Revista GGN

Assine

A carta de Miruna Genoino em defesa do pai

A coragem é o que dá sentido à liberdade

A coragem é o que dá sentido à liberdade

Com essa frase, meu pai, José Genoino Neto, cearense, brasileiro, casado, pai de três filhos, avô de dois netos, explicou-me como estava se sentindo em relação à condenação que hoje, dia 9 de outubro, foi confirmada.

Uma frase saída do livro que está lendo atualmente e que me levou por um caminho enorme de recordações e de perguntas que realmente não têm resposta.

Lembro-me que quando comecei a ser consciente daquilo que meus pais tinham feito e especialmente sofrido, ao enfrentar a ditadura militar, vinha-me uma pergunta à minha mente: será que se eu vivesse algo assim teria essa mesma coragem de colocar a luta política acima do conforto e do bem estar individual? Teria coragem de enfrentar dor e injustiça em nome da democracia?

Eu não tenho essa resposta, mas relembrar essas perguntas me fez pensar em muitas outras que talvez, em meio a toda essa balbúrdia, merecem ser consideradas...

Você seria perseverante o suficiente para andar todos os dias 14 km pelo sertão do Ceará para poder frequentar uma escola? Teria a coragem suficiente de escrever aos seus pais uma carta de despedida e partir para a selva amazônica buscando construir uma forma de resistência a um regime militar? Conseguiria aguentar torturas frequentes e constantes, como pau de arara, queimaduras, choques e afogamentos sem perder a cabeça e partir para a delação? Encontraria forças para presenciar sua futura companheira de vida e de amor ser torturada na sua frente? E seria perseverante o suficiente ao esperar 5 anos dentro de uma prisão até que o regime político de seu país lhe desse a liberdade?

E sigo...

Você seria corajoso o suficiente para enfrentar eleições nacionais sem nenhuma condição financeira? E não se envergonharia de sacrificar as escassas economias familiares para poder adquirir um terno e assim ser possível exercer seu mandato de deputado federal? E teria coragem de ao longo de 20 anos na câmara dos deputados defender os homossexuais, o aborto e os menos favorecidos? E quando todos estivessem desejando estar ao seu lado, e sua posição fosse de destaque, teria a decência e a honra de nunca aceitar nada que não fosse o respeito e o diálogo aberto?

Meu pai teve coragem de fazer tudo isso e muito mais. São mais de 40 anos dedicados à luta política. Nunca, jamais para benefício pessoal. Hoje e sempre, empenhado em defender aquilo que acredita e que eu ouvi de sua boca pela primeira vez aos 8 anos de idade quando reclamava de sua ausência: a única coisa que quero, Mimi, é melhorar a vida das pessoas...

Este seu desejo, que tanto me fez e me faz sentir um enorme orgulho de ser filha de quem sou, não foi o suficiente para que meu pai pudesse ter sua trajetória defendida. Não foi o suficiente para que ganhasse o respeito dos meios de comunicação de nosso Brasil, meios esses que deveriam ser olhados através de outras tantas perguntas...

Você teria coragem de assumir como profissão a manipulação de informações e a especulação? Se sentiria feliz, praticamente em êxtase, em poder noticiar a tragédia de um político honrado? Acharia uma excelente ideia congregar 200 pessoas na porta de uma casa familiar em nome de causar um pânico na televisão? Teria coragem de mandar um fotógrafo às portas de um hospital no dia de um político realizar um procedimento cardíaco? Dedicaria suas energias a colocar-se em dia de eleição a falar, com a boca colada na orelha de uma pessoa, sobre o medo a uma prisão que essa mesma pessoa já vivenciou nos piores anos do Brasil?

Pois os meios de comunicação desse nosso país sim tiveram coragem de fazer isso tudo e muito mais.

Hoje, nesse dia tão triste, pode parecer que ganharam, que seus objetivos foram alcançados. Mas ao
encontrar-me com meu pai e sua disposição para lutar e se defender, vejo que apenas deram forças para que esse genuíno homem possa continuar sua história de garra, HONESTIDADE e defesa daquilo que sempre acreditou.

Nossa família entra agora em um período de incertezas. Não sabemos o que virá e para que seja possível aguentar o que vem pela frente pedimos encarecidamente o seu apoio. Seja divulgando esse e/ou outros textos que existem em apoio ao meu pai, seja ajudando no cuidado a duas crianças de 4 e 5 anos que idolatram o avô e que talvez tenham que ficar sem sua presença, seja simplesmente mandando uma palavra de carinho. Nesse momento qualquer atitude, qualquer pequeno gesto nos ajuda, nos fortalece e nos alimenta para ajudar meu pai.

Ele lutará até o fim pela defesa de sua inocência. Não ficará de braços cruzados aceitando aquilo que a mídia e alguns setores da política brasileira querem que todos acreditem e, marca de sua trajetória, está muito bem e muito firme neste propósito, o de defesa de sua INOCÊNCIA e de sua HONESTIDADE. Vocês que aqui nos leem sabem de nossa vida, de nossos princípios e de nossos valores. E sabem que, agora, em um dos momentos mais difíceis de nossa vida, reconhecemos aqui humildemente a ajuda que precisamos de todos, para que possamos seguir em frente.

Com toda minha gratidão, amor e carinho,

Miruna Genoino
09.10.2012

Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
+433 comentários

Boa noite! Mas vi essa carta por e mail, inicialmente não acreditei que tinha sido escrita pela referida autora e fui checar na internet, vejo que é verídica...

Mas fico decepcionado e escandalizado com a afirmação da referida de que: "Teria coragem de enfrentar dor e injustiça em nome da democracia?" O movimento armado do ARAGUAIA era de cunho TOTALITARISTA de ESQUERDA, e não visava a democracia e sim um regime ditatorial do proletariado patrocinado por País antidemocrático (URSS).

O restante da carta que se refere ao presente me abstenho de comentar...

 

Essa é sua opinião, claramente de um totalitarista de direita e apoiador da ditadura capitalista, que, igual as demais impostas EUA  na América Latina. levaram nossos Povos à miséria, à fome, à escravidão, ao analfabetismo, às torturas, e, às matanças de milhões de seres humanos indefesos .

O mesmo que estão a fazer HOJE na Líbia, na Síria, na Palestina, no Iraque, no Afeganistão e tantos outros lugares do mundo, ou seja , implantando o terrorismo de estado, o genocídio, o massacre, os campos de concentração, o roubo do dinheiro daquelers Povos indefesos.

Gente como você deveria morar nos EUA, e sofrer com a imposição das leis pós 11/09, que retiraram todos os direitos individuais do Povo Estadunidense inclusive o de viajar pelo mundo.

Até Cuba já dá lições de DEMOCRACIA REAL ÀQUELA laia de bandidos que governa os EUA.

 

Você camarada é que deveria morar em Cuba, és um ignóbil de primeira linha, achando que esta moça está mesmo decepcionada com o que o papai vai ter que fazer ao ser condenado, entregou os amigos na guerra do Araguaia, e vai ser inocente assim lá longe, fazer um empréstimo daquela ordem, sem respaldo para pagar, e achar que seria para o partido é brincadeira né... vai para Cuba e fique por lá...

 

Miruna e família,


ouvindo a Ministra Camen Lucia, ao se referir ao senhor seu pai, nos deu uma ideia de que a história de vida dele será sempre o maior tesouro e orgulho para nós brasileiros. O peso dessa decisão do STF para a família toda é muito grande, mas, o amor e o afeto existente entre todos vocês é o remédio para toda essa aflição. Sempre terá aquele que comemora nossa derrota, no entanto, a vitória uma hora chega e precisamos estar atentos para reconhecê-la. A derrota maior do homem é acreditar que foi derrotado pelo inimigo. O Brasil não é tão mediocre como muitos pensam, temos capacidade de avistar longe, principalmente sobre os interesses velados nessas ações. Um abraço forte e parabéns por ser uma filha tão valiosa. Neuma Brito. 


 

 

OI ! MIRUNA, SABEMOS QUE SEU PAI É UM GRANDE GUERREIRO, LUTOU POR SEUS IDEAIS, COMO OS MILITARES LUTARAM PELOS SEUS, TODOS UNIDOS, POR UM BRASIL FORTE, JUSTO, SOLIDÁRIO E COM O MINIMO DE RESPEITO A POPULAÇÃO (SÁUDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTES, SEGURANÇA); ESTAVAS PENSANDO NO DR. GERALDO, QUANDO OBSERVEI SUA CARTA POSTADA AO POVO BRASILEIRO; É ISSO AÍ, LUTE PELO SEU PAI, REALMENTE HOUVE UM ERRO GROSSEIRO NO JULOGAMENTO MIDIATICO DO SUPREMO EM RELAÇÃO E EXCLUSIVAMENTE A SEU PAI, TENDO EM VISTA ALGUNS ACONTECIMENTOS(José Adalberto Vieira da Silva); QUANDO O MESMO PERCEBEU A SITUAÇÃO EM JULHO DE 2005; AS PROVAS EM RELAÇÃO A SEU GENITOR, SÃO MIDIATICAS E PROVENIENTES DA CHAMADA DIREITA RADICAL, PORÉM NOS AUTOS, DEVE HAVER COMPROVAÇÃO DO ILICITO PENAL, AS INTENÇÕES DE CONDENAR SÃO NOTÓRIAS COM O FATIAMENTO DO PROCESSO COM PROVAS EM RELAÇÃO AOS OUTROS RÉUS; ACREDITO NA INOCENCIA DE SEU GENITOR, NÃO ACREDITO NA INOCENCIA DOS JÁ CONDENADOS, POIS O JULGAMENTO, SEU DIRECIONAMENTO FOI TÉCNICO - JURIDICO PORTENTOSO; LUTAS PELO TEU VELHO, ELE MERECE,  AS CORTES INTERNACIONAIS, O PRÓPRIO LEGISLATIVO FEDERAL (SENADO E CAMARA); ABAIXO - ASSINADO COM O POVO BRASILEIRO PELA ANISTIA DE UM INJUSTIÇADO, PRECISANDO, HAYLTON (021.9973.4540). 

 

15/10/201220h30 > Atualizada 15/10/201222h03

Após absolvições, Joaquim Barbosa diz que Ministério Público tem que "aprender" a fazer denúncia

Do UOL, em Brasília

SÓ AGORA O MINISTRO PERCEBEU??

 Por aí se vê a mágica!! Condenar alguém com base numa denúncia feita por aprendizes? Se a denúncia é tão fraca, como sustentou todos os seus votos seguindo a lógica proposta por ela - querendo, inclusive, mandar pra cadeia uma secretária que ganhava mil por mês e cumpria ordens??? Isso vale a capa da veja? É o cúmulo da contradição.


 

 

"E se você fosse o ministro da casa civil de um governo de base parlamentar fraca e chantagista? O que milhões de brasileiros devem a Dirceu, Genoíno, Delúbio e João Paulo Cunha"

http://opensadordaaldeia.blogspot.com.br/2012/10/e-se-voce-fosse-o-ministro-da-casa.html

 

O QUE ME IMPRESSIONA NESSA HISTÓRIA TODA, é o fato 

de que quase ninguém procurou refletir sobre o estranho caminho tomado por alguém que queria ser corrupto: abandonar o lar,  lutar contra uma ditadura violenta, se submeter a torturas, correr risco de vida,  passar 5 anos preso, acompanhar o processo de transição para  a democracia, gastar os melhores anos, para conseguir o intento de ficar rico às custas do Estado. Não é o que a história tem nos mostrado. Não seria melhor se alinhar à ditadura,

se alinhar às empresas, servilmente?  Alguém que opta por pagar o crime primeiro, para depois se tornar criminoso?  Sabe, nem mesmo acredito que 

isso será publicado, mas, não quero morrer com vergonha do caminhar  patético no efeito manada, novamente aprisionada pelo veto do exercício de inteligência, que me incapacitará como ser humano.

