16 de julho de 2026

Pesquisa Quaest aponta vitória de Lula sobre principais nomes da oposição em eventual 2º turno

Lula tem 46% das intenções de voto, contra 36% do senador, indicado recentemente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato ao Planalto
Foto de Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16). De acordo com o levantamento, Lula tem 46% das intenções de voto, contra 36% do senador, indicado recentemente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato ao Planalto.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em comparação com a rodada anterior da pesquisa, realizada em novembro, Lula recuou dois pontos percentuais, enquanto Flávio Bolsonaro avançou quatro pontos após o anúncio oficial de sua candidatura, feito no dia 5 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O estudo mostra ainda que Lula venceria todos os cenários de segundo turno testados pela Quaest. Além de Flávio Bolsonaro, o petista aparece numericamente à frente dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

Esta é a primeira pesquisa do instituto que não inclui o nome de Jair Bolsonaro desde que o ex-presidente declarou apoio à candidatura do filho ao Palácio do Planalto.

No confronto com Tarcísio de Freitas, Lula registra 45% das intenções de voto, após oscilar quatro pontos para cima, enquanto o governador paulista aparece com 35%, um ponto a menos do que na pesquisa anterior, ampliando a vantagem do presidente. Contra Ratinho Júnior, o placar é o mesmo: 45% para Lula e 35% para o adversário.

Em um eventual segundo turno contra Ronaldo Caiado, o presidente marca 44%, diante de 33% do governador goiano. Já frente a Romeu Zema, Lula aparece com 45%, enquanto o governador mineiro soma 33%.

A pesquisa também traz indicadores de avaliação do governo. A taxa de aprovação do presidente é de 48%, enquanto a desaprovação chega a 49%, configurando empate técnico, assim como no levantamento de novembro, quando 47% aprovavam e 50% desaprovavam a gestão.

Entre outros dados, o estudo aponta que 54% dos entrevistados consideram que Jair Bolsonaro errou ao escolher Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência, e 62% afirmam que não votariam no senador. Também cresceu, de 49% para 54%, o percentual dos que avaliam que Lula se saiu melhor no embate em torno do chamado “tarifaço”.

O levantamento indica ainda melhora na percepção econômica: caiu de 43% para 38% a parcela dos entrevistados que considera que a economia piorou, enquanto aumentou de 39% para 44% o número dos que dizem que ficou mais fácil conseguir emprego.

Por fim, a pesquisa mostra crescimento na parcela da população que defende uma nova candidatura de Lula à Presidência, enquanto o grupo que avalia que o presidente não deveria concorrer em 2026 recuou quatro pontos percentuais, no limite da margem de erro.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança é de 95%.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    17 de dezembro de 2025 8:56 am

    Enquanto isso, o Bostonarista cristão Zezé Camargo, que adota o lema “Brasil acima de tudo, Deu$ acima de todos”, jura por Deu$, de pés juntos e mãos postas, à revelia dos ensinamentos de Jesus Cristo, o qual disse:

    “Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém, peço que o Brasil se saia da melhor maneira possível, torço pelo povo brasileiro porque eu vivo e dependo do povo brasileiro”.

    O que disse o Nazareno a respeito de juramentos?

    “Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: “Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos”.
    Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno”.

    O Brasil tá cheio de cristãos fakes, tentando guiar outros cristãos fakes. O abismo está logo à frente

Recomendados para você

Recomendados