Aeroportos e empresas aéreas do Brasil entre os piores do mundo

Insatisfação de sobra e infraestrutura de menos nos aeroportos. Esta é a percepção levantada em pesquisa realizada pela PROTESTE Associação de Consumidores, que teve respostas de 623 brasileiros. Recife foi o único considerado bom, exceto pelo péssimo acesso por transporte público e os precários procedimentos de segurança. E o de Brasília, foi apontado como o pior.

Com tempo médio de espera de 28 minutos pela bagagem, aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) estão entre os piores do mundo, ficando à frente apenas do de Bangkok, na Tailândia.

Com a proximidade da Copa do Mundo e do enorme fluxo de turistas previsto são preocupantes os resultados, pois foram mal avaliados aspectos básicos de infraestrutura, como acesso por transporte público, estacionamento, informações claras e opções de lazer. As companhias aéreas do país também estão entre as piores avaliadas, em relação ao conforto dos aviões e à qualidade do serviço e das refeições, entre muitos outros critérios.

Foram avaliados quesitos como falta de acesso adequado por carro, demora no tempo de deslocamento até o portão de embarque, procedimentos de segurança impróprios e falta de orientações ou informações confusas durante o check-in. Recife foi o único aeroporto cujas cadeiras são classificadas como boas e os aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro não dispõem de lounges de espera e restaurantes satisfatórios.

Fizeram parte do estudo os aeroportos de Recife, Porto Alegre, Natal, Viracopos – Campinas, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Congonhas, Galeão, Fortaleza, Confins – Belo Horizonte, Santos Dumont, Guarulhos e Brasília.

A pesquisa envolveu mais de 150 aeroportos e 70 empresas aéreas de todo o mundo. Foram enviados questionários a mais de 9 mil pessoas de seis países: Brasil, Bélgica, Portugal, Espanha, França e Itália. Os entrevistados responderam como foram suas experiências vividas no ano passado com aeroportos e empresas aéreas.

Não é fácil o deslocamento para os aeroportos no Brasil. O transporte público para a maioria deles foi avaliado como muito ruim. Apenas os de Porto Alegre e Curitiba foram considerados um pouco melhores. Quem optar por ir de táxi terá mais facilidade em Natal. Se preferir o carro, fique atento ao estacionamento. Nesse critério, os aeroportos de Recife e Florianópolis, medianos, foram os melhores avaliados. Todos os outros receberam notas baixas.

Companhias aéreas: Gol é a pior das Américas

Entre os serviços das classes econômicas das 76 empresas avaliadas, Gol, TAM e Azul foram as brasileiras participantes. A Gol foi a nacional que recebeu as piores notas, figurando nos últimos lugares entre todas as pesquisadas. Em uma comparação entre as 12 empresas das Américas, ela foi considerada a pior.

O destaque negativo é para a qualidade das refeições, embora quesitos como conforto, assistência da equipe e check-in também tenham recebido notas baixas. A TAM não se saiu muito melhor. Ela foi mal avaliada, principalmente, em relação conforto das aeronaves, ao check-in, ao custo das passagens e às refeições. Na avaliação de atrasos, as três empresas brasileiras foram as últimas colocadas gerais. A TAM é a que registra o maior número de atrasos (60% de seus voos), seguida pela Gol (54%) e Azul (39%). Porém, vale destacar que, em alguns casos, a culpa disso é do aeroporto. A Azul foi apontada como a melhor, destacando-se nos critérios limpeza e eficiência da equipe, entre outros. Porém, ela peca nos preços, tidos como elevados pelos entrevistados.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CAOSAEREO

    Nassif,

    A Proteste deveria produzir matéria com início, meio e fim, atribuir corretamente as responsabilidades.

    O país teve 100 milhões de passageiros em 2013, mais de 8 milhões/mes, enquanto Copa e Jogos devem trazer 600 mil passageiros do exterior, ou seja, é acréscimo que não deveria “fazer cócegas”.

    Se a qualidade das empresas nacionais dos aeroportos propriamente ditos é lastimável, um fato, cabe à ANAC produzir os efeitos sobre tais personas, e quanto ao transporte público ligado aos aeroportos, é caso para os respectivos governadores e/ ou prefeitos.

     

  2. Percepção não são fatos!

    O título está errado pq exclui a palavra “percepção’,, não se trata de um fato real e sim de impressão, por sinal impressão formada por causa da campanha da imprensa contra a Copa. Pelo título, todos os países ganham do Brasil neste ranking até o Haiti, Bolívia….Isso me lembra as pesquisas sobre percepção da corrupção, que a imprensalona publica como sendo “casos de corrupção” no governo federal claro, os prefieitos e governadores ficam de fora

    1. Concordo inteiramente…se

      Concordo inteiramente…se entrarmos em um avião no Brasil verificaremos que ESTÃO FALANDO DO….HAITI!

      Já é o cúmulo do absurdo!!!!

  3. Ai ai ai….

    É muito oportunismo safado fazer pesquisa em meio às obras dos aeroportos. Por experiência própria, em minhas viagens, tenho passado por algumas dificldades devido às várias obrs nos aeroportos. Contudo, ainda assim, tenho tido algumas surpresas como o aeroporto de Fortaleza-CE. Me parece pesquisa encomendada pela TAM e Gol para amenizarem suas péssimas gestões com os consumidores.

  4. Cata cavacos ao FMI

    Também pudera. Os tucanos deixaram o governo de cata cavacos ao FMI, sem fazer nenhum investimento em infra-estrutura.

    Você vai querer que o governo faça milagres agora???

  5. Dondocas? Coxinhas?

    Hoje no Galeão, o senhor Moreira Franco,Ministro da Aviação,disse que pássamos de trinta milhões de passageiros ano ,para cento e treze milhões, e que em 2013 dez milhões de brasileiros voaram pela primeira vez.Está mais do que claro que  os garagalos de hoje são consequencia de décadas de falta  de investimento antes da era Lula/Dilma.É evidente que esse aumento enorme trouxe transtornos,que com o tempo serão minorados.Em comparação a empresas maiores e dos chamados paises  “do primeiro mundo”, não estamos tão ruins assim.

  6. PROTESTE exagera?

    Talvez quando diz que os aeroportos são os “piores do mundo”.

    Mas alguns são muito ruins sim.

    Conheço os aeroportos de Belém, Confins, Brasília, Cumbica e Congonhas (SP) pois faço frequentes viagens entre estas cidades.

    Também procuro manter “olho clínico”, me colocando no lugar de uma pessoa que nunca esteve em determinado aeroporto antes.

    Minhas impressões:

    1. Belém: bem sinalizado, fácil reconhecimento espacial, boas acomodações para alimentação, lojas, bom serviço de táxi, tempo curto de espera de bagagens. Transporte público ruim e, por ser pequeno, com pouco movimento e “periférico” muito tempo de espera entre conexões.

    2. Confins: Fácil identificação das áreas de despacho de bagagem e marcação de assentos. Bom desembarque, tempo um pouco longo para pegar malas. CAOS nas salas de embarque, em número insuficiente, por isso sempre lotadas e sistema de som sempre no último volume!

    3. Brasília: na minha opinião, o pior de todos. Circulação confusa, acesso às salas de embarque difícil (sem sinalização indicativa), salas de embarque sempre lotadas, com poucos lugares (por que fixam um horário de embarque se ele não pode ser cumprido?) Serviços caríssimos!

    4. Cumbica: o desembarque é bom. Razoável tempo de espera de coleta de bagagens e saída fácil de ser identificada. Serviços de táxi cartelizado o que faz uma viagem até o centro mais de R$ 100,00 enquanto que o serviço “Bus Service” do Governo sai por R$ 36,00. Devido a esta cartelização dos táxis, o embarque dos ônibus é de difícil acesso e distante das portas de saída. Embarque ruim, com trajetos confusos, pouca sinalização e acesso dificultado aos balcões de despacho talvez pelo grande número de balcões e grandes distâncias a serem percorridas. Mesmo assim, sempre chegando com antecedência, sempre sou retirado da fila pois os balcões não dão conta do recado em tempo. Serviços caríssimos. A exceção a tudo isso é o terminal 4 – pejorativamente chamado de “Puxadinho”: fácil identificação das áreas, muito bem iluminado, fácil acesso à sala de embarque. Será que é porque apenas 1 companhia opera lá?

    5. Congonhas: Fácil acesso aos balcões de despacho, boa sinalização e boas salas de embarque, depois da ótima reforma. Espera por bagagens é razoável. Serviços caríssimos.

  7. aeroportos

    Trabalhei em aeroportos nas áreas operacionais e saguão de atendimento por muitos anos ( 1970 a 1998) e neste período os passageiros já sofriam a falta de estrura nas acomodações e atendimento. Hoje vejo que os problemas continuam com o aumento de passageiros e a estrutura defasada.

    Atualmente,tenho a impressão que os aeroportos se tornaram shoppings que, de tão grandes, pousam até aviões.  

  8. Eu ia meter o pau.

    O número de passageiros aumentou em quanto de 2000 até hoje?

    É só colocar o gráfico no post que mata na hora a argumentação.

    A Proteste não fez pesquisa para avaliar as rodoviárias e empresas de ônibus?

  9. Alguem tem que protestar

    Alguem tem que protestar contra essa proteste. Dizer que o aeroporto de Brasilia é o pior é muita miopia e má-fé.

    O aeroporto está passando por uma reforma estupenda e vai ficar um dos melhores do Brasil. Basta ver o projeto e as obras lá. Agora, avaliar aeroporto em obras é brincadeira e dizer que é o pior é sacanagem…

    Perdi a fé nessa proteste..

  10. Poxa…eu devo estar andando

    Poxa…eu devo estar andando de nave espacial…

    Conheço grande parte dos aeroportos citados…e NÃO VEJO ESSE DESCALABRO.

    Devo estar viajando drogada (embora nunca tenho usado isso)

    Eu quero saber se existe demanda em Manaus, para fazer um “JFK” lá…ou mesmo um “Congonhas”…

    Ou em Palmas, TO ???

    É cheio? Chegue antes para despachar bagagem, ou faço online.

    Demora? Vá no banheiro, tome um chopp, LEIA UM LIVRO…

    Já peguei atraso fora do país…e brasileiro fica pianinho nos aeroportos que atendem mal e cheios…E SE RECLAMAR LEVA “TASER” bzzz bbzzz bbbbzzz

    Tá ruim para o cavalheiro, ou madame? ALUGUE UM LEAR JET… e vá prá….#%#@ que partiu!!!!

    “Me deixa” voar em paz, e feliz da vida!!! Não quer imprevistos? FIQUE EM CASA!

     

  11. Atenir: concordo contigo. O

    Atenir: concordo contigo. O aeroporto de BSB é um dos melhores. Os piores são os de sp. Será que a Proteste entrou pra política? Não duvido.

  12. Atenir: concordo contigo. O

    Atenir: concordo contigo. O aeroporto de BSB é um dos melhores. Os piores são os de sp. Será que a Proteste entrou pra política? Não duvido.

  13. A avaliação dos aeroportos é

    A avaliação dos aeroportos é feita por usuários, e a grande maioria dos usuários brasileiros, mesmo nunca tendo saído do país, põe defeito em tudo.

    Viajo constantemente, passando por quase todos os aeroportos brasileiros, e a única coisa que acho irritante é a demora na entrega das bagagens. Fora isto, outra coisa envergonhante são os preços escorchantes dos restaurantes e das lanchonetes.

     

  14. Ok para o patriotismo aéreo,

    Ok para o patriotismo aéreo, e só falo pelo que vi no Galeão, mas não há obra que justifique sujeira extrema e falta de papel higiênico nos banheiros. São insalubres.

    Vá lá, Moreira Franco recomendaria que o usuário se aliviasse antes de sair de casa para não ficar reclamando.

  15. Quer conhecer uma sucursal do inferno?

    Dois exemplos apenas:

    Quer conhecer uma sucursal do inferno? Embarque no 2F do Roissy-CDG, onde o espaço é mínimo com pessoas se acotovelando, empurrando e chutando calcanhares numa miríade de línguas difrentes nos embarques para  Ásia, A.do Sul, mas tudo bem estamos em Paris, Fr.

    Comida? Loucura amigo, nem parece que você está no Pais da gastronomia mais renomada do mundo. Encaixe da aeronave no “finger” do terminal? Já fiquei mais de hora, por mais de uma vez, para alcançar a saída para o desembarque. Extravio de bagagens? Já se tornou lendário….

    Portas torniquetes ao final das esteiras rolantes? Largura mínima, emperradas, sem assistência no local, o que fez uma  vez uma americana logo a minha frente pirar sob os olhares assustados  de suas filhas adolescentes e começar a esmurrar as ditas portas deseperada com a possibilidade  de perder o võo…..

    Para coroar sua viagem  e endoidar de vez? Caia no conto do vigário de pegar o renomado RER para o centro de Paris, p.ex, para Le Halles. Se fechares os olhos você pensa que está num trem urbano do Rio ou São Paulo tal o grau de lotação e desconforto  e se for verão é um calor dos diabos, sem ar condicionado, pasmem!  Se for no inverno, o cheiro de casaco velho e bodum são nauseantes e  de imediato você entende porque a indústria de perfumes local é tão próspera!

    E na mia cara Roma, caríssima por sinal, com seu belo Fiumicino? Achar a bagagem na esteira? Parece jogo de bingo tal o número de esteiras e maior ainda a desinformação dos funcionários. Roubo de pertences nas bagagens despachadas? Dio Santo, que mãos leves e precisas nos destes Oh! Senhor! Parece até  que nossos dedos tẽm olhos em suas pontas! O incauto só descobre a uns 12000km depois e então ganha um picollo kit com uma camiseta, micro pasta dentifrícia e outras besteirinhas que a vontade maior é dar-lhes uma destinação pouco nobre a quem lhes supriu o kit. E a comida, paisano? Uma mer….! E os pedintes, todos Italianos, que circulam dentro das áreas comuns do aeroporto, antes do embarque? Mas tudo bem, siamo tutti a Roma, It.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador