Focando os movimentos da oposição na fala de Joaquim Barbosa

No último depoimento do doleiro Alberto Youssef, no I.P. da Lava a Jato, ficou registrado que o esquema de corrupção com as empreiteiras teria começado no governo de FHC-PSDB. 

~ A mídia parece ter feito um acerto para esconder essa informação da audiência brasileira.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na entrevista que concedeu, em seguida, ao jornal O Globo sinalizou que a Lava a Jato atinge a todos os partidos competitivos, sem exceção.

Nota publicada na coluna do jornalista Ilimar Franco, em O Globo, veio com o título que denota medo: “Apreensão.  Os tucanos não sabem o que vem pela frente, na carona da Operação Lava-Jato. Diante de recente entrevista do ministro José Eduardo Cardozo, eles não sabem se o ministro tem bala na agulha ou está só blefando. As insinuações de possível envolvimento de tucanos no caso Petrobras os deixa inquietos.”

Advogados de réus da “Operação Lava a Jato” pediram audiência para denunciar, em esfera de proteção de direitos humanos lesados na fase do Inquérito Policial, o que eles interpretariam como tortura ou maus tratos executados com o fim de obter confissão ou delação premiada.

Em nota divulgada neste sábado, José Eduardo Cardozo declarou que recebe advogados sempre na agenda oficial e que todos têm o direito de relatar eventuais violações de direitos: “Advogados têm o direito de serem recebidos por autoridades públicas”. Correlativamente a esse direito, “o ministro da Justiça e os servidores do Ministério têm o dever legal de recebê-los”.

Em seguida, Joaquim Barbosa entra em cena, atuando no interesse dos medrosos protegidos pela mídia oposicionista: 

É mais um esforço de manipulação. Primeiro, porque só se exige direitos mediante a provocação da ação do Poder Judiciário.  O Ministério da Justiça, como está claro, é um órgão subordinado à Presidência da República.

Joaquim Barbosa foi chamado a fazer esse pronunciamento com base numa suposta ¹ingenuidade do povo e eventual ²medo de José Cardoso. Sua postagem tem, claramente, um sentido de propaganda e de ameaça; toma carona no rastro da campanha midiática que, desde 2013, vem prolongando – através de recorrentes ‘novas fases’ – a marketagem que tem por fim colar no PT e na esquerda a imagem de corruptos. É para isso se identifica como “honesto” e se inclui no rol dos moralistas autoritários.

José Cardoso, na posição de Ministro da Justiça, não parece ter praticado nenhuma imoralidade ou ilegalidade.  Pelo contrário, terá apenas cumprido seu dever de autoridade do Poder Executivo.  E é aqui que entra mais uma ponta tática da manipulação: a maioria do povo pensa que o Ministério da Justiça tem alguma conexão hierárquica ou funcional com o Poder Judiciário e com o Ministério Público.  Assim, a postagem usa a personagem justiceira Joaquim Barbosa para ‘dar discurso’ de justificação: será usado para contestar eventual inclusão de políticos do PSDB na lista de corruptos da Lava a Jato: o juiz, o Tribunal ou o Ministério Público Federal, ‘estariam sendo submissos às imposições do Ministro da Justiça’, ou seja, ao ‘chefe da Justiça’.

Estamos, culturalmente, muito distantes da última ditadura.  Não existe a menor possibilidade de um ministério ligado à Presidência da República exercer esse tipo de influência na autonomia, na liberdade e na independência dos membros de outros poderes no ambiente republicando do Estado Democrático de Direito.

O personagem Joaquim Barbosa, espertamente – do mesmo modo que escondeu as provas naquele IP 2474 –, não exibiu os motivos que justificariam a demissão imediata do ministro da Justiça.  José Eduardo Cardoso citou os dispositivos de lei que alega lhe darem autorização para receber qualquer advogado que seja portador de denúncia sobre o trabalho da Polícia Federal, esta sim, subordinada administrativamente ao Ministério da Justiça.  Judicialmente, está subordinada ao presidente do Processo Penal.

Consulta no Google será útil para julgar facilmente quem está com a razão:  digitar “Lei Nº 10.683, Art. 27, Inciso XIV” e conhecer os assuntos que constituem áreas de competência do Ministério da Justiça.  Digitar “OAB Lei Nº 8.906, Art. 7º” e conferir especialmente os incisos I, VI (e alíneas), VII, VIII e XI.

 
Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. JB se inclui entre a gente

    JB se inclui entre a gente honesta do País… Piada, né !?!?

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  2. JB se inclui entre a gente

    JB se inclui entre a gente honesta do País… Piada, né !?!?

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  3. ou o governo – aí incluso o

    ou o governo – aí incluso o judiciário – desmascara o barbosa nessa aí,

    deixa clara a sua empulhação,  ou começará a sofrer por falta de ação institucional.

    a justiça na mão de absolutistas é um perigo para a democracia, é óbvio.

    a venda – substantivo – não pode significar a negação da justiça….

    nem virar verbo….

    como diria o cético:

    no início, o verbo era a verba.

    essa expressão serviria para definir bem o tal do pig brasileiro.

  4. Falta recorrer ao Capitão América.

    A mídia Pig se superou no concurso de JB na sua cruzada para destruir o governo. Depois disto só falta convocar o Capitão América para reforçar a turma do justiceiro batman. No passado era mais fácil, era só gritar “comunista”.

  5. Corretissimo o artigo.
    Mas a

    Corretissimo o artigo.

    Mas a desinformação já passou da aparência para o vale tudo há muito tempo.

    Me impressiona que ainda haja quem enxergue “sutileza” nisso tudo. A propaganda chega a ser grosseira….

  6. É de doer!

    “Nós, brasileiros honestos….”

    Falando desde a varanda do seu AP em Miami, comprado por um dólar, por uma empresa que ele criou desde o seu (nosso) apartamento funcional em Brasília.

  7. Esse senhor J.B. devia se

    Esse senhor J.B. devia se recolher à sua mediocridade jurídica e deixar de fazer o papel de justiceiro. Maldita hora que alguém o indicou para o presidente Lula.

  8. Tudo isso… por isso ?

    Joaquim Barbosa fazendo a pantomima do justiceiro honesto. Tem gente para acreditar em tudo. Quanto a Lava Jato, não esta na hora de darem um basta em tanta confusão- da qual se aproveita a imprensa velha – e concentrar os trabalhos na PGR ? Ja o ministro da justiça, qual a interferência tem tido ele nas investigações da Lava Jato, se até Vaccari foi levado coercitivamente a depor?! Como diria o velhor bardo ” muito barulho por nada” ou por tão pouco. 

  9. Jeitinho Brasileiro X Brasileiro Honesto = JB Ass Corporation

    Utilizar um endereço oficial de residência funcional no Brasil como sede de uma empresa não me parece coisa típica de brasileiro honesto. Lembra mais o “jeitinho brasileiro”, no mau sentido. Agora, ser sócio-gerente dessa empresa viola a Lei, simplesmente, porque juiz só pode ser acionista ou sócio-quotista, que não era o caso, pelo menos pelo que a mídia reporta:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 35, DE 14 DE MARÇO DE 1979

    Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

    Art. 36 – É vedado ao magistrado:

            I – exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista;

  10. Agora sim…será ?!?

    O fato do PT exigir e o Ministro José Eduardo Cardozo dizer que a PF vai investigar o depoimento do Barusco, sobre o recebimento de proprinas na Petrobras, desde 1997, deixou os tucanos de cabelo em pé !!!

    Por isso, a midia passou o carnaval todo atacando o Cardoso, a ponto de resssucitar o imbecil do JB e o DEM e o PSDB, já articularem uma forma de convocarem o ministro para dar “esclarecimentos” no congresso.

    Vai ser hilário o Ministro ir e levar a lei debaixo do braço…esfregar na cara da oposição e depois ir embora investigá-los.

    Esse movimento da mídia, oposição e JB demonstra que o PT fez o movimento certo !!!! Até que enfim !!!

    Tem muito caroço debaixo desse angú…se o PT e o Cardoso não sucumbirem frente a mídia e a oposição, a briga será boa !!!

    De agora prá frente vão jogar pedras no Cardoso 24 horas por dia para desmerecer o trabalho dele.

    Se ele aparecer em público com o sapato desamarrado a mídia vai usar como fato para derrubá-lo do cargo.

    O José Eduardo Cardoso não é lá essa maravilhas, mas se a Dilma fraquejar e tirá-lo nesse momento crucial, aí, podem jogar a pá de cal no segundo mandato da presidenta…

    Eu daria o meu reino para ver a presidenta rebater as acusações dizendo:  A PF é boa somente quando investiga o PT, quando ela investiga os crimes tucanos ela está sendo aparelhada pelo partido.

     

     

  11. JB é um hipócrita

    Veja outro twite dele:

     

    “Se vc é advogado num processo criminal e entende que a polícia cometeu excessos/deslizes, vc recorre ao juiz. Nunca a políticos! Os que recorrem à política para resolver problemas na esfera judicial não buscam a Justiça. Buscam corrompê-la. É tão simples assim”

     

    hehehe, mesmo o juiz sendo o Morro, que manda prender e, de acordo com denúncias, torturar os suspeitos. ( http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/02/06/os-dias-e-as-noites-na-guantanamo-do-dr-moro/ )

    e quando ele era o juiz fez o mesmo, sonegando provas, deformando datas pra aumentar a pena ou expulsando um advogado que estava em seu justo exercício de função.

    Quinzão, você é um hipócrita, e o pior deles, pois além de ter um talento incrível pra déspota tem um dom martavilhoso pra maldade.

  12. Para o atual advogado Joaquim

    Para o atual advogado Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF, e hoje “tuiteiro” no papel de Torquemada da advogacia:

    Reza o art. 133 da Constituição: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
    Ou seja, sem o advogado, figura que muitas vezes é dada como supostamente inferior no tripé Juiz(magistrado)-Promotor(Ministério Público)-Advogado(cidadão), simplesmente não haveria justiça. Poderia até sobreexistir o Judiciário, como instância do Poder, mas jamais a Justiça. 
    Por razões ideológicas, imagino, se costumou por essas bandas não só depreciar as inigualáveis e inexcedíveis funções da advogacia, mas também até associá-la com argentarismo, manha, egoísmo, e por aí vai.
    Se o Juiz(magistrado) é deus(ou se avalia assim), o Promotor é o demiurgo com a espada flamejante a fiscalizar a aplicação da Lei, para o advogado restou o papel de demônio. 
    Uma tremenda injustiça. Um equívoco de percepção absurdo. 
    Se formos graduar pela importância no contexto de uma sociedade democrática, em primeiro lugar na tríade aludida, disparado, vem o advogado que, em suma, se confunde com o cidadão em carne e osso, sujeito de direitos e deveres. E não com abstrações como “fiscal da Lei” e “defensor da sociedade”, ou com magnificências togadas. 
    Em tempo: não sou advogado. Apenas me sinto obrigado a proclamar injustiças através de esclarecimentos e informações.

  13. Demitir?

    Pelo que me lembro, nem o Ministro da Justiça nem qualquer outra autoridade brasileira exigiu a demissão do “honesto” Barbozão quando ele, ainda Ministro do Supremo, recebeu, num boteco de Miami,  um bandidão foragido da Justiça brasileira, réu em mais de duzentos processos! 

  14. Mais um esquecimento da justiça a favor dos tucanos… De novo.?

    CNJ apura se desembargador de SP ajudou tucano em ação

    Processo penal contra deputado Barros Munhoz ficou parado por 3 anos no TJ

    Crimes atribuídos ao ex-presidente da Assembleia Legislativa paulista prescreveram em razão do atraso

    FREDERICO VASCONCELOSDE SÃO PAULO

    O Conselho Nacional de Justiça apura se o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, do Tribunal de Justiça de São Paulo, retardou por mais de três anos o andamento de uma ação penal contra o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Barros Munhoz (PSDB) para beneficiá-lo.

    O desembargador relatou um processo no qual Munhoz é acusado de formação de quadrilha, fraude em licitação e omissão de informações à Promotoria em um suposto direcionamento de contrato quando foi prefeito de Itapira (SP), entre 1997 e 2004.

    Todos os crimes prescreveram no período em que o processo esteve com Toledo. “Ao longo de mais de três anos e quatro meses, não houve a prática de nenhum ato processual”, segundo constatou a Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

    O crime de formação de quadrilha, especificamente, prescreveu um mês antes de Toledo registrar seu voto, que foi contra o recebimento da denúncia por não atender às “exigências legais”.

    Outros 17 desembargadores integrantes do órgão especial que analisou o caso discordaram de Toledo ao acolher a denúncia em agosto de 2012. Eles concordaram com o voto do revisor do processo, Luís Soares de Mello, que viu indícios de desvio de verbas por parte de Munhoz, atual líder do governo Geraldo Alckmin na Assembleia.

    Durante duas sessões, Toledo não respondeu as interpelações dos desembargadores Grava Brasil e Urbano Ruiz, que desejavam saber que providências ele havia tomado como relator para justificar o atraso do processo.

    ARQUIVAMENTO DO TJ

    Em junho de 2013, o então corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, determinou que a presidência do TJ-SP apurasse os fatos. O presidente à época, desembargador Ivan Sartori, instaurou o procedimento interno e arquivou o caso. Falcão registrou que o arquivamento “impediu o necessário aprofundamento das investigações”.

    Toledo disse que exercia várias atividades no TJ e na diretoria da Escola Paulista da Magistratura. A corregedoria do CNJ pediu uma certidão da produtividade dele. Constatou que “não houve atraso no julgamento de qualquer outro processo”, além da ação contra Munhoz.

    Em setembro de 2013, Falcão mandou intimar Toledo para sessão de julgamento. A reclamação disciplinar entrou em pauta em várias sessões no final do ano passado, mas não foi levada a julgamento pelo presidente do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, que também preside o Supremo Tribunal Federal.

    Desde novembro de 2013, o sistema eletrônico do CNJ não registra movimentações do processo. Magistrados sugerem nos bastidores que há uma rede de proteção para blindar Toledo.

    O julgamento finalmente foi marcado para 18 de novembro último, por decisão da nova corregedora, ministra Nancy Andrighi, que examinara o processo.

    No dia da sessão, porém, os advogados de Toledo protocolaram no CNJ uma documentação volumosa. Andrighi retirou o tema da pauta justificando a necessidade de analisar os documentos.

    PROCURADORIA

    Em janeiro deste ano, a vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko de Castilho, entendeu que não havia indícios suficientes para uma investigação criminal por suspeita de prevaricação de Toledo. A decisão não interrompe o processo no CNJ.

    Em sua defesa, Toledo disse que estava afastado havia muito tempo do julgamento de ações penais, pois atuava desde 2002 na área cível.

    Disse que contou com o trabalho de uma servidora, que jamais o alertou sobre “eventual prescrição” dos crimes.

  15.  
     
     “Nós, brasileiros

     

     

     “Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a Presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça.” (@joaquimboficial)

     

    ESCONDER UM INQUÉRITO, IP 2474, CAPAZ DE MUDAR O RUMO DE UM MENTIRÃO,  É HONESTO? – PARA NÃO PAGAR IMPOSTO, VALE MONTAR EMPRESA FANTASMA?  E, AINDA ASSIM, CONTINUAR  FAZENDO POSE DE VESTAL?

    Um sujeito que, por obra das corretas políticas de inclusão social e das inadiáveis  medidas voltadas a reduzir a pornográfica concentração da renda, finalmente, assumidas pelos governos do PT .  Pois, justamente um dos entes beneficiados por esta visão de governo civilizador, ousa partir para destrambelhada notinha : Nós brasileiros honestos???..KKKK…KKKKK, Nós quem mesmo?…. KKKK!!! UAI MEUS QUARTOS!!! ASSIM EU DOU TROÇO…

    Estranho, um ex juiz do STF que, em circunstâncias anteriores, jamais teria chegado lá. Muito esquisito, um cabra normal, aceitar vir a público cumprir gesto de oportunismo rasteiro e tão falso.    Diria minha netinha,  é muito bizarro…

    A não ser que o cabra estivesse sob  o domínio de consumo alcoólico excessivo. Do contrário,… não é razoável. Um sujeito estudado e esperto declarar tamanha asneira, apenas, para agradar a seus patrocinadores da grande imprensa golpista. Seria em retribuição antecipada a algum, digamos assim, salvo conduto, padrão tucano?

    Orlando

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador