La Educación Prohibida – estréia em 13/08

 

Em 13/08/2012 estréia mundial do documentário La Educación Prohibida. A estréia ocorrerá presencialmente em Bueno Aires na Sala Pablo Neruda,apenas para convidados, como também pela internet disponibilizado em diferentes sites distribuídos em vários países,sobretudo, os da Iberoamérica. http://www.educacionprohibida.com/

A La Educación Prohibida é um documentário que se propõe questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação,dando visibilidade para experiências educativas diferentes, não convencionais que cultivam a necessidade de um novo paradigma educativo.

A La Educación Prohibida é um projeto realizado por jovens que partiram da visão de quem aprende e embarcaram em uma pesquisa que cobre 8 países realizando entrevistas a mais de 90 educadores de propostas educativas alternativas. O filme foi financiado coletivamente graças ao centro de coprodutores e tem licença livre que permite e encoraja sua cópia e reprodução.

La Educación Prohibida se propõe alimentar e disparar um debate social reflexivo  acerca das bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.

Sinopse:

A escola tem mais de 200 anos de existência e é considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje em dia, a escola e a educação são conceitos amplamente discutidos em foros acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. Desde sua origem, a instituição escolar tem estado caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas obsoletas e anacrônicas.Dizemos que não acompanham as necessidades do século XXI.Sua principal falência se encontra em um projeto que não considera a natureza da aprendizagem, a liberdade de compreender a importância do amor e dos vínculos humanos no desenvolvimento individual e coletivo

A partir destas reflexões críticas surgem , ao largo dos anos, propostas e práticas que pensaram e que pensam a educação de uma forma diferente. “La Educación Prohibida” é um documentário que propõe recuperar muitas delas , explorar suas ideias e visibilizar experiências que se atrevem a trocar as estruturas do modelo educacional da escola tradicional.

Mais de 90 entrevistas a educadores, acadêmicos, profissionais, autores, pais e mães envolvendo 8 países de Iberoamérica, passando por 45 experiências educativas não convencionais; mais de 25.000 seguidores nas redes sociais antes de sua estréia e um total de 704 coprodutores que participaram em seu financiamento, convertendo a La Educación Prohibida em um fenônemo único. Um projeto totalmente independente de uma magnitude inédita  que dá conta da necessidade latente do crescimento e surgimento de novas formas de educação.

Assistam o trailler e dia 13/08 acompanhem a estréia aqui

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador