Os testes para escolha de deputados

Não é exatamente estranho, nesse começo de campanha eleitoral, no meio da enxurrada de propaganda, o eleitor se sentir “isolado no meio da multidão” de candidatos, sem saber quem é quem ou quem defende o q. A propaganda eleitoral está falida – senão desde sua origem, desde muito tempo – no intuito de informar o cidadão. E a imprensa não tem utilizado muito a isenção e a imparcialidade na informação. Mas a gente vai se virando como pode.

Navegando nos blogs e sites de política, descobri uma ferramenta q pode acabar quebrando a cabeça de quem já tinha seu voto consolidado, mesmo q o principal intuito do site seja auxiliar o cidadão indeciso ou sem referência nenhuma para o voto.

O Extrato Parlamentar trabalha com o básico: faz perguntas de múltipla escolha (A favor, Contra e Pula a questão), relaciona suas respostas com as ações e votações de parlamentares na atual legislatura e dá um ranking de afinidades (Do site: “As votações que aqui se encontram foram realizadas na 53° legislatura, no período de 2007 a 2010. Foram selecionadas as votações nominais cujos temas foram considerados socialmente relevantes por um grupo de cientistas políticos especializados na análise do Congresso Nacional. Caso queira sugerir a inclusão de outras questões que foram votadas nominalmente neste mandato, envie sua sugestão através de nosso twitter: twitter.com/votoaberto. O Extrato Parlamentar utiliza o Banco de Dados Legislativos do Cebrap, parceiro do projeto “).

Óbvio, fiz um teste. De cara, percebi q desprezo a rotina parlamentar mais do q pensava. Fiz um esforço para não pular questões (embora, como observei depois no meu ranking, muitos parlamentares se abstiveram de responder) e procurei reduzir meu pensamento no binário “Sim ou Não”. Após obter o meu ranking de afinidades, fui analisar o monstro.

De pronto, achei q o universo de questões era reduzido (pra quem desconhecia o mecanismo do Supersimples, aumentar o número de questões era arriscar aumentar a vergonha), mas para uma versão beta, começa bem. E, como citado acima, deve ter contribuições dos internautas para melhorar.

O site leva em consideração votações de parlamentares da legislatura q está findando, o q leva o sentimento de não poder renovar o quadro político. Por outro lado, se tenho afinidade, não vou votar pela permanencia do parlamentar no cenário político? É um debate. Nessa linha, não estão incluídos os candidatos ao executivo e suas opiniões sobre essas votações (exceto por aqueles q foram parlamentares e são atuais candidatos ao executivo).

Mas o q impressionou foi o resultado. Fiz duas vezes, para parlamentar e para partido. No primeiro, descobri “afinidade” com um candidato de um partido q respeito, mas q nunca ouvi falar (e assisto o programa eleitoral ocasionalmente! Tudo bem, pode tirar sarro da minha cara…). No segundo, surpresa maior: afinidade com um partido q considerava podre, do tipo q faz leilão das mães dos afiliados em troca de uma boquinha. Partidos q respeito ficavam lá no quarto lugar pra baixo. E nenhum passou dos 40%. E depois de ver os resultados, descobri q muito parlamentar e partido simplesmente “pula a questão” ou fala uma coisa e faz outra.

Não vou mudar o meu voto simplesmente por conta do resultado de um site. Eu acredito em alguns princípios e identifico alguns parlamentares e partidos com esses princípios. Mas agora eu estou em dúvida: acredito no parlamentar ou na propaganda? Eu decido o meu voto com base no q o cara fez ou na militância e exposição do partido? Tem muito político nanico q é usado pra massa de manobra, mas tb tem aquele q não tem a força da legenda e tem princípios sólidos.

Achei uma boa ferramenta q precisa ser evoluída. Principalmente pq pode eliminar muito o discurso cínico e emburrecedor do “político bom não existe”. Pela lógica da democracia, ele representa vc então ele deve ser tão bom quanto vc…

http://www.votoaberto.com.br/extratoparlamentar/index.php 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador