Estatuto da gafieira

Pessoal,

Para aqueles que estão chegando agora, algumas regras de conduta do Blog, já que até as gafieiras têm estatutos:

1. Há alguns elementos desequilibrados que volta e meia azucrinam o Blog. Em particular, um professor de exatas da Unicamp que passou meses perturbando, entrando com codinomes variados. Quando descrevi o perfil do perfeito desequilibrado das salas de chat, ele se identificou com o retrato e passou a enviar e-mails com ameaças físicas. Decidi poupá-lo de um BO ou de revelar sua identidade pública (já que ele assume os vários personagens que cria) com a condição de que parasse de azucrinar. Agora ele está de volta.

2. A presença desses elementos impõe uma regra. Críticas pesadas contra terceiros continuarão a não ser aceitas. Contra o blogueiro (desde que não contenham elementos de injúria, calúnia ou difamação) serão aceitas, mas desde que o comentarista se identifique. Só faltava abrir um espaço democrático para receber porradas de anônimos.

3. O clima do blog está o melhor possível. Começa a haver diversidade maior de opiniões, e uma civilidade exemplar entre pessoas que pensam de forma diferente. Como existem vários blogs que até usam como matéria prima a guerra santa entre torcidas políticas, que tal os poucos briguentos irem brigar por lá, e depois de saciados, voltarem para discutir em alto nível por aqui? Não é uma boa proposta? Tem uns briguentos bons de argumentos que, quando passarem a recorrer só aos argumentos, vão ajudar bastante na discussão.

Luis Nassif

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, minha mensagem para o
    Nassif, minha mensagem para o post “Fundos e mídia” vislumbrava ataques. Não imaginava partir de malucos. Ah, sim, malucos também são aqueles do dinheiro fácil sempre prontos a arrotar poder, quando não sobrenomes. Pessoas são enterradas um dia, sobrenomes (circunstâncias) podem imputar ameaças, mas daí em diante não passarão. Se assim, melhor que tivessem apelidos: Donga, Tom, Chico, Elis, Pelé, Zico, Tostão, até Pato. E quem disse que Hélder, Martin, Teresa, Betinho, Albertos, Carlos, Euclídes, Machado, Fernando, Mílton precisaram de sobrenome para se tornarem “Pessoas” no melhor sentido da palavra?

  2. Nassif,
    Acho que não há como
    Nassif,
    Acho que não há como um sujeito ser de alto nível se ele é briguento, é contraditório. Quanto às ameaças físicas, deixa o pitboy prá lá. Esses caras sempre acabam trombando com uns tipos mais bravos que eles.
    [ ]´s

  3. MEU CARO NASSIF

    É incrível
    MEU CARO NASSIF

    É incrível como arruaceiros existem por todas as bandas. Quem são eles? Vagabundos que ao invés de arruarem , ou seja, percorrerem as ruas, como vadios que são, agora se vestem de “internautas”, para fazerem arruaças no ciberespaço, onde se camuflam atrás de nomes falsos e endereços escusos, na tentativa de detonarem pessoas decentes, que trabalham dividindo com outros uma mercadoria muito cara: sua cultura.
    Seria deveras, um “nonsence”, para não dizer insensatez, abrir espaço para parlapatices de fanfarrões, que rejeitam o debate das idéias, por medo ou por lhes faltarem argumentos. Você está cheio de razão, pois não se deve “dar pérolas aos porcos”.
    Em se repetindo as ameaças físicas, tasca nesse impostor um BO, pois assim estará assegurada a sua integridade física, caro articulista. Não podemos ignorar, qualquer gesto intimidativo, principalmente agora, quando o “sujeito oculto” de seu blog, perde o espaço, até então garantido. Você, ao cortar o oxigênio para as suas temeridades, estará, também, fechando o dique de sua insanidade mental, despejada em seu blog.
    Aconselho-o, portanto, a não olhar o caso como mera displicência, mas acompanhe-o com rigidez. Os loucos aproveitam de nossa ingenuidade para verterem, sobre nós, as suas sandices. Não se esqueça de relatar, para os mais queridos, o nome desse tal sujeito, de modo que fique em apuros, caso um fio de seu cabelo venha a cair.

  4. Luís

    Se escondem ou
    Luís

    Se escondem ou despistam a identidade, se são desequilibrados e não aceitam a discussão nos limites do respeito que cada um merece, se ainda são capazes de ameaças físicas, então não merecem crédito e muito menos respeito, nem sequer espaço.
    Tenho observado neste espaço as boas idéias, as discussões inteligentes, o bom senso e o respeito dos participantes. Por que não continuarmos assim?

  5. caro Nassif:

    Um outro
    caro Nassif:

    Um outro comentário, fora deste cotexto: vc soube da reação do prefeito de SP, ao ser vaiado por uma pessoa desempregada? Eu quero saber quem este cidadão pensa que é, não passade um funcionário público (nem foi eleito, assumiu no vácuo de quem foi eleito) para faltar com o respeito para com as pessoas? Ora, tá na hora de acabar com esta droga de foro privilegiado para que estes camaradas comecem a se comportar direito

  6. É triste termos que assistir
    É triste termos que assistir ao Nassif perder alguns minutos de sua produção (e nós perdermos minutos do mais fino conhecimento) para impor regras a perfeitos idiotas.

  7. Nassif,
    É isso aí. A
    Nassif,
    É isso aí. A propósito de sua justa reclamação, reproduzo aqui, por sua pertinencia, parte do que enviei para o Blog do Paulo Henrique Amorim sobre o assunto, isto é, que só deveriam ser publicados nos blogs aqueles comentários que não fossem raivosos, apelativos, de agressão pessoal e gratuíta.
    Voce pode até discordar do que foi postado no blog, no todo ou em parte, mas agredir seu autor com palavras chulas, obcenas, odiosas, depreciativas etc, isso não, porque elas também ofendem, e muito, os outros participantes do blog que cultivam o bom trato entre as pessoas.

  8. Nassif, essa história de
    Nassif, essa história de blog, no fundo, é sarna que o blogueiro arruma pra se coçar depois. Eu até que ia a outros blogs ler as matérias e acompanhar os debates, mas desisti. É tanta agressividade, tanta besteira e tanto partidarismo exacerbado de lado a lado que fica impossível um sujeito que se tem como são trafegar ali. A gente acaba insano. Começa a entrar na discussão, vai na pilha dos outros, ofende e é ofendido… Enfim, a baixaria campeia. Então, vi seu blog. Fantástico! A imensa maioria é de comentaristas educados, bem intencionados e bem informados. Acho que blogueiro não deve viver na relação sado-masoquista com os bloguistas (inventei um termo?). O sujeito abrir um canal para tomar cacetada dos outros é loucura! Discordar, todos podemos e devemos, mas dentro dos limites da civilidade e da sanidade. Agora, se alguém usa diversas identidades para atacar outros, parece-me caso clínico sério. Mas não se amofine com essa gente. Bloqueie-lhe o acesso e ponto final. Vá pra tonga da mironga do kabuletê! Participo do seu blog e também leio o PHA. Já viu a qualidade dos bloguistas de lá? Coitado do Paulo Henrique! Neguinho chama ele de tudo quanto é adjetivo. Enfim, meu caro, comece a selecionar quem você chama para conversar na sua “varanda”. Afinal, a varanda é sua. Quem quiser fazer bagunça, que procure o blog da mãe joana! E vamos aos tratativos mais interessantes! Grande abraço!!!!!

  9. Perfeito, Nassif. Nas
    Perfeito, Nassif. Nas discussões, em geral (não apenas nos blogs, evidentemente), sempre há aqueles que levam para o pessoal, que acham que devem bater no (e pensar com) o fígado.
    Focar nos argumentos é um exercício de disciplina intelectual que não é fácil, deve ser trabalhado, mas que produz satisfação dupla: de sermos mais elegantes/respeitosos na discussão de idéias com outras pessoas, e ao verificarmos que assim a discussão fica muito mais rica e consistente.

  10. Nassif, seu blog é o melhor
    Nassif, seu blog é o melhor do país não só pelo que vc escreve, mas também pelo alto nível dos comentários. Vc tá certo. Não deixe que malucos abaixem o nível daqui.

  11. Ee realmente lamentavel…
    Ee realmente lamentavel… Nao sou a favor de algumas coisas q o caro Nassif escreve. Porem eu respeito e eu sei q ninguem tem o monopolio da verdade, ou q exista um unico caminho. Esse negocio de caminho unico ee coisa de fundamentalista…

  12. Luis, ainda quando não
    Luis, ainda quando não compartilho de todas suas ideias, admiro muito seu estilo e o tom geral de democracia e inteligencia do seu blog e de maioria dos leitores. Tem sim o direito de vetar os comentários que não respeitem as mínimas normas de convivência. Vamos manter esta inesgotável fonte de ideias muito viva !

    Daniel

  13. O obcecado da Unicamp não é
    O obcecado da Unicamp não é você. Entre os jornalistas contratada pelo iG estão alguns dos mais premiados da profissão nos últimos anos. Se todos falam A, abrir espaço para que fala B ou C é estratégia de diferenciação legítima. Aliás, cansei de insistir na “Folha” que o espaço estava aberto para o veículo que conseguisse se diferenciar do efeito manada, e passar a fazer jornalismo crítico, porém criterioso. Aqui no iG tem dois jornalistas de posição clara, aberta e legítima a favor do governo. Outros contra. E um bom grupo de independentes. Quanto ao espírito da Fox, não bate a analogia. No ano passado, pela primeira vez desde os anos 70, assisti grandes jornalistas serem escorraçados de seus jornais por terem posição política independente.

  14. Paz, amor e divergência de
    Paz, amor e divergência de opiniões!
    Os extremistas de um lado e de outro se encontram na intolerância!
    (Já dizia o sábio indonésio.)

  15. O Raimundo é um personagem do
    O Raimundo é um personagem do blog que padece de remorso agudo em cima de um momento sério de fraqueza, quando passou a perna em um amigo. Mas é boa gente (menos para o seu amigo).

  16. Alguém se espantou com o fato
    Alguém se espantou com o fato da figura ser professor da Unicamp. Em geral, tem-se a ilusão de que professores universitários são intelectuais equilibrados e sensatos. Puro mito. E quando um titulado dá-se a dizer bobagens (fenômeno comuníssimo, basta ver as projeções econômicas de professores articulistas) em tom “elevado” , elas têm a “grandeza” do cargo. Em geral, o que me surpreende é ver um professor universitário cuja inteligência e elegância não sejam mecânicas e domesticadas. A academia tem o seu lado zoológico.

  17. Nassif,

    Realmente ameaçar
    Nassif,

    Realmente ameaçar fisicamente é o penúltimo estágio (antes de ficar em uma jaula).
    Agora, dentro da discussão minimamente civilizada de idéias, acho deplorável a desqualificação do interlocutor; é a flata total de argumentos. Você é um filhote da ditadura ou “neo liberal”, imperialista, ou mesmo “comuna”, petralha, xiita (como insulto não como seita religiosa). Para mim, quando a polêmica atinge esse nível me retiro imediatamente.

  18. Quem lê este blog já percebeu
    Quem lê este blog já percebeu que ele só se posiciona contra a falta critério nas atitudes, nas análises de quem assina artigos e toma medidas que afetam a todos nós. Argumentar e discutir de forma civilizada é prá quem compreende o que é plurarismo. O debate de opinões ajuda a compreender melhor os temas e assim formar-mos nossa opinião. è um grande apredizado.
    Ninguém está interessado em ofensas pessoais, eu pelo menos.
    Um abraço

  19. Esse tipo de animal e muito
    Esse tipo de animal e muito comum no orkut, e muito facil encontrar pessoas desequilibradas, encobertas pelo anonimato dos ecras….

  20. Nassif,que bom que você está
    Nassif,que bom que você está colocando um freio nos impulsos de alguns participantes do blog,pois do contrário,vira o blog do J…..,onde até xingamentos às mães dos participantes é permitido.Lamentável é que um veículo de comunicação especializado em informática e em internet,elegeu aquele blog,como o melhor do Brasil.Isto que você está fazendo,não é censura,é garantir a qualidade dos debates.

  21. Certo, mestre, onde eu assino
    Certo, mestre, onde eu assino para poder dançar um xote?!
    “Educação e caidinho de feijão não fazem mal a ninguém” (+boa música + 2 de dedos de prosa + outros tantos da “marvada”…!!!)

    Sério, e pensar que o Nassif nem cadastro pede imaginando que os sem-noção aqui não iriam aportar… Degola neles, meu caro, que você não perde nada, a decisão de cortar ou não é prerrogativa de sua paciência…

  22. Sabe, é uma coisa
    Sabe, é uma coisa interessante ver como as pessoas, de boa-fé, inteligentes, duvidam da capacidade de maquinação maquiavélica da grande imprensa. Sou jornalista há 25 anos, trabalhei naquilo que hoje chamo de Diários Associados do Ninho (tucano), e posso lhes garantir uma coisa: ali não se dá ponto sem nó. Já fui censurado porque o entrevistado estava na lista negra da casa (eu só soube disso quando perguntei o motivo de a matéria não ter saído), já redigi nota na Economia para beneficiar determinado grupo afim (eu era iniciante na arte da manha política e achava que estavam me dando uma oportunidade na Economia), vi vezes sem conta elaborar-se pautas para levantar sujeitos (eu mesmo sou responsável pelo nascimento de algumas “celebridades”) e outras para derrubar. Em 1989, praticamente todos os recém-chegados computadores do principal diário do grupo tinham uma estrelinha vermelha colada. Veio uma ordem do Olimpo para que aquilo fosse retirado imediatamente. Trabalhei em outros lugares onde o assunto “a mala de dólares do Homem chegou” era sussurrado pela Redação inteira às sextas de tarde. O Homem, no caso, segundo diziam, era aquele que jurava ter aquilo roxo. E quem recebia tinha aquilo marrom. Quem se der ao trabalho de estudar um pouco da História do Brasil entenderá o poder da mídia em se juntar com um partido, no caso brasileiro, sempre ultraconservador, como suas elites, indo contra os interesses do povo. Povo? Quem precisa de povo? Quem questiona os complôs da imprensa contra o governo não deve saber, ou lembrar, da perseguição que Lacerda moveu contra Vargas pelo puro desejo de ocupar-lhe a cadeira. Lacerda tinha a Tribuna da Imprensa, mas, para sua guerra contra Vargas, dr. Roberto chegava à suprema generosidade de lhe franquear os microfones da Rádio Globo. E foram tantas as mentiras e armações, que Vargas capitulou. Furioso, o povo arrasou com a Tribuna e outros jornais. Lacerda se escondeu na caixa d´água do vizinho. No Império e na República Velha não era muito diferente. No Brasil de hoje, a diferença é que Lula não é Vargas, como ele já avisou aos seus detratores, a internet nos libertou da tirania do papel e da telinha e o povo não é mais bobo. Aliás, estive no olho do furacão como repórter do tal diário durante a Campanha pelas Diretas. Acho que todos aqui sabem do complô que a TV e o tal jornal fizeram contra as diretas e o motivo disso, não? Por fim: como nosso colega Rui Martins, colunista do Direto da Redação na Suíça defende, o Brasil precisa ter uma grande imprensa de centro-esquerda, sim. Está mais do que na hora. Ser e se assumir como tal. Jornalistas deste lado, pelo menos, não livram a cara dos políticos que pisam na bola. Sabem por quê? Porque nosso compromisso não é com pessoas nem com partidos, é com o Brasil. O inverso do desejo da direita.

  23. Estranhíssima a posição do
    Estranhíssima a posição do Cláudio Curvim. Todos sabemos, e até as pedras já perceberam que, com raríssimas exceções, a maioria esmagadora da mídia é contrária ao gov. Lula. Só pra citar as mais conhecidas: Veja, Folha, Estadão, Globo, Época, Rede Globo e afiliadas, UOL, Terra, etc. Tanto isso foi percebido que, apesar de incontáveis ataques, o Pres. Lula foi reeleito com 60 milhões de votos. O povo não é bobo não. Digamos que o conjunto dessas empresas de mídia se chamasse Fox. Ou melhor, que formassem uma só empresa. Pronto, a teoria do Curvim já iria por água abaixo e ele sequer poderia fazer a comparação. Percebe-se que ele não deseja sequer um único portal que não comungue com as idéias dele. Ele não deseja que um grupo financie os jornalistas. Então, o que ele quer? Que os jornalistas independentes e os favoráveis ao gov. Lula produziam um jornalzinho mimeografado e o distribuam nas praças públicas? Jornalistas, aliás, dos mais respeitados e experientes do país? Isso é o que se chama de os ideais de hegemonia dos ideais do PFL/PSDB. Quando se vêm com o fubá…
    (Nassif, o “professor” está envolvido com os criminosos que criaram o spam das elites?)

  24. Nassif, peço a Deus que o tal
    Nassif, peço a Deus que o tal sujeito que vive te atazanando aí e até ameaçando não seja o prefeito de São Paulo, Kassab, porque esse mostrou de fato ser muito violento.

  25. Nassif, ainda sobre o
    Nassif, ainda sobre o cometntário da Raí, esqueci de discordar de sua afirmação de que o Kassab não foi eleito pelo povo. Vice faz parte da eleição, está na lei e é do jogo, esse papo é balela. Como o vice não é de seu apreço, as regras não valem. Aí fica difícil. Aliás, o Itamar era o que quando assumiu a presidência? Biônico?

  26. Nassif, a Unicamp podia
    Nassif, a Unicamp podia colocar este professor aloprado para preparar a prestação de contas à população, sendo de exatas o sujeito deve levar jeito com números.
    O homem deve ser um poço de infelicidade, rancor e complexo; taí, podia fazer um estágio na psicologia, como paciente em estudo, obviamente.
    KASSAB: de fato algo estava alterado no Kassab, até hoje ele agüentou firme todas a provacações, bem piores que as de hoje. E um lembrete para o Raí: a Marta, que você acha um fineza devidos aos colégios que freqüentou, fez coisa bem parecida com uma senhora vítima de uma enchente que a crititcou por só aparecer depois da desgraça.

  27. Serei eu mestre? (hehehe
    Serei eu mestre? (hehehe brincadeirinha) é isso ai Nascif, antes de qualquer coisa é necessario manter a boa educação, infelizmente esses tipos são atraidos para blogs democraticos como o seu tal como mariposas para a luz, confundem democracia com vale tudo, vamos ver se o sujeito agora se manca, mas pelo q

  28. Nassif,

    Aprenda com o
    Nassif,

    Aprenda com o Kassab. O próximo chato que vier lhe torrar a paciência, expulse-o aos berros e empurrões para fora deste blog…

  29. Parabéns e vida longa ao
    Parabéns e vida longa ao blog. Demais esta estória de responder aos comentários dos frequentadores, o que denota interesse. Grandes democratas de nosso tempo como o Zé Dirceu, por exemplo, nunca respondem os comentários, por mais pertinentes que sejam…

  30. continuação … (deu uma pane
    continuação … (deu uma pane na minha maquina e comeu um pedaço do comentário), mas pelo que conheço destes tipos eles são insistentes.

  31. Grande Luís Nassif..!! Além
    Grande Luís Nassif..!! Além de inteligente e competente, também paciente e educado..Minha 1* vez aqui, Luís..Espero encontrar aquele ambiente realmente de debate.. As pessoas podem ter suas diferenças ideológicas e conviverem em paz e civilizadamente, concorda? Puxa, é de espantar um professôr universitário ter um comportamento de desequilíbrio e , segundo vc falou, até de agressividade gratuita..Imagino o rebuliço que deve estar na alma e no íntimo dessa pessoa , mas nada justifica alguém descarregar suas infelicidades e frustações em quem nada tem a vêr com seus problemas..Obrigado pelo espaço !!

  32. Não me senti na pele do
    Não me senti na pele do alcaide, deprimido por conta do regime da lua. Juntamente com boa parte da periferia de São Paulo (acredito), me pus no lugar do sujeito que quarava naquela fila de hospital para ver se extraía um dente. Coitado. Se eu fosse ele, não teria corrido. Depois dessa e daquela do grande economista que dizia ficar até o final de 2008, pode escrever aí: daqui a dois anos o Palácio Anhangabaú não será ocupado pelo PFL nem pelo PSDB.

  33. Cerro fileiras ao seu lado.
    Cerro fileiras ao seu lado. Apesar de algumas divergências de opnião, tenho grande prazer em comentar neste blog. Quando estou afim de espezinhar alguém escrevo em outros blogs que se prestam a isso, sem no entanto serem piores, só diferentes.

  34. Apoio total a regulamentação.
    Apoio total a regulamentação. Sou por convicção e carga genética (basco), um anarquista. Mas até numa suruba existem regras, e essas tem que ser respeitadas. Desculpe a comparação, mas sempre é um tremenda prazer ler seu “blog”, portanto foi automática a comparação. Lugar de mala é na esteira dos aeroportos. Forte abraço.

  35. Realmente acho que deve ser
    Realmente acho que deve ser analisada a possibilidade de tal professor ser realmente o alcaide… pode nao ser so coincidencia… 😉

  36. NASSIF

    Chega a beirar o
    NASSIF

    Chega a beirar o ridículo, o modo como, certos participantes de blogs comportam. Parecem desprovidos de capacidade interpretativa, coerência, bom senso e educação.

    1 – lêem e são incapazes de captar o pensamento expresso pelo articulista. Não analisam o todo, mas apenas uma frase aqui e outra acolá, que fora do contexto, nada dizem, ou repassam outros significados;

    2 – não apresentam conexão, nexo ou lógica naquilo que escrevem. Apenas se dizem contrários, sem partir para o embate, no campo das idéias;

    3 – uma vez que as idéias do articulista não coadunam com a de certos leitores, o melhor a fazer, para o próprio enriquecimento desses e menos estresse de todos, seria partirem para outros “blogs”, onde teriam potencializada a capacidade de apreciar e de crescer, dentro do mesmo pensamento acalentado. Persistirem em um “blog”, que julgam não lhes acrescentar nada, não passa de teimosia e tolice;

    4 – podemos divergir de quem quer que seja, sem que para isso tenhamos que nos resvalar para o campo da mediocridade. A batalha não deve ser campal, mas sim intelectual. Qualquer forma de desrespeito rebaixa o sujeito agressor, enquanto enaltece o agredido, pois somente ofende com grosserias aquele a quem falta o recurso do pensamento elucidativo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador