Novo IBOPE não tem segundo turno

Nassif, o IBOPE acaba de registrar pesquisa nacional.

Protocolo 27597/2010.

Os contratantes são a Globo e o Estadão, e o período de entrevistas vai hoje (28) até a sexta-feira três, para liberação imediata.

Serão 3.010 questionários. Paralelamente, estaduais estão sendo conduzidas em DF, RS, SP, PE e RJ, pelo menos até agora; outros poderão ser registrados até segunda, imagino. A margem de erro projetada máxima é de dois pontos percentuais.

Até que a rede neural está meio assanhada, porque eles perguntam, antes do feijão com arroz eleitoral, se o indivíduo está satisfeito com a própria vida.

A novidade é que, como o rastreamento da Vox, eles parecem ter desistido da idéia de segundo turno: a pergunta está ausente do questionário. E isso que não é um questionário curto: além do de sempre – espontânea, estimulada, rejeição – eles incluem apoio do presidente, opinião sobre os programas sociais do governo, preferência partidária, opinião sobre quem vai vencer, e toda a demografia. Nem time de futebol ficou de fora. O Montenegro simplesmente não acha que haja motivo para se preocupar com segundo turno.

Essa pesquisa sairá entre o primeiro bloco da Vox (28-31) e o segundo (dia primeiro – dia quatro). Os partidos dos candidatos aparecem junto aos nomes.

Meu palpite, em vista do quadro atual: Dilma 55, Serra 25, outros 11. Dilma já deve estar quase no teto dela, e não há mais tantos indecisos assim. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador