Como se dá a participação popular na gestão das UBS

Jornal GGN – Você sabia que há mais de 10 anos todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo são obrigadas a instituir um Conselho Gestor com participação da população?

A equipe do Jornal GGN esteve presente na reunião do Conselho Gestor da UBS Parque da Lapa, coordenada pelo gerente da unidade, Cleber Reatti da Silva. Foi a reunião de abertura das atividades em 2015. Estavam presentes o próprio Cleber, uma doutora, uma enfermeira, uma representante do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) e quatro moradores do entorno.

O gerente da unidade listou as pautas do dia: agenda das reuniões para 2015, atualização do regimento do Conselho Gestor, contato com o parque Orlando Villas Boas e com Igreja no Jd. Humaitá para realizar atendimento no território e, por último, a proposta de um novo modelo de atendimento para as Unidades Básicas de Saúde.

O novo modelo de atendimento entrou em vigor no início de 2015 nas Unidades Básicas de Saúde da Lapa e Pinheiros. Vale ressaltar a interessante premissa desse novo modelo de atendimento das unidades: otimizar o tempo de espera do paciente. Assim, enquanto espera o atendimento, o paciente participa de grupos de discussão sobre temas de saúde pública, como dengue, pílula anticoncepcional, saúde dental, respiração, alongamento, primeiros socorros etc. As discussões são propostas por grupos de acesso formado pelas equipes do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), da Farmácia, da Odontologia e do PAVS. Cada dia é uma, e é todo dia! 

https://www.youtube.com/watch?v=sh4bAq15Zq8&feature=youtu.be width:700 height:394

Quanto à legislação, o Conselho Gestor foi instituído pela Lei Municipal Nº13.325, assinada pela prefeita à época, Marta Suplicy. Ele é de caráter paritário, com 50% (cinqüenta por cento) de representantes de usuários, 25% (vinte e cinco por cento) de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% (vinte e cinco por cento) de representantes da direção da unidade respectiva. O Conselho Gestor é de caráter permanente e deliberativo, destinados ao planejamento, avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e das ações de saúde, em sua área de abrangência.

 

 

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CARATER DELIBERATIVO.
    disse

    CARATER DELIBERATIVO.

    disse tudo. Uma pena que o atual prefeito de SP não siga a mesma lógica nos conselhos que ele mesmo criou.

  2. A participação ´popular é um

    A participação ´popular é um baita blefe,

       Nome pomposo na teoria e um zero a esquerda na prática.

           Pra quem discordar, deixe o endereço que explico detalhadamente o porque escrevo isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador