33 presos morrem em outro massacre, agora em Roraima

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Na madrugada desta sexta-feira (6), um novo massacre ocorreu dentro de um presídio, agora na maior unidade de Roraima, onde 33 presos foram mortos. Segundo a Folha, a maioria dos detentos do local é ligada ao PCC e a ação foi uma retaliação à chacina que ocorreu ocorreu em Manaus, no domingo (1º), onde 56 presos aliados à facção foram assassinados a mando da Família do Norte, de acordo com suspeitas da polícia. 

Ainda de acordo com o jornal, a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) de Roraima confirmou o massacre na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), na zona rural de Boa Vista. De acordo com a secretaria, a ação aconteceu por volta das 2h30, quando um grupo de presos deixou as celas e iniciou a chacina. O portal da Folha publicou as fotos do massacre. É possível ver, a exemplo do que ocorreu em Manaus, dezenas de corpos esquartejados.

“No ano passado, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, e na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro, diferenças entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho, causaram a morte de 18 detentos”, lembrou o jornal.

No momento em que a notícia é publicada na mídia, o ministro Alexandre de Moraes, da Justiça, divulga em Brasília os detalhes do Plano Nacional de Segurança, anunciado ontem por Michel Temer. Entre as metas para melhorar o sistema peniteniário está a construção de cinco presídios federais e verba para que os estados também construam e reformem unidades. Em contrapartida, terão de separar presos de acordo com periculosidade e outros critérios. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom, pelo menos agora está

    Bom, pelo menos agora está claro qual é o plano do governo federal para acabar com a superpopulação carcerária.

    De “acidente pavoroso” em “acidente pavoroso”, é só fazer o cálculo da média de assassinatos.

    93 essa semana, mantendo a produtividade, serão mais de 4.800 até o final do ano.

    Precisa melhorar um pouco, para Michel entregar o governo, em 2018, com pelo menos uma realização em seu governo.

    Desculpem o humor negro.

    E aceito qualquer impropério em relação a minha ingenuidade, quanto a “entregar o governo em 2018”.

  2. SALVE-SE QUEM PUDER

    Quando a sociedade sente que está desamparada e  que seus líderes não merecem confiança, a desobrdiencia se instala em todas as cadeias da sociedade. Vivemos um SALVE-SE QUEM PUDER. Qual a esperança que um presidiario tem na sua libertação quando sabe que o governo é ilegítimo formado por corruptos e o juduciaário não tem o mínimo de confiabilidade? É simples, onde não há esperança instala-se a barbárie. O Brasil precisa recomeçar URGENTE!

  3. O SBT, no jornal da noite de

    O SBT, no jornal da noite de ontem, apresentou filmagens de um dos departamentos de presos no Bangu 1. É a coisa mais deprimente que se pode assistir por um canal de televisão. 

    Os presos, todos deitados no chão duro; um local próprio para um sanitário, daqueles enterrados no chão, e sem portas. Na entrada desse inferno, uma espécie de tambor contendo restos de muita comida estragada pelo tempo do descarte; e o chuveiro foi substituído por uns canos de pvc, no mesmo espaço onde os presos estão deitados, só que próximos à parede do fundo.

    É uma cena tão horrorosa e deprimente que eu vi apenas um pouco, e logo parti pra outra, porque sinto um nojjo tão grande que me dá ânsia de vômito.

    Pois bem, se divulgaram ontem que o massacre em Manaus poderia ser seguido por outros em outros estados da Federação, então, a divulação se materiaizou ontem mesmo, sendo agora em Roraima. Foram apenas 33, dirão alguns, quiçá o próprio presidente, que nem consegue objetivar o problema, achando que massacre, selvageria é o mesmo que acidente, como se se tratasse de caso fortuito, casual.

    Como em toda guerra, é após a tragédia que um país se reergue. Será que veremos sensibilidade de todas as instituições brasileiras para darem um novo visual a essas tristes imagens?

  4. Não vou saber reproduzir de

    Não vou saber reproduzir de cabeça, mas o Nelson Mandela expressou a opinião de que para se saber como o povo de um país é visto pela sua elite é necessário conhecer o sistema carcerário desse pais. Pelo menos o sentido da coisa era esse se não me engano. Bem, a partir daí e olhando o sistema penitenciário eu vejo claramente como os brasileiros são vistos pelos seus feitores: LIXO. 

    E o pior é que essa visão perversa, divulgada dia e noite pelos Datenas, Alexandres Garcias e Marcelos Rezendes da vida, penetrou fundo no subconsciente subdesenvolvido do brasileiro comum. Para o grosso da população bandido bom é bandido morto e todo castigo pra bandido é pouco. 

    Não dizem que uma imprensa vil e perversa acaba produzindo um público tal e qual? Pois é…..

    1. A desigualdade social, a
      A desigualdade social, a concentração de renda e o preconceito social continuarão a produzir criminosos no Brasil indeterminadamente.
      O problema do Brasil não é exatamente a quantidade de pessoas envolvidas com o crime, porque que esses, vítimas da sociedade ou não, deixarão de existir um dia, como todos nós, aliás. Porque daqui a 16 anos estaremos combetendo os criminosos que hoje ainda nem nasceram, e imaginando soluções mirabolantes do tipo redução da maioridade, enquanto os países que já superaram suas questões de desigualdades entre seu povo, estão investindo no futuro dos cidadãos que ainda nem nasceram.
      E o brasileiro médio, que admira a civilidade do primeiro mundo, continua pronto para rechaçar qualquer tentativa de melhorar a distribuição de renda.

  5. Preconceito

    É tudo consequência do preconceito, pois é graças a ele que muitos jovens pobres e negros estão presos sem acusação, sem processo, sem julgamento e sem condenação. Infelizmente o preconceito (principalmente o racial) está disseminado pelo mundo com uma grande ajuda das mídias dominantes e de facções religiosas que pregam o ódio:

    https://youtu.be/aCyhIhVfUYQ

  6. Para mídia – o crime é

    Para mídia – o crime é organizado, mas não tem cabeça, não pensa e não reflete o momento do país!

    São loucos que se matam por qualquer coisa!

    Por isso estão presos…

    As pessoas se perguntaram por que presos estão em guerra?

    Será que é por mais espaço nos banhos de sol?

    Será que é contra superlotação?

    Fofoca?

    Ou um lugar mais adequado para dormir?

    Não sejamos ingênuos…

    De dentro das prisões hoje se controla o crime!

    E eles não são nenhum pouco trouxas, como os daqui de fora…

    Depois que violaram a constituição – A LEI É DO MAIS FORTE!

    Eles enxergaram um nicho de mercado no qual o crime compensa…

    Poder público falido, população com moral baixo e viram os acontecimentos politcos e ferveram pelo pais!

    Eles devem ter membros da policia, políticos e judiciário em suas folhas de pagamentos…

    E quando isso sair para as ruas?

    O que acontecerá é que o crime organizado momentaneamente se desorganizará!

    E eles negociam?

    Nada disso, eles esquartejam…

    E desorganizado, sem formas de se sustentar, vai sobrar para todos nós, inclusive para os trouxas que acreditaram nos aecios da vida…

    1. para….

      Retaliação? E a República federativa do Brasil assiste bovinamente. Parabéns. Mais de um século de República, a única coisa que o Estado brasileiro consegue levar a locais historicamente pacatos. Atraso e violência. 

      1. para….

        Na cadeia sobram pobres e miseráveis mas a estrutura do crime sustenta muito poder e muito dinheiro. Estes quase nunca aparecem ou são presos (é um paralelo com futebol onde figuras do poder público, politico e empresarial se esbaldam em corrupção, sonegação e propinas mas que só são revelados os crimes praticados por jovens da periferia de organizadas). Desembargadora do AM suspensa recebe quase 300 mil reais de salários e tem ligação com as facções do estado. 550 kg de cocaína são apreendidos em helicoptero de Senador de MG. Qualquer brasileiro sabe onde realmente se encontra e se protege a criminalidade. Até quando aceitaremos esta aberração?     

  7. O furo é ainda mais embaixo.

    O grande problema é como os estados não tem mais dinheiro para pessoal e material, quem administra os presídios são os presidiários, e se eles estão calmos só os crimes normais, quando eles se revoltam é o que está acontecendo.

  8. Sempre relembrando que a

    Sempre relembrando que a administração presidiária é matéria dos estados. O caos vem desde sempre, não importando que seja o chefe do Estado brasileiro. Imputar culpa pelo nível de selvageria, descaso, barbárie, desumanidade, superlotação, etc, etc, etc, ao Estado é jogar a culpa em Temer, mas também e, Dilma, em Lula, em FHC… e por aí vai. Por incrível que pareça, os Estados que estão mais bem na fita, em nível de administração presidiária, é justamente SP e MG…

    1. Lembrando ainda que os

      Lembrando ainda que os estados que estão bem na fita na administração de presido é por ter feito parceria com o PCC.

  9. Quanto mais terror, melhor:

    Quanto mais terror, melhor: doutrina do choque.

    Não sei se gosto muito do documentário com a Naomi Klein. É um documentário que aterroriza, e aterrorizando, fomenta a doutrina do choque.

    Mas tá valendo, acho, prá gente conhecer. Não dá prá dizer que esse GGN já não falou…

    https://jornalggn.com.br/blog/fernando-augusto-botelho-rj/doutrina-de-choque-a-ascensao-do-capitalismo-do-desastre

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/naomi-klein-e-a-doutrina-do-choque

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-documentario-a-doutrina-do-choque

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-doutrina-do-choque-de-naomi-klein

     

  10. Dessa vez, Temer tomará alguma providência?

    Ou se limitará a afirmar que foi mais um acidente pavoroso e enviar condolênicas às famílias dos presos?

    Massacres estão se banalizando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador