Corrupção e a ditadura militar

Do blog de Humberto Capellari

Ainda a Corrupção e a Ditadura Militar

por JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

O assunto sobre a corrupção e Ditadura Militar ainda não está esgotado. A imprensa, escrita e falada, afirma que a corrupção atual é a maior da História do Brasil. Com essa crítica, uma pequena parte de brasileiros, decepcionada, deseja a Ditadura Militar com a finalidade de combater os corruptos. No entanto, a corrupção no tempo da Ditadura Militar era infinitamente superior, como irei mostrar.

O jornalista e escritor J. Carlos de Assis escreveu três livros, no final da Ditadura Militar, em 1984, mostrando os escândalos desse período. Um deles, o mais famoso, “A Chave do Tesouro, anatomia dos escândalos financeiros no Brasil: 1974/83”, revela essa corrupção. Alguns capítulos: Caso Halles, Caso BUC, Caso Econômico, Caso Eletrobrás, Caso UEB/Rio-Sul, Caso Lume, Caso Ipiranga, Caso Aurea, Caso Lutfalla (família de Paulo Maluf, marido de Sylvia Lutfalla), Caso Abdalla, Caso Atalla, Caso Delfin, Caso TAA. Cada “Caso” é um capítulo. Por este motivo, é impossível detalhar esses escândalos financeiros, que trouxeram prejuízos inimagináveis à Economia daquela época!

Em outro livro, “A dupla face da Corrupção”, também em 1984, J. Carlos de Assis revela: “A censura (sic) da era Médici manteve o submundo da economia tão longe da curiosidade pública como as masmorras sombrias da repressão política. (,,,) Esta era uma atmosfera particularmente favorável ao apaniguamento (sic) e à proteção econômica e administrativa dos amigos do regime (…) Foi à sombra desse período obscurantista que a maioria dos arrivistas e aventureiros do mercado, esgueirando-se por essas omissões originais da lei ou pelos espaços abertos por sua deformação propositada (sic), penetrou no sistema financeiro e nele engordou seus conglomerados fraudulentos (sic), para explodir posteriormente em escândalos”, acrescentando: “Vários grupos de aventureiros e de gangsters de gravata (sic) foram postos na engorda junto aos cofres públicos (sic), com total contemporização e cumplicidade da autoridade administrativa”.

Adiante o escritor comenta o escândalo da Corretora Laureano, em 1976, fazendo essa estarrecedora denúncia: “Seu dono, contudo, precavidamente, havia lastreado suas ousadas operações num ativo intangível de valor incalculável nas circunstâncias: a amizade com o Ministro-chefe da Casa Civil, o condestável do governo Geisel, General Golbery do Couto e Silva. A relação estava selada, além disso, por um contrato de trabalho do filho de Golbery como diretor da Corretora (sic). E o General não tinha maiores constrangimentos éticos (sic) em encaminhar seu amigo às boas graças de algum colega de Ministério, em especial o que detinha as chaves dos cofres públicos, o Ministro da Fazenda Mário Henrique Simonsen”. Na página 85, outra denúncia grave: a compra pela Coroa-Brastel (uma empresa que também fazia parte do escândalo financeiro) da Metalúrgica Castor: “A Metalúrgica era propriedade do banqueiro de bicho Castor de Andrade, em sociedade com Osório Pais Lopes da Costa, sogro do Johnny Figueiredo, filho mais velho do Presidente da República (na época em que o livro foi publicado, 1984, o General João Figueiredo era o Presidente).

No ambíguo depoimento, Paim [dono da Coroa-Brastel] relata que foi contatado por Álvaro Leal em outubro de 1982. O consultor lhe teria dito que a Metalúrgica estava para quebrar e lhe sugeria comprar a empresa. “atendendo a um pedido do Chefe” (sic) – o próprio Presidente, no caso. Ele receberia por isso as “compensações devidas” , através do Banco do Brasil (sic)”. Era uma empresa suspeita comprando outra falida “atendendo o pedido do Chefe”! O escritor foi corajoso ao fazer essa denúncia contra o General-Presidente em plena Ditadura Militar, mesmo que nesse ano, 1984, o regime estava mais brando!

Existem outras denúncias de corrupção no período ditatorial, mas ficam para outro artigo.

Luis Nassif

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O medo

    Pois é, naquela época ninguém podia denunciar, pois senão sumia!

    – Fulano, o que você acha de…

    – Nem complete a frase! Não acho NADA! O último que achou alguma coisa, nunca mais acharam ele…

  2. Hoje tá pior, o governo mente
    Hoje tá pior, o governo mente sobre os índices de inflação, mataram um cara que sabia demais estão roubando e doando nosso dinheiro para financiar o comunismo em outros países, estão acabando com a mão de obra com o bolsa esmola que também e compra de votos dos brasileiros ignorantes, para garanti a perpetuação no poder. Tudo isso com o dinheiro de quem trabalha honestamente.

    1. Esmola é a moedinha que damos

      Esmola é a moedinha que damos para o indigente na rua. É a roupa velha que doamos. É a camiseta ou a cesta básica que alguns políticos distribuem em época de eleição. Isso é esmola. Bolsa Família é uma renda mensal fixa. Mesmo não sendo uma quantia alta, é uma segurança para os mais carentes. Então são duas coisas totalmente diferentes. Chamar o programa de bolsa esmola só demonstra ignorância completa dos fatos e da realidade do país.

      1. É muito fácil falar de

        É muito fácil falar de programa social, quando não se depende dele. Sou do tempo que se ouvia falar em miséria absoluta! Com o conhecimento de programas assistenciais, sei que esta miséria diminuiu. Agradeço a Deus,meu pai e a mim, por não saber o que é isso (miséria) . Será que outros se dão conta disto? É bom “malhar”  quando não se passou por dificuldades!

      2. Concordo plenamente, isso é
        Concordo plenamente, isso é opinião de burguês que vive em uma redoma de onde não sai nem na rua e quando sai nem olha para o lado e vê a situação de quem deveria ter direitos iguais, ponto de vista de quem não se conforma em ver pessoas de classe social mais baixa competindo de igual para igual em universidades e assumindo postos que antes eram ocupados apenas por pessoas da “alta”.

    2. Você poderia, por favor,
      Você poderia, por favor, demonstrar suas acusações:
      O governo mente sobre a inflação;
      O governo financia o “comunismo” em outros países com recursos públicos.

      Aguardo ansiosamente ! Obrigado.

      1. Boa colocação.

        Realmente, há erros de ambas as partes, porém nunca antes na história brasileira, houve ações que crimes do colarinho branco, fossem passíveis de condenações e de prisões. O PT, partido do qual sou filiado há  anos, cometeu erros que jamais deveria ter cometido, em contrapartida, acertou ao implementar vários avanços de cunho social, entre eles o aumento de empregos, a valorização do salário mínimo e o bolsa família. As críticas vem sempre da classe média com respaldos da *rede globo, filhote da ditadura*, assim como da revista veja. Desmerecer esses avanços e tentar jogar sobre o atual governo, a responsabilidade sobre as corrupções em órgãos públicos federais, como se fosse privilégio do atual governo, é querer aplicar um golpe ainda maior nos brasileiros. Deixemos as investigações seguirem, os empresários e políticos corruptos, serem desmascarados e punidos, sejam ligados a qualquer setor e a qualquer partido. Pois no final de tudo, estaremos passando a limpo a história do Brasil.

    3. Tem que se informar melhor!

      “Hoje tá pior, o governo mente sobre os índices de inflação, mataram um cara que sabia demais”.  Na boa, hoje em dia o governo pode até omitir, mas afirmar que nos dias atuais a situação piorou em relação à um passado em que torturas e censura eram a realidade, acho que já é no mínimo incoerente. Reflita: hoje em dia você tem a possibilidade do uso das redes sociais e internet, as informações estão em suas mãos para a consulta. Nos dias anteriores, a informação era proibida e manipulada. Recomendo a consulta em sites confiáveis como o da ONU, IBGE, OMS, que podem esclarecer e rebater muitos trechos de seu ponto de vista “senso comum”. Todos temos o acesso à informação, mas muitos preferem simplesmente reclamar pela internet com discursos sem base alguma. Para que se informe, me dei o trabalho de te dar mastigadinho dois gráficos (Fonte no rodapé):

      Coeficiente GINI (medida de desigualdade social).

      Redução da população pobre nos últimos anos com o auxílio do “Bolsa Esmola”

       

    4. política

      Estamos no “mundo dos palpites”. Comentários sem lastro em fontes de dados/informações, sem um mínimo de cuidado científico, sem comprovação de espécie alguma e impregnados por apologias de todo tipo. A quem servem? Assim vamos construir uma sociedade melhor para todos?

    5. política

      Estamos no “mundo dos palpites”. Comentários sem lastro em fontes de dados/informações, sem um mínimo de cuidado científico, sem comprovação de espécie alguma e impregnados por apologias de todo tipo. A quem servem? Assim vamos construir uma sociedade melhor para todos?

    6. Realmente tá pior

      Realmente hoje está pior. Vejamos escândalos e mais escândalos e mal versação do dinheiro público com a Transamazônia que liga nada a coisa nenhuma, mas parabéns aos militres pegaram petrodolares para nos otários hoje pagarmos, a compra da usina vagalume de Angra I comprada a peso de ouro da westinghouse americana que belo negócio, a ferrovia do aço e outros projetos megalomanos como o poço da serra do caximbo para testarem uma bomba atômica que seria lançada ads costas de um urbu porque do que vale uma arma nuclear se não se pode lançá-la cxadê o míssil, aí veio Sarney, Collor hiperinflação de quase 900% ao ano, depois o FHCque conseguiu diminuir a inflaçao a níveis muito baixos às custas de taxas de juro selic de até 45% ao mês e restrição fenomenal do crédito. Sem falar nos escândalos do SIVAM, BANESTADO e outros. Então realmente está pior porque se todos esses roubos feitos na ditadura na qual não se podia falar e no governo FHC no qual tinhamos o engavetador geral da república Geraldo engavetando Brindeiro como nos já mencionados, mas em outro que foi a compra geral do parlamentares para aprovar a emenda da reeleição, ou seja ôô meninos honestos esses do PSDB. Enquanto ao PT faço as minhas críticas sucumbiram também ao modo psdbista de governar ou da direita governar, ficaram anos e anos no paz e maor com a Globobo, com a Não Veja e outras merdas do gênero, favoreceram bastante o bancos, e hoje fizeram uma santa aliança para desapeá-los do poder. Eu nãoa credito na democracia representativa, vagabundo nenhum me representa, democracia direta já, todos decidem e a verdadeira maioria passa sua propostas, nada de nova política, mas a única que pode funcionar, pois todos teriam que ser desonestos.  

      1. Eu acho que todo mundo que

        Eu acho que todo mundo que comentou aqui esqueceu que no tempo da ditadura havia censura. Ninguém sabia de nada que acontecia porque os jornais não podiam falar, ninguém podia. Podia roubar a vontade que ficava tudo embaixo dos panos. Bem diferente de hj que é tudo as claras.

         

    1. Ele citou três livros durante

      Ele citou três livros durante o artigo. Você nem deve ter lido o artigo, pra fazer uma pergunta dessas…

  3. Corrupção do passado e do presente? Imoral do mesmo jeito.


    A decepção com o PT não está por conta do ser pior ou melhor que os governos passados. A decepção está por conta da corrupção continuada e isso independnte do tamanho dos escândalos.  O PT de fato investiu dinheiro público para ajudar os amigos comunistas como foi o caso de Cuba. Também tem investido no sonho de transformar a América Latina e o Caribe em um grande bloco socialista marxista. O brutal aumento dos impostos, o desmantelamento da industria nacional e a ineficiência do ensino público brasileiro são na minha opinião, os fatores mais graves deste governo. Sem contar com as reformas políticas e fiscais que deveriam ter sido feitas quando o governo Lula tinha 85% de apoio no Congresso, Senado e do povo. Mas o PT preferiu seguir em outra direção. Juntando-se com as mentiras e mais mentiras produzidas de forma inescrupulosas acabou enfiando o país em um atoleiro.  O escândalo do Mensalão, do Petrolão e todas as grandes empreeiteiras envolvidas são um tapa na cara dos brasileiros, e o mais irritante é ouvir o Lula dizer que não sabia de nada. MENTIRA!  MENTIRA! MENTIRA!  É inadimissível que escândalos de enormes proporções não seja de conhecimento do mentor do partido que está no comando do país.  Os petistas amam trazer a história passada para aliviar as angústias do presente.  Isso simplesmente não funciona. Se o passado foi péssimo, e foi mesmo, nós elegemos o PT para fazer tudo diferente, e isso simplesmente não aconteceu.

    1. Mentiroso e tendencioso e o
      Mentiroso e tendencioso e o seu comentário, típico de leitores da Veja e fãs da Miriam Leitão. A indústria brasileira nunca cresceu e faturou tanto quanto no período dos governos petistas. A população universitária dobrou e criou-se o piso nacional dos professores, sabotado pelos governos estaduais tucanos, é que seria um grande passo para qualificar o ensino. Nunca se combateu tanto a corrupção, basta ver os indicadores da PF referentes ao período e comparar com o período anterior. O PT nunca teve 85% de apoio no Congresso, esse era o índice de aprovação do Lula ao final de seu governo, e as reformas tributária, política e lei de mídias foram encaminhadas ao Congresso, que as engavetou. Mensalão foi uma farsa, feita sob encomenda para criminalizar o partido dos trabalhadores e o tal Petróleo se encaminha para o mesmo destino nefasto, além de pretender destruir a economia do país, além do PT e você, meu amigo, ou é um ingênuo ou um mal intencionado, e em ambos os casos, um grande coxinha BURRO.

  4. corrupção militar

    Comparem o país dos coitadinhos, do 5° mundo,  de 1964 com o Brasil de 1985. A carga tributária de 1985 e a atual, A dívida pública que no início de FHC era de 60 bilhões de reais, no final de seu governo era 600 bilhões e está em três trilhões e trezentos bilhões de reais. Depois dos militares só se roubou e se fez merda, com Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. E põe merda nisso!

    Os militares assumiram um país de merda a pedido do povo (OURO PELO BEM DO BRASIL), como um Haiti que estava virando uma Cuba e entregaram de mão beijada (não foram derrotados) o Brasil que se conhece hoje. Ditadura é o que os comunas queriam impor.

    Vejam como se constrói um país sem dinheiro e como se gasta(?) montanhas de dinheiro para nada.

    Corrupção há em todos os lugares, mas comparar o escândalo da mandioca com o petrolão, o mensalão e outros… Pelo amor de deus!

    Daria para escrever honestamente com a “Paixão da verdade…” de Rui Barbosa?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador