Empreendedores, líderes e seus legados na área da saúde.

Quando pensamos em soluções para os quase inumeráveis problemas de saúde de nosso país é relativamente fácil nos recordarmos de algumas fantásticas iniciativas de pessoas notáveis dentro ou fora da área da saúde que se destacaram como empreendedores de sucesso.

Tais iniciativas, contudo, possuem estrutura que as mantenham de forma saudável quando seus mentores não mais puderem impulsiona-las?

Existem muitas experiências bem sucedidas na área de saúde. Um bom exemplo de grande e bem sucedida empreitada pode ser exemplificada pelo Hospital de Câncer de Barretos. Nesse grande centro, cravado no interior do Estado de São Paulo e sem acesso direto por aeroporto, existe um dos mais completos centros de tratamento oncológico do estado. Lá, além profissionais bem capacitados e motivados, é possível realizar treinamento em cirurgias minimamente invasivas com padrão internacional,  pois uma grande instituição internacional interessada capacitação de cirurgiões, uniu-se ao grande sonho do Sr. Henrique Prata, atual mantenedor do Hospital.

Outra iniciativa que chamou muito a atenção e que já foi algumas vezes premiada por sua característica empreendedora, foi o Projeto CIES com a Carreta da Saúde. Um projeto muito interessante com patrocínio da Simens que leva médicos e equipamentos de ultima geração aonde quer que seja necessário.

Um terceiro e extremante relevante projeto na área de saúde é o Instituto Catarata Infantil, do Rio de Janeiro, que procura aliviar o sofrimento de crianças com catarata que quando tratadas precoce e oportunamente podem recuperar de forma mais efetiva sua visão, o que também traz grande conforto espiritual e dignidade aos pais dessas crianças, que até então viviam uma via cruz para somente amenizarem o sofrimento de seus filhos em idade já tardia.

Uma característica comum a esses três importantes projetos é a implementação bem sucedida de seus ideais. Outra característica, mas não tão boa, é a necessidade de empenho diferenciado para conseguir-se a manutenção de suas estruturas, pois tais iniciativas estão baseadas em uma gestão que depende de doações angariadas por seus idealizadores. Sem essas importantes contribuições, todo o esforço em ajudar os que mais precisam, desapareceriam em poucos meses ou anos.

Estariam essas instituições preparadas para um futuro sem seus líderes? Seus mentores estão buscando um ciclo virtuoso que independa de seus empenhos pessoais? Idéias e serviços tão relevantes, com líderes tão criativos e empreendedores, não podem deixar um legado tão fácil de ser apagado.

Vamos aos poucos descrever cada uma e mostrar soluções já implementadas que podem contribuir em ajuda-las.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gestão qualificada
    Todo negócio, ser qual for, se gerido por pessoas qualificadas, honestas e que visem o bem coletivo será promissor e beneficiará toda sociedade, principalmente, a porção mais debilitada.
    Será muito interessante essa apresentação de soluções implantadas que possam contribuir para a continuidade destes projetos e quem sabe disseminadas para outros que venham a surgir.

  2. Olá, muito bom! Gratidão pelo conteúdo fenomenal. Quero já aproveitar e te convidar a dar uma olhadinha em meu Blog também, pois compartilho dicas tops quais acredito que possa te ajudar de fato! Conferi lá, Blz? 😉

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador