newsletter

Pular para o conteúdo principal

Os instrumentos musicais da Copa de 2014

Caxirola e Pedhuá. Os instrumentos da copa de 2014. A Caxirola é um instrumento inspirado no caxixi, uma espécie de chocalho indígena. concebido por Carlinhos Brown. O Pedhuá é uma espécie de apito, igualmente de origem indígena, concebido por Alcedo Medeiros de Araújo.

Sem votos
8 comentário(s)

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+8 comentários

Gostei mais do apito indigena (peduá) , lembra passaros e o som pode ser aproveitado em musicas.

 

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." Joseph Pulitzer

O Tutty Vasques fez a pergunta fundametal: quem disse que precisamos ter um instrumento para substituir aquela terrível corneta africana?

 

Instrumento de torcedor é o grito

Nada contra a “caxirola” do Carlinhos Brown! Qualquer coisa inventada para substituir a vuvuzela nos estádios da Copa do Mundo é, a princípio, bem-vinda.

Mil vezes chocalhos a cornetas nas mãos do torcedor nas arquibancadas, mas quem disse que o insuportável instrumento de sopro sul-africano precisa de substituto no Brasil?

Nada contra, insisto, o caxixi de palha indígena estilizado em matéria plástica pelo músico baiano e agora chancelado pelo Ministério do Esporte como “instrumento oficial” do Brasil na Copa de 2014.

O turista estrangeiro, em especial, vai adorar saber que a Bahia inventou um suvenir rítmico mais prático de se transportar que o berimbau (a caxirola do Carlinhos Brown cabe na palma da mão), mas por que ficar dando ideia de alternativas sonoras ao grito do torcedor nos estádios?

Na quarta-feira passada, o Flamengo distribuiu 30 mil apitos para a galera zoar o Ronaldinho Gaúcho no Engenhão e o resultado só não foi desastroso porque o Atlético Mineiro perdeu. O rubro-negro que foi ao estádio não vai esquecer tão cedo aquela noite, até porque o zumbido no ouvido não deixa!

 

Esses instrumentos barulhentos só servem pra encher o saco de quem vai aos estádios. Mas é muito mais criativo do que aquele grito imbecil da torcida: Há sou brasileiro com muito orgulho! Será que o criador desse refrão teria algum complexo de cachorro vira latas? O grito é ridículo e de uma tremenda falta de imaginação.

 

porque substituir o grito ,que sempre foi a arma principal das torcidas?

 

Sinto um misto de ódio com vergonha alheia.

Qual a necessidade de existir um instrumento musical oficial da copa? Impor uma cultura que simplesmente não existe no Brasil, só para imitar os sul africanos?

Para piorar, o instrumento não passa de uma lata com pedrinhas dentro. Coisa que qualquer criança de 3 anos inventaria, mas que neste caso vai consagrar o "vanguardista" Carlinhos Brown. 

Ridiculo.

 

Concordo. Não deixa de ser uma outra faceta da síndrome de vira-lata.

E se é para "imitar", porque não considerar um instrumento já existente e parte da nossa cultura musical, como o pandeiro ou cuíca?

E não custa nada relembrar o que foi a última copa:

Re: Os instrumentos musicais da Copa de 2014
 

Todo mundo quer tirar sua casquinha, vamos ver quantas bugingangas vão ser produzidas para capitalizar o evento...

 

Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003

Eh isso que a Copa e Olimpiadas precisam mesmo.  Mais uma razao pra ambas sumirem do mapa.