TV GGN: Os pactos políticos PT-PSDB contra o demônio, por Luis Nassif

Quais os limites desse pacto?

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif é ótimo quando fala sobre a imprensa e a história passadas, mas como estratego político é o analista classe média por excelência, para quem não existe o povo. Se olharmos em volta, temos no Chile, a oposição fazendo um acordo com o governo que literalmente trai o povo que foi às ruas, na Bolívia, o Evo cometeu os mesmos erros do PT ao se aliar a alguns setores dos mais reacionários, como o latifúndio, e quem está defendendo sua volta? De novo as grandes massas na rua. Equador, Haiti…Tudo bem, conversar de graça não custa nada mas pessoalmente continuo a ver no povo a única saída. Evidentemente que uma manifestação ou um discurso do Lula a cada 40 dias a nada leva, mas sim a organização e mobilização através de sindicatos, associações e entidades as mais diversas. Na verdade, o grande inimigo do Brasil hoje é a mídia que pratica a auto-censura de forma escandalosa e, usando a expressão do Chomski, constrói o consenso em volta dos seus objetivos, como fez na reforma da previdência. Exemplo mais chocante é a vaza jato, totalmente escondida das grandes massas que ainda se informam via TV

  2. Nassif, li um livro de Aloy Jupiara e Chico Otavio, os porões da contravenção, sobre a união da ditadura com o jogo do bicho. E, é interessante observar que a contravenção se profissionalizou e os assassinos da ditadura permanecem impunes. E se for necessário voltará com muito mais força e eficiência. O que quero dizer com o isso. Como fazer um pacto de Moncloa, quando não se tem interlocução confiável com forças armadas, judiciário, direita e centro direita. E mais, o pacto espanhol não foi muito interessante para os trabalhadores.

  3. Agora é só o jogo politico nojento, e do qual Lula está disposto a participar pelo visto, ou o que teria para falar com o botafogo? Agradece-lo pela destruição da previdencia?
    Alias, tanta lenga lenga e nenhuma proposta concreta……todos querem se aboletar no poder, mas o que farão para melhorar a vida do povo? Gostaria que perguntassem para Lula, se eleito, manteria a destruição da previdencia ou criaria regras de transição? É um jogo de cena sem vergonha, inclusive por parte do PT…..
    O tempo de discursos inflamados e sem objetividade já passou……logo a nova aliquota da previdencia vai explodir nos contracheques dando um choque de realidade nos zumbis-sonolentos…..a impaciencia do povo só tende a subir….talvez seja essa a pressa da tal conciliação……..querem proteger o dinheirinho aplicado na ciranda financeira…..

  4. basta não ter perdido a memória para comparar os dois projetos políticos antagonicos – o da inclusão social da era petista que deu certo comprovadamente pelos números matemáticos e o projeto político direitista ultra-conservador, o da exclusão social…
    a escolha é livre….
    a manipulação corre solta: a grande mídia golpísta representante desses interesses ultra-conservadores e financeirizadores da economia insiste em colocar bolsonaro contra lula como se fossem dois extremos….
    são dois extremos mas não no sentido infame que essa grande midia vendida pretende impor como eterna mentira.
    é o extremo morte defendida constante e diariamente pela direita versus vida defendida historicamente pela esquerda.

    a escoilha é livre

  5. Quando perceberam a água batendo na bunda apos golpe de 64 Jango jk e Lacerda se uniram e não deu em nada. Por que daria agora, num momento em que só há um líder com força política, o Lula, líder que psdb ou Gilmar Mendes não vao deixar ser de novo presidente se ele puder disputar 22?

  6. Se houver eleições em 2022, Bolsonaro será carta fora do baralho.

    O estrago já foi feito, mesmo que queira dar um cavalo de pau, afastando Guedes e chamando um Keynesiano, precisaria 2/3 do congresso para revogar a pec dos gastos públicos, mesmo que consiga, levaria no mínimo uns 18 meses, restando apenas alguns meses até as eleições, com o desemprego nas alturas.

    Se conseguir convencer o comando das forças armadas, não haverá eleições.
    Se a economia estiver bem não precisará dar o golpe de estado, se a economia não estiver bem vai ser diícil conseguir apoio para o golpe de estado, o tempo já passou.

    Pelo andar da carruagem mais alguns meses ninguém vai querer sair na foto ao lado do atual presidente, até as forças armadas já tem um bom argumento, já que poderá dizer que o elemento foi expulso das suas fileiras.
    Nas relações exteriores também será difícil a reversão, a posição do Brasil em relação a Israel e a Palestina vai reduzir as exportações para o oriente médio, o alinhamento com os EUA, vai provocar uma queda das exportações para a China.
    A sinalização da China na reunião do Brics de está disposta a investir pelo menos US$ 100 bilhões, é aviso do que poder ser uma relação mais pragmática, e dificilmente desembolsará esses valores enquanto o governo não mudar, no máximo a rede 5G.

    Os leilões de petróleo já sofreram os impactos das mobilizações na America do sul, Chile(nova constiuição onde tudo mudar ou não), Argentina um novo governo, Equador(colcoado na parade o Presidente), e agora a Bolivia, no Brasil tudo que este governo está fazendo poder ser revertido pela mobilizaçõe sociais.

    Mas alguns meses as expectativas economicamente irá mudar radicalmente, e teremos um quadro político e econômico totalmnete diferente, coma classe média se aliando aos trablhadores mais pobres, na defesa do emprego e renda.

    1. Roberto: quando a elite e a burguesia se vêem na merda ou apelam pros milicos ou pro ZéPovinho. E eles estão indecisos, no momento, entre a espada e a caldeirinha do Brás. Agora a novidade, parece, é o SapoBarbudo, puta velha na parada, aceitar esse jogo.

      Pra nós é um salto no escuro.

      Se ele assume e muda este estado de coisa, tudo bem. O diabo é se acaba LuiunhaPaz&Amor, deixando a elite (e seus diversos ramos) continuar as roubalheiras que já conhecemos (e com quem convivemos por muito tempo), os empresários safados (de há muito) se locupletando com seus lançamentos industriais e econômicos de bosta, cobrando os olhos da cara e sonegando impostos, e os milicos, subalternos a potências estrangeiras (sem fulanizar), dando uma de Sassá Mutema, fazendo da ficção política dos TogaSujas e de congressista ladrões uma realidade social, dentro de sua FilosofiaPositivista.

      Esperar até 2022 é desesperador. Tudo nesse País vai a leilão. Deixarão a miséria e a desgraça por herança. Vão vender até nossas mães, não importando o lançe. Quando uma liderança realmente BRASILEIRA assumiresses safados partem, como a corte de Don João VI, depois de limparem cofres públicos e indo tomar água de coco em algum ParaísoFiscal. É tempo demais…

      A eternidade é agora, no presente. Espero que o MelianteOperárioNordestino se dê conta disso…

      1. Lula e o PT representa a aposta da conciliação, de tentar melhora e a vida dos mais pobres sem necessariamente destruir o estado burguês.

        De fato 2022 está longe demais, principalmente tendo em consideração o desemprego e a fome que se anuncia, sem falar no saque contra o estado, mais é apenas um segundo em se tratando dos confrontos sociais, e da luta de classes.
        A queda das expectativas vai provocar uma aceleração na queda da atividade econômica, revivendo os temores da classe média com a queda da renda e do emprego, e uma divisão entre os controladores do capital, o PT e Lula será uma alternativa de conciliação e os militares a alternativa dos militares para conter o desespero dos mais pobres.

        A liderança hoje é do PT e de Lula, mas com um confronto social surge novas lideranças, aqueles que aceitam ficar na linha de frente, nas greves, nos bloqueios e nos piquetes.

    2. A classe média (coisa que não existe, ou se é rico ou se é assalariado) vai sentir o peso daqui a três meses quando as novas alíquotas da previdência baterem no contracheque, até quem conseguiu se aposentar no funcionalismo vai se rebelar……
      Se o PT cair nesse canto de sereia da direita, vai todo em cana e ainda jogam a chave fora..
      Os lojistas por sua vez estão burilando um jeito de manter Lula fora da disputa, não tem nenhum garantista ali…..ou vcs acreditam que a soltura de Lula um dia depois da promulgação da destruição da previdência foi coincidência???
      A fatura do golpe foi paga, o que vier é lucro…
      Também estão um pouquinho assustados com o povo nas ruas……esticaram demais a corda…. mas nada que um pau no lombo da patuléia não resolva….já estão até avisando que vai descer o relho …

      1. “””Xadrez de como Bolsonaro herdou a rede neopentecostal de Eduardo Cunha, por Luis Nassif”””
        Nem vou dormir essa noite depois de ler isso tudo aí! Estarrecida, passada e engomada! Que horrorrrr!!! Está aí escancarado pra quem quiser ver! Será muito difícil reverter isso que está se passando por baixo dos panos no nosso país! O buraco é bem mais embaixo! Nassif meu querido, você é muito corajoso de estar se metendo nas entranhas dessa gente de alta periculosidade! Nem de longe nos surgiu ainda um salvador da pátria. LULA meu anjo, suma deste país, eles vão te prender de novo, os escrotos! Estão indo a toque de caixa pra conseguir te enclausurar! Vai viver tua vida com sua mulher bem longe daqui! Esse Brasil que se apresenta não te merece! O povo só vai se revoltar mesmo quando estiver igual drogado, no fundo do mais profundo poço. Aí ninguém vai se importar de morrer mesmo por que já está semi morto! Eles vão arrancar até o último suspiro da classe média e dos pobres e miseráveis! Até os evangélicos vão abrir os olhos e ver que serviram de massa de manobra.

  7. Nassif,

    o representante dessa direita “civilizada” é o Rodrigo Maia. E ele já deixou claro: pacto sim, mas sem Lula.

    Se Lula articula pactos com o centro-direita em uma sala, na sala ao lado essa mesma turma articula para que ele não seja candidato. Ou até manda prender novamente, se necessário.

    Significa, Nassif, que o pacto da esquerda é com o povo. Não temos representantes confiáveis em nenhum outro espectro político. O momento histórico é oportuno para nos livrarmos desta elite grotesca brasileira. Cavalo arrriado passa em frente sua porta uma vez só.

    O Brasil não é o Canadá.

  8. Plena concordância.
    Nassif identifica corretamente a urgência do momento: uma pauta civilizatória. Enfrentamento do crime organizado; da corrupção; da predação ambiental e da predação social. Valorização da ciência e da cultura. Valorização da soberania nacional.
    Temas elásticos, que permitem mil variações, mas totalmente urgentes.
    Identifica corretamente que não há como governar sem apoio da imprensa e das corporações. Se Haddad tivesse ganhado, não governaria, isso é certo. Daí a importância do PSDB, eles têm penetração nesse meio.
    Os comentaristas do blog dizem que acordos “por cima” sempre são ruins para o povo. Estão certos. Mas o que temos é um povo apoiando o impeachment, elegendo Bolsonaro, achando que o PT é culpado pela crise atual e que Lula deveria seguir na cadeia.
    Apoiam Lula incondicionalmente os mais vulneráveis, menos escolarizados e de baixa renda, isso são 30% da população.
    Conquistar parcelas mais amplas para pautas da justiça social e justiça ambiental significa trabalho de base, fora e dentro dos marcos institucionais. Não há outro caminho.
    Enquanto isso, acordos para afastar a selvageria e a barbárie, enfrentar o fascismo, são totalmente válidos.

  9. o lula acaba punido porque é grande demais…
    se houver eleições, ganha de todos…portqnto, todos que querem uma boquinha,querem vencer eleições, querem lula fora do jogo,
    uma puta ironia, uma puta sacanagem histórica.
    uma baita omissão divina.

  10. Pelo jeito o senhor Nassif não esta olhando em torno. Não consegue enxergar Bolívia, Equador e Chile, aliás, o mundo. Ainda não se deu conta que estes acordos fuleros não dão mais conta de atender as urgências do povo. Lula nem sequer em seus discursos convoca o povo para enfrentar as questões nacionais urgentes. Capitulou. Não fala sobre o desmonte da previdencia, dos direitos trabalhistas e da soberania do país. Não é um lider politico é uma liderança eleitoral.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador