Um Guaraná Jesus com Mecca-Cola, please

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Topei hoje no Facebook com uma crítica ácida ao mercantilismo evangélico. A usuária da rede social faz referência ao perfume com cheiro de Cristo, às vassouras ungidas vendidas a mil reais, esperma de deus, loteamento no céu, etc… e ao Guaraná Jesus. Ela sugere o seguinte link: http://notificaja.blogspot.com.br/2015/03/guarana-jesus-vende-mais-que-coca-cola.html .

Como na rede social de Mark E. Zuckerberg  circula quase tanta notícia inventada quanto na Veja, Folha, Estadão e Globo, resolvi investigar o caso. O refrigerante realmente existe, mas o fabricante e dono da marca não é uma Igreja, Pastor ou Bispo evangélico. De fato, o Guaraná Jesus existe desde 1920 e pertence à Coca-Cola Company: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Guaran%C3%A1+Jesus&ltr=g&id_perso=1848.

Não sei se a Coca-Cola promove seu produto com um olho nos evangélicos e o outro nos lucros. Mas não ficaria surpreso se isto ocorresse. Afinal, o capitalismo nasceu da luta que os protestantes travaram durante quase um século para ter liberdade de produzir e comerciar sem qualquer limitação imposta pela Igreja Católica (e, é claro, para poder desfrutar sua propriedade). O liberalismo e o Estado Laico que emergiram das guerras religiosas européias não impediam (e ainda não impedem) a exploração econômica da religião. Assim como os Papas católicos medievais vendiam indulgências, os protestantes produziram e venderam suas bíblias em línguas vulgares e as roupas com que os seguidores de Lutero e de Calvino poderiam se distinguir e ser facilmente reconhecidos.   

A garota que fez a crítica ao mercantilismo evangélico citando indevidamente o Guaraná Jesus (propriedade da Coca-Cola Company)  é de esquerda. Em razão disto e procurando variações sobre o tema, me veio à lembrança a famosa Mecca-Cola, refrigerante produzido no Oriente Médio http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u50541.shtml que se tornou objeto de veneração em alguns círculos de esquerda. Tanto que o refrigerante islâmico é referido no relatório de viagem de uma Eurodeputada “vermelhinha” que foi visitar a Faixa de Gaza:  

“Os irlandeses bebem cerveja alegremente, antes do “jejum” a que seríamos votados nos dias seguintes, apenas podendo beber água, chá ou café, sumos ou mecca-cola.” http://www.esquerda.net/dossier/uma-visita-gaza-pris%C3%A3o-c%C3%A9u-aberto/28185

Ainda não provei nenhuma das duas beberagens. Provavelmente não farei isto. Quando tenho sede prefiro tomar água. A ingestão excessiva de açúcar não faz bem a ninguém, exceto aos fabricantes de insulina e aos planos de saúde que tratam diabéticos. E já que estamos a falar de açúcar, não podemos nos esquecer que muitos colonos portugueses cristãos enriqueceram produzindo “sal doce” no Brasil. Segundo os historiadores, a técnica que eles utilizavam para a fabricação do produto teria sido aprendida ou surupiada dos árabes. E como diz Darcy Ribeiro, das bolas destes colonos quase todos nós viemos.

Conclusão, a suposta guerra ideológica entre  o Guaraná Jesus e a Mecca-Cola é uma ilusão. Em razão disto, sugiro aos leitores interessados que provem os dois refrigerantes misturados. O resultado será igualmente doce, não poderá ser considerado herético e certamente produzirá lucros para capitalistas estrangeiros.

Fábio de Oliveira Ribeiro

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “sugiro aos leitores

    “sugiro aos leitores interessados que provem os dois refrigerantes misturados”:

    “Garcon, uma Jesueca sem gelo, plisi”.

  2. Peraí!
    O guaraná Jesus foi

    Peraí!

    O guaraná Jesus foi criado por um farmacêutico chamado Jesus Norberto Gomes, e essa é a razão do nome. Não houve, pelo menos na origem, nenhuma conotação religiosa.

    Após décadas, foi comprada pela coca-cola por razões de mercado. Como diversas outras marcas regionais que também foram compradas, não houve motivo religioso. 

    Como era – e é – muito popular no Maranhão, a coca não interrompeu sua produção.

    O consumo no Maranhão, onde foi criada e é popular, não tem qualquer vínculo religioso.

    1. O consumo pode não ter
      O consumo pode não ter vínculo religioso, mas o “potencial evangélico do produto” é tão evidente que o mesmo pode acabar sendo vendido no Templo de Salomão da Universal do Reino de Deus e nos templos concorrentes também.

      1. Existem evangélicos debaixo
        Existem evangélicos debaixo da minha cama…
        Ai, mal posso vê-los

        PS1: sou nacionalista, de esquerda por agora…
        PS2: ironia ligada

        1. Embaixo da sua cama tem um

          Embaixo da sua cama tem um evangélico. E em cima de você? Tem um CUmunista desfrutando seu orifício?

  3. Em verdade vos digo.

    Sei da existencia e da história do Guaraná Jesus há décadas. 

    Seu nome se deve ao sobrenome do seu primeiro proprietário e fundador.

    O refrigerante lidera as vendas no estado do Maranhão, superando Coca Cola e Guaraná antáctica, daí a razão de ter sido assediada pelas duas empresas para repassar seu controle, vencendo a Coca Cola pela melhor oferta, mas tambem pela velhice e cansaço de seus proprietários.

    O Maranhaõ é o único estado onde o produto é vendido massivamente, entrando nos outros estados como souvenir. Aqui em São Paulo pode ser encontrado em algumas lojas de coveninecia ao preço de 5 a 7 reais. Comprei para minha filha, que depois ralou a tampa da lata, transformando-a num lindo porta objetos.

    O resto é mi mi mi ideológico.

     

    1. Quando rejeita algo como
      Quando rejeita algo como “mimimi ideológico” você apenas demonstra o autoritarismo da sua ideologia. Detesto mimimi de tirano frustrado!

      1. quem tá rejeitando o que?

        Companheiro eu não rejeito nada, reflito, reciclo e aproveito tudo.

        Eu trato o assunto aqui como uma constatação e não como aceitação ou rejeição que eu não caibo nesse mundinho estreito.

        Mas não fique triste não, peretencemos ao mesmo campo ideológico e eu sei bem o quanto machuca quando somos vítimas de algumas fustigadas e mais ainda de fogo amigo.

        No mais viva Lula, viva Dilma e viva o rabo do tatú e que o resto vai tomar… um guaraná.

         

        1. Se tentar reciclar sua
          Se tentar reciclar sua ditadura você tomará guaraná COM Jesus? Cuidado, o mimimi dos tiranos paneleiros golpistas pode acabar em tragédia sem açúcar.

  4. Esse refrigerante sabor

    Esse refrigerante sabor guaraná tem uma história interessantíssima. O criador, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, aliás, era ateu.

  5. refrigerantes

    Depois da plêiade de autoridades de nossa digníssima república presentes na inauguração da mega casa de espetáculos do Edir – o Templo de Salomão – , convenhamos que Guaraná Jesus é coisa perfeitamente light.

    Não duvideis do poder da fé. Somente ela é capaz de tréguas em meio a “profundos conflitos ideológicos”: Dilma e Alkmin (e esposa) juntinhos e contritos… Edirficante…

    Pois é: se misturar, é tudo doce.

  6. Complementando sua pesquisa sobre o Guaraná Jesus

    Os comentários do Aleandro e Edivaldo explicam corretamente a origem do Guaraná Jesus. Acrescento que o proprietário também deu nome à sua filha de Maria de Jesus. A Coca Cola comprou esse refrigerante e também o Tuxaua no Amazonas, entre outros.  

  7. Assunto de esquerdista ateu ideológico

    Caros colegas do blog, você estão tratando o produto com o viés ideológico, e estão a criticar religiões e afins!!! Que é isso? Vão procurar assuntos mais importantes para discutir.

    Ora, o Guaraná Jesus é um produto antigo e consumo ele desde os meus tempos de criança, lá no maranhão. Agora tenho 40 anos.

    Nada tem a ver com religião. Aliás, vão lá no Maranhão e comentem isso que vocês se passarão por ridículos.

    O consumo, no Maranhão, é cultural. Já virou um produto genuinamente da cultura maranhense. É quase um arroz de cuchá para o maranhense. Também por esse motivo a Coca-Cola não deixou de produzí-lo, apenas queria o controle. O interesse da Coca-Cola em comprá-lo é por ser mais consumido que a Coca-Cola no Maranhão. Basicamente o mesmo motivo que levou a empresa a comprar a Del Valle.

    Não estou a falar que o produto seja bom, gostoso, etc., mas é cultural.

    Acrescentando, sou de esquerda e ateu, mas esse post sobre o produto foi ridículo e de uma ideologia suprema.

    1. Desfiz a confusão que circula

      Desfiz a confusão que circula no Facebook. Mas você diz que estou a “…criticar religiões e afins!!!”

      Você anda bebendo água que passarinho não toma ou bebe pinga como uma raposa?

      Além dissso, que mal há em criticar o que quer que seja? Me aponte na CF/88 onde está a regra que proibe o cidadão de discutir e criticar o que quer que seja. Se conseguir fazer isto você ganha uma Mecca-Cola!

  8. Refriger……eco!

    Post perda de tempo. Como é domingo, vamos lá. Esse guaraná Jesus conquistou alguma fama, mas é uma porcaria tipo Grapetti (e essa era do Rio Grande do Sul) e pior que tubaína. 

    1. Mais um babaca autoritário

      Mais um babaca autoritário destilando sua frustração por não poder censurar o que é publicado na internet. Mas vamos lá… cuidado para não ficar espumando ao tomar Mecca-Cola. Dizem que ela faz mal para os babacas autoritários. Ha, ha, ha…

  9. Comércio x Religião

    Eu prefiro cachaça à fanta uva.

    O colunista achou uma boa comparação com o erro da usuária do facebook ao mencionar o Guaraná Jesus para fazer sua cantilena partidária.

    Eu trabalhei como plantonista por 12 anos à noite e assistia aos cultos evangélicos nas TVs. Cada barbaridade, quanta pedição de dinheiro, cada coisa absurda.

    Pessoas da minha família tiveram problemas com essa religiosidade toda.

    E sempre a comparação com a Igreja Católica. Levamos centenas de anos para nos libertar do pesado jugo do VAticano e agora vem essa coisa esquisita acontecendo no Brasil que chamam de teologia da prosperidade vale tudo. 

    Procurei e infelizmente não encontrei uma oração para sempre trazer no bolso (com outras que já tenho) que foi mencionada por Gerardo de Mello Mourão como sendo do povo do Canadá, que pede a Deus para nunca faltar cerveja na mesa do pobre. 

    1. “Levamos centenas de anos

      “Levamos centenas de anos para nos libertar do pesado jugo do VAticano e agora vem essa coisa esquisita acontecendo no Brasil que chamam de teologia da prosperidade vale tudo. “

      Excelente comentário. 

  10. Guaraná Jesus foi criado por
    Guaraná Jesus foi criado por um farmaceutico comunista que se chamava Jesus, e por isso deu esse nome pro Guaraná. Seus descendentes continuaram proprietários da empresa até poucos anos atrás, quando a Coca Cola conseguiu comprar depois de várias investidas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador