Política e estatística

Não é de hoje que as estatísticas são utilizadas como arma política. Na década de 60, as Contas Nacionais argentinas subestimaram sistematicamente o crescimento real da economia. Os técnicos da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) descobriram o erro tarde demais. A derrota de Arturo Frondizi e o golpe de estado de Ongania, em 1966, foram resultado dessa suposta estagnação da economia.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando a França se rendeu à
    Quando a França se rendeu à Alemanha em 1940, o partido colaboracionista que patrocinou a rendição exagerou os números do poderio alemão, que era muito menor, principalmente em aviação, do que se apregoava como base para a rendição, criando-se o mito da invencibilidade alemã. Quando os alemães ocuparam a França ficaram espantados em achar nos hangares uma frota de caça intacta, três vezes superior à da Luftwaffe.
    Depois da Guerra, nova avaliação demonstrou que a França desde o inicio do conflito tinha artilharia, blindados, marinha e força aérea muito superiores em números e qualidade do que os alemães. Faltou a vontade de lutar e as estatísticas foram manipuladas pelos derrotistas-colaboracionistas para justificar a humilhante rendição de 1940. Ver a história completa em “A Queda da
    Terceira República”, de William Shirer.

  2. Olá Nassif,
    Uma das
    Olá Nassif,
    Uma das definições mais exatas de estatística: é a arte de torturar os números até que eles digam o que a gente quer ouvir. Sem querer debochar, mas acho que a definição, às vezes, tambem se aplica à matemática financeira, principalmente nos cálculos de formação de preços e de reajustes dos mesmos.
    [ ]´s

  3. Nassif:
    O assunto não é sobre
    Nassif:
    O assunto não é sobre este artigo, mas você viu a maneira imperial do Luiz XIV governar? Já assumiu contingenciando os repasses para as universidades paulistas? Isto demonstra o seu carater democrático! Quando assumiu a prefeitura não pagou as contas antigas sob a alegação que eram contas da Marta. VIVA il NEW DULCE DA MOOCA!!!

  4. Analizando as relações de
    Analizando as relações de bens dos políticos, um jornalista(político) informou que o patrimonio dos Petistas aumentou mais de 100% enquanto o de políticos da coligação PSDB/PFL, em média, bem menos. Percebendo a malandragem (eleitoreira)eu o contra-argumentei com um exemplo:
    se um vereador de um pequeno municipio a duras penas, conseguiu trocar um barraco de 10 mil reais , por outro de 20 mil reais, seu patrimônio cresceu 100 (CEM)
    POR CENTO. por outro lado, se um senador de outro partido trocou sua mansão de 5 milhões por uma outra de 7,5 milhões, seu patrimônio aumentou apenas 50%., coitadinho dele…..quantas compras de ambulâncias teve que intermediar….

  5. Nassif:
    Como economista, vc
    Nassif:
    Como economista, vc sabe o valor e a qualidade e a capacidade da Estatística como ciência e como ferramenta de gestão.

    O problema é justamente o tratamento político que é dado a estes dados. Vide a campanha política presidencial, onde cada candidato defendia números estatísticos a seu bel interesse.

    Isso, claro, não ajuda em nada o entendimento das pessoas, de como os fatos se dão, e, o que realmente está acontecendo.

    Contribui para que as pessoas desacreditem em uma ciência comprovadamente eficiente do ponto de vista científico.

    Muito se poderia fazer em termos de tornar essa ciência inteligível para a maioria das pessoas, mas acredito que o efeito seja bem o contrário, justamente pela manipulação tendenciosa de seus resultados.

    Cabe então às pessoas lúcidas (como você) contribuirem para que tal conhecimento seja entendido como uma boa ferramenta (não infalível, mas extremamente eficiente) de entendimento de fenônemos econômico-financeiros-sociais.

  6. Desculpe, mas este comentário
    Desculpe, mas este comentário é uma insinuação sobre as taxas divulgadas pelo IBGE? Seria péssimo, mas neste país há uma cultura de torcer contra…

    Li a reprodução da ata do COPOM: eles dizem que a possibilidade de diminuição do crescimento mundial justifica uma maior cautela com os juros. Como é que é?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador