Relatório da CNV derruba estátua de Costa e Silva em cidade gaúcha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O relatório final da Comissão Nacional da Verdade motivou a prefeitura de uma cidade gaúcha, Taquari, a derrubar um monumento do ex-presidente Arthur da Costa e Silva, que nasceu no município. 
 
“Com a divulgação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, restaram comprovadas as atrocidades cometidas no período da ditadura militar, especialmente naquele período conduzido por Costa e Silva. A administração municipal de Taquari entendeu que não havia razão para manter uma homenagem no maior ponto turístico da cidade, espaço de demonstrações culturais, justamente a quem promoveu um período nebuloso na história do país. Cidadãos de Taquari, inclusive, sofreram as mazelas daquele período”, disse a nota oficial da prefeitura.
 
O busto do ex-presidente foi enviado ao Museu Costa e Silva, também localizado na cidade, e junto com ele estará disponível uma cópia do relatório da CNV, “para que a história seja conhecida na totalidade em que foi possível escrevê-la”.
 
Leia a nota, na íntegra:
 
NOTA OFICIAL
 
Em face da polêmica gerada pela retirada do busto existente junto à Lagoa Armênia, na cidade de Taquari – RS, a Prefeitura Municipal de Taquari informa que:
 
1. O busto em questão foi instalado no ano de 1976, em homenagem a Arthur da Costa e Silva, porque “nesta Lagoa Armênia, na infância, organizou seu primeiro pelotão de meninos. Em hora difícil, presidente da República, comandou com altruísmo o Brasil e o povo Brasileiro.”
 
2. Com a divulgação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, restaram comprovadas as atrocidades cometidas no período da ditadura militar, especialmente naquele período conduzido por Costa e Silva.
 
3. Portanto, a administração municipal de Taquari entendeu que não havia razão para manter uma homenagem no maior ponto turístico da cidade, espaço de demonstrações culturais, justamente a quem promoveu um período nebuloso na história do país. Cidadãos de Taquari, inclusive, sofreram as mazelas daquele período.
 
4. O busto, portanto, foi retirado e já está junto ao Museu Costa e Silva, existente no município e mantido pela Prefeitura Municipal. Junto com ele, também estará à disposição uma cópia do relatório da Comissão Nacional da Verdade, para que a história seja conhecida na totalidade em que foi possível escrevê-la.
 
5. A Lagoa Armênia continuará sendo, e cada vez mais será, um espaço para a livre manifestação cultural no município de Taquari.
 
Confira o vídeo:
 
https://www.youtube.com/watch?v=ivxQrHNyVXE width:700 height:394
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns à administração de

    Parabéns à administração de Taquari: exemplo para todo o país. Porto Alegre, ano passado, também alterou o nome da avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade; mesmo que o prefeito atual (Miudinho) tenha pulado fora (covardia ou interesses?), a Cãmara de Vereadores a colocou em vigor. Quem mais se habilitaria? 

  2. Eu acho isso completamente

    Eu acho isso completamente desnecessário e fruto de um revanchismo ideológico.

    Ideologia só atrapalha.

     

    Ao invés de trabalhar, fica perdendo tempo com estas M…s.

  3. Eu acho eh pouco!

    Eu acho eh muito bom. Temos centenas, quiçá milhares de homenagens a esses “herois” da ditadura, em forma de nomes de ruas, pracas, estradas, viadutos e avenidas.

    Manter esses nomes apenas reforca o sentimento de impunidade por parte de alguns e, tristemente, a ideia de que o golpe e os anos que se seguiram foram uma era abencoada, por parte de outros.

    O Brasil tem que discutir o assunto e avaliar se quer homenagiar assassinos e torturadores.

    1. Essa é a sua opinião ,

      Essa é a sua opinião , MILHÕES de brasileiros apoiaram o regime militar por boa parte dos 21 anos, isso é HISTORIA real e concreta ou vcs acham que todos os brasileiros são de esquerda?

  4. Aos corações valentes

    Eu acho necessario. Golpistas, assassinos, torturadores não podem ser tratados como herois em nenhuma cidade brasileira. A historia do golpe militar e a ditadura que se seguiu é ainda muito mal contada nas escolas (na minha escola, nos anos 90, OBJETIVO, passou em branco. Alias, quando falavam em golpe, o professor dizia “revolução”), e os jovens e crianças acham que foi apenas uma “ditabranda”. 

    1. Bom, então vc concorda com a

      Bom, então vc concorda com a retirada de todas as estátuas de Lenin e Stalin na Rússia?

      Destas eu também discordo. Aí está a pista para vc perceber quem tem divergência ideológica e quem apenas discorda.

      Os que apóiam a medida no Brasil por ideologia, vão se opor a medida na Rússia…por ideologia.

       

      Eu acho que isso é simplesmente apagar sua própria história. tanto faz se a História é boa ou ruim. Não se apaga!

       

      PS. Acima há um teste para minha teoria. Repare nas estrelas.

      1. Retirar as estátuas…

        … do Lenin, do Stalin ou de quem quer que seja é um direito daqueles povos, se eles assim acharem que foram assassinos como foram os médicis, costasesilva, castelos e outros desqualificados gorilas.

         

        Agorea, só um mentecapto pode querer comparar Lenin ao gorila costa e silva.

         

        MEMORIA  VERDADE  JUSTIÇA

        1. melhor

          É melhor falar a verdade e ser chamado de mentecapto, do que ser são e apoiar ditadores e assassinos da pior especie, somente por terem ideologias politicas ao qual admiramos,

          Os dois foram lideres de seus respectivos paises, entraram para a historia não como bons lideres, mais sim como ditadores e assassinos de seus compatriotas. 

          1. Porque só dois?

            … além do costaesilva, do médici, tivemos o castelobranco, o geisel e o “prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo”..

  5. Essa cidade já começou a dar

    Essa cidade já começou a dar o exemplo.

    Se essa moda pega bustos em praça pública e nomes de logradouros em homenagem a

    esses “vultos” da história desaparecerão da face de nosso país!

  6. Vídeo histórico

    É o primeiro passo de uma caminhada que demorou para começar. Sou também a favor de derrubar todas as estátuas do Lenin e do Chê que tem aqui no Brasil.

  7. Em São Carlos (SP), há vários

    Em São Carlos (SP), há vários anos a rua Sergio Paranhos Fleury deixou de existir, dando lugar à rua Dom Helder Câmara.

    1. nao salvou o brasil pietro

      pode  nao ter salvo o brasil !!!!mas tb nao acabou com  Brasil   !!! infelizmente agora sim estao acabando  com ele !!!!!!

  8. Nassif
    Ótimo, que tal

    Nassif

    Ótimo, que tal resolver recontar a história do Brasil.

    Independência – 14 anos antes de 1822 com a abertura dos portos as nações amigas.

    Tiradentes……..melhor deixar pra lá………

    1. Deixa prá lá não, seu Mário…

      … recontar a História do Brasil é fundamental para deixarmos de ser um pais culturalmente subdesenvolvido.

       

      O que o amigo aprendeu na escola sobre “quilombos”?… eu sei que aprendi como sendo uma rebelião de negros contra os brancos… meus filhos já tiveram outra informação…e  espero que meus netos aprendam que 64 foi um golpe de estado que torturou pessoas e não uma revolução que salvou o Brasil.

       

      E principalmente para termos MEMORIA, VERDADE E JUSTIÇÅ!

  9. Administração AUTORITÁRIA IGUAL a uma DITADURA.

    Administração  AUTORITÁRIA IGUAL a uma DITADURA.

    Lendo varias fontes de noticias, observei que a administração do Município tomou uma decisão arbitraria e pior autoritária.

    Onde julgou, condenou e tomou a ação de destruir o monumento.

    Existem meios democráticos e EDUCADOS para que tais atos possam ser feitos com o aval do eleitor que é um cidadão que merece principalmente respeito dos seus representantes O PREFEITO.

    Obs.: Não sou contra a retirada do busto, sou contra a forma que aconteceu.

    1. Só um ignorante…

      …. pode fazer um comparação destas.

       

      Quando do golpe de 64, em várias pracas do Brasil foram retiradas as “cartas testamento” de Getúlio Vargas… se alguém naquela época tivesse reclamado, seguramente seria preso e corria o risco de ser torturado. 

      A diferença é que hoje voce pode livremente escrever essa imbecilidade sem nenhum problema.

       

      Deu para entender a diferença?…. caso positivo, retiro aquele  ignorante.

  10. Quanta perda de tempo, ainda

    Quanta perda de tempo, ainda vão cobrar 3 x o valor da retirada da estatua.

    Vamos por hipotese que o proximo prefeito eleitopossa ser um simpatizante dos militares , ele vai querer fazer  outra estatua maior ainda . 

    Vai sobrar para o cidadão financiar a derrubada e a construção da nova estatua,a cada eleição.

    O que vai valer é o que vai estar escrito , nos livros escolares de História do Ensino Médio, distribuidos para o Brasil inteiro.

    1. Pois é, seu Fábio…

      … eu vivi os anos sessente e setenta onde a Dilma era “terrorista e subversiva”. Agora ela entra nos livros de história como presidente do Brasil.

      O Tiradentes também foi considerado “subversivo” na sua época, agora é Herói Nacional. O amigo lembra quem eram os carrascos de Tiratendes? Lembra quais nomes tinham os governadores daquela época?

       

      Pois é… essa costaesilva da vida estão, pouco a pouco – porque a História é feita em muito tempo – marchando para o lugar de onde nunca vão sair:  a lata de lixo da História.

       

      MEMORIA    VERDADE    JUSTIÇA

  11. Nota oficial emitida pela
    Nota oficial emitida pela Prefeitura de Taquari: Em face da polêmica gerada pela retirada do busto existente junto à Lagoa Armênia, na cidade de Taquari – RS, a Prefeitura Municipal de Taquari informa que: 1. O busto em questão foi instalado no ano de 1976, em homenagem a Arthur da Costa e Silva, porque “nesta Lagoa Armênia, na infância, organizou seu primeiro pelotão de meninos. Em hora difícil, presidente da República, comandou com altruísmo o Brasil e o povo Brasileiro.” 2. Com a divulgação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, restaram comprovadas as atrocidades cometidas no período da ditadura militar, especialmente naquele período conduzido por Costa e Silva. 3. Portanto, a administração municipal de Taquari entendeu que não havia razão para manter uma homenagem no maior ponto turístico da cidade, espaço de demonstrações culturais, justamente a quem promoveu um período nebuloso na história do país. Cidadãos de Taquari, inclusive, sofreram as mazelas daquele período. 4. O busto, portanto, foi retirado e já está junto ao Museu Costa e Silva, existente no município e mantido pela Prefeitura Municipal. Junto com ele, também estará à disposição uma cópia do relatório da Comissão Nacional da Verdade, para que a história seja conhecida na totalidade em que foi possível escrevê-la. 5. A Lagoa Armênia continuará sendo, e cada vez mais será, um espaço para a livre manifestação cultural no município de Taquari.

  12. Ainda foram bonzinhos

    Deixaram o busto ser levado pra um museu. Se eu estivesse lá não perderia oportunidade de escarrar nessa estátua. Isso se não estivesse com vontade de urinar…

  13. Ditadura de esquerada
    Este foi o maior ato de demonstração de que vivemos num sistema ditatorial, o regime militar acabou faz 30 anos e até então a Sociedade não se manifestou pedindo a remoção ou alteração de estatuas ou nomes. Vamos derrubar as igrejas católicas pelo que representaram no passado?.. vamos derrubar símbolos de uma sociedade branca que foi responsável pela escravidão!.. A Realidade é que o PT não tem moral alguma para tentar reescrever a história, pois este partido é sujo e assassino.

  14. Pois vejam o que aconteceu!

    Poucos dias atrás o prefeito de Taquari retirou de um logradouro central da cidade o busto do general Costa e Silva, afirmando que estava cumprindo as recomendações da CNV. O busto foi recolocado num museu instalado numa casa em que residia a família do general-ditador. Pois o Ministério Público Estadual (MPE) – constitucionalmente um órgão definido como fiscal da lei, defensor do povo, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da cidadania e das minorias – entrou com uma ação determinando que o prefeito reponha o busto no local original. Fica a pergunta: é defensor do povo um órgão que defende a preservação da memória de quem ordenou prisões, mortes e tortura?

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/12/26/o-busto-de-costa-e-silva-e-a-fragilidade-da-democracia/

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador