“Ninguém ficará de fora”, diz Lula sobre obras do PAC Seleções

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

“O Brasil precisa, de uma vez por todas, voltar a ser um país civilizado”, afirma presidente; programa vai englobar R$ 23 bi em investimentos

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cerimônia de Divulgação dos Resultados do Novo PAC Seleções para Saúde, Educação e Infraestrutura Social, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Novo PAC Seleções anunciado nesta quinta-feira (07/03) vai englobar um total de R$ 23 bilhões em investimentos em saúde, educação, esporte e cultura para 6.778 obras e equipamentos de todo o país.

As 16 modalidades – de um total de 27 – são executadas pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte, com prioridade para a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa, que irá alcançar 59% dos municípios brasileiros.

Confira abaixo as obras que serão de responsabilidade de cada ministério:

SAÚDE: O Novo PAC Seleções vai investir na construção de 55 novas Policlínicas Regionais, que vão beneficiar 19,2 milhões de pessoas em todas as regiões brasileiras.

Para aumentar a oferta de serviços de Atenção Primária à Saúde em regiões com vazios assistenciais, o projeto engloba a construção de novas 1.800 Unidades Básicas de Saúde, 36 novas maternidades, 30 novos Centros de Parto Normal, 350 novas ambulâncias do SAMU, 14 novas centrais de Regulação do SAMU 192, 150 novos centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 20 novos Centros Especializados em Reabilitação (CER), 20 novas Oficinas Ortopédicas e 400 novas Unidades Odontológicas Móveis para prestar atendimento em áreas remotas ou de difícil acesso.

“Até 2026, o Novo PAC contemplará 3 mil novas Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil, o que significará 3 mil equipes de saúde da família atuando na ponta junto à comunidade”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

EDUCAÇÃO – O pacote garante a construção de 685 novas escolas de ensino fundamental e médio em tempo integral, em áreas de vulnerabilidade social, além de 1.178 novas creches e pré-escolas de Educação Infantil em tempo integral.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o programa vai investir em 1.500 novos veículos do Programa Caminho da Escola, especialmente para alunos da zona rural.

CULTURA – O programa engloba a construção de 300 novos CEUs da Cultura, equipamento público de uso cultural e caráter comunitário, composto por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades inter-relacionadas à cultura; bem como investe em 105 projetos de engenharia, arquitetura e complementares para recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também apontou a aprovação no Senado da regulamentação do Sistema Nacional de Cultura. “Há sete anos nós estávamos reivindicando essa regulamentação que vai trazer uma organização melhor para os nossos estados e municípios”, complementou.

ESPORTE – “É uma porta de inclusão para futuras gerações. O PAC Esporte foi o segundo em solicitações através dos cadastramentos, mais de 4,6 mil propostas do país inteiro”, acrescentou o ministro do Esporte, André Fufuca, ao pontuar a construção de 240 novos Espaços Esportivos Comunitários. “Até o ano que vem, teremos mais de 1 mil unidades em construção no país”, acrescentou.

“Nós vamos viajar esse país”

Em seu discurso, o presidente Lula deixou claro que irá viajar Brasil afora para discutir os principais problemas do país.

“Na hora que eu pegar o avião e embarcar, eu quero saber o seguinte: se o estado tiver uma necessidade e o Governo Federal puder contribuir, a gente vai contribuir, porque o Brasil precisa, de uma vez por todas, voltar a ser um país civilizado”, destacou.

“O que é importante é vocês terem clareza que ninguém ficará de fora. Não há hipótese de um governador não gostar do presidente da República, do governador de outro partido, do prefeito… Esse critério, quem me conhece sabe que não existe. O que existe é o critério de atender as necessidades das cidades mais necessitadas, dos estados mais necessitados, para atender o povo”

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a retomada do planejamento de estado e do diálogo federativo com estados e municípios e a retomada das obras paralisadas vão impulsionar o desenvolvimento do país em 2024. “Nós contaremos com os governadores e prefeitos para alavancar esses investimentos, acelerar as licitações, monitorar o andamento das obras”.

Leia Também

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E para os professores, vai ter alguma melhoria? Como as informações são genéricas, o que os professores tão massacrados e largados podem aspirar?

  2. Outra situação, não ouvi ainda desse governo a solução da previdência, para com quem contribuiu muitos anos e foram roubados pelo congresso brasileiro, desfazendo contratos, insegurança jurídica para com os trabalhadores, e com um lava ás mãos do STF. Os velhos de 60 anos acima e até menos, não tem mercado de trabalho e nem se aposentam, viram mendigos ou dependentes de outros em uma humilhação sem precedentes. O governo infelizmente até agora virou as costas para nós, infelizmente, a mídia progressista não toca no assunto, é um silêncio sepulcral.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador