10ª da Conferência da ANPEI

Da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadores

O evento de 2010 focalizará o desafio atual presente às Empresas e aos profissionais que atuam na área de inovação. A estrutura da Conferência procura captar as tendências recentes, através de palestras sobre os avanços na gestão e na pratica das empresas inovadoras.

A experiência bem sucedida do ano anterior será mantida, através da realização de palestras, workshop e apresentação de “cases” de sucesso. As conclusões serão apresentadas e aprovadas pelos presentes, no formato de manifesto explicitado numa “carta”.

Nos três dias de Conferencia é dado destaque às palestras internacionais e as contribuições de autores selecionados, seguida de debates, no que se inclui workshop com empresários de destaque. Os gestores da inovação apresentarão casos, ferramenta importante para a interação e o compartilhamento do conhecimento entre os associados pela passagem de um conhecimento tácito (o fato da organização ter vivenciado o “caso”) para o conhecimento explícito (o caso normatizado, simples de ser entendido e transmitido). Essa é a essência do compartilhamento do conhecimento que ocorre entre as empresas do diálogo intra e inter-organizacional, respeitando a natureza e da cooperação em rede.

Assim como o ”paper” é o compartilhamento do conhecimento explicito na pratica da academia do “call for papers”, o “caso” é o compartilhamento do conhecimento tácito e que resulta em ações típicas da indústria, daí porque a ANPEI criou o “Call for Cases”. Disso resultou uma aceitação inusitada, pois tivemos mais de 90 casos submetidos no ano passado.

Neste ano incluímos a elaboração de documento contendo as contribuições da indústria, feita em plenário e através da técnica da Investigação Apreciativa, para propor os planos de desenvolvimento tecnológico e inovação a ser submetido ao novo governo e à MEI – Mobilização Empresarial para Inovação e à CNI – Confederação Nacional da Indústria, entidades parceiras da ANPEI.

Confira aqui para ver programação

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador