Coletor de esgotos em plena praia

Por Abrão

Nassif…tem uns 3 meses que uma situação tem me incomodado muito em Itanhaém, litoral sul de SP: a instalação de um grande coletor de esgotos em plena areia da praia!

Essa “maravilha” é uma generosa oferta do governo do estado de SP (gestão Serra) e seu programa “onda limpa” (que por sinal segue a passos de tartaruga depois da eleição de 2010…). Tem ainda a conivência, ops…colaboração do prefeitura do município de Itanhaém (PSDB), que permitiu essa barbaridade!

A coisa é feia mesmo…além da tubulação enterrada na areia, existem PV´s – tubos que “brotam” na areia da praia a cada 100 metros, com até 1,5 mts de altura! Cada um desses PV´s tem uma tampa redonda de ferro (em alguns casos tinham…pois já ocorrem furtos no escuro das noites).

O movimento das marés sobre a faixa de areia faz com quessa tubulação esteja sujeita a cargas excessivas e rupturas. No bairro do Cibratel já houve relato de ruptura, com esgoto jorrando diretamente na praia!

No entorno desses PV´s o mau-cheiro é constante, sem falar no aumento de insetos e roedores…tudo isso em plena areia! Já li relatos de pessoas que estão deixando de frequentar a cidade, sem falar na degradação visual (é horrível de se ver…) e na desvalorização acentuada (já perceptível). Estou me cadastrando no blog p/ tentar postar algumas fotos desse verdadeiro crime ambiental. Se alguem já conseguir postar essas fotos seria legal…ver as imagens é ainda mais absurdo…

O pessoal da cidade está se mobilizando: no google digitei as palavras “esgoto na praia itanhaem” e apareceram várias referências: ONGs, pessoal do PSB, PT, PP…associações, moradores e proprietários. Parece que está marcado um ato de repúdio para o dia 13/9 e uma audiência pública para o dia 15. tem ainda um abaixo assinado eletrônico rolando no endereço “http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=esgoto“.

Vamos divulgar esse absurdo!

Abraço,

Mauro Abrão

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador