Ex-secretário que idealizou a Tarifa Zero dá “aula pública” no Centro de São Paulo

Jornal GGN – A gratuidade do transporte público traz impactos positivos à economia, afirmou o ex secretario municipal de Transportes da cidade de São Paulo, Lúcio Gregori, durante “aula pública” organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL) nesta quinta-feira (27), em frente à sede da prefeitura paulistana, no Viaduto do Chá. Segundo o palestrante, que é professor aposentado da Escola Politácnica da USP e idealizador do projeto de Tarifa Zero para São Paulo, a medida promove enorme inclusão social, além de gerar efeitos positivos na economia, ao levar as pessoas a mais centros de consumo.

“As pessoas chegam a mais lugares para consumir coisas: ao teatro, ao cinema, à festa, ao bar, à escola, em todos os lugares tem mais gente chegando”, afirmou Gregori à plateia que atendeu à convocação do MPL.. A calçada, lotada de jovens sentados para escutar a palestra, ainda guardava marcas do protesto do dia 18, no qual vidraças da prefeitura e de duas agências bancárias na Praça do Patriarca, aolado da prefeitura, foram depredadas. No dia seguinte foi anunciada a revogação do aumento que tinha elevado as tarifas do transporte público de R$ 3 para R$ 3,20.

Durante a administração da prefeita Luiza Erundina na capital paulista, Gregori elaborou o Projeto Tarifa Zero, para subsidiar integralmente as passagens de ônibus com recursos advindos de um aumento progressivo de impostos, especialmente de Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para o ex-secretário, esse deve ser o modelo para a implantação do sistema em grandes cidades, vinculado a uma reforma tributária. “É óbvio que tem que arranjar dinheiro novo, alavancando o IPTU de grandes propriedades e de imóveis de luxo”, disse ele.

Gregori descartou a vinculação da tarifa zero com a estatização do sistema de transportes, defendendo uma licitação para a prestação do serviço nos mesmos moldes da coleta de lixo. “Tem que pagar o custo operacional de uma frota contratada do setor privado, com planilha discutida publicamente e claramente. E não se cobra nada do passageiro”, resumiu ele.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótimo. Vamos sair do teórico

    Ótimo. Vamos sair do teórico e vamos ao prático. Por que o secretário não implantou em São Paulo o que diz ser um exemplo? Discurso. Ideia. aula. Propaganda. Enganação. E quando de provar o que teoriza para os outros, não fez, porque quebraria a prefeitura que na época da prefeita dele foi um desastre nos investimentos e atendimentos as demandas paulistanas mínimas. Tanto que ela não se reelegeu e até saiu do partido que não a queria por ser uma bandeira sem votos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador