Cientistas identificam detalhes sobre como o HIV infecta as células

Jornal GGN – Uma equipe internacional de cientistas conseguiu obter informações detalhadas sobre o processo pelo qual o vírus HIV infecta as células humanas, o que levou à realização de testes – com sucesso – do bloqueio dessa infecção por meio da droga maraviroc. O entendimento do processo infecioso foi possível pela análise de imagens em alta resolução dos receptores da superfície das células humanas. O resultado do trabalho foi publicado na edição deste mês da revista Science.

“Esses detalhes estruturais devem nos ajudar a compreender mais precisamente como o HIV infecta as células e como podemos fazer para melhor bloquear esse processo com medicamentos de última geração”, explica Beili Wu, professor do Instituto de Matéria Médica de Xangai, da Academia Chinesa de Ciências.

Os testes foram realizados especificamente em dois tipos de receptores celulares que geralmente se unem a proteínas – essa característica é classificada pela sigla GPCR. Esses compostos são difíceis de se produzir em quantidades úteis para a análise estrutural. Além disso, suas composições flexíveis tornam complicado de formar, em laboratório, elementos ordenados, necessárias para a determinação de sua estrutura por meio de uma técnica conhecida como cristalografia de raios x.

O estudo contou com ampla participação de cientistas dos EUA (Estados Unidos) e da China, por meio de agências de fomento à pesquisa científica. “As colaborações internacionais como esta são cada vez mais necessárias para resolver grandes problemas da ciência”, afirma o coautor da pesquisa, Raymond C. Stevens, professor do Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia. “Agora que temos as estruturas tridimensionais das células receptoras, é provável que vejamos a próxima geração de terapias contra HIV”, diz.

O elemento-alvo

Um dos receptores estudados foi o CCR5 – atualmente um dos alvos prioritários da indústria farmacêutica contra o vírus. Quando descoberta, constatou-se que a AIDS infecta, inicialmente, as células através de outro receptor – o CD4. Mas em 1996, os cientistas descobriram que a infecção pelo HIV também requer o receptor CCR5, que geralmente está associado ao CD4.

Contudo, outros estudos comprovaram que o receptor CCR5 tem papel fundamental para o sucesso da infecção, pois possui um grande número de variantes genéticas que podem aumentar drasticamente o risco de infecção pelo vírus HIV, assim como aumentar a velocidade do processo em que a doença se desenvolve no organismo. Desse modo, boa parte das pesquisas para criação de novos medicamentos passa por esse receptor, de modo que haja um bloqueio no processo infecioso.

De acordo com os cientistas, o que faltava em todo o processo de estudos nesse sentido era uma imagem mais completa da superfície dessas células receptoras, para que fosse possível compreender por onde o HIV causava a infecção. Agora, com o novo trabalho de pesquisa, os cientistas têm em mãos dados mais precisos sobre as estruturas dessas células, o que serviu para fazer testes específicos e mais “cirúrgicos” com a droga maraviroc.

“Esse estudo fornece conhecimentos sobre as interações entre maraviroc e o CCR5, o que nos ajuda a entender como a droga trabalha no nível molecular. Isso poderia permitir novas explorações do biologia do HIV e avaliações de novas abordagens para melhorar as drogas que alvejam tais interações”, explica Peter Preusch, do Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais.

Com informações do Phys.org

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. HIV

    GRAÇAS A DEUS FINALMENTE IREMOS PODER DEPOIS DE TAMNTOS ANOS CHEGAR DE ALGUMA MANEIRA DE PODER IDENTIFICAR O PORQUE DE TANTAS MUTAÇÕES PARA QUE MENOS PESSOAS SEJAM INFECTADAS E ACHAR SEJA VACINA,MEDICAMENTO ORAR OU OUTRAS MANEIRAS DE AJUDAR AS PESSOAS INFECTADAS OU NÃO POIS SERÁ MUITO BOM PARA O MUNDO RESTA SABER QUANDO VIRA ESTAS NOTICIAS.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador