IPESPE: 55% votam “com certeza” ou “poderiam votar” em Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

IPESPE questionou os que votam "com certeza" e que "poderiam votar" nos candidatos, e Lula soma 55%

Ricardo Stuckert

Lula se mantém na liderança das pesquisas eleitorais. A pesquisa IPESPE divulgada nesta segunda (25) mostra 44% das intenções de voto para Lula, contra 35% de Jair Bolsonaro. Ainda, o Instituto questionou os que votam “com certeza” e que “poderiam votar” nos candidatos, e Lula soma 55% dos eleitores neste cenário.

Os números não variaram em comparação ao último resutado, de junho.

No segundo turno, Lula ganha as eleições com 53% contra 36% de Bolsonaro, também os mesmos resultados que o balanço anterior.

À diferença dos outros institutos, a pesquisa pergunta, também, para todos os eleitores qual é a probabilidade de votar em cada um dos candidatos, incluindo “com certeza votaria”, “poderia votar” e “não votaria de jeito nenhum”.

Mede-se, com isso, tanto a rejeição ao candidato como também se eleitores de outros candidatos teriam chances de votar em outro nome. Para todos os entrevistados, 44% respondeu que votaria com certeza em Lula, o que coincide com a primeira pergunta, dos que afirmaram que votarão em Lula. Outros 43% afirmam que não votam “de jeito nenhum”, ou seja, a taxa de rejeição.

Mas 11% indicam que “poderiam votar”. Estes 11% são eleitores de outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), por exemplo, que apresentam alguma chance de mudar o voto. Assim, na somatória, Lula tem 55% de eleitores que votam nele “com certeza” mais os que “poderiam votar”, ainda no primeiro turno.

Por outro lado, Jair Bolsonaro tem 34% que afirmam votar nele com certeza, o que é 1% a menos dos seus eleitores. Somente 8% narram que “poderia votar”. E uma alta rejeição, de 58% de todos os eleitores brasileiros que não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhuma”.

Essa pergunta indica a hipótese de que, se não houvesse outros candidatos, somente Lula e Bolsonaro, Lula venceria no primeiro turno com 55% dos votos, e Bolsonaro possivelmente somaria 42%.

Leia também: Lula aumenta diferença de Bolsonaro, com 44% contra 31% na pesquisa FSB/BTG

A pesquisa IPESPE (leia a íntegra aqui) ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 22 e 24 de julho, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba aqui como apoiar

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador