A implantação do Complexo Industrial da Saúde

Por Luiz M Pereira

Comentário ao post “O desafio do medicamento no Brasil

Nassif,

Já participei como seu convidado de  Fórum  sobre o tema assistência farmacêtica. Não presenciei o fórum em questão e não tenho como comentar com mais presteza aos argumentos colocados pelo Dr.Vecina.

O fato é que temos que ressaltar que encontra-se em implantação no país a politica do Complexo Industrial da Saúde. Nesta política está estabelecida a produção de medicamentos em parceria público-privada entre laboratórios oficiais e indústrias farmacêuticas e tb farmoquímicas nacionais e internacionais.

Já são mais de 30 medicamentos que serão desenvolvidos e produzidos e que  atendem a diversos doenças( AIDS, Hepatite, imunossupressores, esquizofrenia, dentre outras).

O objetivo é tecnológico que é propiciar aos laboratórios oficiais incorporação de novas tecnologias, econômico que é baratear, por meio da nacionalização, os produtos(que em sua maioria são de custos elevados).

Nota-se que aos laboratórios oficiais será necessário otimizar suas linhas de produçãoe o mais importante encontrarem um nicho de produção que atenda aos interesses do SUS e lhes garanta “uma maior rentabilidade” para políticas de investimentos em P&D e formação de RH. 

Os frutos desta política governamental ainda estão por ser colhidos e logicamente sempre é necessário ajustes.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador