O Walter Mercado da Folha

Picareta! Só a Folha para abrir espaço para isso. Na semana passada, viu UM vídeo de propaganda eleitoral (portanto, ensaiado) de cada candidato. Concluiu que Dilma passava medo e Serra passava sinceridade.

Agora vê UM outro vídeo dos candidatos e conclui que Dilma passa honestidade e Serra passa falsidade.

É tão picareta quanto alguns psicanalistas que se dispõem a dar diagnósticos sobre pessoas a partir das matérias dos jornais.

Queria colocar no título do post aquele vendedor estranhíssimo que se apresentava anos atrás na TV Bandeirantes. O Walter Mercado.

Da Folha

Dilma parece “menos crua’ DAVID MATSUMOTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nesta semana, analisei pequenos trechos do debate realizado pelo UOL e a campanha eleitoral pela TV. Pela primeira vez, vi a candidata Marina Silva (PV) e posso dizer que ela tem expressões muito negativas.

Ela apresentou algumas microexpressões de desgosto e de raiva, tanto no debate quanto na TV. Passa uma imagem um tanto desagradável e isso, obviamente, dificulta a impressão que as pessoas podem ter dela e de suas ideias.

Marina parece ter o hábito de usar o músculo que expressa desgosto quando fala. E isso faz com que ela pareça estar se sentindo assim sempre, apesar de talvez não estar.

José Serra (PSDB) continua não muito emocional, principalmente no debate, quando falou sobre algumas questões que eram, de fato, bastante sensíveis. Num certo momento, percebi que ele estava até mesmo sorrindo quando era inapropriado ou pouco adequado para a situação.

Esse tipo de inconsistência me faz pensar se ele estava verdadeiramente engajado no que estava falando. Ele realmente acredita no que está dizendo? Não tenho muita certeza. Seus sinais não eram muito honestos.

Já Dilma Rousseff (PT) estava bastante emocional nas duas situações. As expressões foram consistentes em relação à sua fala. Ela realmente parece preocupada quando diz estar, o que transmite genuinidade e a faz parecer sincera e confiável. Seus sinais são honestos.

Acho que existe uma diferença grande entre o primeiro vídeo que analisei e o de agora. No primeiro, da estreia da campanha na TV, Dilma estava mais crua. Parecia estar tentando controlar suas emoções, possivelmente emoções negativas de raiva. Porém, neste novo vídeo, ela parece mais honesta com seus sentimentos. Continua emocional, mas com menos controle disso e menos irritação contida.

Em depoimento a FERNANDA EZABELLA, em Los Angeles

DAVID MATSUMOTO é professor de psicologia da Universidade de San Francisco (EUA) e fundador da Huminell, empresa de serviços para análises de comportamento não-verbal 

Por Sérgio Troncoso

Nassif, eu entrei em contato com outro “especialista”! Vou pedir uns pitacos sobre as eleições. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador