As gravuras milenares da China

Por Vaas

Da ObviousMag

A MILENAR ARTE CHINESA DE Dong Yuan

Por Carolina Carmini

Centenas de anos antes de os pintores europeus desenvolverem a técnica da perspectiva havia um artista do fim da Dinastia Tang que já produzia verdadeiras obras primas trabalhando com a ilusão de profundidade e distância em suas pinturas de montanhas e rios. Apesar de sua vida ser uma incógnita, seus trabalhos são símbolos da arte milenar chinesa, influenciando gerações. 1050 anos após a sua morte, conheçam Dong Yuan.

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© Bosques no Inverno e colinas em níveis (c. 950) – Dong Yuan – Instituto de Cultura da Antiguidade de Kurokawa – Hyogo – Japão, (Wikicommons).

Dong Yuan (Zhonglingm, Jiangxi c. 900 – c 962.) era nativo da região de Sul Tang, um dos reinos da China no Período das Cinco Dinastias e Dez Reinos, local reconhecido por ser um centro para a cultura e as artes. Pouco se sabe sobre sua vida mas, como era comum na China, provavelmente Dong Yuan era um funcionário do reino – além de atuar como professor de artes – que estudou as artes chinesas anteriores para realizar seu ofício. Se sua vida hoje é desconhecida, sua obra é mais que reconhecida. O artista foi o principal representante da chamada Escola Meridional de pintura de paisagens.

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© Colinas no verão (detalhe) (c. 950) – Dong Yuan – Shanghai Museum (Wikicommons).

A arte tradicional chinesa originalmente estava fundamentada na arte da caligrafia e se desenvolvia com temas unicamente figurativos através de aplicações em rolos de papel de cânhamo e de seda e nas paredes. No entanto, durante a Dinastia Tang (618-907) – famosa por sua produção em artes, literatura e poesia, além de marcar o ápice da arte budista – o estilo da pintura chinesa sofreu suas primeiras modificações: a natureza passou a merecer a atenção e os olhares dos artistas chineses.
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© Montanhas lendárias e densas florestas – Ju Ran, (Wikicommons).

Dong Yuan nasceu durante esse período de ruptura da arte chinesa, mas foi na sua maturidade – durante o referido período das Cinco Dinastias e Dez Reinos (907-960) – que as paisagens se firmaram na produção chinesa. Juntamente com seu discípulo – e futuro parceiro – Ju Ran, o artista foi o fundador da Jiangnan da Paisagem, estilo de pintura que predominou na região do Sul Tang. O estilo é mais conhecido como a Escola Meridional de pintura de paisagens, nome dado posteriormente por historiadores da arte como maneira de diferenciar o estilo de Ding Yuan e a Escola Austral de pintura de paisagem – estilo de pintura chinesa da região Norte do país baseada nos princípios do taoísmo.Seus trabalhos são reconhecidos pelo estilo elegante das paisagens panorâmicas tranquilas, que sempre buscam enfatizar as belezas e riquezas da natureza local, ou seja, as montanhas e o rio Yang-Tsé na região do Sul Tang. Apesar de pintar predominantemente paisagens, Yuan também é reconhecido por suas pinturas figurativas. Suas obras também mostram a presença humana, de aspecto diminuto em frente à grandiosidade na natureza chinesa. Os seres humanos estão em segundo plano, sobrepujados pelos bosques, montanhas e rios.
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© Montanhas no Verão (c.950) – Dong Yuan – Shanghai Museum, (Wikicommons).arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan
© Visão noturna do rio e das montanhas (detalhe) – Dong Yuan, (Wikicommons).arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan
© Paisagem do rio – Dong Yuan – National Palace Museum Beijing, (Wikicommons).

Uma das características da obra de Dong Yuan é a ruptura com uma questão básica do estilo remanescente da Dinastia Tang: o uso predominante das cores verdes e azul para a realização das pinturas. Mesmo que em alguns trabalhos do artista ainda se apresentem traços dessas cores, as grandes obras de Yuan são monocromáticas em tons amendoados e pretos utilizando a técnica shan shui – técnica destinada a representar locais imaginários ou com características ilusórias, altamente detalhada e produzida apenas por artistas da corte.
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© Neve sobre o topo das montanhas – Dong Yuan, (Wikicommons).

Suas pinturas se distinguem pelo contorno arredondado, pinceladas longas e suaves com aplicações de fino equilíbrio perfeito da gestualidade que resulta na tinta nanquim com a aparência carregada e transparente. Mas a grande inovação de Dong Yuan foi o desenvolvimento da técnica de um misto de pontilhismo e sombreamento que construíam um efeito mais nítido nas paisagens e o uso sofisticado da perspectiva, que proporcionou outras possibilidades para a pintura – incluindo de outros artistas.
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© O Rio – Dong Yuan, (Wikicommons).

Uma de suas obras primas é o trabalho de pintura em seda Os Rios Xiao Xiang, com a requintada técnica de sombreamento e pontilhismo de Dong Yuan e o desenvolvido sentido para criar belas composições. A paisagem serena se agiganta sobre o grupo de pessoas que navegam nos rios e em suas margens. As montanhas criam conjuntos de pirâmides recobertas de arvoredos de folhagens densas e pedras arredondadas. E os desenhos que essas montanhas criam pelas margens dos rios mostram o apurado uso da perspectiva que Yuan faz em seus trabalhos. arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan
© Os Rios Xiao e Xiang (detalhe) (c.950)- Dong Yuan – Museu do Palácio de Pequim, (Wikicommons).arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Paisagem no estilo Dong Yuan (Dinastia Ming) (1577) – Wen Jia- Kimbell Art Museum, (Wikicommons).

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Luis Nassif

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