Coronavírus: Um resumo do que aconteceu, até agora, nesta terça, dia 25

Atualmente, 80 mil pessoas são afetadas pelo vírus em todo o mundo.

Foto: Andreas Solaro / AFP

Jornal GGN – Atualmente, 80 mil pessoas são afetadas pelo vírus em todo o mundo. Um hotel no Tenerife, onde estava hospedado um italiano que testou positivo para coronavírus, foi isolado e seus hóspedes e funcionários foram colocados em quarentena. Um turista britânico descreveu a situação como um ‘feriado do inferno’.

Viajantes que retornam do norte da Itália para o Reino Unidos podem ter que se auto-isolar como parte das medidas para impedir a disseminação do coronavírus. O conselho oficial do governo foi alterado para dizer que aqueles que estiveram no norte da Itália, norte de Pisa, deveriam se auto-isolar se desenvolverem sintomas semelhantes à gripe ao voltarem para o Reino Unido.

Já os britânicos que estiveram em regiões confinadas da Itália, inclusive na região da Lombardia e Veneto, devem se auto-isolar em casa por 14 dias, mesmo que não apresentem sintomas.

Algumas escolas no Reino Unido fecharam ou mandaram alunos para casa porque haviam retornado recentemente de estações de esqui ao norte da Itália.

No Irã, o número de mortos devido ao coronavírus chegou a 16, disse uma autoridade do Ministério da Saúde à TV estatal nesta terça-feira. O Irã tem o maior número de mortes por coronavírus fora da China, onde o vírus surgiu no final do ano passado. O vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchi, foi infectado e está em quarentena.

As autoridades italianas anunciaram nesta terça-feira o primeiro caso positivo de coronavírus no sul da Itália. Uma mulher de Bergamo, que estava de férias com suas amigas na Sicília, deu positivo para o Covid-19.

Croácia e Áustria se tornaram os últimos países europeus a confirmar casos de coronavírus.

Com informações do The Guardian.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode dar o nome de tudo, mas resumo de informações?
    .
    Este resumo de informações sobre o COVID-19, não é um resumo útil para nada, não há uma informação sobre nada somente o coronavirus chegou aqui ou chegou ali, qualquer busca chinfrim na Internet informa mais do que este resumo, não há nenhuma informação técnica ou mesmo críticas a ausência de ação dos governos brasileiros (federal, estaduais e municipais).
    Parece que as fronteiras brasileiras assim como as africanas são fechadas a epidemia, a falta de capacidade crítica da imprensa brasileira, incluindo aqui o GGN é incrível.
    Como poderia ser feito algo de útil? Hoje em dia é extremamente simples, pode ser feita pela própria Internet chamando especialistas da área e colocando alguém que entenda um pouco para fazer as perguntas certas.
    Por exemplo, exceto na Colômbia foram noticiados casos de COVID-19, o mesmo está ocorrendo na África onde somente o Egito noticiou casos, ou seja, o que há neste momento é uma subnotificação e uma total incapacidade de diagnosticar os casos.
    Daqui a alguns dias vão aparecer, de uma hora para outra, dezenas de pessoas mortas nos hospitais aí vão se dar conta que o COVID-19 está aqui.
    Um jornalismo inteligente não fica somente copiando informações que aparecem nas grandes mídias que também são totalmente incompetentes.
    Temos poucos médicos com treinamento e conhecimento, provavelmente serão deixados de lado na hora de decisões mais importantes para médicos-políticos ou políticos-médicos, pois além das medidas a serem feitas é necessário recursos e PODER.
    Uma falta de informação correta e quase uma omissão dos meios de comunicação levarão a fatos como estão ocorrendo na Itália, os italianos foram como gafanhotos aos supermercados e simplesmente os esvaziaram, quem não chegou a tempo, que se vire por si mesmo. Aqui será pior pois quando a epidemia for detectada, cadeias de suprimentos serão quebradas, tumultos em supermercados e tudo de ruim que ocorre numa população ignorante (ignora a verdadeira amplitude da epidemia de COVID-19) e quem é grupo de risco e quem não é.
    A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem medo do COVID-19, pois sabe perfeitamente que este vírus tem um alvo principal, os velhos, crianças até 14 anos já com a China com mais de mil casos identificados não havia uma criança nem com sintomas, adultos saudáveis com menos de 40 anos a imensa maioria se recupera, porém velhos com mais de 70 anos e problemas cardíacos, diabetes e outros, a taxa de mortalidade pode chegar a 50%, e segundo estimativas de uma virologista francesa, chefe de um hospital de referência pode atingir 80% da população (sempre lembrando que a imensa maioria dos mais jovens ou nem ficam com sintomas ou simplesmente conseguem se curar com relativa facilidade).
    Logo este vírus tem tudo para se espalhar nos próximos dois anos e simplesmente modificar a pirâmide demográfica dos países cortando o pico dos velhinhos. Digo dois anos, pois é a previsão corrente para a criação de uma vacina.
    O agravante de tudo se chama governo Bolsonaro, um idiota chefiando um equipe de imbecis, que não está fazendo nada para diminuir os impactos de uma epidemia que é como a morte, todo mundo sabe que ela vem só não se sabe quando.
    Os dois primeiros suspeitos de COVID-19 na grande Porto Alegre foram colocados em leitos de duas UPAs, ou seja, para felicidade geral de todos, era falso, mas se isto se repetir e não for falso, a única coisa que será garantida é que todos os demais que vão até a UPA vão ficar infectados, pois pelo que eu saiba UPA não tem quartos de isolamento para doenças que se propagam via aérea. Já fizeram um levantamento de quartos especiais para isolamento, tem que ter pressão negativa, se não todo o hospital pode ser atingido.
    São muitas perguntas sem respostas e uma infinidade de ações que não estão sendo feitas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador