As comemorações dos 30 anos de fundação da CUT

Por Marco Antonio L.

Da Rede Brasil Atual

Lula abre as comemorações de 30 anos de fundação da CUT

Ex-presidente vai fazer um balanço das três últimas décadas da luta dos trabalhadores e dos desafios para o futuro na primeira plenária da direção em 2013, nesta quarta, em São Paulo

Por: Redação da Rede Brasil Atual

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre amanhã (27) as comemorações dos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores, na primeira plenária da direção nacional no ano. O evento será às 9h30, na região central de São Paulo. Um dos fundadores da CUT e do PT, ele promete fazer um balanço da atuação da central na luta pelos direitos dos trabalhadores nas três últimas décadas. Também falará sobre os desafios para o futuro.

A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983 em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), quando o país ainda estava sob a ditadura. A criação da central representou um marco no sindicalismo brasileiro e no processo de redemocratização do Brasil.

A formação de uma central havia sido discutida dois anos antes, durante a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada entre 21 e 23 de agosto de 1981, na Praia Grande, na Baixada Santista. O evento teve a participação de mais de 5 mil trabalhadores e representou a volta do sindicalismo sem tutela do Estado após duas décadas de repressão, censura, perseguições e prisões de lideranças trabalhistas.

Na abertura das comemorações estão previstas também as participações dos ex-presidentes da entidade Jair Meneguelli, Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), Kjeld Jakobsen, João Felício, Luiz Marinho e Artur Henrique, entre outros integrantes da direção executiva, além de 130 dirigentes de sindicatos filiados. Também estão confirmadas as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto de Carvalho, e dos prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e de Santo André, Carlos Grana.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador