Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

A compositora e pianista Maria de Lourdes Gondim e sua família musical

por Luciano Hortencio

A compositora e pianista Maria de Lourdes Gondim, em um concerto no auditório da Casa de Juvenal Galeno. Da direita para a esquerda vemos seu marido, José Leite Gondim e as três filhas do casal, Maria Guilhermina, Maria Susana e Maria Margarida. Consta ainda na foto Henriqueta Galeno, filha, secretária e grande divulgadora da arte do grande poeta cearense. O senhor à esquerda ainda não foi identificado.

Há alguns anos passados fiquei impressionado com o vídeo intitulado O CASARÃO, da lavra do artista Maurício Cals, que aqui apresento. Nele vemos toda a musicalidade de uma família cearense e aspectos da Fortaleza Antiga, dos velhos tempos dos saraus e onde a música era cultivada “comme il faut”.

Dias atrás, visitando o site da Casa de Juvenal Galeno, tive a curiosidade de examinar a iconografia ali apresentada. Fotos raríssimas da Fortaleza Antiga, porém muitas delas sem qualquer descrição. Encontrei inclusive, com surpresa e grande satisfação, fotos do Coral Universitário do Ceará, sob a direção da maestrina Katie de Albuquerque Lage, em que estou presente, sem nenhuma identificação ou referência.

A foto acima é uma das que não possui, naquele site,  qualquer descrição ou referência à data em que foi batida. Quem me conhece sabe que não deixaria passar uma foto desse quilate sem buscar identificá-la. Tinha somente a certeza de que o concerto havia sido no auditório da Casa de Juvenal Galeno e que nela constava sua filha Henriqueta Galeno. Comecei então a tentar descobrir, pelo menos, quem era a pianista.

Tendo em vista que o vídeo O CASARÃO retrata a Fortaleza Antiga, voltei a assistí-lo, com vagar, capturando algumas fotos ali contidas. Fui recompensado pelo esforço. Ali constava a foto da pianista Maria de Lourdes Gondim e suas três filhas também artistas, Maria Guilhermina, Maria Susana e Maria Margarida, abaixo:

Embora já não tivesse qualquer dúvida em relação à pianista, pedi ajuda à amiga Elvira Drummond, escritora, musicista e pesquisadora, além de exímia pianista. Para minha alegria, Elvira é amiga de Lourdes Amélia, neta da pianista, que forneceu a identificação da família na foto que encabeça o vídeo.

A família de Maria de Lourdes Hermes Gondim deu continuidade à arte de sua mãe. Seu filho Paulo Gondim, suas netas Teca Gondim e Lourdes Amélia são exímios pianistas. Tenho certeza que há muitos artistas mais nessa família, porém não os identifiquei.

https://www.youtube.com/watch?v=pAdNWQPZc28]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=TdzZlwCiofM

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EU E MEU VELHO 

    EU E MEU VELHO

     

    Quase sempre

    acordamos juntos,

    tomamos café, cada um do jeito que mais gosta,

    vamos aos canteiros de flores,

    vamos à horta,

    tratamos das galinhas e dos patos 

     

    Quase sempre

    rimos de nossas imperfeições,

    gargalhamos de nossos prejuízos etários,

    sentamos e descansamos ouvindo nossos bolerões embaixo da mangueira.

    Quando há mangas, chupamos umas tantas, mas sem facas, mordendo a fruta.

    Aí, sem mais nem menos, acho meu velho tão sensual mordendo mangas !

    Chego mais perto, rimos, nos tocamos, nos beijamos.

     

    Quase sempre

    lemos poesias, ficção, ouvimo-nos um ao outro como música

    nem sempre suave,

    nem sempre terna,

    nem sempre pacífica.

     

    Nós dois somos a música.

    Odonir Oliveira

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Sl9CH9A491s%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador