Para ajudar o consumidor a otimizar o custo de sua conta de telefone, a PROTESTE Associação de Consumidores está lançando a campanha “Poupe na Conta“, voltada inicialmente para os moradores do Rio de Janeiro. Serão coletados os dados de hábitos de uso (quantos minutos a pessoa fala, quanto usa de dados, quanto paga atualmente), e após análise do perfil de consumo em comparação os planos existentes no mercado, serão indicados os planos adequados e será calculada a economia de cada um. Veja detalhes da campanha neste vídeo.
Num cenário em que a situação econômica tem levado ao aumento da inadimplência no setor de telecomunicações, a PROTESTE quer mostrar para o consumidor que é possível economizar trocando o plano atual pelo plano certo para o perfil dele. Em um caso real, a PROTESTE identificou que um consumidor conseguiu economizar R$ 1.680 em um ano apenas por se adequar ao plano correto.
Pelas regras atuais do Regulamento Geral dos Direitos dos Consumidores de Telecomunicações (RGC), da Anatel, as teles são obrigadas a oferecer na internet um mecanismo de comparação de planos de serviços e ofertas promocionais, para facilitar a identificação da opção mais adequada ao perfil de consumo e renda dos interessados. Mas a diversidade de planos e a linguagem utilizada dificulta a escolha. A intenção da PROTESTE com a campanha é fazer a conta pelo consumidor e ajuda-lo a poupar tempo e dinheiro.
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