A verdade por inteiro, por Arkx

por Arkx

“Que Deus tenha misericórdia desta nação”.

desde o choque de realidade causado por aquela farsa dantesca encenada no teatro de horrores da Câmara, ainda era esta a frase ecoando em meio ao desastre e o caos.

como uma profética maldição, uma conspiração de circunstâncias negativas, para manter o país aprisionado numa era de Aquarius ao inverso.

como aquele interminável pesadelo tivera início? alguém ainda se lembrava?

após meses de incessante tortura psicológica, as mentes estavam atordoadas e confusas, dominadas pela frustração, raiva, impotência e depressão. ainda prevaleciam os sintomas mórbidos, os fenômenos bizarros e as criaturas monstruosas.

houvera um luminoso interregno, o tempo de uma sólida ilusão que o futuro enfim acabara de chegar. o milagre realizando-se para os trabalhadores brasileiros enfim entrarem no paraíso.

mas isto verdadeiramente estivera a ponto de acontecer? ou fora tão somente fake news, num ainda então não reconhecido reino da pós-verdade?

quando exatamente se desencadeou aquela maldita psi op? antes ou depois das bolhas começarem a estourar? desde quando aquele jogo era bancado pelas “trapaças da sorte”?

em que momento se atravessara a superfície do espelho, transformando a realidade num invertido reflexo infinito de miragens? quando se mergulhara naquele pavoroso abismo que não parecia ter mais fim?

impossível olhar para trás e não ver um longo passado à frente.

apanhado numa armadilha do destino, o anjo da História se debate. com seu rosto voltado para o passado é impelido de costas para o futuro. tudo o que pode ver são ruínas se amontoando em direção ao céu.

2016 não tinha fim e 2018 continuará um ano longe demais. tudo se repetia, se repetia, repetia, repetia… como um dia que iria durar para sempre, com o Brasil preso num movimento em falso. o tempo circular do karma instantâneo. não há retorno, nem qualquer futuro para onde se fugir.

numa realidade liquefeita, a sociedade experimenta a História enquanto torturante acontecimento do agora. a intensidade do momento leva os indivíduos a delirarem o campo social. os surtos se tornam endêmicos. os delírios se propagam. tudo entra em colapso. um mundo surreal. uma sociedade hiper-normalizada.

quantas pessoas conseguem suportar a incerteza e perplexidade de um momento histórico enquanto ele se desenrola?

a verdade revelada por inteiro: todas as encenações eram verdadeiras. sim, é possível contar uma grande mentira dizendo só a verdade! com as máscaras caídas ao chão, só cabia aos personagens sua busca vã por algum autor.

após todas as bolhas desaparecerem, já não restara pedra sobre pedra. enfim, numa crise de pânico, todos se dão conta que ninguém mais sabia como sair daquele impasse. a crise se tornara maior do que tudo e maior do que todos.

todos os velhos personagens do grande inverno de nossas almas eram tragados pelas chamas por eles mesmos acesas. o verão é agora. Dracarys.

haveria algum transmutador histórico? algo capaz de destravar o karma instantâneo. não para restaurar o movimento linear do tempo pendular e mecânico do relógio capitalista. mas para fazer irromper um tempo qualitativo e catalisador no presente de todos os momentos de revoltas no passado.

haveria um tempo no qual atos individuais se potencializam e ganham efeito social? um tempo prenhe das possibilidades de um futuro indeterminado. como dar um salto sob um Sol imóvel no meio de seu curso? um salto para o passado e imediatamente de volta para o futuro, libertando o presente de sua agonia e desespero infindáveis.

só há um único movimento capaz de construir a nova identidade: mergulhar no abismo e atravessar a superfície do espelho. então era isso!

ser louco não é necessariamente ser doente. a loucura é um produto de uma destruição imposta e auto assumida. uma loucura é um grosseiro disfarce, uma caricatura grotesca do que poderia ser a cura natural. a autêntica saúde mental implica, seja de que modo for, a dissolução do ego denominado de “normal”

“e começou a decifrar o instante que estava vivendo, decifrando-o à medida que o vivia, profetizando-se a si mesmo no ato de decifrar a última página dos pergaminhos, como se estivesse vendo a si mesmo num espelho falado.”

“Cem Anos de Solidão” – Gabriel Garcia Marquez

.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Era de Aquarius invertida.

    Rapaz, mesmo na ressaca pós-68, com AI-5 e tudo na cabeça, éramos felizes e não sabíamos. Vai ver era porque estávamos cheios de certezas e o tempo, a ferramenta mor da praxis, iria nos confirmar que tudo que é sólido, até as mais duras certezas, se desmancha no ar. O sonho poderia ter acabado, mas a festa continuava a rolar, in 5th Dimension, claro. Ai, o tempo, as memórias… há História, haja e aja a História: a luta, de classes, continua, companheiro!

    O motor ainda pulsa e está em ritmo crescente de pulsar mais forte. Uma coisa chamada crescimento econômico, que há tempos vinha sendo insuficiente para o crescimento do capital, chegou na sua máxima amplitude e final no Mundo, a era de decrescimento é inexorável. Eles vão ter que enfrentar as massas e os limites da natureza. Emoções fortes virão, não está descartado regressão feudal, sociedades de senhores da guerra até, a era dos sonhos invertida, o dilema oposto ao socialismo.

    Um abraço.

    [video:https://youtu.be/kjxSCAalsBE%5D

    [video:https://youtu.be/N9oq_IskRIg%5D

    1. Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

      -> Ai, o tempo, as memórias…

      -> a era de decrescimento é inexorável

      -> emoções fortes virão

      o tempo, é tudo o que de fato temos, não? mas o temos só por um tempo…

      talvez a vida não seja mais do que as histórias que vivemos. e vivemos estas histórias para que possam ser contadas.

      quando eu era criança, ficava horas fascinado com as histórias que os adultos me contavam de suas vidas. hoje temos nossas próprias histórias para contar.

      a geração que participou da luta pela redemocratização é uma geração abençoada. esta galera jovem que hoje ocupa as escolas e sempre está presente na ruas, também é abençoada. mas ficou uma lacuna enorme entre as duas – muito mal ocupada pelos cara pintadas do “Fora, Collor”.

      hoje esta brava juventude combativa começa a contar suas histórias. e a geração das “Diretas, Já!” está na fase final de suas histórias. mas ainda temos algumas surpresas, algumas cartas nas mangas para decidir este jogo. o tempo dirá!

      grande abraço

      p.s.:

      vídeo: legião urbana – “Pais e Filhos”

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=sfixHYBWaiU%5D

      .

       

  2. E as pessoas seguem passivamente para o abismo

    E ninguém está revoltado, não há expressão de indignação, nem à esquerda nem à direita. Os progressistas engolem suas frustrações e resmungam pelos cantos.

    E os conservadores (maioria da nação) no fundo sabem que que o país está entregue às aves de rapina, que eles colaboraram para isto de forma decisiva e que o caos os atingirá também. Mas fingem que nada aconteceu e se recusam a falar/refletir sobre o acontecido – a não ser entre si, para confirmar o mito de que o PT foi a maior máfia do país e Lula o maior capo.

    E os conservdores queriam a velha ordem, os velhos políticos, o velho compadrio, a velha cegueira: uma volta ao Brasil da novela da Globo e seus coronéis, onde o amor entre o mocinho e a mocinha se desenrolava à sombra dos podres poderes. Onde cada um sabe o seu lugar, negros não saem da cozinha para a sala e nordestinos permanecem no canteiro de obras. O Brasil feliz do carnaval, da mulata e do futebol, temperado com a nova fé cristã dos evangélicos. Mas esta volta é impossível. É como um quarentão querer ser criança de novo, em busca da inocência perdida (inocência, aliás, que nunca houve).

    E, de repente, estamos num mundo à beira do caos, comandados por aves de rapina diante de cegos voluntários que se recusam a ver a realidade de que Aécios, Temers, Alckmins, Serras e Moros são monstros terríveis, dispostos a trocar o sangue do povo por poder. Que entregam o país e seu povo à banca e ao império com a bênção da mídia.

    “E quando o circo pegar fogo, somos os animaisna jaula” (Renato Russo).

    E, no fundo, todos sabemos que o país vai para o buraco. E vamos juntos, como zumbis, anestesiados da vida, de alma vazia, incapazes de sentirmos dor ou prazer: quando muito, ódio.

    E que Deus tenha misericórdia dessa nação!

    [video:https://youtu.be/Eda0fOhpGro%5D

    1. Cegueira

      Cegueira, embriaguês ou transe. Mas vai ter a madrugada e o amanhecer. E os zumbís vão perambular e vão chupar sangue. Estou sofrendo desde 2013 quando a Globo começou a pressionar com o bombardeio de mentiras. Aécio ficava transtornado pra meter o pau na Dilma e os babacas caíram na armadilha. Agora só vejo uma saída: enfiarmos a cara no dilúvio que se aproxima mas com nossa reserva de oxigênio que já estamos juntando. O Brasil precisa passar pelo fundo da agulha. E que a lição seja bem dura e duradoura. É triste termos de recomeçar das cinzas. Mas ficarei feliz em saber que dentre as cinzas estarão as da Globo, Serra, Aécio, Temer, Cunha, Cunha Lima, Gilmar Mendes, Bolsonaro, Blablarina, Malafaia, etc. FHC, SARNEY, BICUDO E A MUSA DO IMPITMAN que esqueci o nome já são cinza. O Moro será a cinza mais preciosa que queremos soprar para limpar nossas pupilas e acordar no Brasil com S que ainda posso pisar em um sonho que se tornará realidade. 

    2. Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

      -> E ninguém está revoltado, não há expressão de indignação,

      -> E os conservdores queriam a velha ordem,

      -> Mas esta volta é impossível.

      compreendo. mas tem também uma parcela considerável não só indignada e sempre presente nas ruas. não em densidade suficiente para derrubar o golpe, sem dúvida. mas esta é uma questão complexa, precisa ser analisada sob vários ângulos.

      voltar a velha ordem é insustentável. e os golpistas já descobriram isto desde antes de ser consumar o impeachment. mas eles não tinham nenhum Plano B. e tudo se complicou ainda mais com as mudanças advindas com a vitória de Trump nos EUA.

      da minha perspectiva vejo ainda muita intensidade de crise pela frente. seja como for, há pelo menos três grandes pontos positivos nisto tudo:

      1. nunca como antes a plutocracia brasileira revelou sua verdadeira face. abutres cujo único projeto é a rapina de curto prazo e manter o Brasil em condição de semi-escravagista;

      2. ficou demonstrado que há uma parcela da população alinhada incondicionalmente, e definitivamente, com esta elite. a base social do proto-fascismo brasileiro. são irrecuperáveis;

      3. há também uma outra considerável parcela da população que não se curvou ao golpe. enquanto quase todas as lideranças e organizações se omitiram ou capitularam, estas pessoas continuaram ocupando as ruas.

      é da relação entre estes 3 pontos que se dará, no plano interno, o encaminhamento dos fatos. e o rearranjo global em curso catalisará decisivamente o cenário interno. um processo brutal de mudanças.

      grande abraço, e vamos em frente

      p.s.:

      em 1991, a música do Legião marcou um dos momentos mais duros de minha vida: “Ninguém vê onde chegamos. Os assassinos estão livres, nós não estamos”. agora, tudo insiste em se repetir. a vida é assim… dura!

      vídeo: Legião Urbana – “Teatro dos Vampiros”

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=41dl-mJ94Hk%5D

      vídeo: ALERJ – 01/02/2017

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W_B309Yv25U%5D

      .

      1. Em tempos de Temer Renato Russo se recusa a morrer

        Realmente, hoje sabemos extamente quem é quem. Não é mais possível escroques como Marcelo Tas posarem de críticos/neutros inteligentinhos. Os conservadores mostraram a cara e não há como voltar atrás. O brasileiro cordial, que escondia o jogo (até de si mesmo) acabou. Isso é positivo.

        Agora, em relação ao Renato Russo, eu fico com a impressão que a obra dele parece ter sido feita nos dias de hoje, de tão atual. É como se os anos Lula/Dilma tivessem sido apenas um refresco que mal arranharam a estrutura histórica do normal brasileiro, sustentado pelo conservadorismo da ditadura, seguido pelo neoliberalismo de Collor e FHC. Isto para não falar do passado oligárquico e escravocrata.

        Então, como o petismo não conseguiu mudar as estruturas de poder, os anos FHC voltam mais violentos e desumanos nas mão de Temer e Cia. Parece que a elite está querendo tirar a diferença o mais rápido possível: e com ódio.

        A música desencantada, triste  e sombria de Renato Russo está mais atual do que nunca, infelizmente. Ele alcançou o Brasil profundo com suas canções.

        1. Renato Russo

          Caros,

          desde o ano passado estou revisitando meus discos da Legião. E olha que eu nem era tão fã do Renato Russo nos anos 1980. Mas agora tenho exatamente a mesma sensação que vocês. “O teatro dos vampiros” é atualíssima: “voltamos a viver como há dez anos atrás, e cada hora que passa envelhecemos dez semanas”.

          Mas e aí? voltamos atrás? a roda da Samsara não caminha? por minha história de vida tenho muita facilidade em abandonar o que já foi. Mas, como abandonar o que já foi com essa sensação de volta para trás, como a pedra de Sísifo?

           

           

          1. A verdade por inteiro

            olá,

            ->Mas e aí? voltamos atrás? a roda da Samsara não caminha? por minha história de vida tenho muita facilidade em abandonar o que já foi. Mas, como abandonar o que já foi com essa sensação de volta para trás, como a pedra de Sísifo?

            para abordar nos termos em que vc colocou e se atendo aos fatos em curso, é óbvio que voltamos para trás. e voltamos rápido. e continuamos voltando.

            por quê?

            porque a sensação de ter avançado foi apenas ilusão. quase tudo ficou pendente. não pode simplesmente ser abandonado, porque não “já foi”. ao contrário, ficou aí. disfarçado, ou nem isto. simplesmente não se queria mais olhar para o que estava na cara, mas era incômodo. foi mais confortável acreditar em convenientes fake news.

            agora tem que voltar tudo. para tentar refazer o caminho no rumo certo, do jeito certo. e em condições muito mais desfavoráveis. lamentável.

            abraços

            .

        2. A verdade por inteiro

          -> Agora, em relação ao Renato Russo, eu fico com a impressão que a obra dele parece ter sido feita nos dias de hoje, de tão atual.

          é porque nada mudou. nenhuma mudança considerável. apenas retoques cosméticos, pontuais e sem sustentação. daí o que escrevi no texto deste post:

          “mas isto verdadeiramente estivera a ponto de acontecer? ou fora tão somente fake news, num ainda então não reconhecido reino da pós-verdade? quando exatamente se desencadeou aquela maldita psi op? antes ou depois das bolhas começarem a estourar? desde quando aquele jogo era bancado pelas “trapaças da sorte”?”

          -> Então, como o petismo não conseguiu mudar as estruturas de poder, os anos FHC voltam mais violentos e desumanos nas mão de Temer e Cia.

          o que ficou apenas contido, represado, voltou numa explosão de ódio de classe. e não poderia ser diferente, dado tudo o que deveria ter sido feito, e não foi…

          agora, penso que tem algo muito importante nisto: este ódio de classe, a base social do proto-fascismo brasileiro, é autofágico. nenhuma fração de classe sobrevive com este tipo de postura. pois vai contaminando e destruindo todas as suas relações. vide como exemplo o caso recente do massacre em Campinas.

          do mesmo modo a plutocracia brasileira, agora inteiramente revelada, desta vez tende a se decompor. aliás, já está. vide os empreiteiros. como não tem projeto de país, não pode construir hegemonia. só pode se impor pela força do poder econômico e político. e isto também é insustentável – a não ser no curto prazo.

          -> A música desencantada, triste  e sombria de Renato Russo está mais atual do que nunca, infelizmente.

          e onde estão os grande compositores antenados que captam e expressam o espírito desses tempos tão fortes que vivemos? a arte virou pura mercadoria e marketing.

          Renato Russo é um grande exemplo de artista consumido pela obra. tão intensamente envolvido no processo de criação, que acaba devorado por ele. obviamente, isto não é saudável, tampouco inevitável.

          enquanto, na verdade, a arte e a política não pode estar separadas, nem separadas da própria vida.

          valeu!

          .

    1. Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

      -> Agora temos uma morta para enterrar com muitas danças e muitas alegrias.

      finalmente entendeu?

      em 09/12/2016, respondi a mais uma de suas provocações infantis:

      —>

      por isto mesmo, não nos tornemos nós mesmos, sejamos quem formos, estivermos onde estivermos, os mortos que precisam ser enterrados. é preciso não apenas nos mantermos vivos, só sobreviveremos se formos capazes de rejuvenescer. 

      não se preocupe, de um jeito ou de outro, vc vai acabar entendendo isto.

      “Há uma estranha felicidade em se agir com o pleno conhecimento de que o que quer que se esteja fazendo pode bem ser o último ato sobre a terra. Nenhum de nós tem tempo suficiente.”

      “Viagem a Ixtlan” – Carlos Castaneda

      <—

      em 17/11/2016, fiz a seguinte réplica:

      “ permita-me aqui. penso que é mais do que tempo de deixar ir o que já morreu. seja o que for. laços que precisam ser superados. ciclos que já se encerraram. senão a renovação e novos ciclos não podem ser iniciados.

      no vídeo abaixo uma cena do filme “Capitão Fantástico” (nada a ver a partir deste título a narrativa presumível): a cremação da mãe, atendendo ao seu desejo, após ser desenterrada pelos filhos e marido.”

      vídeo: “Capitão Fantástico” – cremação

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=oDEBNEtfGQ8%5D

      .

        1. A verdade por inteiro

          não… você ainda não entendeu. que seja. assim temos uma chance de afirmar a verdade por inteiro:

          o Brasil, tal qual o conhecíamos, morreu!

          mas não é apenas isto. pois vem a decorrência direta: nós também já morremos. eu e você. todos os brasileiros. todas as pessoas que você e eu conhecemos já estão mortas.

          ou fazemos nossa própria cremação com muita dança, música e muita alegria. ou continuaremos padecendo neste infernos que se tornou o Brasil e nossas próprias vidas.

          vídeo: Legião Urbana – “Monte Castelo”

          [video:https://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8%5D

          .

  3. O Karma é reversível

    Caro Arkx

    Todo Karma é reversível. Mas requer sacrifícios. Dizem, que tudo isto que está acontecendo foi o pagamento de um Karma que adquirimos em vidas passadas, nas outras reencarnações nossas. Então fico imaginando o que fizemos de tão horrível para termos um país governado por um bando de reaças alucinados. Provavelmente muitos de nós, na outra reencarnação, fomos os colonizadores portuguêses, que roubaram a terra dos índios, roubaram seus meios de subsistência. Agora reencarnamos com um governo que rouba nosso emprego, nossa saúde, nossa educação.

    Olhando pela perspectiva histórica, os portugueses ao roubarem dos índios a terra, roubaram não só sua subsistencia, mas sua saúde, pois eles dependiam da floresta para ervas e chás curativos. Roubaram a erducação dos índios, ao matarem seus Pagés, seus Sábios e Xamãs.

    Para um país que começou roubando terra de índios, nada a estranhar que termine roubando a subsistência de seu povo.

    ————

    O Karma é reversível

    Defendendo os mesmo indígenas dos quais temos tirado a terra há séculos, pagamos o karma.

    Defendendo os pobres e oprimidos, pagamos este Karma.

    Com uma atitude de Espírito de Renúncia,pensando mais nos outros do que em nós mesmos, pagamos o Karma.

    Todo Karma sempre pode ser revertido.

    —————

     

    Talvez se Gandhi estivesse aqui, reuniria todos os desempregados em situação de fome extrema, que não tivessem família, e faria um jejum, uma greve de fome até conseguirem um emprego, ou até a morte.

    Somente uma atitude pacifista pode neutralizar o Karma. Se Gandhi estivesse aqui, diria que se um povo não puder viver em liberdade, deve tentar morrer então lutando por ela,

    ————-

    “Mar calmo nunca formou marinheiro habilidoso”

    ” É nas noites mais escuras, que as estrelas brilham em todo seu esplendor . “

    1. Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

      não sou espírita, nem budista. não tenho religião. respeito a todas e a todos que praticam suas crenças. o conceito de karma tem muitos pontos que concordo, e alguns outros que não.

      -> roubaram não só sua subsistencia, mas sua saúde, pois eles dependiam da floresta para ervas e chás curativos. Roubaram a erducação dos índios, ao matarem seus Pagés, seus Sábios e Xamãs.

      sem dúvida! foi uma guerra de mundos. os “conquistadores” destruíram um mundo, que, em muitos aspectos, era muito mais evoluído do que o deles. a colonização das Américas foi o maior genocídio da história da humanidade. assim, somos os herdeiros deste karma.

      o veterinário que me presta serviço (excelente) aqui no sítio me contou algo que muito tem relação com tudo isto.

      ele comprou um sítio do seu sogro. estava tudo desmatado – como é comum nestas terras altas do sul de Minas. logo cercou as nascentes e aos poucos foi reflorestando. passado alguns anos, um certo dia o sogro dele estava por lá, fazendo uma visita. então, ao olhar em torno, o sogro enfim notou que a vegetação havia crescido. numa explosão de contrariedade, exclamou: “Tive tanto trabalho para limpar isto. Para arrancamos todas as árvores pela raiz e queimar. E agora você está deixando sujar tudo de novo?”

      é isso. o karma!

      -> Então fico imaginando o que fizemos de tão horrível para termos um país governado por um bando de reaças alucinados.

      -> Com uma atitude de Espírito de Renúncia,pensando mais nos outros do que em nós mesmos, pagamos o Karma.

      -> Todo Karma sempre pode ser revertido.

      poderia aqui fornecer uma outra perspectiva. talvez nada, ou muito pouco, tenhamos feito de “tão horrível” para estarmos aqui. talvez aqui estejamos porque assim decidimos. para reverter o karma. todo karma é também karma coletivo. todo karma será revertido. e é o que estamos fazendo. e vamos vencer!

      agora vivemos o tempo veloz do karma instantâneo. com as relações sociais hiper-conectadas em rede, o tempo de resposta diminuiu tanto que se tornou instantâneo. o feed-back é imediato. ação e reação ocorrem instantaneamente. estamos no momento mágico e sagrado da reversão do karma.

      um grande abraço

      vídeo: Legião Urbana – “Índios”

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=XoiW5NmrMbE%5D

      .

      1. Excelente comentário

        Fique tranquilo, Sr. Arkx, um dia todos os Karmas são revertidos, e pagos segundo rezam as lendas. Acredito que tanto o espiritismo quanto o budismo tem partículas da Verdade, a verdade completa, só Deus tem.

        Também não sou espírita, nem budista, mas acredito em karma e em reencarnação, e na Justiça Divina.

        Um dia os golpistas pagarão se não for para a justiça dos homens, pelo menos na Justiça Divina. Seja no aquém ou no além. Todos um dia acertarão contas com esta Justiça em sua consciência.

        ” O Karma não é uma dívida de sofrimento, mas sim de aprendizado “

        ” O conflito  não é do bem contra o mal, mas sim da Sabedoria contra a ignorância. “

        1. A verdade por inteiro

          -> mas acredito em karma e em reencarnação, e na Justiça Divina.

          talvez eu também acredite em reencarnação. mas não exatamente numa seqüencial linear de vidas – como no Espiritismo e no Budismo. e sim num tipo de vidas paralelas, coincidentes no tempo. então, o karma nada mais seria que a relação entre essas várias vidas. e a Justiça Divina o processo de aprendizado e harmonização entre todas essas vidas simultâneas, a medida que adquirimos a consciência para experimentar este processo em toda a sua verdade por inteiro.

          valeu! um grande abraço.

          .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador