A ciência, a tecnologia e a inovação são pontos estratégicos para o Brasil vencer os desafios de crescimento econômico em diferentes áreas do conhecimento e de forma sustentável, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A ciência é aliada da vida e do desenvolvimento. O mundo todo vive uma encruzilhada histórica”, definiu o presidente durante evento que oficializou a recomposição do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e realizou a condecoração de pesquisadores com a Ordem Nacional do Mérito Científico.
“E é nesse momento histórico que ela (a ciência) se faz mais necessária para o futuro do Brasil. Ao mesmo tempo em que precisamos combater a fome e a desigualdade, precisamos repensar totalmente as formas de produção que o mundo vem adotando desde os tempos da revolução industrial. O futuro da humanidade só será garantido a partir de novas ideias, de novas tecnologias, de muito mais ciência”, defendeu.
O presidente também realizou a condecoração de pesquisadores com a Ordem Nacional do Mérito Científico, premiando nomes como Ricardo Galvão, Adele Benzaken, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, João Cândido Portinari, almirante Marcos Olsen e Luiz Pinguelli Rosa (in memorian).
A condecoração a pesquisadores e cientistas teve especial simbolismo, uma vez que parte deles teve a comenda revogada pelo governo passado em decorrência de posicionamentos técnicos (enquanto outros se recusaram a receber as medalhas das mãos do ex-presidente).
Além disso, Lula assinou decreto de convocação da 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, que ocorrerá em junho de 2024 — depois de um hiato de 14 anos — tendo como secretário-geral o ex-ministro Sérgio Rezende.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.