Prefiro pensar. Dá trabalho mas me liberta.

 

     


  A história tem mostrado a decorrada de Impérios, nenhum deles sobrevive eternamente, a "imprensa golpista"  tem agora alguma chance para trabalhar dentro da Lei e não a margem dela, deve ser assim, se não, deve ser expurgada da sociedade brasileira; não é possível que pessoas públicas sejam cruelmente condenadas. Reconheço a história, a vida e conquistas de Dirceu, Lula e em especial José Genoíno que parece mais fragilizado.Segue meu apoio, carinho e pedido de mais coragem que é a característica mais forte desses heróis. Salve Genoíno, Dirceu e Lula! salve o Brasil!

 

Miruna,

Entre meus conhecidos com quem tenho conversado nos últimos dias, reina a indignação total contra essa decisão absurda do STF em condenar José Genoino.

Nós não podemos permitir passivamente um absurdo dessas proporções!

A coragem é o que dá sentido à liberdade.

É admirável um homem que diz isso e que pratica isso.

Desafio aos brasileiros em liberdade que dêem sentido a ela!

Manifestemo-nos!! Não vamos, caros brasileiros, permitir em silêncio que uma aberração dessas aconteça diante de nossos olhos!

 

Penso que Miruna Genoíno nem precisa defender seu pai. Ele acaba de ser condenado por uma quadrilha. Sim! Um quadrilha de togados, que se uniram para violar a constituição federal e os fundamentos do Estado Democrático de Direito. Veja o Joaquim Dantas Barbosa, que coisa triste! Não consegue deixar de ser escravo e serviçal dos donos do capital e da mídia conservadora.  Todos os 11 juízes do stf se renderam ao capital financeiro e à mídia golpista.

Miruna, este é o mesmo stf que se comportaram como cachorinhos da ditarura militar a partir de 1964. É o mesmo que não permite que um Dantas fique preso! É o mesmo que protege os banqueiros! É o mesmo que mandou Olga Benário Prestes, grávida de mais de seis meses, para ser assassinada pelos nazistas. Celso de Melo inventou uma estorinha sobre grampo telefônico, tentando atingir o governo Lula, mas nunca provou nada! O bandido Gilmar Dantas soltou o Dantas e  inventou que Lula o pressionou para adiar o julgamento, mas não denunciou o ex-presidente! E o Joaquim Dantas Barbosa mandou soltar o Dantas e agora se conluia com essa corja para usurpar competencia e condenar sem  provas.

Miruna, o Poder Judiciário é o mais corporativista e o mais corrupto dos poderes da República brasileira, não tenha dúvidas disso! No caso do Jenuíno, bandido não é o condenado e sim os DAS vitalícios que o  condena!

 

deixo aqui registrado meu apoio e solidariedade ao seu pai, um grande homem! Tenho esperança que o tempo e a história desmascaremessa enorme injustiça! Suas palavras me emocionaram! um grande abraço. Força!!!

 

“O que me amedronta, não é o grito dos maus, mas o silêncio dos justos” Martin Luther King

Miruna, meu apoio e solidariedade neste momento, a mídia sim é conveniente ao que ela interessa dar ibope, derrubar alguém, trazer pessoas ao conhecimento publico... ela está sempre do lado que a interessa... Nunca esqueceremos que ela está sempre do lado das elites. O caso mensalão é mais um jogo para esconder as corrupções da história do nosso país!! e para dizer que todos são iguais... Que a Justiça seja feita e a verdade seja transparente e não somente um jogo de poder!! PARABÉNS!! POR não desistir da luta!!

 

Cara Miruna, sinto pela sua dor, mas ao invés de vc se manisfestar contra a imprensa e a tão famigerada elite brasileira, pq vc não pede para seu pai por a boca no trombone e falar tudo que sabe , sobre o Lula, sobre o José Dirceu, sobre dona Marta ( que namora com o maior lobista que este pais ja viu) e mostrar para todos nós que ele é uma vitima e entrou nesta de inocente, este é o melhor momento, o que mais me deixa indignado é que quando um politico precisa da imprensa para seus interesses são tdos maravilhosos, mas quando as mazelas começam a aparecer a imprensa se transforma em inimigo, bom se não fossem estes inimigos nosso país ainda estaria em uma ditadura e seu pai ainda estria preso pelo regime militar, não culpe a imprensa mas sim os más companhias que estavam sempre ao lado de seu pai...

 

Caro,

Quando você diz : " o que mais me deixa indignado é que quando um politico precisa da imprensa para seus interesses são tdos maravilhosos, mas quando as mazelas começam a aparecer a imprensa se transforma em inimigo" não deveria ser ao contrário?

Sugiro reescrever assim: " o que mais me deixa indignado é que quando a imprensa precisa de um pilítico para os seus interesses este é uma maravilha, mas quando as mazelas começam a aparecer este político se transforma em inimigo rapidamente, entre uma edição e outra."

 

Sente droga nenhuma: você tenta usar esse post pra fazer mais carga contra políticos do PT, é só isso que você sabe fazer pelo visto, como faz a mídia tucana, até aqui nessa hora.

 

O interessante é que entre os julgadores do Genoíno, existe um que libertou da prisão pessoas ilustres como "Daniel Dantas", "Celso Pitta" e "Naji Nahas".... todos gente boníssimas!!!!!

 

Simbólico, não?

 

Lembrando..

O povo que vota, e apoia a corrupção é cúmplice e não vitima da miséria imposta pelos corruptos!!

Se nem todo dinheiro, com os melhores advogados, foram capazes de provar no ultimo recurso do STF condenação por unanimidade.. nem Papai Noel e Paulo Maluf salvam!! (com ou sem MÍDIA)

 

"A coragem é o que dá sentido á liberdade"

Precisa dizer mais alguma coisa, sobre a coragem deste revolucionário, que quase morreu na luta pela liberdade, e que uma vez conquistada, devolve a este lutador, de forma contrária, a supressão desta liberdade ?

Estes juízes que hoje o condenam, não imaginam o quanto custou, a conquista deste Poder, que era imaginado por aquela geração de revolucionários, porem mesmo esta perspectiva, jamais o fizeram desistir.

Tenho  um ortgulho danado, em ter sido contemporâneo do Genoíno.

 

Os poderosos  vieram na escuridão, e destruiram a única rosa do meu jardim; Depois vieram novamente às escondidas, e destruiram todas as minhas roseiras, porem jamais conseguirão impedir, a chegada da primavera.

Manifesto meu apoio de cidadã brasileira a este grande homem que lutou e luta e lutará pela liberdade e pela igualdade de direitos, pela justiça, neste país.

A José Genoino todo o nosso respeito e a nossa admiração!

Com a esperança de que seus pares saibam defendê-lo a cada dia, da mídia de direita, junto à opinião pública, e da (in)justiça brasileira, junto aos tribunais.

Fica registrada aqui a minha mais profunda indignação com essa inadimissível injustiça.

 

Prezados.

Sejamos coerentes, pois a luta pela liberdade, justiça e democracia não deve se valer de bandidagem e depredação do erário.
Acreditam mesmo que essa comovente "historinha" foi de fato escrita por uma garota sem nehuma experiência. Isso me cheira a mais um jogo de interesse político, especialidade do Genoíno, a fim de comover o povo e o heróicos Ministros do STF. Deve-se tirar do rol dos heróicos os dois políticos-magistrados que deram a absolvição.
Não se enganem, pois transformar a opinião pública em massa de manóbra é o maior trunfo do PT. O conteúdo da carta foi muito bem elaborado e ensaiado, desse modo espera-se que uma carta melancólica e sentimentalmente projetada não surta efeito na opinião pública tampouco na dosimetria da pena desses bandidos, cuja pena máxima é pouco para que sofram.
Se a Miruna está preocupada com o destino do pai, sugiro que a mesma preocupe-se em fazer de sua vida a diferença em relação a do pai, pois não é necessário ser revolucionário para ter honra, basta ser honesto.

 

Seu discurso é cheio de ódio, Giovanni ("bandidos, cuja pena máxima é pouco para que sofram"; "deve-se tirar do rol dos heróicos os dois que deram a absolvição" etc.).

É coerente com o discurso da "direita que ri extasiada", que tem sede de vingança e que prefere a barbárie ao estado de direito, sempre que vê seus interesses prejudicados.

 

Miruna querida - nem leia os posts que presumem culpa do seu pai: culpa não se presume, ou se prova ou não se pode imputar. Já os atos heróicos dele, não precisa sequer provar - estão registrados na História. Os mesmos que hoje tentam enlamear essa História são os que tentam agora condená-lo a todo custo, mesmo sem provas. E a prova dos nove é a alegria: não deixem, você e sua família, que sua alegria se perca nunca!

 

Presado Flávio Prieto

Isso mesmo, Corrupção no "PT" é uma invenção da mídia, assim como no Holocausto pois;

>>culpa não se presume, ou se prova ou não se pode imputar. >>Já os atos heróicos dele, não precisa sequer provar.

Assim como os de "Hitler" que antes da guerra; reduziu a mortalidade infantil, reduziu a taxa de desmatamento, reduziu a evasão escolar, aumentou a inclusão universitária, melhorou acesso popular a moradia, luz, água, saneamento, crédito popular, incentivou a formalização das relações de trabalho e a inclusão previdenciária, deu incentivos à agricultura familiar e orgânica, incentivou pequenos empreendedores e muito mais..

Vote "Hilter" para presidente do "PT"!

>>mesmo sem provas. E a prova dos nove é a alegria.

 

Falacia reductio ad Hitlerum detected!!!! Os robos tucanos estao agora com essa mania... triste!

 

“O que me amedronta, não é o grito dos maus, mas o silêncio dos justos” Martin Luther King

Prezada Miruna, 

Se o objetivo do seu pai era melhorar a vida das pessoas, ele alcançou este objetivo, basta conferir o altissimo padrao de vida que os integrantes do PT levam.Em algum momento vc ja se perguntou de onde vem o dinheiro para jantares nos melhores restaurantes regados a vinhos com preços inalcançaveis para a maioria da população!!! Ou de onde vem o dinheiro para bancar jatinhos, helicopteros,carros blindados, seguranças entre outras mordomias para a cupula do partido.Ou de onde vem o dinheiro para bancar as campanhas milionarias do PT.De onde vem o dn, para os ternos de cortes italianos da cupula do partido...entre outros gastos

Desculpa Miruna, seu pai errou, caia na real, ele é um Corrupto.E não me venha com essa que ele não sabia, pois ele estava na cupula do esquema.Chega de culpar os outros, assuma o erro.

 

S F M - Só fala m........


Se liga só: permitir mobilidade social a 40 milhões de pessoas, mantendo ao mesmo tempo um ambiente econômico estável (despenca a SELIC de 26% no fim da era FHC para os hoje 8,5%, baixa o dólar de 3,50 reais para menos de 2 reais, mantém a inflação abaixo dos 10%, etc.), isso é melhorar a vida das pessoas. Mas o PT de Genoino e Dirceu fez muito mais: reduziu a mortalidade infantil, reduziu a taxa de desmatamento, reduziu a evasão escolar, aumentou a inclusão universitária, melhorou acesso popular a moradia, luz, água, saneamento, crédito popular, incentivou a formalização das relações de trabalho e a inclusão previdenciária, deu incentivos à agricultura familiar e orgânica, incentivou pequenos empreendedores - estas são apenas algumas das coisas que o PT de Dilma, Lula, Genoíno e Dirceu fez, reconhecidas pela ONU (PNUD) e vários outros órgãos multilaterais. Graças a isso o Brasil não sucumbiu à 'maior crise desde a Grande Depressão', no dizer dos próprios órgãos de imprensa. Quem não consumia agora consome, quem não podia ter um diploma e se formar agora pode, quem só era lembrado em época de eleições agora é objeto de programas de inclusão social contínuos. Por isso é que eu digo tranquilamente que o Brasil melhorou! Se é crime fazer isso, é por isso que estão atacando tanto o PT, com ajuda de uma corte venal, burguesa e ideologizada, que julga sob pressão e se curva diante disso, para quem a ética é uma vaga idéia abstrata, descolada da realidade concreta.

 

Não pude conter as lágrimas e o mínimo que posso fazer Miruna é publicar a sua carta também no meu humilde Blog. Creio que dia virá em que a própria comunidade jurídica desejará o esquecimento dessa decisão do Supremo. Quanto à mídia conservadora, não há como mantê-la acima dos três Poderes, pois a democracia é governo do povo, pelo povo e para o povo, e não dos ricos, pelos ricos e para os ricos, os quais esta imprensa representa.

Leia também em: http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/10/a-carta-de-miruna-genuino-em-defesa-do.html

 

Realmente emocionante a carta da filha de Genuíno. Levou às lágrimas o senador Eduardo Suplicy, que chora e intepreta Bob Dylan quando não tem o que dizer. 

História de vida muito inspiradora. Enfrentar a ditadura e

ra tarefa para quem tinha coragem, de verdade. A luta tinha um objetivo: a democracia. Genuíno, e toda a militância do PT, perseguiu bravamente esse objetivo até nos provar que havia - ou sempre houve - um objetivo maior: o poder, que deveria ser mantido a qualquer custo. 

Me pergunto se vale mesmo a pena tentar se enganar mais um pouco e usar a trajetória de vida desse senhor para anular seus erros. Sua história de luta legitima toda essa nojeira? Ele é menos culpado pelo fato de ter enfrentado dificuldades para chegar onde chegou? Ele é uma vítima por ter se deixado contaminar pela sede do poder? Sujar as mãos para tentar impedir a democracia não é mais crime, mas um deslize? O que mais me preocupa nessa história toda é que ainda existe um peixe muito grande e que vai sair ileso disso tudo... 

Que esse seja apenas o primeiro mensalão a ser julgado nesse país. Que sejam presos petistas, tucanos, democratas, republicanos e marxistas que atentaram contra o país. Que sejam presos

 

Miruna, 

Também eu admiro e respeito seu pai. e nunca me esquecerei que ele fez parte de um governo que tirou quarenta muilhões de brasileiros da miséria e deu dignidade de volta a este país, entre tantas outras coisas. Seus filhos têm um avô para sempre ser motivo de orgulho.

O que ele fez foi tão grande que este percalço não deve atingi-lo.

Força. Milhões de brasileiro sofrem com você neste momento.

Mando um abraço para ele.

 

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe)

Cara Miruna,

Me solidarizo com vocês e apoio todas as manifestações e movimentos em favor de justiça a este grande homem brasileiro José Genoino, que muitíssimo contribuiu para que nosso país chegasse aqui onde ele chegou e com a esperança de seguir melhorando cada vez mais.

Mil vivas a José Genoino! Justiça seja feita a esse homem!

 

Melhor resposta que eu li sobre a dita carta é essa que segue abaixo. Copiei fielmente pois expressa minha visão e de MUITOS brasileiros.  

 

"Resposta de uma brasileira à Miruna Genoíno

- A carta a que se refere Maria Helena é de Miruna Genoíno, a filha do mensaleiro do PT que foi condenado à prisão por corrupção pelo STF. A carta de Miruna fez o cabotino senador Eduardo Suplicy chorar no Senado. As manifestações da filha do mensaleiro demonstra que não é apenas o pai quem perdeu o eixo e o pudor. Essa gente estranha, que passou a vida toda trabalhando com a lógica de que os fins justificam os meios, desde que a causa seja nobre, não percebeu que a corrupção é incompatível com as práticas políticas dentro de uma sociedade democrática. Miruna precisa compreender esta lição, que não lhe foi ensinada pelo pai, e recolher-se dignamente à posição de familiar recatado diante da desgraça familiar inevitável. Seu pai não é herói de nada, porque não passa de um reles bandido político condenado. 

Embora solidária com seu sofrimento, como uma das cidadãs a quem sua carta é dirigida, não posso me furtar a respondê-la com muita franqueza.Estranho seria se você, que teve um pai amoroso e que vê esse pai ser um avô dedicado e apaixonado por seus netos, não o defendesse. Mas pare e pense: você acredita mesmo que nossa Imprensa odeia o governo Lula apenas porque esse cidadão era um operário? Você realmente acha que todos os membros da Imprensa nacional são aristocratas que odeiam a plebe? Será que você não se lembra da força e da torcida da maior parte da Imprensa pela anistia e do prazer com que ela relatou a volta dos exilados? É à Imprensa, aos seus jornalistas e repórteres, que devemos, em grande parte, a maior parte, aliás, a queda da Ditadura. Se nossos jornalistas não encampassem a luta contra os militares, nós ainda estaríamos sob seu jugo. Ainda há alucinados que gritam Selva! Mas veja você que a grande Imprensa não lhes dá guarida. Seu pai cometeu um grave erro: seguir cegamente uma ideologia e acreditar que o PT seria o partido certo para implantar essa ideologia. E não perceber que estava seguindo dois homens que tinham um interesse apenas: o poder pessoal. A qualquer preço. Você já se perguntou para que eles queriam esse poder? Convive com eles? São homens probos tal qual seu pai? Vivem vida simples e regrada como seu pai e sua família? Eles se dispuseram a inocentar seu pai, confessando, em juízo, que ele foi vítima de um esquema tenebroso? Não lhe passa pela cabeça que seu pai foi muito ingênuo?

Sinto muito pelo seu sofrimento. Mas penso que sua carta deveria ser destinada ao Lula e ao José Dirceu.
Atenciosamente,
Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa"


O Fim não justifica os meios. E a culpa é clara e deve ser assumida. 

 

 

O Brasil, país de grandes injustiças, cometeu mais uma contra um grande brasileiro. 

O mesmo STF que concede Habeas Corpus a banqueiros inescrupulosos, condena uma pessoa genuína. 

Força Genuíno!

 

Faria o mesmo pelo meu pai independente de qualquer coisa, apesar de tudo, porém imputar tudo isso a mídia e a setores de nossa política acho leviano, errou tem que pagar, a oportunidade fez o ladrão, os fatos e provas são claros e demonstram que ele e seu bando cometeram um crime e todo seu passado de luta foi por água abaixo. Quando o PT assumiu o poder fui inocente ao acreditar que tudo seria diferente, mas o que se viu foi a mesma sujeira que sempre permeou a política brasileira por todos esses anos, inclusive na epóca da ditadura onde os companheiros dirceu e genoíno lutaram por justiça e igualdade. Ver o Lula apertando a mão do Maluf, é a demonstração clara do que é o partido nos dias hoje: dinheiro e poder. A ala "radical" viu isso e pulo fora, a Erundina presenciou isso nessa eleição e digna como sempre foi, também saiu. Eles tem que pagar, e muito caro para que isso não volte a ocorrer mais em nosso país, expresso minha opinião com pesar pois sempre admirei o Genoíno, mas esse é o preço por tudo que foi feito... Parabéns Ministro Joaquim Barbosa pela sua coragem e determinação, vossa senhoria é um exemplo para todos nós e alimenta a esperança de que um dia, quem sabe, o Brasil vai entrar nos eixos e políticos oportunistas e gananciosos irão parar na cadeia. 

 

 

É feio mentir, mormente quando se mente sobre a honra alheia, e tu, Marcello, mentes, és um mentiroso. Onde tu vistes Genoíno sendo acusado de ladrão, quanto mais condenado como ladrão? De onde tiraste que pertenceria a bando? Genoíno era presidente de um partido político. Nem mesmo provaram que ele estava envolvido com os empréstimos, como evidenciou o ministro Lewandowski, o único digno da qualificação de juiz naquela corte pavões medíocres. Duvido que tu tenhas votado no PT como dizes, teu estilo não combina com o do eleitor do PT, tu és um janotinha de pensamento raso e deve estar mentindo neste ponto também, e, sim, concordo, você é inocente, um inocente útil manipulado pela direita. Quanto a sujeira olha bem para tu mesmo e para aqueles com quem andas.

No governo fernandista, contra o qual tu não te insurges, a viúva sofreu roubo histórico, o maior de todos os tempos, nem mesmo os portugueses roubaram tanto. A dívida pública líquida cresceu naquele governo estonteantes 34% do PIB. Esse incremento de dívida, referido a 2011, equivale a UM TRILHÃO E QUATROCENTOS E OITO BILHÕES DE REAIS. E essa dinheirama sumiu, pois nada dela apareceu em obra, equipamento, vencimento, soldo, aposentadoria. A dinheirama sumiu. Onde foi parar, tu sabes? Eu sei, a quadrilha do psdb, dem, pps e apaniguados embolsou-a. Essa é a quadrilha que fornicou o país.

Genoíno, Dirceu, Delúbio são heróis do Povo, pois ajudaram a viabilizar o resgate da pobreza extrema de 20 milhões de pessoas e a ascensão à classe C de outras 40 milhões (democracia, néscio, é comida na boca do Povo e justiça igual para todos). O governo do PT, com a ajuda deles, deu um banho de gestão, pois investiu na melhoria das condições sociais da população e, mesmo assim, reduziu a dívida pública líquida em cerca de UM TRILHÃO DE REAIS. Aumentou a renda dos salários e aposentadorias, retomou a soberania ao tornar-se credor internacional (ao invés de devedor, como acontecia quando a tua turma, Marcello, governava), e, mesmo assim, economizou quase um trilhão de reais.

Como a tua turma não tem competência para chegar ao governo democraticamente pois é incompetente, haja visto o que fez quando governou, busca, como sempre faz quando é afastada do poder democraticamente, a via do golpe. Foi assim com Getúlio e Jango, tentaram com Lula e tentam com Dilma.

Genoíno, Dirceu e Delúbio são os Tiradentes do século XXI, estão sendo condenados por lutarem por justiça, justiça que acabará com privilégios de uma minoria podre.

(por que tu não abres teu bocão para denunciar o roubo fernandista e fazer carga contra a mulher do Noblat, acusada de ter roubado R$ 34 milhões do INCRA?)

 

 

Querida Miruna,

A indignação de um povo com as "obras" desta maldita mídia anti-nacional, que se opõe à grande construção de nossa nação soberana, é irmã gêmea da tua. Alta traição ao povo que a mantém, mesmo indiretamente, tortura de almas e assassinato sumário de reputações construídas ao longo de uma vida de lutas e aparelhamento de estruturas do estado, sabe-se lá por que tortuosos processos, são as ferramentas desta máfia tenebrosa que corroi nossa sociedade a pretexto de falaciosa liberdade de expressão.

A tua indignação é a minha indignação, pois há cinquenta anos luto pela emancipação e plena realização  deste país . Tenho a certeza que um exército de milhões represa a mesma raiva que eu e tu sentimos. A hipócrita justiça de procuradores seletivos e juizes de dois-pesos-e-duas-medidas poderá ser chamada, um dia, a prestar contas às vozes furiosas das ruas. Que ninguém se iluda da altura soberba de seu trono dourado estar isolado do mundo que o cerca.

Não desdenhem a esperança e os sonhos de DUZENTOS MILHÕES de pessoas!!!

Um carinhoso abraço.

 

Nassif e malungos.

Apesar de triste, mantenho a cabeça erguida e tenho a honra de ter conseguido presenciar em vida a presença destes dois grandes homens, dois Josés: Genoino e Dirceu.

Tenho orgulho destes dois grandes brasileiros.

E não vai ser qualquer manipulação, farsa ou essa armação abominável do consórcio PIG/PGR/STF com seu circo ínquisitório, sem provas e com argumentos escarafunchados em arrazoados do 3º Reich, que vão mudar minha opinião em relação a estes homems.

Dirceu e Genoino são muito, mas muito mesmo, maiores dos que os caluniaram, denunciaram e condenaram.

A suas histórias de vida farsante golpista inquisidor nenhum vai apagar.

EVOÉ!!!

 

 

 

Daqui a três dias ninguem mais vai se lembrar disso.

Aí vem o feriadão ...

 

Há muito, muito tempo eu não me sentia tão triste.

Ontem, terça-feira, fui dormir com o coração apertado depois de chegar em casa, tarde da noite e soube da notícia da prisão de Genoíno.

Conheci o esse bravo brasileiro em 1979, em Salvador, durante o Congresso da Anistia. Naquele momento tão importante para nós brasileiros que lutávamos pela democracia, Genoíno ardia em febre com mais uma crise de malária, resultado de sua experiência no Araguaia.

Algum tempo depois, quando já havia voltado a morar em São Paulo, encontro Genoíno morando na mesma rua que em que meus pais residiam.

Vira e mexe encontrávamos o casal Genoíno na feira de domingo. Minha mãe o admirava pela simplicidade e simpatia. Ela sempre elogiava o casal e dizia que eles não haviam mudado o jeito de ser, mesmo depois que ele tornou-se vereador e deputado.

Apesar da falta de proximidade com o mesmo, sempre acompanhei sua trajetória através dos amigos comuns.

Por isso, é muito difícil ter que encarar essa injustiça. Conheci e convivi com muitos militantes que hoje são politicos. Muitos deles eu não duvido que pudessem vender a alma ao diabo. Mas o Genoíno, não. Se ele tivesse feito o que acusam, ele não estaria traindo seus eleitores, ou partido. Ele estaria traindo a si mesmo.

Genoíno é um ser humano daqueles que caso venham a compactuar  com o mal feito, antes de tudo cometem um ato de violência contra si mesmo.

Posso imaginar o seu sofrimento e de sua família. E essa idéia faz meu coração ficar mais apertado ainda.

Que ele possa ter saúde e energia para continuar lutando e provar sua inocência. Que esses mesmos que o condenaram venham redimir-se diante de um homem que sempre buscou o melhor para o povo brasileiro e que não merece ser injustiçado por seres que não têm a minima idéia do que é viver e lutar por um ideal.

 

É curioso ouvir a direita dizer que pela primeira vez a justiça está condenando "os poderosos". Está mais do que claro que, todo este teatro, é para condenar os perseguidos de sempre.

Em 50 cidades ainda dá tempo de dar uma resposta, ainda mais forte, na urna.

Mas, pelo visto, não poderemos parar aí: teremos que defender na rua a democracia substantiva que começamos a construir em 2002 com Lula na presidência. 

 

Miruna, a melhor resposta a carta viva em defesa de seu pai, está bem lá no ínicio da Carta Aberta ao Brasil, do próprio:


Eles passarão, eu passarinho.
Mário Quintana


Pois sabemos existirem no Brasil, coisas que pegam e coisas que não pegam, e a condenação de seu pai, de Dirceu, Delúbio e outros, pelo mensalão, é uma dessas coisas que nem mesmo eles, os condôminos da Casa Grande, acreditam.  


 

 

Abaixo-assinado em prol de um novo Marco Regulatório das Comunicações:http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N30163 Participem!

 

Genoino,


Não tenho dúvida de que o veredito do julgamento histórico do conjunto de toda a sua vida será possível ser resumida numa única palavra:


GUERREIRO! 

 

Tudo tem lados bons e ruins.

Ao ver a situação do Genoíno, e a forma como foi julgado, muitos de nós ficamos tristes. Ficamos tristes pelo julgamento político, pela condenação sem provas.

Só que deste caso me coloquei a pensar no Pinheirinho,e nas eleições, especialmente em São José dos Campos. Por quê? Porque a imprensa e o PSDB tentam a todo custo mostrar que o PT é um partido de bandidos e culpados, pela justiça assim tê-lo julgado. Só que se tem uma coisa que o povão brasileiro sabe é que a Justiça pode ser bem elitista e injusta (e por isso o Pinheirinho me voltou a cabeça), e não necessariamente a verdade final.

Para mim o resultado deste episódio é bem triste, mas acho que a oposição, a mídia e até o próprio STF não calcularam uma coisa. Se queriam denunciar culpados, acabaram por criar mártires por terem defendido o povo. E um ataque inimigo pode refortalecer aliados, e esse ataque vai refundar o PT.

Que o tiro saia pela culatra, e a história escreva a  verdade.

 

à Miruna, toda a força do nosso carinho.

 

Desejo aos familiares de José Dirceu e José Genoino muita força, coragem e determinação. E tenham a certeza de que contarão com o apoio e carinho de milhões de brasileiros anônimos, porém solidários com essa injustiça gestada e produzida pela mídia e por partidos políticos que não se conformam com derrotas no campo democrático. E o que é pior, com a participação da mais alta corte de justiça do país, que se acovardou e se apequenou ante essa pressão avassaladora que os donos do poder e as elites econômicas exercem contra o PT.
Na sede vingança para criminalizar o partido do presidente não mediram consequências. E não se constrangeram em forçar a condenação de pessoas inocentes (mesmo sem provas).
Agora podemos dizer que temos um retrocesso. E se é que tínhamos uma democracia, essa democracia fragilizou-se com a criminalização da política e as manobras bem urdidas da mídia para solapar (através dos tribunais viciados pela pressão) os direitos constitucionais garantidos pelo Estado Democrático de Direito (e justificar futuras investidas contra o ex-presidente Lula e contra a presidente Dilma).
Se nada for feito, tempos negros virão, agora não mais através de uma ditadura militar, mas de uma ditadura judicial-midiática (que mesmo sem o poder do voto se acha no direito de desrespeitar e de controlar a tudo e a todos).

Isidoro Guedes
Sociólogo, Educador e Gestor Público
Ex-Secretário de Saúde do Município de Goiana - Pernambuco

 

Uma mensagem que me tocou. A mensagem de um amigo distante no tempo a José Genuino.

Nome: Geraldo Gotardo da Silva - 10/10/2012 - 23:35: Do Blog do Ricardo Noblat

Cara MH,
Permita-me dirgir umas palavras à filha do Genoíno.

Miruna, em primeiro lugar, um abraço afetuoso e a minha irrestrita solidariedade.
Você nunca ouviu falar de mim. Creio que nem o seu pai hoje se lembra de mim.

Pois confesso uma coisa: quando ele estava na clandestinidade e preparando-se para ir para a Amazônia , ficou uns meses em Salvador. Ele era uma das pessoas mais procuradas pela Dita.

Miruna, aquele jovem idealista, corajoso, estudioso e capaz de dar a vida pelo seu povo, eu tive o prazer de abrigar em meu apartamento alugado com dois outros universitários. Ali, mantivemos longas conversas. Á noite, ele dormia num colchonete no chão do meu quarto, junto à minha cama.

Um dia eu cheguei da Faculdade e encontrei sobre a cama um livro do Garcia Lorca com uma dedicatória: "Ao Geraldo, ... Lorca foi um que deu a vida pela liberdade... Abs, Genoíno".
Ele tinha-se ido.
O livro, já amarelado, tenho ainda comigo e guardo-o no lado esquerdo do peito.
Abraços, minha amiga
GG

 

Cara filha do Genuíno, já era de se esperar o que aconteceu. O brasil assim como os brasileiros não  têm história pra pensar diferente. A justiça desse país, ainda que não saiba, continua lavando banheiros em uma repartição qualquer. A mídia t~em o poder de tranformar pessoas em artistas e isso é maravilhoso no mundo do faz de conta. A vida tem mostrado e sempre mostrará que a vaidade faz vítimas e sempre fará. Só um país não sério consegue fazer show disso. E o público deseducado  bate palmas. O teu pai perdeu esta batalha, mas a luta não para aí, e isto só prova que ta longe de parar. Minha solidariedade e meu amor a ti e teu pai que também é um pouquinho meu.

 

Miruna,

Para seu pai ser realmente o herói que pinta com matizes de emoção, deveria ele ter se insurgido contra Delúbio, questionado a origem do dinheiro que jorrava para os cofres do PT, vociferado contra os acordos com partidos contra os quais se insurgiu em boa parte de sua existência, como fez, por exemplo, Heloisa Helena.

A verdade, minha cara, é que no momento em que os homens são separados dos meninos, ele foi um menino. Curvou-se ao Partido. E esqueceu tudo aquilo pelo qual lutou.

Albert Camus em "O homem revoltado", em dado momento, escreve que aqueles que foram escravos, quando atingem o poder, inevitavelmente, em algum momento quererão ser reis. E nesse instante, esquecem esquecem por completo de quem foram e por quem lutaram. É o momento em que a solidariedade com a humanidade se perde. A ânsia de poder é o que resta. É quando o homem se corrompe...

Compreendo sua dor, mas aceite o fato: Seu pai errou e, sobretudo, traiu o próprio passado.

Quando aos que vociferaram contra mim. Não me incomodo. Há muito percebi que militantes e homens de partidos, têm pouco apego pela liberdade de expressão que não os deifica.

 

Enquanto Genoíno e Dirceu, dois heróis da Resistência brasileira são condenados, o mesmo STF que os puniu, garantiu a liberdade de gente como Brilhante Ustra, através do reconhecimento da Anistia aos torturadores como legítima. Enquanto os criminosos de guerra cantam e dançam, os heróis da Resistência são perseguidos e punidos. Pior: perseguidos e punidos por gente que eles mesmo colocaram no poleiro do STF. Aqueles que receberam "merendas" para aprovarem a reeleição estão no parlamento, livres para voar e cuspir na nossa cara.


Aos dois companheiros punidos, perseguidos, vilipendiados e humilhados, nossa solidariedade, estentida às respectivas famílias. E o Hibernardo, quando vai defender a Ley dos Medios?