Tortura, crime e castigo

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Reunidos em Brasília, diversos cidadãos exigem o Impedimento de Dilma Rousseff.

http://poderonline.ig.com.br/index.php/2015/05/27/manifestantes-defendem-impeachment-intervencao-militar-e-tortura-na-hora-certa/#comment-412114

Nenhum problema. A CF/88 garante o direito de liberdade de consciência e de manifestação. Mesmo não concordando com o conteúdo da manifestação, devo reconhecer que os defensores do Impedimento tem direito de se manifestar.

Todavia, há algo mais a ser dito. Entre os manifestantes há aqueles que defendem a tortura no momento certo. Este fato é público, notório e foi registrado pela imprensa.

A tortura é proibida pela CF/88 (art. 5º,  XLIII e XLIX) e sua prática é tipificada como ato criminoso (art. 1º, da Lei 9.455/1997). Instigar publicamente a prática deste crime também é crime:

“Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime:

Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa.”

A liberdade de manifestação é garantida pela CF/88, mas este direito não é absoluto. A instigação pública da tortura é crime e deve ser reprimida na forma da Lei. O Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal não podem deixar de cumprir suas obrigações institucionais. A repressão policial aos instigadores da tortura é inevitável. 

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Idiotice

    Quando embarcou em um voo em Porto Alegre rumo a Brasília, na manhã de quarta-feira (27), o comerciante Elbio de Freitas Flores, de 65 anos, não suspeitava que a escolha de uma leitura para a viagem iria provocar uma agressão inusitada. Quando o avião aterrissou em Brasília, um grupo de cerca de 20 pessoas, localizadas na parte de trás do avião, começou a entoar gritos contra Dilma, Lula e o PT. Esse grupo estava chegando em Brasília para participar do ato liderado pelo Movimento Brasil Livre pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

    O comerciante relata que, enquanto aguardava a abertura das portas do avião para desembarcar, foi interpelado e agredido verbalmente por um desses homens pelo fato de estar carregando a Carta Capital, “uma revista idiota e lida por idiotas”, segundo o agressor. Além disso, aos gritos, foi chamado de “bolivariano” e “do Foro de São Paulo”.

    Elbio Flores resolveu não ficar quieto diante do ataque e chamou o agressor de golpista, entreguista e integrante da TFP (Tradição, Família e Propriedade). “Eles se mostraram muito covardes e tentaram me intimidar com gritos e impedir que eu falasse, tudo porque eu estava lendo a Carta Capital”, relatou ao Sul21. Um dos integrantes desse grupo gravou o ocorrido com um celular. Um trecho de 1min30seg foi publicado na página do deputado estadual Marcel Vam Hattem (PP-RS), com o seguinte texto: “La Banda Loka Liberal pousa em Brasília: faz um avião inteiro feliz e deixa um petista raivoso magoado”.

    O comerciante resolveu falar publicamente sobre o caso pois entende que estão ocorrendo agressões semelhantes a essas que devem ser respondidas. “Já ouvi vários relatos de casos semelhantes e não podemos ficar calados. Eles tinham o comportamento característico de covardes e despreparados. Estavam constrangendo as pessoas, agindo em bando, como uma matilha. Os partidos democráticos têm que reagir diante desse tipo de agressão. Tenho amigos no PP, no PSDB e em vários outros partidos e convivo com urbanidade e respeito com eles, sem agredir ninguém. Fui agredido e reagi”.

    Esse tipo de postura, acrescentou Elbio Flores, “revela um espírito obtuso e retrógrado, um pensamento obscurantista e autoritário que despreza a democracia, a liberdade de expressão e as diferenças de opinião”.

    Do Sul 21

    1. Uma clara violação do direito
      Uma clara violação do direito constitucional assegurado ao cidadão de escolher o que ler e de em liberdade formar sua opinião. Ele pagou a passagem e a companhia aérea tem o dever de indenizar o dano moral a que ele foi submetido dentro do avião.

  2. Elbio 
    Procure se informar

    Elbio 

    Procure se informar sobre os conceitos de massa, multidão.

    Saia de fininho pois você  não  está agradando.

    Dilma a favor, ou contra..NÃO  Tem nada a ver..

     

  3. Elbio 
    Procure se informar

    Elbio 

    Procure se informar sobre os conceitos de massa, multidão.

    Saia de fininho pois você  não  está agradando.

    Dilma a favor, ou contra..NÃO  Tem nada a ver..

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador