Caso Satiagraha

Há muita dúvida sobre o desfecho do caso Satiagraha, se a indicação de Paulo Lacerda como adido militar em Portugal foi promoção ou afastamento. Se o caso será abafado ou não.

Vou colocar um conjunto de elementos nos quais me baseio para avaliar o caso:

O quadro atual é francamente favorável a Daniel Dantas. Protógenes e Lacerda foram afastados, sim, não resta dúvida. A ida para Portugal foi prêmio de consolação. O que não impedirá que, eventualmente, ele possa atuar na chamada cooperação internacional contra o crime organizado.

Por outro lado, o inquérito da Kroll está totalmente parado, o esquema Dantas na imprensa continua agindo livremente, Gilmar Mendes permanece atuando com desenvoltura, os jornais ainda tratam um suborno filmado e documentado como “suposto” e todas as suposições sobre a ABIN (inclusive a fantástica central de grampos citada pela Veja) como fato concreto, mesmo sem  um elemento sequer de prova, e interlocutores do Ministério Público tentando vender a idéia de que a briga na imprensa é fruto de disputa de egos.

Há  sinais no ar de mais retaliação contra as pessoas que defendem a Satiagraha.

Na outra ponta, os elementos são os seguintes:

1. Por todas as informações disponíveis, é de primeira ordem a equipe da Polícia Federal que substituiu a equipe de Protógenes. De Sanctis, por exemplo, considera o delegado Ricardo Saady o mais brilhante delegado da PF que ele conheceu. Aparentemente tornou-se questão de honra para a PF levar o caso até o fim.

2. O primeiro relatório de Saady agradou até o delegado Protógenes. Há informações de outros relatórios a caminho. Saady já garantiu que todas as provas colhidas por Protógenes são legais. E há afirmações taxativas de Protógenes – inclusive no Roda Viva – de recolhimento de provas de suborno de jornalistas. Afinal, são quatro anos de investigação.

A conclusão final dependerá da chamada “prova do pudim”. Ou seja, dos resultados dos futuros inquéritos. Neste exato momento, a impressão é que Dantas vence de goleada.

Comentário

Acabo de ser comunicado pelo Gabriel Priolli da não renovação do meu contrato com a TV Cultura. Paulo Markun transferiu a incumbência para o Priolli.

No último prêmio Comunique-se foram três os jornalistas da Cultura indicados para a categoria TV: Heródoto Barbeiro, Markun e eu.

Nenhuma surpresa para quem conhece o Markun.

Luis Nassif

200 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Acho que tem o dedo do
    “Acho que tem o dedo do Gilmar Mendes nisso.”

    Eu acho que não, Stanley Burburinho. Acho que a ordem partiu do Palácio dos Bandeirantes.

  2. Lamento a saida, mas cada fim
    Lamento a saida, mas cada fim é tambem o começo de algo novo e quem sabe de algo melhor. De qualquer forma lembro com carinho a formação do jornal da cultura a noite antes da promoção do Markun, com Herodoto dirigindo a transmissão e você como pontual comentarista economico e cultural. Jamais assisti com mais gosto a um jornal na tv, extremamente objetivo, correto, instrutivo, interessante e tambem, vé se pode e que maravilha, divertido, formula inusual e inovativa por um jornal na tv.
    Que bom que era, que ruim que acabou, o Herodoto reapareceu mas o jornal não cativa como antigamente. Um abraço

    A destruição do Jornal começou com meu colega Marco Antonio Coelho que resolveu inventar e destruiu o modelo.

  3. alguém tem a lista dos homens
    alguém tem a lista dos homens de serra na imprensa?

    enquanto a gente discute dantas e mendes, serra passa quieto. tenta.

    é o golpismo. traço de caráter.

  4. Nassif, acho que essa
    Nassif, acho que essa não-renovação só conta pontos positivos para você Nassif.

    Espero que a conta bancária não sofra com isso, mas deve ser uma honra ser preterido por esse tipo de “jornalismo” da Cultura serristica

  5. “Aparentemente tornou-se
    “Aparentemente tornou-se questão de honra para a PF levar o caso até o fim”:

    Quem esta na frente eh o judiciario brasileiro, que so serve pudim marrom.

    Pode ir ate depois do fim que nao vai dar em nada.

  6. FDP como sabemos tem vários
    FDP como sabemos tem vários usos.
    Meu avô, caipira de alma, modos e costumes utilizava para dizer sua enorme admiração (positiva) por algo que lhe surgisse, como: FDP de menino sabido! (quando meu filho o surpreendia). Tinha também o uso em caso de dificuldade, como: FDP de goleiro! (quando qualquer goleiro defendia um chute de algum palmeirense).
    Eu mesmo sempre dei um uso menos agressivo para FDP. Influências. Uso-o para adjetivar coisas de pequena monta, quando poderia ser utilizado um adjetivo (mais correto) como: safado, por exemplo quando alguém fura uma fila qualquer, ao invés de falar: – que cara FDP, poderia dizer: – que cara safado. Há vários sinônimos de mesmo teor para também situações variadas de mesmo teor.
    Percebi que tenho que mudar. Preciso guardar o FDP para ocasiões e sujeitos que o mereçam, embora estas e estes sejam muito comuns atualmente.
    Sem querer ofender as genitoras dos agraciados pelo título, pois o FDP é muito maior que esta relação direta de parentesco. FDP engloba tudo de ruim, perverso, peçonhento, traiçoeiro, vil e podre que podemos pensar.
    Portanto, Markun és um FDP. E a lista de candidatos é enorme.

  7. Mais uma daquelas notícias
    Mais uma daquelas notícias que nos fazem desacreditar de jornais, de revistas, de homens. É tão triste termos sido testemunhas de certas trajetórias históricas de certas personagens do nosso jornalismo em tempos outros e agora desabarmos feito fruta madura do pé ou por uma belíssima rasteira quase imperceptível antes. Como FUI TOLA! Como AINDA SOU TONTA ! Chega de cabotinismo e hipocrisia ! Arre !

  8. Quem perdeu foi a TV
    Quem perdeu foi a TV Cultura.

    Será que essa decisão foi um ato isolado do tal do Markun, veio de cima ou foi uma decisão de um colégio?

    Ultimamente sempre que algum jornalista é demitido ou seu contrato não é renovado o Heródoto Barbeiro está por perto.

    Foi assim com o Ruy Martins do Direto da Redação, Sidney Rezende da CBN Rio e com a Roxane Ré da CBN São Paulo.

    Segundo o Ruy Martins, o Heródoto sempre sabe mais do que aparenta. Só que ele sabe de esconder bem.

    O Heródoto é um companheiro correto, acima de qualquer suspeita. Quando assumiu a Cultura, o primeiro ato do Markun foi afastar o Heródoto do Jornal da Cultura. Teve que voltar atrás porque a audiência desabou.

  9. Nassif, abra negociações com
    Nassif, abra negociações com a Band, Record e NBC

    Aqui, vc está 100% correto: nenhuma supresa para quem conhece Markun. O jornalista, mais um, a serviço de Serra e de sua banda, é, de fato, um velho conhecido de nós, jornalistas há algum tempo no mercado. Lembro-me dele na revista Imprensa e do que já se falava a seu respeito. Bom, só fato de ser o responsável pela TV Cultura de S. Paulo já fala por si. Contudo, meu caro Nassif, vc não precisa disso.

    Sugiro que vc faça contatos com a TV Brasil (NBR) e com a Record e a Band. Saia do provincianismo de SP, que os paulistanos costumam achar que é o centro do mundo, e vá para o mundo do Brasil de fato.

    Aproveite 2009 e também caia para o alto.

  10. Eu pergunto: quem irá
    Eu pergunto: quem irá substituí-lo na TV Cultura? Será que alguém já avisou ao Paulo Markun que a velhinha de Taubaté morreu?

    Isso nem sequer serve ao projeto presidencial de José Serra: calar uma voz independente e crítica ao governo do PT justamente no início de uma campanha que será duríssima é burrice.

    Mas alguém poderia argumentar: existem críticos ainda mais ácidos ao atual governo!

    Eu pergunto: essas pessoas possuem credibilidade?

  11. Nassif,

    Eu “vejo” você e
    Nassif,

    Eu “vejo” você e todos os comentáristas daqui, aqui. Onde é a TV cultura de são paulo? Lamento pelo contrato não renovado, mas tv cultura de são paulo, cá prá nós hein!!!

  12. Nassif
    O ataque de ontem às
    Nassif
    O ataque de ontem às 22:29 no post da “Ruiva na área…” está relacionado com a notícia hoje da não renovação de contrato, certo?

    Acho que não.

  13. Fala Homem. Custo alto a
    Fala Homem. Custo alto a independência impõe. Por vezes pensamos se vale mesmo à pena. Pensar faz sofrer; muito! Pensar traz a sensação de que tudo está fora do lugar, até porque, tudo está fora do lugar. É impressionante a desfaçatez com que bailam as personagens aos acordes dessa marcha fúnebre denominada “corrupção”, assolando a pátria, aviltando o bem, os bons costumes de urbanidade e civilidade. Prevalece a cultura do individualismo, sendo defenestrado o pensamento do bem comum, do coletivismo.
    Apesar de tudo, vale à pena ser bom, por nós, cada um, homens, mulheres, crianças, idosos, brancos, pretos, amarelos e vermelhos, todos brasileiros, “abrasileirados” ou natos. Míster ser bom, no caráter, na alma. Ter paz na consciência. Acredite, muita gente não dorme…não tem paz, apesar da grana podre ao arrepio dos nossos cofres.
    Tudo o que tem ocorrido somente faz lembrar que travamos uma guerra e importa saber que ela fica cada vez mais clara, apesar do intrincado jogo de poder.
    O elevado tribunal de nossas próprias consciências tem um poderoso juiz: Nós mesmos.
    Abs. e firme nas trincheiras!

  14. “O Heródoto é um companheiro
    “O Heródoto é um companheiro correto, acima de qualquer suspeita. Quando assumiu a Cultura, o primeiro ato do Markun foi afastar o Heródoto do Jornal da Cultura. Teve que voltar atrás porque a audiência desabou”

    Bom saber disso. Peço desculpas ao Heródoto. Mas, só pelo o que eu disse no comentário anterior.

    Dou como certo que a Record estará nos seus calcanhares nos próximos dias. Com você por lá, o nível da audiência melhorará e crescerá e é tudo o que eles querem e precisam. Além do mais todos sabem que os blogs serão o futuro porque isso é verdadeira comunicação: os dois lados falam.

  15. Caro Nassif:
    Lamento muito.
    Caro Nassif:
    Lamento muito. Por eles, até.
    Tenha calma, não se afobe.
    É assim que funciona e voce sabe disso.
    Abraços solidários

  16. Bem, bom que as coisas fiquem
    Bem, bom que as coisas fiquem claras e saiba de que lado estão os amigos e os inimigos.
    Boa luta e viva a liberdade!

  17. Não Nassif, não acho que seja
    Não Nassif, não acho que seja um elogio, ou que qualuqer um deva ficar feliz por você não mais estar na companhia daqueles.
    Acho importante que homens de bem estejam em todos os lugares, mesmo onde prevalece a patifaria. Se seu exemplo não serve para estimulá-los no caminho reto, sua presença os mostra que há muito joio, mas trigo também existe. E ser joio ou trigo depende de escolha pessoal.
    Aqui do Rio de Janeiro, recomendo ao Movimento dos Sem Mídia, aí de São Paulo, que promova um ato contra essa série de demissões motivadas politicamente,
    Abraços e boa sorte

  18. O que vc acha de fazer
    O que vc acha de fazer companhia ao Paulo Henrique, Azenha, Dornelas, Rodrigo Viana. Nassif, é bom lembrar que você saiu ganhando. Continue sendo o Jornalista que conhecemos, onde a ética é companhia permanente.

  19. Segundo a Polícia paulista,
    Segundo a Polícia paulista, citada no UOL, com cerca de R$ 2.000,00 consegue-se grampear uma pessoa.
    Não estaria nessa descoberta uma pista para o misterioso caso do grampo de Mendes e Torres?

  20. Protógenes e Lacerda
    Protógenes e Lacerda afastados, Paulo Henrique Amorim defenestrado pelo IG, Nassif com o contrato não renovado pela Cultura. É, cada vez mais as coincidências avolumam-se.

  21. Nassif e malungos.

    Markun é
    Nassif e malungos.

    Markun é a versão jornalística de Roberto Freire.

    Enterrou na lama seu passado, manchou irremediavelmente sua história, perdeu o rumo, a identidade e hoje não sabe o que é nem pra onde ir.

    Virou uma caricatura.

    Ou talvez, como Freire, nunca foi o que tentava aparentar.

  22. Concordo com o Stanley. Se a
    Concordo com o Stanley. Se a Record for esperta te chama pra emissora, tanto pra TV convencional quanto para o canal de notícias.

    Afinal, quantos Nassifs há por aí dando sopa?

  23. Nassif, minha
    Nassif, minha solidariedade.
    Tenho certeza que em breve estarei te vendo de novo no ar. Nem que seja na TV do Nassif! Independência custa caro! O Markun de uma cartada agrada toda a imprensa nojenta que vc desmascara e garante seus próximos empregos.

  24. Nassif, você já havia passado
    Nassif, você já havia passado da hora de sair daquele antro, pois a Tv, cultura virou um antro de politicagem. PARABENS POR NÃO PERTENCER MAIS “AQUILO”.

  25. Nassif, talvez seja o caso de
    Nassif, talvez seja o caso de não publicar essa transcrição, mas, ontem a noite alguém postou aqui um comentário estranho e que agora, com esse seu defenestramento na tvcultura, a coisa ficou clara. veio de alguém que sabia desde ontem desse desenlace.Eis a infãmia:
    “22/01/2009 – 22:29 Enviado por: [email protected]

    a lagartixa jah foi…e o cotaouro …tbem vai.
    Atencao para a contagem regressiva…7,6,5,4,3,2,1…”(Censurei o resto,mas “ratazana é o apelido que o reinaldo azevedo te trata lá no esgoto dele,portanto partiu de alguém desse meio neocon e que tinha essa informação antes de você.Esse comentário está no post”ruiva na area”,logo antes do vídeo do pink floyd. Eu suponho que ‘lagartixa” seja o PHA .Ou seja,seus inimigos estão bem informados e articulados. esse troço de cota ouro deve ter a ver com aquela história do saulo de castro. São só canalhas se divertindo enquanto podem,nassif.Eles podem te tirar um emprego mas não a sua credibilidade e muito menos a sua VISIBILIDADE. Mantenha-se forte aí meu velho. talvez esse post que eu denunciei seja útil em algum dos processos que te movem ou que voc~e move contra algum desses caras aí. e,no mais:
    VIVA A SATIAGRAHAAA!!!!

    Estou deixando registrado.

    ratazana escrota !

  26. Nassif,

    Eu posso estar muito
    Nassif,

    Eu posso estar muito enganado mas o Markum e diretor do Roda Viva e tem um monte de outros cargos por la, nao tem?
    E pensar que eu ja considerei ha muuuuuuuuuuuito tempo atras a TV cultura um exemplo a ser seguida. Santo Deus.

  27. Caro Nassif

    Sobre a sua
    Caro Nassif

    Sobre a sua saída da tv Cultura, sinto muito…por ela. Perde muito o brilho
    que fazia diferença perante outras, a qualidade.

    “Quem manda, comprovadamente, desmintir matérias que contam mentirinhas para o povo ? ”

    Quanto a operação Satiagraha…hehehe…faz tempo que se percebe o movimento.
    A saída do Lacerda não é premio, é “desapareça”.

    Lula deve estar sendo decepção para muitos.
    A mim, ficou a decepção pela postura, neste caso, do nosso presidente.

    Agora o andamento ?
    Te posto aqui uma notícia que recebi hoje e não sei se leu.

    Já aviso que a matéria é de post do conjur. aÍ na frente do seu monitor, deve (você) estar me perguntando, mas do Conjur ? matéria do satiagraha ?

    Pois é, as matérias referentes a este assunto no Conjur me arrepiam pelas inverdades, mas, deixa a inverdade de lado e lembre-se que tudo que soltam…”milagrosamente” acontece !

    Mas me recuso direcioná-lo para lá…
    então posto de outro site :
    http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=380195

    Leia amigo.

    Abração
    LP

  28. Faz parte do esquema de poder
    Faz parte do esquema de poder barrar seus opositores.
    A imprensa livre é só um livre pensar.
    Colegas que sobrevivem da bondade de políticos não tem moral para cobrar liberdade de imprensa.
    Nassif, acabo de escrever um artigo sobre a justiça no Brasil.
    Os tucanos mandam na nossa justiça.
    Permita-me colocar meu endereço em seu blog para os interessados.
    http://www.martinsandrade.blogspot.com
    Serei grato.

  29. Sem surpresa.
    O velho e
    Sem surpresa.
    O velho e manjado Sombra e seu método subterrâneo de sempre.
    O uso de prepostos, ora colunistas, ora procuradores, ora radialistas, ora ex-comunistas, ora delegados, ora ex-pefelistas, etc., etc.

    O objetivo é isolar Nassif, empurrando-o a atuar apenas onde possam caracterizá-lo como jornalista chapa branca e assim tirar-lhe a credibilidade, que anda incomodando.

  30. Triste pelo Nassif, mas
    Triste pelo Nassif, mas triste, sobretudo, pelo uso não republicano de uma emissora que deveria ser pública, mais que estatal.
    Evidente que esta violência cometida contra a opinião pública (telespectadores), em nome de uma partidarização burra, não será condenada pela mídia monopolista de uma nota só. Imagina se algo parecido acontecesse na TV Brasil?
    Menos mal que o Nassif estará logo em outra emissora.
    Como já falei aqui, no Brasil a República corre o risco de morrer antes mesmo de ter nascido.

  31. Isso é uma vergonha!

    É
    Isso é uma vergonha!

    É sempre lamentável quando jornalistas competentes perdem seus empregos por questões ideológicas.

    Vide o caso do Boris Casoy, embora este tenha perdido o emprego pelas críticas que ele fazia ao governo federal

  32. Nassif
    Eu também penso que
    Nassif
    Eu também penso que sair da Cultura é um elogio para ti. Porque? Porque não fazes parte deste time de gente que muda de pensamento conforme o bloco anda. Nestes anos em que frequento este blog o que mais admiro em ti é tua integridade moral, tua firmeza nas idéias que defendes. Nunca vi mudares de lado para contentar quem quer que seja. O que dizias ha dois anos continuas afirmando até hoje. Isso é carater. Por isso tens a admiração de todos que aqui escrevem. Por isso tens a minha eterna admiração e a felicidade de poder, ainda dizer que sou tua amiga.
    E, com a alma limpa te dizer que continuo pensando como tu a respeito de todas as lutas que travastes a travas.
    Precisava de público, te dizer isso.
    Beijos

  33. Em tempo

    Se houver realmente
    Em tempo

    Se houver realmente estes dados no inquérito contra Protógenes, os delegados e jornalistas citados, estes dados são SIGILOSOS. ESTÃO EM FASE DE INVESTIGAÇÃO.

    O Conjur cometeu crime em divulgá-lo.

    E se não houver, cometeu mais crimes, além da divulgação.

  34. Nassif,
    Uma pena a Cultura
    Nassif,
    Uma pena a Cultura perder, ou abrir mão, um jornalista como você, mas cá entre nós isso estava evidente a cada dia que passava devido as novas diretrizes que a Cultura passou a ter depois da posse do Serra.
    Lembre-se, antes só do que mal acompanhado. Vamos em frente! Força!

  35. Nassif,

    Sei que você não vai
    Nassif,

    Sei que você não vai concordar. Mas aqui no Rio, o jornalista Sidney Resende foi afastado da CBN, para a entrada de Lucia Hipólito.

    Há outras em curso. Sempre no sentido de garantir unidade.

    Aí, você sai e a TV Cultura completa sua limpeza ideológica.

    Isto é operação Serra 2010.

    Não, “Gilmar Dantas”

  36. Caro Luis Nassif
    Essas
    Caro Luis Nassif
    Essas praticas anti-democráticas fazem parte do “cardapio Tucano”.,tá no DNA do PSDB e seu famigerado “choque de gestão”.

  37. “Sugiro que vc faça contatos
    “Sugiro que vc faça contatos com a TV Brasil (NBR) e com a Record e a Band. Saia do provincianismo de SP…”

    Na Band ou Record?

    Ou seja: deixe o provincianismo de São Paulo e vá trabalhar…em São Paulo.

    Mudando de pato pra ganso: não sei porque tantas pessoas se dizendo “decepcionadas com os rumos da Tv Cultura”.

    É o mesmo que se dizer decepcionado com os quase vinte longos e intermináveis anos sob “administração” do Tucanato Imperial Paulista.

  38. Nassif

    Você deve saber muito
    Nassif

    Você deve saber muito bem disso, mas sempre vale a pena ressaltar :

    dedicar-se à verdade, às vezes doi, surpreende, mas é justamente aí que são reveladas as mentiras escondidas e , infelizmente, ainda dominantes….encare como vitória e bola pra frente!

    Acredito também que Record deve estar de olho em você, como alguns amigos já recomendaram !!!

  39. Realmente lamentável essa
    Realmente lamentável essa decisão da TV cultura.
    E se for por questões de divergência politica então, aí piorou…

    Bola pra frente!

  40. Os cargos de mando são
    Os cargos de mando são transitórios por estatuto e por lei.

    Mas, políticos e carreiristas não suportam a independência, a retidão a coerência nos outros.

    Tomam para si os cargos como se fossem sua propriedade.

    Do que adianta o Nassif construir ao longo de toda a sua vida uma reputação idônea ? Não faltam Markuns e muitos outros para cumprir esta missão repugnante. O que ganham, afinal ? A presidência da Cultura é tudo isso ? Existe limite de competência para todos, não é isso? Afinal nem como apresentador das TVs de São Paulo teve sucesso ou perdurou. Ou sonha com a secretaria de Comunicação de Serra ? Joga uma ficha azarada…

  41. alexandre

    acertou na
    alexandre

    acertou na mosca…também achei muito estranho!
    recomendo precaução na reação, porque parece que a intenção é quebrar tua serenidade e retidão, Nassif…muita calma !!!

  42. Nassif, antes de mais nada a
    Nassif, antes de mais nada a minha solidariedade e apoio. Conte comigo e acredito com o resto dos teus fiéis seguidores.
    Pois é só uma porta que se fecha, mais tenho certeza que várias continuarão a abrir-se tendo em vista da sua competência, equilíbrio e honestidade. Faz assim, joga isto nas costas da “crise mundial” e do desemprego.
    Mas diria, a modo de consolo, que como Engenheiro formado já sai de vários empregos por não concordar com a postura de meus patrões que viam somente a ganância em detrimento principalmente da postura ética e técnica (vide um exemplo típico o caso do desabamento do Metrô de SP, sobrou pra quem mesmo?).
    Ao ler teu blogue sempre achei que vc escondia (e isto é obvio) mais coisas do que sabia e podia publicar, um pouco para não aumentar o atrito con “os homens” e outra para não cair na leviandade e na difamação. Nem assim conseguiu escapar da guilhotina e da perseguição.
    Analogamente, essa tua briga (e que é nossa também, porque não) me lembra à dos palestinos com o Estado de Israel. Cá estamos nós, os “terroristas” atirando missivas que mais parecem chumbinhos enquanto eles se movem com toda a artilharia pesada dos seus escribas de aluguel e do poder econômico, sustentados pelo força de quinhentos anos de uma maquinaria montada para deturpar, difamar e afastar do caminho quem se mova contra os seus interesses, quase sempre escusos.
    E assim vão mantendo, e aumentando (?) a sua estrutura de poder.
    Veremos como comportam-se os teus “colegas de classe”, diante deste ato de censura não explicita. De minha parte não espero muitas manifestações de apóio a não ser daqueles sobejamente conhecidos.
    Engraçado, quando uns tempos atrás o Governo decidiu não renovar alguns cargos do Ipea à técnicos que vinham do Governo anterior ou seja ligados aos tucanos, a mídia toda levantou-se em protesto tachando-o com os mais duros adjetivos, desde autoritário até de aparelhador. E o que faz este Governo Serra na TV Cultura, a título de interesses eleitorais e de poder, tem o nome de quê?
    Em tempo, como vc mesmo colocou, essa péssima noticia do teu “afastamento” (não renovação) certamente tem estreita relação ao foco de resistência que se transformou este blogue contra a corrente majoritária.
    Tendo em vista que o próprio Governo, com o poder da maioria dos votos democráticamente conferidos, teme o enfrentamento a essa máquina, cabe a você o adjetivo maiúsculo de abnegado.
    Daqui pra frente, não me surprenderá se o pedido feito por Dantas de que todos os processos contra ele sejam anulados pelo STF, ou por força do corporativismo ou pela influencia nefasta de Gilmar Mendes, for atendido.
    Tenho mais de 40 anos e nunca desde que me conheço, vi qualquer falcatrua ser punida neste País.
    E aqui no meu estado (SC) outra péssima notícia, a RBS ligada a Globo acaba de firmar acordo com o Grupo do Arminio Fraga para atuar no âmbito nacional, com a criação de uma Empresa que certamente se tornará monopolista na area de entretenimento, mídia e Internet. George Orwell enganou-se, “1984” é aqui e agora, no Brasil.
    Estão apostando todas as suas fichas em 2010 e o jogo era sabido ficará cada vez mais pesado. Seria bonito ver a cara deles caso não consigam.
    Espero que o povo brasileiro não me decepcione mais uma vez.

  43. Nassif diz:
    “os jornais ainda
    Nassif diz:
    “os jornais ainda tratam um suborno filmado e documentado como “suposto”.
    Acrescentaria confessado e tendo o dinheiro do suborno apreendido.

    Quanto ao seu desligamento da TV Serra, junto-me aos que dizem que a TV perde mais que você. Markun é apenas o pau-mandado do Serra, assim como são outros que passaram a circular por lá desde que este assumiu o governo de SP. Um deles, inclusive, ex-secretário da Marta na prefeitura.

    Perdem também os telespectadores, por isso fecho com os que lhe sugerem outros caminhos, como Record e NBR – só discordo da Band, tão ou mais golpista que a Globo.

  44. o Jornal da Cultura não é
    o Jornal da Cultura não é mais referência.
    fico no zaping e não paro em nenhum canal.
    só assim para ter valor agregado…

  45. Recorto e colo um comentário
    Recorto e colo um comentário do blog do Mino Carta:
    “Reparo em certa perplexidade dos companheiros navegantes, quando não espanto, diante de uma revelação: segundo o mandachuva da TV de José Serra, Paulo Markun, os carbonários assim eram chamados porque costumavam devorar espaguetes à carbonara. É o que consta da biografia de Anita Garibaldi, obra de Markun, prefaciada por Fernando Henrique Cardoso, o qual, certamente, foi seu primeiro leitor. Markun, como FHC e como Serra, é um destes cidadãos que começam a esquerda e ao longo da vida mudam-se para o lado oposto”. (Blog do Mino 16/12/2008)

  46. Também acho que se pode abrir
    Também acho que se pode abrir uma porta maior para você no jornalismo da TV brasileira. Qualquer emissora que quiser encarar um avanço do jornalismo altamente profissionalizado, atuante e de credibilidade. E renovado segundo os novos padrões do séc. 21, na era de Obama, do enfrentamento das grandes crises, etc. Acho até que na Cultura o espaço que ocupava estava bem menor que sua importância atual como jornalista.

  47. Até agora, tudo indica que a
    Até agora, tudo indica que a informação que este site obteve há alguns meses estava milimetricamente correta: Darth Dantas e seu padawan, Gilmar Dantas, estão com a situação sob absoluto controle.

    Quanto ao sucedido na Cultura, é o Imperador José Serra agindo, com certeza. Ele tem o hábito de pedir a cabeça de jornalistas que não lhe agradem. Isso mesmo em veículos que não são estatais. Imagine-se na TV Cultura, então!

  48. Nassif, a Cultura é quem
    Nassif, a Cultura é quem perde, como já dito aqui. Mas preste atenção que parece coisa orquestrada. Primeiro aquelas ameaças feitas pelo Chaer. Agora o comentário de ontem – como bem registrado pelo alexandre 13/01/2009 13:45 – e seu desligamento da Cultura. Não sei, mas acredito que você deveria fazer um backup do blog. O que aconteceu com o PHA pode acontecer novamente. Afinal, é aqui no blog que está a ferramenta que tanto incomoda. Vide o papo da “kombi” do GDM lá na Cultura. Será que estou viajando?
    Forte abraço.

  49. Caro Nassif,
    creio que a TV
    Caro Nassif,
    creio que a TV Cultura se empobrece sem sua presença. Coisas assim me fazem sentir cada vez mais palhaço.
    Parece que o que acontece nos meios de comunicação de massa no Brasil já daria um roteiro melhor que o de “Network”do Sidney Lumet.
    Qual teria sido o motivo da não renovação do seu contrato?
    Tinha o hábito de chegar atrasado, não passava no teste do bafômetro antes de aparecer na telinha? Foi pego pela câmera no ato de comer uma bolachinha?
    Ou voce é competente demais pros interesses atuais da TV Cultura?
    Te acompanhando na TV desde o “Clube dos Esportistas” (lembra?) do Silvio Luiz , fico com essa última hipótese.
    Voce faz um trabalho excelente. Opiniões fundamentadas e equilibradas.
    Abraços

  50. Perdeu a TV Cultura. Ponto
    Perdeu a TV Cultura. Ponto pra você, que não se dobra a interesses outros senão a verdade factual.
    Estou com você, onde estiver e digo isso porque pode ocorrer de você também ter seu blog removido do iG.
    Hora de guradar os e-mails de todos os seus amigos do blog para eventuais contatos.
    Um abraço fraterno, rapaz!

  51. Nassif, só pra eu entender: o
    Nassif, só pra eu entender: o Priolli tinha realmente autonomia para decidir se vc ficaria ou não, ou o Markun apenas não quis “sujar as mãos” e foi uma delegação para inglês ver?

    Coitado do Priolli. Foi apenas para encobrir a falta de coragem do Markun de conversar pessoalmente.

  52. 1. Nassif, não causa
    1. Nassif, não causa surpresa, haja vista que a TV Cultura, sob o comando do Markun, sucumbiu aos mandos e desmandos do governador de São Paulo José Serra.
    2.Lembro que o jornalista Paulo Henrique Amorim sempre diz que o Serra pede a cabeça de jornalistas dos que fazem críticas a sua pessoa ou ao seu governo.
    3.Quanto a Satiagraha, lembro que em Terra Magazine há um relato em detalhes de como e de quem supostamente teria vazado a investigação para a jornalista Andrea Michel. Por lá sabe-se da pressão que o delegado Protógenes sofreu para falar do assunto e da exigencia do delegado que sófalaria se seus superiores estivessem presentes.
    4.Outro detalhe que acho importante é sobre a matéria com o Delegado Lacerda em Carta Capital desta semana, em que afirma do profissionalismo do delegado Protógenes e que o mesmo não incluiu todas as informações na Satiagraha, no momento dos mandados de busca e apreensão, para que não desse munição aos advogados. Ou seja, haverá novas revelações acerca da mídia no caso da Satiagraha.

  53. Te cortaram da Cultura e vão
    Te cortaram da Cultura e vão te talhar do Ig, Nassif.

    Você é pró-Brasil, o que não é nada bom para os pró-Serra.

    O detalhamento aqui do caso SABESP ( morri de rir quando vi no Quantum

    of Solace bandidos querendo dominar o fornecimento de água de uma

    região inteira) foi a gota d’água.

    Ainda bem que você – jogador de xadrez – já deve ter previsto as muitas

    variáveis subseqüentes.

    Muita força!

  54. Considero a decisão de seu
    Considero a decisão de seu afastamento como prova de que não há liberdade de imprensa. De que a “liberdade de imprensa” é uma expressão para proteger o limite autorizado de informação ao público. A autorização ou não depende de uma determinada conjugação de representantes do campo político e aqueles que apostam neles, como financiadores de suas campanhas. O processo de crítica bem sustentada feita tanto a governos como à mídia e seus porta-vozes somente aprofunda e amplia a democracia no país. A informação bem apurada e levada ao debate e à participação do público leitor e espectador é uma das condições para o aperfeiçoamento e a credibilidade da mídia. E vou mais além, para a educação do povo, o que lhe permite sair da ignorância, analisando os fatos e suas versões para o exercício de uma cidadania responsável, o que reverterá em lideranças mais comprometidas com o desenvolvimento e em um eleitorado mais informado para escolher seus candidatos. Portando, se o Palácio dos Bandeirantes tem qualquer influência sobre seu afastamento, isso significa que o PSDB, representado pela liderança de Serra, vem sucumbindo e se atrelando a posições mais conservadoras, inclusive revanchistas. Esse não deve ser o preço a pagar, porque ao invés de se posicionar ao lado do progresso, se torna cada vez mais comprometido com a pura alternância de poder e não com os interesses do país. Quanto ao caso Satiagraha, diante de todos os fatos e provas, aqueles que estão ao lado de um desfecho justo demonstrarão que são indivíduos com fibra e honra, não importando a ideologia. Se o grupo de pessoas que está tentando adiar e abafar o processo viesse a público com fibra e espírito público e discutisse os motivos de seu envolvimento, seria uma demonstração de que há lugar no país para as manifestações de civilidade e de caráter. Ás vezes é preferível desistir de um projeto de poder para criar condições de transformação da representação política no país. Todos saíram engrandecidos, principalmente seus partidos. Somente isso, já seria uma grande causa. O adiamento desse processo pode comprometer as transformações sociais, econômicas e, principalmente, políticas que estão por vir para que o país saia da periferia do mundo. Há três pessoas em particular, que têm uma históra militante nesse país que poderiam se candidatar a discutir as atuais bases da nossa democracia. Deles, espero que parta a iniciativa de se apresentar à sociedade, não como culpados, mas como conscientes do mal que a reprodução dos equívocos do passado trazem ao país, em termos de atraso para o combate das desigualdades e o exercício político transparente e democrático.

  55. Nassif, não dá para não
    Nassif, não dá para não perguntar: o Markun tem cacife para bancar algum profissional da Cultura que esteja incomodando “os poderosos”? Se não tiver, acho que ele também deveria sair. Outro emprego se arruma, dignidade não…

  56. Nassif já foi, por
    Nassif já foi, por determinação do governador Serra.
    O próximo que não terá o “contrato renovado” será o sr. Ernesto Rodrigues, o ombudsman da TV Cultura. Também, afirmo, por ordem do governador Serra.
    O ombudsman e o Nassif não foram demitidos, para não impactar na imagem da TV Cultura e não deixar transparecer a ordem do governador Serra. Essas determinações do governador Serra ao Paulo Markun são decorrência do compromisso dele, Serra, com o Grupo Abril.
    Podem anotar: Ernesto Rodrigues não terá o “contrato renovado”.

  57. Depois do episódio Roda Viva,
    Depois do episódio Roda Viva, a Cultura despenca no critério credibilidade. É falta de competência atribuir a responsabilidade a quem noticiou os fatos, em vez de reconhecer erros e corrigí-los.
    A Cultura é deste tamanho por ser feita pelos grandes jornalistas como Heródoto e Lilan Wite Fibe. O governo do Estado de São Paulo acaba de abrir mão de uma parcela do patrimônio da TV Cultura, que é nossa. Basta deixar de renovar contrato com mais alguns, e a “boa qualidade da TV Cultura” vai ser uma lembrança sobre o passado como o “padrão Globo de qualidade”.
    Vou encaminhar a notícia aos amigos PSDBistas do Largo São Francisco, que preferem Cultura à Globo, e depois eu retorno a resposta sobre abdicar de um Nassif e permitir um Chaer na composição da notícia. Até alienação acredito que tenha limite, e a gente não acha graça nisso.
    Espero que o retorno seja breve, pois jornalista sério está em falta. Precisando de patrocínio na “Kombi”, a gente compra até BMW à vista pelo Mercado Livre, se o banner estiver no seu blog. Credibilidade é coisa que não se compra.
    Abraço.

  58. Nassif, o Markun tem é medo
    Nassif, o Markun tem é medo de sua presença na TV Cultura. É que você sempre ganhou o Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do Site Comunique-se, principalmente quando ele concorre juntamente com você, como foi o caso do ano 2008. Isso tem nome: inveja, mas também atende pelo nome de vingança, dois dos sentimentos mais repugnantes do ser humano. Com sua saída, pode ser que ele tenha a chance de ganhar o deste ano. Claro, se você não for indicado por outra Rede de Televisão.

    Abs.

    Edmar Melo

  59. Uai, eu acha que conhecia o
    Uai, eu acha que conhecia o Markun, sempre o achei firma na frente do Roda Viva. Foi retaliação pelas críticas do Roda Viva com Gilmar Dan.. ops, Mendes?

    Ou as críticas à propaganda da Sabesp, sabe-se lá.

  60. Nassif,

    Na minha opinião,
    Nassif,

    Na minha opinião, seria interessante você tentar buscar uma justificativa junto ao Markun, ou a quem quer que seja, e publicasse, para que isso não se torne motivo de especulações e boatos por parte de seus detratores, como foi sua saída da Folha.
    Abraço

    Para que deixar o Markun mais constrangido?

  61. nassif:
    1.sua saída foi uma
    nassif:
    1.sua saída foi uma decisão de governo,com tudo o que isso significa.
    2.não te falta espaço nos meios de comunicação.
    3.na relação com a satiagraha,vemos onde a serpente se encontra.
    romério

  62. Resposta do Nassif:

    Para que
    Resposta do Nassif:

    Para que deixar o Markun mais constrangido?

    …E voce acredita em constrangimento do Markun?

    quem aceita desenpenhar este “papel” acredito eu, não tem este tipo de sentimento.

  63. Oi, todos
    Recentemente
    Oi, todos
    Recentemente fizemos uma campanha de emails junto à TV Cultura por causa da composição de uma bancada de entrevistadores do Roda Viva. Nao seria mais ainda o caso de fazer isso agora? E tb junto ao Observatório de Imprensa, Cidadania.com, etc.

    Porque, mesmo que o Nassif possa ficar até melhor noutra emissora, é um abuso o uso do poder para afastar vozes dissidentes. Que democracia é essa, em que o poder pode ceifar as vozes dissonantes?

  64. Nassif
    Lamento pela não
    Nassif
    Lamento pela não renovação do contrato.
    Espero que a TV Brasil aproveite a ocasião para contrata-lo.
    Você além de já ser um homem público, tem uma coisa dificil de adquirir que é CREDIBILIDADE

  65. Os militantes de esquerda,
    Os militantes de esquerda, cuja história se sustenta em um passado de bravura e coragem no combate à ditadura não deveriam deixar, como sobreviventes entre tantos mortos e desaparecidos, que o seu compromisso com a história fosse silenciado pelas armadilhas do jogo político do poder. Um partido que nasceu das lutas dos trabalhadores e das greves do ABC e que se transformou em uma esperança para o povo brasileiro também não. O mesmo serve para os intelectuais honrados e éticos que formaram o PSDB como alternativa a um PMDB que foi perdendo ao longo do tempo seus princípios em defesa da democracia e da constituinte cidadã, representada na figura de Ulisses Guimarães. Esses homens que estão sendo coniventes com as estratégias e maquinações daquilo que há de mais atrasado no exercício da política no Brasil, não poderão mais apelar para as lutas do passado, serão “mais um” na luta pelo poder. Os homens são parte de uma conta: cada homem é somente mais um. O que diferencia um homem do outro são os gestos de grandeza. Desses gestos dependem muitos brasileiros.

  66. Nassif !
    Ha alguns anos
    Nassif !
    Ha alguns anos atras (cinco se não me engano) conheci voce numa palestra em Joinville no lançamento de um jornal local A Gazeta de Joinville. Brilhante sua participação, sua lucidez e a maneira facil de expressar assuntos complicados como a economia.
    De lá pra cá tenho sido assíduo leitor de tudo que voce escreve e TODOS os dias vejo sua coluna e por causa dela passei a conhecer outros que tambem tem o dom de se comunicar.
    Aqui em Joinville tem poucas alternativas pra ver a TV Cultura por isso Não assisto, mas lamento sua saída nas circunstâncias que voce descreve.

  67. Quando começei a ler este
    Quando começei a ler este blog há quase tres anos ficava nervoso com as análises que o Nassif fazia sobre o Serra. Num post bem antigo Serra foi considerado candidato a estadista. Cutucado com educação Nassif respondeu apenas que Serra estava sob observação. Mais recentemente disse que o país estaria bem servido tanto com Serra ou Dilma.

    Aprendi a respeitar a opinião do Nassif sobre este assunto.

    Pensei comigo, vai que isso que falam do Serra é exagero. Afinal parece que tem um passado de luta. Não deve ficar por aí perseguindo jornalistas ou mandando demitir quem não gosta das mesmas músicas que ele.

    Mas este caso é emblemático. Demitir até quem lhe respeita?

  68. Como eu e tantos prevíamos,
    Como eu e tantos prevíamos, 2009 será o ano decisivo, o que resolverá 2010. E Serra+direita golpista+PIG vão jogar pesado. A cabeça de Nassif rolou, outras vão rolar, porque o fascismo não admite uma fresta de luz na sua escuridão, uma chama de inteligência na mediocridade geral. Viva o BBB, abaixo Nassif!
    Espero que outra emissora aproveite a chance e contrate Nassif com o espaço que ele merece. Depois da tempestade, quando a direita apanhar mais uma surra em 2010 e Lula fizer seu sucessor(a) garantindo a Democracia por mais alguns anos, sobrarão os bons profissionais, os que não se venderam pelas migalhas neoliberais. Jornalista é uma coisa, serviçal é outra. Isso ficará claro em breve.

  69. Meu caro “quase
    Meu caro “quase conterrâneo”,
    Você tem minha solidariedade e admiração crescente.
    Acho que sua demissão é culpa do Lula que, em entrevista recente, disse que gostava de você e reconhecia o seu valor profissional.
    Mas você tem um defeito: é bairrista. Então o Festival de Poços é melhor que o de Campos?
    Rubens
    São João da Boa Vista SP

    É melhor graças à qualidade da nossa vizinhança.

  70. Nassif, vc já foi procurado
    Nassif, vc já foi procurado pela TV pública federal (Rede Brasil)? Toparia trabalhar sob a direção da Tereza Cruvinel?

  71. Nassif, pelo pingos que vi e
    Nassif, pelo pingos que vi e li, você já foi afetado pelo veneno gilmar dantas. Pois sabemos que Daniel Dantas tem estreitas relações com a família Serra. Até sociedades comerciais houve no seio dessa relação. Depois, quem manda na TV Cultura é o Serra. E já que você foi um dos poucos jornalistas, no Brasil, que divulgou corretamente a seriedade da Operação Satiagraha e condenou o modus operandi da quadrilha dantas e revista Veja, alguma coisa aconteceria, né.

  72. Azar da TV Cultura. O seu
    Azar da TV Cultura. O seu blog já se impôs pela seriedade e profissionalismo.
    Daniel Mendes, Gilmar Dantas, Mainardi, Veja, Janaína Leite, Reinaldo Azevedo, Itagiba, etc… isso cheira mal, muito mal.

  73. Nassif,

    dia deste me lembrei
    Nassif,

    dia deste me lembrei do Gilmar. Aquele grande goleiro do Santos e da Seleção Brasileira. Logo em seguida lembrei-me de seu neme completo: Gilmar dos Santos Neves.

    Daí entendi minhaa súbita lembrança do nome do glorioso Gilmar. Conheceu a glória de se sagrar campeão do mundo pela seleção canarinho, de jogar no Corinthians e no Santos a de colecionar todos os títulos possíveis que um jogador de futebol poderia conquistar na época. E nunca mudou de sobrenome…

    Já nestes tempos bicudos há muita gente que passará para a história com sobrenome alheio. Fulano de tal dantas, sicrano dantas, beltrano dantas e assim por dantas.

    Você Nassif, já escreveu a ferro e fogo o seu nome: Luis Nassif. Para alguns ou muitos restará a desonra. A vida é curta mas a eternidade é longa.

  74. Essa paulada no Markun, se
    Essa paulada no Markun, se ele tiver brios, será capaz de acordar o rapaz.
    Até o Priolli deve estar vermelho.
    De qualquer forma, nem pense em atuar na imprensa mineira:
    aqui só se aceitam jornalistas submissos.

  75. Política é assim mesmo. O
    Política é assim mesmo. O grande serra sabe que sempre poderá contar com a imparcialidade do Jornalista Luis Nassif,mas,nem sempre poderá contar com a imparcialidade do ocupante da vaga de presidente do STF.
    É óbvio que o grande Serra tomou a atitude mais adequada,afinal,se até o Dr Paulo Lacerda foi mandado para Portugal,que mal há em não renovar um contrato.
    É o jeito do Grande Serra de governar.

  76. A “batata” de serrágio está
    A “batata” de serrágio está esquentando. Cheguei a achá-lo inteligente, talvez por ser colega de profissão. Mas, hoje, cada vez mais , eu vejo como ele é tapado. Fica jogando fora os 30% dos votos que tinha com essas “lambanças”. Vai dar Dilma mesmo ! O povo sabe dessas trapaças. A gente espalha.

  77. Uma pena Nassif.
    Fico
    Uma pena Nassif.
    Fico chateado em saber.

    Então agora a pluralidade e a opinião não alinhada está proibida até na TV pública?
    Mas com que turma está metido este J Serra.

  78. Nassif,

    Antes de ontem, se
    Nassif,

    Antes de ontem, se não me falha a memória, mandei-lhe um comentário acerca do risco que você estaria correndo de que lhe acontecesse algo similiar ao que houve com o PHA quanto ao blog no IG.

    Já não consigo mais ver a Tv há tempos… Então, nem estava mais sabendo que você se mantinha na Tv Cultura. Lamento pela Cultura, que perde enquanto instância pública, para converter-se em mais um aríete despótico do “ilustrado” de plantão. Lamento que ele só saiba agir exercendo o papel de destruição que seu nome eloquentemente manifesta.

    Enquanto uns afastam as partes usando da força, outros unem. Estamos todos solidários e mais unidos, Nassif. Vamos encontrar caminhos.

    Parabéns pela sua trajetória.

  79. Fico perplexo com o conjunto
    Fico perplexo com o conjunto de fatos que tem acontecido nesses tempos e me pergunto poque os movimentos sociais, sindicatos, associações, ongs, estão nessa letargia. Esperam o que? Um novo golpe militar? Acorda povo!!!!

  80. LN

    Ahh…vai não.
    LN

    Ahh…vai não. Vai…Nassifoo…

    Mas, já que não tem como voltar atrás na decisão, diga-se de passagem justa e correta do honrado Paulo Markun.

    A Nassifoo, se por falta de adeus, ciao canalhocrata!

    Prezado, todo mundo aqui já sabe do seu caráter. Para que continuar se expondo?

  81. Depois da chegada do Serra no
    Depois da chegada do Serra no governo de SP e do Markun na TV Cultura, o jornal mudou do dia para noite, inclusive com muita interrupção para os comerciais… mas é preocupante essa caçada aos jornalistas independentes no Brasil, sinceramente preocupante. Quem diria que o Alckmin era mais decente na sua relação com a TV Cultura! Esses jornalistas caçados deveriam encontrar um punhado de investidores progressistas para no mínimo fundar um jornal verdadeiramente independente (como fizeram na Itália quando foi fundado La Repubblica). Um canal de TV seria demais! Estamos cansados de ver as caras sem graça dos jornalistas em todas as TVs, quase tivessem medo de falar demais!

  82. Caro Nassif, é o preço a ser
    Caro Nassif, é o preço a ser pago pela coerência e competência. Sobre o HB, não sei não. Na época do “mensalão” ele foi extremamente parcial à reboque da oposição. E melhor tomar cuidado com o IG, visto a censura do PHA. Abraço.

  83. Qual o problema deste
    Qual o problema deste indivíduo (Tato de Macedo) com você Nassif?

    Foi vetado aqui por comportamento inconveniente.

  84. Faz tempo que na Cultura
    Faz tempo que na Cultura só assisto ao ” VIOLA MINHA VIOLA ” aos domingos e alguns episódios do Roda Viva!
    O Resto, virou palhaçada. aquele “Opinião Nacional” então, me parece tribunal de puxa-sacos tucanos,…
    Aí não dá!!

  85. Então se fosse o Chaves a não
    Então se fosse o Chaves a não renovar o contrato é golpe…
    Sei, sei, entendo….

    Nassif,
    Um dos muitos motivos de sua alta audiencia é a qualidade e isenção.

    Fora a qualidade dos assuntos e os comentários que elevam e esclarecem o debate e o conhecimento. E a pluralidade limpa com que são tratados os assuntos.

    Liga não, brother, constrói sua estrada, sempre nessa linha honesta e contando com comentaristas de qualidade. Venho nesse espaço para aprender, um oásis no mais árido deserto.

    Para falar palavrão e enlamear o debate o mundo está cheio.

    Com seu diferencial é difícil de encontrar.

    Abraço solidário

  86. E pensar que vivemos numa
    E pensar que vivemos numa democracia ampla e irrestrita, com liberdade de imprensa…Deus salve a Internet!

    Acho que depois daquele mafuá do Roda Viva com o Gilmar Mendes, vc já estava esperando, não Nassif?

    Perde a TV Cultura e continuamos perdendo os telespectadores que ainda tentamos acompanhar o canal. Eu, a partir de hoje, troco o Jornal da Cultura pelos últimos capítulos de “A Favorita” e, na semana que vem, vou de “O Clone das Índias” (tudo logo após o Jornal da Record) .

  87. Avante Nassif! Bom senso,
    Avante Nassif! Bom senso, caracter, honra, credibilidade só devem ser emprestadas à veículos com a mesma característica! Infelizmente a TV Cultura não mais as possui! No entanto, a comunidade do blog e tantas outras pessoas que o admiram e respeitam estão contigo, E não vai faltar espaço para você com certeza! Talvez Record? TV Brasil…sei lá! Seja aonde for que venha a aportar estamos com você! Boa sorte! Os patifes do PIG, o DD, o Gilmar Dantas e Serra acham que podem desestabilizar a vozes do bom senso e da credibilidade que ações deste jeito, mas que estrondoso engano. Só fortalace a nossa opinião e convicção que já sabemos a quem confiar, a quem eleger e a quem merece respeito. Avante Nassif! Uma legião o apoia e lhe presta reverência aguardando bons combates! Força aí ! abs

  88. Há certos contratos que são
    Há certos contratos que são um alivio quando são desfeitos. Durma em
    paz turco, vc merece coisa melhor. Ficar num lugar, com ar viciado, faz
    mal à saúde. Parabens, Nassif…

  89. Minha solidariedade
    Minha solidariedade Nassif

    Eu não pensei que eles fossem dar tanta bandeira. Impossivel não suspeitar do dedo ,não, da mão inteira daquele rapaz de olheiras . O proximo passo vai ser te tirar do IG.
    Abraço e pensa que pode ser uma virada vitoriosa na tua vida.

  90. Perder o emprego por ter
    Perder o emprego por ter ética, caráter e credibilidade já está virando moda no meio jornalistico. Mas, quem desse meio pode entrar de cabeça erguida em algum lugar que reuna, Mino Carta, Bob Fernandez, Franklin Martins, Tereza Cruvinel, Mauro Santayna, Sebastião Nery, Paulo Henrique Amorim? Tu podes, pois tens respeito e admiração de todos os brasileiros que ainda conservam suas mentes lúcidas, e logo estaras de volta. abraços

  91. Omedeto(parabens) Nassif! ser
    Omedeto(parabens) Nassif! ser defenestrado da Tv CultuCANA (do Quadro Morto,da Opinião TucaNacional,do Supositorio da Impressa) vale um atestado de independencia,um nada consta,um não me vendo.Nesta era MIdiaVil, pautado pela falha de so pau,pela inVeja,pelo detEstado,restou,de serio,o prof.Herodoto e a Inezita.a voce a minha torcida para que, IGnore Odin Placebo e a tv Guiness,sIGa rumo a tv Brasil.

  92. Nunca gostei do José Serra,
    Nunca gostei do José Serra, isso é fato.

    Mas estranhei bastante, dado o histórico intelectual, quando vi no youtube outro dia um quadro daquele programa CQC, da Bandeirantes, aonde um repórter “cobria” o lançamento do livro do Reinaldo Azevedo, e José Serra estava lá, prestigiando o esgoto. Ele anda, já há algum tempo, com uma turma bem estranha. E fica difícil não ligar esse tipo de coisa (fim de contrato?) a ele, nesse contexto.

  93. Claro que é uma m… Tentam
    Claro que é uma m… Tentam te sufocar e amedrontar. Queimá-lo na carreira. Retirar parte de seus rendimentos. Fazer a família te pressionar para parar. Fizeram com o Franlklin Martins. Agora, porém, você está ficando mais livre. Provavelmente o IG pode ir pelo mesmo caminho. Nem sei o que dizer. É uma ditadura disfarçada. A ditadura de meia dúzia de magnatas da comunicação. Alguém tem que pôr um paradeiro nisso. Eu, sinceramente, não aguento mais. Fundei uma ONG para combater a ditadura midiática. Acho que está chegando a hora de reacender o pavio. Não ficarei calado vendo essas barbaridades se sucederem. Eles estão passando dos limites.

  94. Nassif,

    nossa solidariedade
    Nassif,

    nossa solidariedade nesta hora chata. Sabemos como é difícil sermos rejeitados devido às nossas qualidades e não pelos defeitos. O sentimento de injustiça e revolta é grande contra o sistema, mas o importante é que isto não ficará assim.

    O seu reconhecimento profissional é muito grande e renderá os frutos que vc merece. Aliás, já rende.

    Mas para nós não é surpresa nenhuma, pois Serra e Aécio utilizam da mesma estratégia para calar os jornalistas sérios e independentes. Para esta gente o que importa somente é o Poder pelo Poder e como diria o Passarinho:

    “Às favas os escrúpulos de consciência!”

    O Lula ainda foi te elogiar! Mas acho que o mesmo já desconfiava da sua saída da TV Cultura e primeiro quis te retratar antecipadamente, e depois já preparou o terreno para sua entrada na TV Brasil.

    Um abraço e “caravana pra frente que a cachorrada está babando e não para de ladrar(nos dois sentidos, claro.)”

  95. Melhor para você que vai
    Melhor para você que vai poder se dedicar mais ao blog, até surgir uma oportunidade melhor na televisão, sem ter que se subordinar aos planos megalomaníacos de alguém que acha que pode se tornar presidente do Brasil.

  96. Caro Nassif,
    Se avexe
    Caro Nassif,
    Se avexe não!
    “Nenhuma surpresa para quem conhece o Markun”. Paulo Henrique Amorim disse: Nenhuma surpresa para quem conhece o José Ferra ou José Serrágio (Serrário vem de pedágio, os mais altos do Brasil!
    De minha parte, ia dar meu conselho para você sair!
    Com esta pressão que vem aumentando a cada dia, o que vai acontecer é o seguinte : os bons vão sair; os sabujos (gostei desta palavra que o Mino Carta introduziu na discussão sobre a mídia brasileira!), vão se tornar cada vez mais indecentes na tentativa de agradar aos patrões por medo de perder a boquinha, já que mandaram a dignidade profissional para o ralo…

  97. Não liga não Nassif! A TV
    Não liga não Nassif! A TV Cultura tá uma porcaria mesmo! Atualmente sou muito mais a TV Câmara e a TV Senado!!!!!

  98. Pelo jeito o Daniel Dantas é
    Pelo jeito o Daniel Dantas é mesmo amigão do Serra.
    Nassif isso parece aquela estratégia de guerra: desidratar financeiramente o jornalista Luis Nassif. Pois sem grana ele não vai a lugar nenhum. É o que eles pensam.
    Mas felizmente nem Daniel Dantas, Gilmar Mendes e muito menos Palácio dos Bandeirantes vão nos calar!
    Aposto que tal recisão tem o dedão do Serra!

  99. Nassif,
    Sinto muitíssimo em
    Nassif,
    Sinto muitíssimo em vê-lo atingido pelo governo democrático de São Paulo, assim como tantos outros em todas as áreas.
    Com eles é assim, pensamento único, ou rua… ou ostracismo…
    Não brincam em serviço quando se trata de proteger apaniguados e destratar oponentes.
    Mas, TV Cultura… bah…. foi-se o tempo…
    Vc merece coisa melhor.

  100. Também passo por isso no meu
    Também passo por isso no meu trabalho Nassif. A coisa é tão feia que não restou outra saída senão tatuar nos meus braços as palavras que me servem de guia moral e epiritual:fe´, amor, caridade e trabalho, tolerância, humildade. O povo me chamou de doida, ridícula mas deu uma esfriada na pressão. è duro querer ser o que que a gente quer ser nos dias de hoje. Seja você Nassif: é o único caminho para a felicidade. Todo meu apoio e solidariedade.

  101. Desculpe a franqueza, caro
    Desculpe a franqueza, caro Nassif, mas somente vim a conhecer seu blog neste momento, quando visitava o do PHA, no qual li a respeito de sua saída da cultura. Do mesmo modo, não costumava mais assistir à tv cultura, por um motivo muito simples: de uma ótima programação em tempos passados, passou a ser mais insuportável que a rede globo, e olhe que isso já é um gigantesco (de)mérito… No ano de 2007 ainda ouvia a rádio cultura de são paulo, especialmente o programa do Salomão, que também foi embora, não sei por que cargas d´ água. Agora, esse tal de markun não é aquele que apresentada o “roda viva”? Por favor, esclareca-me uma dúvida, não foi ele que também mandou o Salomão embora? se é então tá explicado, se não, desculpe. Sua saída fará bem para ti, cara… e mal para a Cultura…

  102. Nassif,
    Estou lendo o seu
    Nassif,
    Estou lendo o seu novo livro ((PARABÉNS!!!!).
    Você não muda mesmo, está sempre (como dito no referido livro) metido em “rolos”…
    O que esperar da “independente” TV Cultura sob a gestão Serra?
    Siga o exemplo do Paulo Markun:
    Ele era, também, um idealista, como você também ainda o é. Transformou-se em um pragmático.
    Aposto que antes do Serra pedir a sua cabeça, procurou “encantar o cliente (Serra)” dando a sua cabeça de bandeja.
    Juízo cara, você já está ficando velho (como anda a sua conta bancária???)….

  103. Querido Nassif, eu não
    Querido Nassif, eu não entendo porquê a TV Brasil ainda não te contratou para um programa sobre MPB, finanças e atualidades .
    Agora, com relação a TV Cultura, tô por fora .
    Aliás desde 2000 que cancelei TV por assinatura (eu tinha SKI) e jornal (assinava JB), eu tinha cinco aparelhos de TV e cada aparelho que queimava eu jogava fora, agora só me resta um aparelho no quarto do meu filho, que fica sintonizada naTV Brasil, e quando queimar não substituirei.

    Saudações,

  104. é uma pena, a TV cultura está
    é uma pena, a TV cultura está se afundando, eu achei q os governos PSDBistas n conseguiriam esse feito, mas eles conseguiram, são mestres em afundar tudo, e criar crateras.

    Nassif, lamento por vc, ser jornalista honesto não é fácil

  105. Cansei (desculpem o termo)
    Cansei (desculpem o termo) deste país.

    Isso aqui é um país de canalhas. Quem faz o correto perde o emprego, quem não pisa nos outros para subir sempre se dá mal e os puxa-sacos e traidores sempre se dão bem.
    Os corruptos têm o apoio da mídia e aqueles que os combatem são expostos ao ridículo.

    Tomara que Israel ou outro país desse tipo que adora uma guerra, fique com birra do Brasil e comece uma guerra conosco.
    Acho que esse país só tem salvação com um recomeço. Acabando com tudo. Destruição total, começando do zero.

    Senão vai continuar o Gilmar Mendes se achando o reizinho desse país, o Serra se achando o novo presidente do país, o Lula um tremendo de um bobo que se curva a um sujeito da categoria do Gilmar Mendes, entre outras figuras desse país anedota.

  106. Não, está muito elegante: fim
    Não, está muito elegante: fim de contrato não é motivo para não renovação. Qual o motivo apresentado para não renovarem o contrato?

    abs

    Em dezembro o Markun me chamou para uma conversa, visando relançar o Projeto Brasil (que ele colocou na geladeira), depois que escrevi aqui que o contrato de gestão iria quebrar a Cultura – porque a Fundação Padre Anchieta não tem capacidade de gestão para cumprir as metas. Não chegamos a ter a conversa. Entre um e outro momento, a Roda Viva de Gilmar e críticas minhas à publicidade da Sabep. Poupei o Priolli da reunião onde apresentaria as justificativas.

  107. É o Serra justificando seu
    É o Serra justificando seu nome! Impressionante!!! Daqui a pouco só veremos jornalistas chapa-branca nos dando “notícias” bonitas de São Paulo!!
    Que coisa!! O homem tem praticamente toda a imprensa aos seus pés. O povo com Lula e a imprensa com Serra. Essa é a nossa sina.

  108. Caro Luis Nassif. O
    Caro Luis Nassif. O “jornalismo” praticado pela TV Cultura não combina mais com o jornalismo que você faz. Você, ali, era uma exceção de ética e independência. Sem falar nas intenções políticas dessa não renovação de contrato. Agora, siga à frente com a sua vida profissional. Você sempre soube enxergar além. E vai continuar sendo assim. Força!!

  109. A gota d`agua foi o
    A gota d`agua foi o Presidente Lula ter dito à revista Piaui que o Nassif é um excelente Jornalista Econômico ! O Serra gosta de “outro tipo de jornalistas” que todos nós sabemos quais são .

  110. A essas horas o José Serra
    A essas horas o José Serra está ligando para o bispo da Record para tentar detonar o Paulo Henrique Amorim.

    Não é possível que a sacanagem vai vencer nesse país, com a informação correndo na veia da internet.

  111. Nassif, seria interessante
    Nassif, seria interessante que você comentasse a respeito desta notícia do Consultor Jurídico (http://www.conjur.com.br/2009-jan-12/pf_protogenes_queiroz_vazou_informacoes_operacao_satiagraha), que diz que Protógenes Queiroz, segundo inquérito policial presidido por Amaro Vieira Ferreira, teria vazado informações da Satiagraha para gente da Globo que teria filmado e editado a reunião com Humberto Braz.
    Fala-se de uma série de outras coisas a respeito de Protógenes, como ocultação de provas e outros lances.

    Tudo bem que, como sabemos, há uma banda da PF que era contra investigar Dantas e que, se perigar, possa estar colaborando com o banqueiro em vez de ser o órgão republicano em questão. Porém, vou um pouco mais além. O Conjur já conhecemos bem, porém, aviso que peguei essa notícia de um site sobre o qual Paulo Henrique Amorim já falou (e ao qual recusa-se a falar) e que, depois de ligar uns pontinhos, convenci-me plenamente de fazer parte do esquema desbaratado pela Satiagraha e por você falado (ainda que não tenha falado do tal site), o tal da bola levantada por um e cortada por outro para influenciar a imprensa e a opinião pública.
    Seria uma boa falar sobre a tal história e os ecos do esquema desbaratado ainda quererem se levantar dos mortos, mesmo após a PF e você já terem falado um bocado a respeito.

  112. Ivanisa está enviando um
    Ivanisa está enviando um forte recado. Quem será que são os nomes em que ela está pensando?

    “Há três pessoas em particular, que têm uma históra militante nesse país que poderiam se candidatar a discutir as atuais bases da nossa democracia. Deles, espero que parta a iniciativa de se apresentar à sociedade, não como culpados, mas como conscientes do mal que a reprodução dos equívocos do passado trazem ao país, em termos de atraso para o combate das desigualdades e o exercício político transparente e democrático.”

    Forte essa, Ivanisa. Que intimação!

  113. Os preparativos para 2010 que
    Os preparativos para 2010 que incluem uma Operação limpeza na mídia para tirar do caminho de Serra, jornalistas hostis continua.

    Será que foi um pedido especial de Dantas, do Gilmar ou da Veja???

    Apesar de tudo o que se disse, nem Lula foi tão longe.

  114. Olá Nassif. Esses fatos têm o
    Olá Nassif. Esses fatos têm o lado bom, como essa extensa lista de comentários apoiando a sua posição independente. Vê se o Markum tem essa quantidade de apoio ao seu ato subserviente? Alias, nem procura saber porque não é relevante. Abraço, Sérgio.

  115. É óbvio que uma decisão como
    É óbvio que uma decisão como essa passa pelo Serra.
    Acreditem, todo o PSDB não perdoa qualquer um que não tenha se empenhado na derrubada e posterior derrota do Lula. Eles viram o poder da internet e do “CASE” que é o seu blog. O jogo endurece neste ano com vistas a 2010. Vão limpar a área. Depois tentar “sangrar” o Lula, querem sangrar qualquer “bom senso” na imprensa.

    O episódio do roda viva do gilmar foi a gota d’agua. E veja que você quase não disse nada naquele episódio. Praticamente só comentou depois.

    Mas é bom eles terem cuidado: se a população perceber o que está acontecendo, isso pode significar mais uma vez a eleição do candidato do Lula. É bom eles fazerem bem feito!

  116. Quem perde com isso é a
    Quem perde com isso é a democracia. É pena que esses caras cortem cabeças como se fossem donos da navalha. A TV Cultura é pública e eles devem satisfações à sociedade que está se acostumando com a democracia. Eles vão perder, apesar do caráter ditatorial do Serra e da disposição para a vassalagem dos Markuns da vida. Aposto na vitória da democracia.

  117. Pena que a PF não verifica as
    Pena que a PF não verifica as ligações telefonicas da filha do Serra.

    Ela conversa muito com a irmã do Dantas.

    Um dia antes da sua demissão Nassif, por exemplo.

  118. Houve época em que eu
    Houve época em que eu acreditava no Markum. Contudo como se diz por aí, ” O tempo é o senhor da razão”. E não é que o Markum hoje é uma tremenda decepção, com acredibilidade muito rebaixada o que, ademais, vem afundando também o crédito e a programação que a TV Cultura, no passado, já teve o brilho de ser referência.

  119. Nassif,
    Essa idéia já foi
    Nassif,
    Essa idéia já foi lançada por alguns blogueiros:
    a reunião de jornalistas independentes em um portal único com patrocínio de empresários sérios e que realmente queiram passar o Brasil a limpo (argh, Boris Casoy, foi sem querer).
    De quebra, reunir os outros portais com perfil mais independente e idôneos.
    Porque não amadurecer esta idéia?

  120. Infelizmente a TV Cultura vai
    Infelizmente a TV Cultura vai aos poucos se transformando num instrumento político. Tenho certeza que será melhor ficar fora disso.
    Não me leve a mal, mas achei bom sua saída. Era estranho te ver trabalhando num ambiente com algumas pessoas de caráter duvidoso.
    Boa sorte!

  121. Quanto a Satiagraha, acho que
    Quanto a Satiagraha, acho que já era.
    Valeu pela luta e intenção das pessoas de bem que lutaram por dignidade. Fica a lição positiva
    Agora esperar que o Governo deixe as investigações seguir o curso normal é ingenuidade. O Presidente Lula deve tá enrolado até o pescoço… Infelizmente já era!

  122. Parabéns, Nassif, agora,
    Parabéns, Nassif, agora, vacine-se e tire os últimos resquícios da praga tucana que ainda restam em você. Venha para um mundo melhor, mais honesto e mais justo!

  123. A ida do delegado Paulo
    A ida do delegado Paulo Lacerda para Portugal é uma jogada do Lula para anular as provas da Satiagraha. Ele tem medo das provas que virão do exterior, por exemplo, a decodificação dos HDs de Dantas. Esperem para ver o advogado de Dantas alegar que o Lacerda está influindo nas provas do exterior e pedir a anulação de tudo.

  124. A gota d`agua foi o
    A gota d`agua foi o Presidente Lula ter dito à revista Piaui que o Nassif é um excelente Jornalista Econômico ! Eu Wanderley digo : O Serra gosta de “outro tipo de jornalistas” que todos nós sabemos quais são .

  125. O COMENTÁRIO DE RENATO LIMA
    O COMENTÁRIO DE RENATO LIMA DAS 13,32 ACERTOU NA VEIA… FOI DE UMA FELICIDADE ÍMPAR… MINEIRO, BOLA É REDONDA PARA ELA RODAR. VÁ EM FRENTE.Sds,ALFREDÃO.

  126. Prezadíssimo Nassif

    Saí tde
    Prezadíssimo Nassif

    Saí tde férias com a notícia do afastamento definitivo de Lacerda da ABIN (obra de Jobim) e volto para ler a notícia do teu afastamento da Cultura (obra de Serra).
    Caramba.
    Sabes que tua credibilidade não se afeta por tal episódio. Mas é lastimável essa vendetta que avança incólume diante dos olhos de todos.
    O que mais acontecerá?
    No Brasil o realismo fantástico não é ficção…

    Cordialmente

  127. Gosto da TV Cultura. Mas, em
    Gosto da TV Cultura. Mas, em tempos de blog visitado, quem é que precisa de uma TV Cultura? Mais multimídia do que o blog, impossível… bola pra frente!!! Abraço!

  128. Quando li a sua mensagem
    Quando li a sua mensagem sobre a demissão, pensei imediatamente em 2010. A força da grana e a pena dos fascistas… não haverá trégua.
    Há muito que não assisto aos noticiários, a não ser em ocasiões excepcionais; mais um pouquinho acabarei como o Lula, sem ler jornais. Ora, se o New York tem a participação acionária de Carlos Slim, imagine até onde irá o horror à república na terra brasilis.
    Entretanto, há sempre um espaço, um jeito de investigar, de meter o bedelho onde eles não esperam, não é?
    Contamos com você.

  129. Nassif, se ficou triste não
    Nassif, se ficou triste não sei, mas como nao assistia mais o jornal da cultura desde que mudou de formato, espero poder vê-lo em outros jornais que ainda assisto (não muito)
    Abraços e parabens pelo seu trabalho, nao durmo sem “fuçar” seu blog.

  130. Paulo Markun. Ainda me lembro
    Paulo Markun. Ainda me lembro dos programas da Abril Video (veja só como eram as coisas! Abril Video!) com ele, a Silvia Poppovic (se não me falha a memória) e o Marcelo Tas fazendo o Ernesto Varella.
    Era um programa inovador e audiência certa daqueles que buscavam uma alternativa inteligente na TV e com liberdade em plena ditadura. Eu era adolescente e meus pais sempre me falavam das pessoas com firmeza de caráter …(não, naquele tempo era firmeza ideológica!) e coerência, Markun entre elas.

    O Paulo Markun foi sempre um cara com quem simpatizei. Me parecia ser uma figura com fortes traços de caráter na relação com as pessoas. Me lembro de tê-lo assistido falar sobre um episódio com o Senador Suplicy, onde este o ajudou em plena marginal com o carro (pneu furado, acho) e nesse depoimento ele enfatizava justamente esse aspecto, o caráter.

    Puxa, é uma pena! Eu também já tive o meu tapete puxado por pessoas próximas….é lamentável. O que será que leva as pessoas a agirem assim? Pode parecer purismo , ou ingenuidade, da minha parte, mas cofesso que esse tipo de coisa ainda me surpreende, sabia?

    Bobagem minha, né? Deveria saber que o Poder (ou subserviência a ele) transforma as pessoas.

    Avante Nassif!!!

  131. Lamento discordar do Nassif.
    Lamento discordar do Nassif. O Heródoto pode até ser correto com ele, mas duvido que o Markun o afaste da Cultura. Não é pelo tal Ibope que o Heródoto dá. É pela crítica incessante que o tal Barbero faz ao presidente Lula. Seus risinhos ridículos à moda boca do coringa do Batman. Na CBN o Heródoto bota é prá F no governo federal. Vou continuar duvidando que ele um dia faça parte dos “””independentes””” Nassif, PHA, Mino, Azenha e outros mais.

  132. num tem neguinho
    nem
    num tem neguinho
    nem branquinho
    que goste de um comunicado
    deste

    mas tive a impressão
    que tu
    respirou aliviado

    pau na maquina!

  133. Proponho bombar o email da TV
    Proponho bombar o email da TV Cultura com sugestões ao Markun para substituir o Nassif.
    Mainardi! Pronto, falei primeiro.
    Mas tem também o Chaer, o Jabor, o chapéu que fala, a Dona Míriam…

  134. Nasif e malungos.

    Você
    Nasif e malungos.

    Você defende o Heródoto, e com certeza tem suas razões, até por conhecê-lo bem.

    No entanto, eu aqui no meu canto, há muito não o aprecio mais.

    Suas ironias incovenientes, dirigidas especialmente ao presidente Lula, me deixam muito incomodado.

    Parece tentar apresentá-lo como um demagogo canalha, como Odorico Paraguaçu.

    Pode-se até argumentar que o quadro com o fundo musical do “Bem Amado” é uma compilação de frases e gafes de outras pessoas públicas.

    Mas, se compararmos com outros, frases de Lula são mais de 70% das citações. Some-se mais uns 20% de pessoas ligadas ao governo, 5% de pessoas que não tem nada a ver com política, sobram 5% de membros da oposição citados por Heródoto. Isso, quando aparece alguém da oposição.
    Só ouvi uma vez. O Agripino, naquele ridículo comentário sobre a Dilma. Mas também pudera.

    Nem Gilmar Mendes e suas pérolas merecem o “odorico” de Heródoto.

    Basta ouvir, todas as sextas, ao final do Jornal da CBN, E COMPROVAR.

    Por causa desta postura claramente parcial de Heródoto, apesar de ser seu amigo, Nassif, perdi toda a admiração e respeito que um dia já tive por ele.

    Gosto mais dele não.

  135. Quando uma porta se fecha,
    Quando uma porta se fecha, Deus abre outra melhor. O problema é que ficamos olhando para a porta que se fechou e não vemos a que está escancarada. Foi bom para você. Dignidade sempre. Fique atento pois a nova porta já está aberta. Paz !

  136. Luis Nassif, qualquer
    Luis Nassif, qualquer jornalista que começar a levantar bandeira contra o neoliberalismo vai para a guilhotina, pode ter certeza absoluta. Porque vai contra o princípio administrativo “deles”. Não basta ser competente, tem que ser alinhado, tem que vender a alma. E pessoas de personalidade, como você, que há tanto tempo demonstra na mídia, nunca iria abaixar a cabeça para isso. Espero, de coração, que você volte o mais breve possível para a televisão, pois o jornalismo econômico não pode prescindir de suas ponderadas avaliações. Sinto que você não irá continuar no IG também… o hístórioco de degola no portal também é grande, e a influência do Daniel Dantas é enorme. NOTA: dia 12/01 postei num comentário seu sobre a criação de um comitê da ONU para lidar com questões econômicas, onde eu falava sobre a influência dos judeus no mundo. Aproveitei este período de guerra e me debrucei em estudos sobre o mundo judaico e colhi todo tipo de dados, desde bíblicos até culturais, passando pelos econômicos. O saldo da semana de estudos, postei, mas você não publicou. Talvez tenha imaginado que houvesse de minha parte algum tipo de preconceito, e sendo sensato não quiz exacerbar algum acirramento de ânimo, face a ocorrência da Guerra. Mas posso lhe afirmar que não havia nenhum tipo de anti-semitismo, apenas dados colhidos em publicações idôneas. Postei porque chamou minha atenção o fato dos judeus dominarem o mercado de capitais e por conseguinte serem favoráveis ao neoliberalismo, o que eu abomino. Foi só por isso. Continue na sua luta contra o neoliberalismo e terás em mim um aliado sempre. Um abaço.

  137. Nassif, sua idade,
    Nassif, sua idade, experiência e carater não precisa de nenhum apoio meu, mas o que me assuta a cada dia é o “tamanho” da campanha 2010, como será assombrosamente grande. Nos canais de televisão é propaganda do governo de SP como nunca se viu e o orçamento do governo de SP em propaganda passou de 166 milhões de Reais em 2008 para 320 em 2009. Imagine 2010 !!! Acho que ratificará como o Ciro descreve Serra … e pior, “o sistema” não coibirá, pois são partidários.

  138. Isso só pode ser ordem do
    Isso só pode ser ordem do palacio do bandeirantes, todos precisam responder ao senhor morcego autoritario e truculento se não esta fora, esta na cara só não vê quem não quer.

    Esse é um grande problema espero que o povo esteja atento em 2010 e não coloquem alguem dessa estirpe na presidencia.

  139. Nassif,

    Não fico triste por
    Nassif,

    Não fico triste por você, tenho quase certeza de que nada lhe faltará fora da TV Cultura.

    Fico triste, sim, pela TV Cultura. Cresci assistindo àquele canal, admirando-o entre os demais, o ponto fora da curva em termos de qualidade na TV brasileira. Após a chegada de Serra ao governo do estado, suas ingerências têm gradativamente deteriorado a emissora paulista. Os programas Roda Viva recentes, com Protógenes e Gilmar Mendes, são emblemáticos do nível ao qual chegamos.

    Triste ver um símbolo de cultura e qualidade sendo usado levianamente.

    Triste ver como homens se submetem a outros homens, de rabo abanando ou entre as pernas.

    Interesses pessoais acima do interesse público. A qualquer custo.

    É o Estado Democrático de Direita.

  140. Quase morri de rir hoje ao
    Quase morri de rir hoje ao deparar-me na TV (BANDEIRANTES) com uma reportagem condenando os adidos brasileiros no exterior, classificados na reportagem como “marajás”. Morri de rir mais ainda quando falaram especificamente do caso do Dr. Lacerda, classificado como uma regalia a um “amigo” do governo.
    Como será que a turma do Dantas planou essa reportagem na BAND ?
    Agora sim estou acreditando que a ida do Dr. Lacerda para Lisboa não é uma “geladeira”. Senão este fato já não estaria incomodando tanto …
    E assim segue o Brasil. Cada vez mais acredito que uma máfia controla este país. De um jeito que nunca houve em qualquer outro.
    Por falar nisso, o Dr. Gilmar Dantas andou aqui na minha cidade (de novo). Aliás, foi bastante paparicado por um certo senador tucano dos olhos azuis que me dá arrepios e que certamente precisa de um Gilmar no STF. Será que ele pagou a conta do turismo ?

  141. Concordo com o que a maioria
    Concordo com o que a maioria ja disse. E pela minha experiencia DE VIDA acho que isso pode ser uma libertacao no sentido de afastamento de um contexto irrespiravel com essa disputa insana dos tucanos para 2010…FHC eh o mestre, todos lembram: vamos beber o sangue do lula, ou coisa parecida…eh obvio que a ordem veio de cima…ou a canalhice do markun nao tem tamanho?
    O fundamental eh que a sua dignidade, honradez, equilibrio profissional, credibilidade e coerencia, permanecem intacta…
    Sem exageros, acho que voce faz parte de uma construcao de uma nova sociedade e da formacao da cultura e da civilizacao brasileira que tem nomes como celso furtado, prado, sergio buarque de holanda, darcy ribeiro e por aih vai…essa credibilidade intelectual ninguem apaga, meu caro. Felizmente…O futuro(o tempo) agradecera a sua luta, podes crer.

  142. Nassif, a primeira coisa que
    Nassif, a primeira coisa que me passou pela cabeça quando li esta notícia do “fim do seu contrato” na TV Cultura foi a fala do Lula dizendo que gostava MUITO de você.

    Até considero loucura pensar assim, e nem consigo imaginar a proporção da influência, mas, como outros já disseram, acredito que tal fala teve algum peso sim na sua demissão.

    Deixo aqui minha solidariedade lembrando que, principalmente depois do Roda Viva do GM, a TV Cultura perdeu qualquer resquício de decência, e não merecia mais a sua presença.

    E que algo melhor virá para você.
    Forte abraço.

  143. Nassif,
    No que tange a sua
    Nassif,
    No que tange a sua análise sobre o caso Daniel Dantas, penso exatamente o oposto, justamente pelos motivos arrolados por você. Em síntese você diz: Se tornou um questão de honra para a PF chegar a termo o inquérito iniciado pelo Delegado Protógenes; o delegado Ricardo Saady o mais brilhante delegado da PF, segundo o juiz Fausto de Sanctis que condenou Dantas; Gilmar Mendes atua com desenvoltura; a mídia corporativa trabalha em prol de dantas; e Paulo Lacerda pode ajudar no que diz respeito ao crime organizado internacional. Em suma, se tudo isso está ocorrendo é sinal que Dantas não está ganhando de goleada, pois se estivesse para que tanto trabalho?
    No que diz respeito a não renovação do seu contrato, comungo com aqueles que afirmam que a ordem veio de muito além do Markum, este é moleque de recados do neoliberais.
    Nassif, o grande culpado da demissão do Sidney Rezende da CBN RJ foi o Gabeira, pois se o mesmo tivesse ganho as eleições os DEMOS e TUCANOS teriam um palanque para o Serrágio no RJ, como ele não ganhou, Sidney teve sua cabeça cortada e colocaram a Lúcia Hippolito no seu lugar, será que foi obra da magnífica Marisa Tavares ou teve alguém que pediu a cabeça do brilhante jornalista?
    Até 2010 muitas cabeças ainda irão rolar. A pior desgraça do que está acontecendo no país é a crença de vários pseudos jornalistas no que diz respeito as distorções dos fatos, ou seja, eles ainda acreditam que são capazes de manobrar a sociedade com o jornalismo de esgoto praticado por eles, ainda não se deram conta de que com o advento da internet, o cidadão está muito bem informado, visto que a internet resgatou um dos princípios básicos do jornalismo sério, qual seja: o outro lado da moeda, a outra versão da estória, ou eles ainda presumem serem os donos absolutos da verdade?
    Nassif, sugiro que você faça como o Sidney Rezendo fez ao ser demitido, ele colocou em seu blog um post sobre a sua demissão. Em aproximadamente 3 meses o blog do Sidney já tinha mais de 1000 mensagens de repúdio endereçadas para a rádio CBN RJ. Mesmo que ele não tenha sido recontratado, a CBN RJ ficou sabendo que nós leitores e ouvintes de rádio não compactuamos com a safadeza que eles praticaram em nome da candidatura do José Serrágio, que por sua vez, é a personificação do neoliberalismo.

  144. Cabe lembrar que a excelente
    Cabe lembrar que a excelente e crescente audiência que o Nassif tem na Cultura é a partir deste blog e não o contrário.

    Resta saber se haverá um substituto e dependendo desse substituto ficará mais evidente o viés partidário que vem impregnando a TV. E será mais um tiro no pé com conseqüências nas urnas em 2010. Estão fazendo jus à fama de perseguidores de jornalistas não alinhados.

    Encaro esse movimento articulado como um “ajuste” na pavimentação do caminho para o Planalto. As entrelinhas dizem que quem ficou na TV faz parte da turma e carregarão para sempre esse estigma.

    Querem retomar o poder na marra.

    Só que Serra não é Planalto.

    PS: Como eu disse ontem, o cara de “me soca” está comemorando.

  145. O mesmo aconteceu com a
    O mesmo aconteceu com a jornalista Salete Lemos quando espinafrou o bradesco no ar, no jornal da cultura.

    Depois do roda viva (que morreu faz tempo), será a vez do jornal(eco) da (falta de) cultura (e liberdade) cair no descrédito, que abunda na imprensona brasileira.

  146. Interessante. Ontem à noite
    Interessante. Ontem à noite havia um post no “me soca” comemorando a saída do Nassif.

    Fui até lá agora de manhã e o post foi retirado.

    Quem é o “me soca” mesmo?

  147. LN,

    Acho que sua saída foi
    LN,

    Acho que sua saída foi um mimo ao Gilmar Dantas, devido aos comentários ao Roda Morta e ao descumprimento ao estatuto da magistratura.

    Espero que acerte com a TV Brasil ou Record ou Record News.

    Aqui em Salvador não passa o Jornal da Cultura, mas o Reporter Brasil e o Jornal da TVE – TV Educativa da Bahia.

    Seria bom assiti-lo novamente na TV.

    Considere isto como um novo desafio e verá que foi uma boa coisa que lhe aconteceu.

    A TV Cultura de SP de outrora somente manteve o nome, infelizmente.

    Ficou o corpo mas destruíram o espírito.

    Serra está conseguindo destruir a RTC como o Quércia tentou mas não conseguiu, por pertencer a uma fundação e não ser TV estatal.

    Lembro que há muitos anos a Fundação Padre Anchieta entrou na justiça contra o governo de SP por tentar interferir na gestão da Fundação.

    As fundações são fiscalizadas pelo MPEs e não pelos governos estaduais ou federal.

    Como dizem aqui na Bahia: Pegue este limão e faça uma limonada.

  148. Estou pensando aqui.

    O que
    Estou pensando aqui.

    O que será que levou o Reinaldo Azevedo a retirar hoje de manhã o post que ele publicou ontem comemorando a não renovação do contrato do Nassif com a TV Cultura.

    Será que é a mesma história do passarinho que come pedra?

  149. Bons Jornalistas sigam o
    Bons Jornalistas sigam o caminho desse profissional de primeira linha, chamado Luiz Nassif. Independente!!! Ja criticou Lula, Ja o elogiou! Sempre mostrado os erros e a certos com imparcialidade. Tenha Fé!!! Pois profissionalismo e competencia tens de sobra! E do seu naipe não fica fora de uma grande emissora.

    Sucesso! E continue a informar dos desmandos de Dantas e sua turma…O Brasil e maior que eles!

  150. O interessante é que se o
    O interessante é que se o Nassif ou outra pessoa fosse demitida da TV Brasil, estaria toda a imprensa de mãos dadas manifestando-se contra a liberdade de imprensa (sic.), patrulha ideológica, ditadura petista, etc. Até hoje, não me lembro de ter ouvido falar de nenhuma cabeça de jornalista pedida pelo PT.
    Já quanto ao pessoal do PSDB, particularmente, Serra e Aécio… Mas sempre por vias alternativas, nada de grande imprensa, afinal, pra lógica jurássica deles, aquilo que eles não divulgam, não aconteceu. Vai ver é por isso que o outro lá retirou o post, pra não dar na vista.
    Continue mandando bronca, Nassif.

  151. Nassif,
    o Markun se converteu
    Nassif,
    o Markun se converteu em porta-voz e pau-pra-toda-obra do Serra. Nao tenha duvidas que ele almeja o posto do Franklin Martins. Mas, com a desonestidade do jornalismo, a TV Cultura nao pode comportar uma pessoa como vc. Vc nao mudou e se atem a seus principios; ja a TV Cultura é cada vez mais a tv do psdb. Jornalismo publico? Conta aquela do portugues….

  152. Definitivamente Serra
    Definitivamente Serra incorporou o estilo trator, do falecido Serjao, e vai atropelar quem mais aparecer na frente, no caminho ao planalto…..so que ele esta esquecendo de um pequeno detalhe, o povo.
    Me lembra do garrincha retrucando com o tecnico que dizia para ele driblar o lateral, ir ate a linha defundo e cruzar para que Vava fizesse o gol de cabeca….ou seja, alguem ja combinou com o lateral e toda a defesa adversaria que essa vai ser a jogada ?

  153. Nassif

    Será só a Sabesp?
    Os
    Nassif

    Será só a Sabesp?
    Os Cabeças de Planilha, O Caso Veja, Daniel Dantas, Gilmar Mendes, os pedágios paulistas e as críticas ao massacre em Gaza não contam?

    Acho que é pelo conjunto da obra (rs…).

    Certas coisas engrandecem nosso curriculum.

    Um forte abraço.

  154. Nassif, esta triste noticia
    Nassif, esta triste noticia so faz ressaltar que o jornalismo isento nao esta podendo se manifestar na midia. Sua imparcialidade na conducao dos debates no seu blog so faz , a todo nos que somos seus leitores, aumentar o nosso respeito e admiracao por seu trabalho. O salario devera fazer falta, mas existem outros caminhos para substitui-lo, e com a sua credibilidade nao devera ser dificil conseguir. Um abraco com a minha solidariedade por uma imprensa verdadeiramente livre e isenta.

  155. Nassif,

    Lamento a sua
    Nassif,

    Lamento a sua renovação pela TV Cultura. Com o mérito que você tem, facilmente será contratado por outras emissores – se é o caso de você continuar na tv.

    Isso dito, não entendo o frisson de certos comentaristas aqui. O seu contrato acabou, a TV Cultura resolveu não renová-lo. Faz parte do jogo. Aí tem gente acusando Serra de ditador. O Eduardo Guimarães – o mesmo que não vê problemas com o Gramna cubano – vendo uma ditadura midiática.

    Mas ninguém fala nada, nada, sobre quem foi que de fato afastou o Protógenes e o Lacerda. Quem foi que afastou os três delegados responsáveis pelo inquérito de Dantas. É como se isso fosse obra do acaso, como se não houvesse responsabilidade política nenhuma do presidente da República.

    Esse tipo de cegueira é que não dá para aguentar mais. Boa sorte, Nassif!

  156. Julio Zapeta

    Quem disse que
    Julio Zapeta

    Quem disse que “ninguém fala nada, nada, sobre quem foi que de fato afastou o Protógenes e o Lacerda”?

    Caramba, já falamos tanto sobre isso aqui!

    Faz parte do jogo também um Rodaviva vergonhoso como foi o do Gilmar Dantas?

  157. Como ensinar as crianças a
    Como ensinar as crianças a serem corretas, honestas, bravas, corajosas, justas, pertinentes e ao mesmo tempo não se acovardarem, se o que vivenciamos diariamente, de todos os niveis sociais, sobretudo do meio politico e da imprensa são formas de coerção, de mentiras repetidas a exaustão até serem transformadas em verdades, da falta de probidade publica, de honra, de compromisso com o pais.
    A imprensa brasileira é covarde, hipocrita e rameira, que é a palavra que a descreve melhor.

  158. Quem perde é a TV Cultura e
    Quem perde é a TV Cultura e seus cada vez mais escassos telespectadores. A credibilidade do jornalismo deles foi pro ralo.

    Pra você foi ótimo, pois não vai ter que conviver mais com essa gente que não suporta a democracia e a liberdade de expressão.

  159. Como sempre o grande culpado
    Como sempre o grande culpado é o mensageiro (nesse caso o subserviente markun, assim como são o da abril, o da folha, etc.)

    E os reizinhos (serra, civita, frias, etc, etc)?? Como sempre lhe digo, os mensageiros estão apenas cumprindo ordens….

  160. Li um seu comentário lá em
    Li um seu comentário lá em cima –

    O Heródoto é um companheiro correto, acima de qualquer suspeita. Quando assumiu a Cultura, o primeiro ato do Markun foi afastar o Heródoto do Jornal da Cultura. Teve que voltar atrás porque a audiência desabou.

    Nassif, você virou humorista ? dá uma lidinha no meu livro e nos capitulos relacionados com a CBN e Maluf.
    Abrs. Rui Martins

  161. Que coisa!! O homem tem
    Que coisa!! O homem tem praticamente toda a imprensa aos seus pés. O povo com Lula e a imprensa com Serra. Essa é a nossa sina.

    [2]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador