seu tempo.

No campo golpista, os planos seriam, pelo menos:

  1. Evitar a realização das eleições por qualquer subterfúgio se as pesquisas continuarem a apontar sua derrota;
  2. Criar um grande tumulto na semana anterior e no próprio 02 de outubro de modo a ter margem para potencializar o ramerrame da falta de lisura das eleições em caso de derrota;
  3. Perdendo no segundo turno, não aceitar o resultado e clamar novamente para um golpe que aglutine a direita e o seu grupo de fanatizados.

É preciso reconhecer que o primeiro plano está em vias de passar por sua segunda edição. Porque nos seus sonhos mais megalomaníacos ele conseguiria o apoio das Forças Armadas e das PMs para uma ditadura à moda antiga, estilo Pinochet. Tentou isso no 7 de setembro de 2021. Queria ver o povo dele invadindo e saqueando o STF, tanques nas ruas, confrontos, mortes, caos. Decretava estado de sítio, adiava as eleições e ia tocando o barco com poderes excepcionais. Não deu, mas foi um belo ensaio. Vai tentar de novo, porque essa é sua obsessão.

Mas as chances de isso dar o resultado pretendido é cada vez menos provável. A “sociedade civil” representada pela banca, pela Fiesp e que tais que apoiou sua eleição, zarpou. Não embarca nessa. Não com um governo que provou não ter nenhum apreço pelo teto de gastos, pelo equilíbrio fiscal, toda a cartilha poeirenta do neoliberalismo que eles teimam em botar na mesa.

Não creio que isso o impedirá de tentar realizar cada um dos planos à medida em que as eleições se aproximarem e sua derrota continuar no horizonte. As opções de tentar melar as eleições e/ou seus resultados são múltiplas. O clã tem a seu lado a força e o poder da presidência da República, fundos públicos que se mostraram infinitos, conexões e assessoria internacional. A extrema-direita nacional e internacional aposta em Bolsonaro e não se pode esperar escrúpulos dessa gente.

Entretanto o grande risco, o maior, sempre foi simplesmente ele ganhar a eleição. Está longe de ser impossível. É preciso lembrar que o escrete de Bolsonaro tem dois times titulares. Bolsonaro e filhos jogam na aposta golpe, mas Ciro Nogueira e Artur Lira são titulares do time reeleição e estão batendo um bolão em suas manobras.

Eles são pródigos em fazer a Constituição caber no seu número. Emendas constitucionais brotam como capim na roça deles. Compra de votos dentro de novas regras da eleição de 2022? Temos! Ou tem outro nome a chuva de dinheiros que está inundando a economia em pleno período eleitoral? É o estelionato eleitoral via derrame de verbas públicas que está acontecendo sob nossos olhos neste mesmo momento.

É como se em seu tabuleiro houvesse duas rainhas capazes de todos os movimentos, inclusive o plot twist carpado. 

Por isso, criar um fato político excepcional em setembro para virar o placar da eleição antes de 02 de outubro, está bem longe de ser impossível.

Assim, enquanto esse lado da disputa é capaz de mudar as regras do jogo, ter várias cartas na manga e planos a, b etc., do lado de cá, estamos cantando a velha canção de 1989 e usando contra Bolsonaro o mesmo mote da eleição derrotada de 2018, a democracia contra o fascismo, enquanto sonhamos com uma vitória no primeiro turno.

Cair na tentação do otimismo ingênuo é uma armadilha que teremos de evitar.

O clã Bolsonaro nunca perdeu uma eleição e para eles essa significa muito. Bolsonaro tem medo da prisão e afirma dia sim, dia também que não acabará como Jeanine Añez. Do que será capaz para evitar isso, quem viver, verá.

A grande questão será, portanto, estarmos preparados para neutralizar o que virá. O que não será fácil, principalmente se lembrarmos mais uma vez que ele tem a seu lado os profissionais mais experimentados da política clientelística, entre outras forças.

*Vilma Aguiar é socióloga e Dra. em Ciências Sociais (UNICAMP).  Foi jurada do prêmio Jabuti em 2021 e publicou “O mercado dos diplomas” no mesmo ano. Produz e apresenta o podcast Mulheres Públicas

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Leia Também

Strike a pose: torta de climão em vários sabores na posse do Xandão, por Letícia Sallorenzo

As promessas, os resultados e a necessidade de revisão das leis trabalhistas, por Fernando Amorim Teixeira

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra, por Francisco Celso Calmon

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. VAMOS TER UMA DEMOSTRAÇÃO CLARA DISSO DURANTE OS DEBATES ELEITORAIS.
    BOLSONARO PODERÁ USAR DO ESPAÇO ELEITORAL PARA PASSAR MENSAGENS SUBLIMINARES AOS SEUS SEGUIDORES.
    TRUMP FEZ ISSO DEPOIS DA DERROTA, BOLSONARO FARÁ ISSO EM MEIO A UMA CAMPANHA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador