A fase de Lula, por Aldo Fornazieri

Por Aldo Fornazieri

O ex-presidente Lula, segundo informações da imprensa, teria afirmado a interlocutores, em Brasília, na última semana, que não está “numa fase muito boa”, contrariando o seu rotineiro otimismo. O centro das preocupações de Lula teria quatro pontos: o andamento do governo Dilma; a operação Lava Jato; a delação premiada do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, que teria se tornado amigo do petista e, por fim, temor de que o seu projeto político esteja se “esfarelando”. 

Por razões óbvias, de fato, a fase de Lula não está boa e ele tem motivos de sobra para se preocupar. A alguns interlocutores petistas, Lula vem manifestando preocupações não só com o projeto político, mas também com o seu legado histórico. A preocupação faz todo o sentido, pois a má fortuna e os inimigos do ex-presidente agem para ruir o seu legado histórico.

Lula deixou o mandato presidencial ungido com uma avaliação positiva superior a 80% e com a perspectiva e freqüentar as páginas dos futuros livros de história como um grande estadista, uma espécie de herói do povo, realizador de grandes feitos. Mas aos poucos, o ex-presidente, tolhido pelas crises e escândalos, pelo fracasso do primeiro mandato do governo Dilma e pela deslegitimação do PT, vê o seu lugar olímpico na história sendo erodido e ameaçado por uma sucessão de eventos negativos.

Existem duas grandes tipologias de heróis – de líderes autênticos – na história, ambas vindas do poeta grego Homero. O objetivo do herói, do grande líder, é o de alcançar a glória imorredoura através dos seus grandes feitos. O primeiro tipo está na Ilíada e é representado por Aquiles. Neste tipo, o herói é alguém que produz grandes feitos ou pronuncia extraordinárias palavras e morre jovem, mas se torna imortal pela lembrança histórica dos acontecimentos que lhe conferiram a glória.

O segundo tipo está na Odisséia e é representado por Ulisses. Ao contrário da ousadia e da ação desmedida de Aquiles, a ação de Ulisses se caracteriza pela astúcia, pelo ardil e pela prudência. Enfrenta as maiores tribulações e os maiores perigos, mas no final das contas, envelhecido, triunfa, retornando à sua Ítaca e à sua amada Penélope.

Lula estava mais para a tipologia de Ulisses do que a de Aquiles. Hannah Arendt chama a atenção para o fato de que há um enorme risco nesse segundo tipo de construção heróica do líder. Trata-se do fato de que a vida e o tempo têm um caráter corrosivo, problema enfatizado por Maquiavel. Ou seja: se o líder cessa de lutar pelas suas posições, se não repõe de forma permanente a sua atividade extraordinária capaz de produzir feitos memoráveis e gloriosos, inevitavelmente, os seus primeiros feitos sofrem uma espécie de ruína. Se Ulisses não tivesse enfrentando mares, tormentas, gigantes, deusas, sereias, monstros, o seu feito engenhoso com a construção do Cavalo de Tróia teria sido um acontecimento menor e suscetível de esquecimento no tempo.

Lula corre esse risco se se deixar abater pela crise e se permanecer na defensiva, permitindo que os seus inimigos, as circunstâncias da crise, o tempo e a fortuna erodam os seus feitos. Em política sempre é preciso pressupor que após a bonança vem a tempestade. O político prudente age com antecedência e com clarividência, prevenindo a fúria destruidora dos rios enraivecidos da fortuna. Não pode sentar-se sobre o que construiu e o que conquistou exatamente porque o tempo leva tudo à ruína.

Por que Lula deve agir

Tal como o PT, Lula se retraiu após as eleições de 2014 e o recrudescimento do escândalo da Petrobras. Enquanto o PT permanece num beco sem saída, Lula dá sinais de que retorna à atividade. Existem quatro razões centrais que determinam que Lula retome a atividade política de forma intensa, buscando evitar o “esfarelamento” do seu projeto político.

A primeira, diz respeito a 2018. O enfraquecimento político de Dilma retirou-lhe a condição de se constituir em campo gravitacional de forças políticas com vistas a oferecer uma perspectiva futura de poder. A fraqueza do governo provoca um movimento dispersivo de forças, inclusive de forças governistas. Procuram-se alternativas mais atrativas ou até mesmo cogita-se a construção de um caminho próprio, como é o caso do PMDB. Lula precisa entrar no jogo exatamente para reverter essa tendência, criando um movimento no sentido contrário, reorganizando e aglutinando forças em torno de si, oferecendo uma perspectiva de poder com sua possível candidatura.

Mas Lula precisa parecer ser candidato sem confirmar que é. Se disser que é, verá um turbilhão de lava incandescente descer sobre si. Com a ambigüidade de mostrar ser candidato e não confirmar que é, terá mais liberdade de agir, de articular, de barganhar e de fazer o jogo da astúcia e do ardil. Terá cacife para atrair interlocutores, negociar, sugerir soluções para os problemas, barganhar, pois constituirá uma perspectiva de poder futuro, algo fundamental para jogar o jogo político.

Em segundo lugar, Lula precisa agir para exercer a função de substituto do PT. Neste momento, Lula ainda é maior do que o PT, que enfrenta forte rejeição da sociedade e mostra-se incapaz de reagir e de sair da lona. As lideranças do partido, particularmente no Congresso, não são levadas muito a sério. O PT perdeu o comando da articulação política do governo e o vê exercido por Michel Temer e por Joaquim Levy, hoje os dois ministros que conferem credibilidade a um ministério com petistas apagados. Ademais, o PT vem perdendo apoio social e militância e essa hemorragia precisa ser estancada.

Lula precisa fazer o jogo da ambigüidade em duas outras frentes. Em terceiro lugar, não pode descuidar da base social do PT – os sindicatos e a CUT. Neste terreno, precisa fazer críticas ao ajuste fiscal, ao menos no que toca à parte que os trabalhadores terão que pagar pela sua implementação. Mas há que se ter uma calibragem aqui, pois sem o ajuste fiscal o governo não terá condições de se recuperar. As críticas precisam ser temperadas para evitar riscos de derrotas políticas do governo.

Em quarto lugar, Lula precisa ser o principal defensor do governo Dilma, pois a possibilidade de processo de impeachment, embora tenha perdido fôlego, não está ainda totalmente afastada. Lula precisa sinalizar que há um limite para o avanço da oposição e de outros setores contra o governo. Ultrapassado esse limite, que seria o processo de impeachment, indica-se que haverá briga. Por mais difícil que seja a situação, a apatia e o silêncio de Lula, neste momento, podem ser-lhe fatais. Se não teve a prudência necessária para construir os diques da segurança das conquistas alcançadas, terá que ter a ousadia agora para enfrentar águas revoltas para não perder ver destruído o que construiu.

Aldo Fornazieri é Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E quem nao esta preocupado

    E quem nao esta preocupado com seu “legado historico” seria FHC?

    Porque eh que eu nunca ouvi falar de FHC preocupado com seu “legado” mesmo depois de 4 eleicoes perdidas de seu partido e seu amaldicoamento por virtualmente todo brasileiro que eu conheco?

  2. A morte

    política e até física de Lula… texto lixo pra quem gosta de lixo, e não reciclável pois em pouco tempo 12 de cada 8 afirmações desse cientista social bem a gosto dos donos da Capitanias Hereditárias simplesmente terá que ser escondido ou dito que nunca foi escrito ou que foi “mal interpretado”.

    “PT, que enfrenta forte rejeição da sociedade e mostra-se incapaz de reagir e de sair da lona”…”a apatia e o silêncio de Lula”… deve achar que todos são midiotas, só pode; nem conhece Lula como deveria (já que se propõe ser estudioso da sócio-política muito menos o Partido dos Trabalhadores e seus milhares de simpatizantes em todo Brasil)

    Lula e nós sobreviveremos, e bem viu meu senhor, a tudo isso… preparem o choro da desânimo e a dor de cotovelo novamente, e provavelmente zilhões de laudas de escritos prevendo o desaparecimento do lulismo para daqui a 3 dias como vêm fazendo desde janeiro de 2003.

    Luis Nassif tem sido mais republicano que Dilma e Lula ultimamente… duvido que nos esgotos da vida, ou até em páginas “lights” ligadas ao PSDB principalmente, se divulguem  textos prevendo o ostracismo de FHC para daqui a 30 anos.

  3. Trecho da matéria acima:
    “O

    Trecho da matéria acima:

    “O ex-presidente Lula, segundo informações da imprensa, teria afirmado a interlocutores, em Brasília, na última semana, que não está “numa fase muito boa”, contrariando o seu rotineiro otimismo. O centro das preocupações de Lula teria quatro pontos: o andamento do governo Dilma; a operação Lava Jato; a delação premiada do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, que teria se tornado amigo do petista e, por fim, temor de que o seu projeto político esteja se “esfarelando”.

    Esse trecho citado como “segundo informações da imprensa”, que eu coloquei em negrito, foi publicado no Estado de São Paulo.

    Sr. Aldo Fornazieri, dê uma olhada na matéria que se encontra abaixo, e da  próxima vez procure se informar sobre o que está acontecendo no Brasil para não escrever besteira.

    Como funciona a fábrica de infâmias contra Lula na internet. Por Paulo Nogueira

    Postado em 16 mai 2015

    por : Contra ele, vale tudo na imprensa

    Contra ele, vale tudo na imprensa

    O professor Gaudêncio Torquato não é exatamente um jornalista mirim.

     

    Ele milita no jornalismo há décadas, e é um acadêmico sério e respeitado.

    Por isso mesmo me chamou a atenção um tuíte que ele postou hoje a respeito de Lula.

    Ele comprou, sem o menor senso crítico, o texto de um artigo do Estadão cujo título dizia que Lula reconhecia que seu projeto político estava “esfarelado”.

    Pelo título bombástico, eu tinha lido na internet o texto.

    Bem, para resumir, era uma tremenda duma futrica. Não havia nada de consistente. Era aquela coisa: X disse isso, Y acrescentou aquilo e Z confirmou tudo.

    Não é jornalismo sério. É partidário.

    Isso tem acontecido na imprensa brasileira, nos ataques a Lula. Parece haver uma editoria nos jornais e revistas cuja atribuição é publicar coisas contra Lula.

    Vale tudo.

    Nenhum chefe cobra os repórteres dessa editoria. E as pseudoinformações, mesmo quando claramente desmentidas pelos fatos, não custam o emprego a ninguém.

    São dois repórteres que assinam a matéria do Estadão. Um deles é Andreza Matais, especialista em intrigas antipetistas.

    Andreza é casada com Tuca Pinheiro, assessor de Roberto Freire, cujo ódio pelo PT não conhece limites.

    Todos os dias, no Twitter, Tuca dedica-se a postar textos antipetistas, colhidos em sites como o da Veja.

    Não há um artigo de Reinaldo Azevedo que ele não retransmita aos seguidores. Há um evidente conflito de interesses em Andreza: como uma repórter política pode trabalhar decentemente quando o marido é ferozmente anti-PT?

    Andreza é casada com um antipetista militante, e mesmo assim cobre política

    Andreza é casada com um antipetista militante, e mesmo assim cobre política

    Faça as contas.

    Qual o valor de uma “informação” de Andreza quando se trata de atacar Lula? Com todo o respeito: zero multiplicado por zero.

    Lula teria que ser muito ingênuo para sair por aí falando, a tagarelas que depois passariam suas palavras a Andreza, que seu projeto estava “esfarelado”.

    E ingênuo ele não é.

    Temos, portanto, um texto sem nenhum valor.

    Mesmo assim, o professor Gaudêncio colocou em seu Twitter o pseudofuro de Andreza.

    Como um principiante, e não um veterano, anunciou, triunfal: “Novidade, novidade!” E publicou a “autocrítica” de Lula.

    O episódio mostra como se forma a corrente de boatos que, para analfabetos políticos, se transformam em verdades absolutas.

    O tuíte obtuso de Torquato foi retransmitido, por exemplo, pela jogadora de vôlei Ana Paula.

    Pouco tempo atrás, Ana Paula virou motivo de piada na internet ao condenar o “emparelhamento” do STF por conta de Fachin.

    Ana Paula tem o mesmo perfil de celebridades B como Lobão e Roger do Ultraje. É uma analfabeta política que acredita que o Brasil vai se transformar numa imensa Cuba.

    Para ela, graças ao professor Torquato, Lula já se rendeu aos fatos e está prestes a desistir de tudo.

    Por aí você tem uma ideia do círculo viciado das “notícias”.

    Andreza fabrica alguma coisa, retransmitida por pessoas como o professor Torquato. E a fabricação vai dar em gente despreparada intelectualmente como Ana Paula.

    E dela vai chegar a muitas outras pessoas, que depois baterão panelas e irão protestar na Paulista, enfiadas em camisas da seleção e balançando, ululantes em sua ignorância, bandeiras nacionais.

    Faz tempo que não sei do professor Torquato. Esperava mais dele, francamente.

    Espero que tenha sido um caso puramente de inépcia, de não checar as afirmações.

    Porque a outra hipótese é pior.

    (Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

     

  4. Cuidado com notícia requentada

     

    Aldo Fornazieri,

    Não gosto do Diário do Centro do Mundo desde que lá se fez uma crítica a Antonio Palocci e elogiou o José Roberto Marinho no episódio do sigilo do caseiro, quando nada teria acontecido se a revista Época, sob a batuta do José Roberto Marinho não tivesse divulgado o extrato do caseiro. Esta matéria pode ser vista aqui no blog de Luis Nassif no post “O caso Palocci e a Época” de quinta-feira, 16/02/2012 às 09:13, com sugestões de Nilva de Souza para o post “O caso Palocci em minha carreira” no Diário do Centro do Mundo de autoria de Paulo Nogueira. O post “O caso Palocci e a Época” pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-caso-palocci-e-a-epoca?page=2

    Só que ontem o Paulo Nogueira foi culpado por um post perfeito. Trata-se do post “Como funciona a fábrica de infâmias contra Lula na internet” de domingo, 17/05/2015 às 08:58, publicado aqui no blog de Luis Nassif e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-funciona-a-fabrica-de-infamias-contra-lula-na-internet

    O importante destacar aqui é que Paulo Nogueira esculacha com esta mesma notícia que você achou por bem em transformar em matéria para um artigo. E Paulo Nogueira vai mais além pois ele critica o seu colega o professor Gaudêncio Torquato por ter tuitado esta notícia. Vale a pena transcrever aqui os nove primeiros parágrafos do texto de Paulo Nogueira:

    “O professor Gaudêncio Torquato não é exatamente um jornalista mirim.

    Ele milita no jornalismo há décadas, e é um acadêmico sério e respeitado.

    Por isso mesmo me chamou a atenção um tuíte que ele postou hoje a respeito de Lula.

    Ele comprou, sem o menor senso crítico, o texto de um artigo do Estadão cujo título dizia que Lula reconhecia que seu projeto político estava “esfarelado”.

    Pelo título bombástico, eu tinha lido na internet o texto.

    Bem, para resumir, era uma tremenda duma futrica. Não havia nada de consistente. Era aquela coisa: X disse isso, Y acrescentou aquilo e Z confirmou tudo.

    Não é jornalismo sério. É partidário.

    Isso tem acontecido na imprensa brasileira, nos ataques a Lula. Parece haver uma editoria nos jornais e revistas cuja atribuição é publicar coisas contra Lula.

    Vale tudo”.

    E o pior é que recentemente houve um texto muito ruim de outro colega seu, o Carlos Pereira no post “Por que o PSDB hesita sobre o impeachment da presidente Dilma?, por Carlos Pereira” de sexta-feira, 15/05/2015 às 14:30, aqui no blog de Luis Nassif reproduzindo artigo mais antigo, pois foi publicado na segunda-feira, 11/05/2015 no Valor Econômico. O post “Por que o PSDB hesita sobre o impeachment da presidente Dilma?, por Carlos Pereira” pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/por-que-o-psdb-hesita-sobre-o-impeachment-da-presidente-dilma-por-carlos-pereira

    Pegou mal o JornalGGN ter requentado matéria antiga embora o texto de Carlos Pereira bem merecia ser publicado para ficar sujeito a crítica. E estes textos de vocês sociólogos cheios de fragilidades deixa parecer que vocês sociólogos estão com medo de Lula candidatar-se e vocês não terem assunto para fazerem aquelas análises consubstanciadas que lhe dão direito a textos especiais nos grandes jornais do país.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 18/05/2015

  5. Desajuste

    “sem o ajuste fiscal o governo não terá condições de se recuperar”. Ué, mas só se pode fazer ajuste em cima dos mais pobres? Por que não cortar a taxa de juros, tributar as heranças e as grandes fortunas etc.?

  6. O problema é que o Lula, não

    O problema é que o Lula, não combateu o anti petismo quando estava no poder e, quando saiu dele, deveria ter focado suas atenções nos problemas reais do partido e tentado debelar suas terríveis mazelas.

    Não fez nem um nem outro.

  7. Em meio a um fogo serrado que

    Em meio a um fogo serrado que sofre e sofreu os nossos maiores líderes, que levaram o nosso país a ser a sexta Economia do Mundo, O elitismo quase infantil da nossa intelectualidade não faz outra coisa a não ser desconstruir essas lideranças, que se leva décadas ou séculos para se formar.

    É impressionante como a nossa cultura de Vira Lata permeou até a mente de nossos melhores intelectuais. Se Aldo Fornaziere quiser contribuir para a evolução da sociedade brasileira, saia dessa autosublimação que vive nossa elite intectual para não virar um agente do viralatismo que  contaminou intelectuais como FHC.

    Foi graças à líderes como Lula, Dirceu, Getúlio, Brizola e Goulart, pisando na luta do Mundo real,  que chegamos onde chegamos. A nossa “intelectualidade” não fez muito mais do que estimular o viralatismo que a cultura dominante nos impigiu.

  8. Estadista ou salvador da patria

    A diferença da america do norte e do sul, foi a forma de como se deu a colonização, enquanto no norte a ocupação repercutia o direito individual a terra conquistada no sul aconteceu o contrario, ou seja, a ocupação previlegiou os feudos os latifundios as capitanias hereditarias, excluindo o individuo o direito de possuir a propriedade um bem da elite dominante e assim vem acontecendo até os dias atuais. Nada pertence ao individuo, toda a riqueza pertence ao estado e para explora-la e necessario conseguir a devida concessão. E o monstro da burocracia é igualmente consequencia deste fato. Como a terra não pertence a ninguem e sim a um estado invisivel, as mazelas perduram sem esperança de solução, até com a intercionalização da amazonia alvo da comunidade internacional, é consequencia desta herança da colonização.

    Por esta razão que a historia latina americana é repleta de personagens folcloricos, messianicos e salvadores da patria. É recorrente na região a falta de verdadeiros estadistas, jamais houve condições de que o planejamento de longa duração desse certo, por causa da instabilidade politica inevitavel e persistente.

    O que distingue um estadista de um político mediano? Fundamentalmente, a capacidade de ter razão antes de tempo. Há exemplos clássicos nesta matéria, mas nenhum tão expressivo como o de Winston Churchill, que ao longo da década de 30 foi praticamente a única voz relevante a chamar a atenção no Reino Unido para a necessidade de encarar a Alemanha de Adolf Hitler como uma ameaça mortal.

    Sabe-se o que aconteceu: foi ridicularizado por todos os presumíveis sábios do momento. Acusaram-no de tudo – de belicista a louco – por ousar romper o consenso em torno do dogma da “paz” a qualquer preço. Churchill, notável biografia escrita por Paul Johnson (Alêtheia, 2010), descreve bem o que foram esses tempos de persistente cegueira em Londres. O Partido Traba- lhista britânico manteve-se teimosamente contra a dopção de medidas preventivas.

    “Opomo-nos terminantemente a todo e qualquer processo de rearmamento”, declarou na Câmara dos Comuns o futuro líder trbalhista, Clement Attlee, em Dezembro de 1933, 11 meses após a subida dos nazis ao poder. Até os primeiros tiros serem disparados, a cegueira persistiu: abundavam políticos, escasseavam estadistas. “Gostaria de dissolver o exército e de dearmar a força aérea.” Esta foi uma mensagem eleitoral do líder trabalhista, George Lansbury, na campanha para as intercalares de Junho de 1933.

    O mais proximo que o brasil teve de algo semelhante foi a carreira meteorica de Jucelino Kubichec, porem, repetiu o mesmo de sempre e previlegiou parcelas da sociedade brasileira em detrimento da maioria e deu no que deu, Brasilia hoje é a capital da fantasia e o resto da nação continua relegada as intemperies e duvidas de sempre.                                   

  9. Putz!
    De onde vem essa

    Putz!

    De onde vem essa “informação?

    LULA está pronto prá luta o PT é legitimo e o será novamente nas urnas em 2018,pessimismo em nós não cola.

    Sai prá lá urubu!

  10. Extensa elocubração de

    Extensa elocubração de Fornazieri baseada em uma matéria “espírita” do Estadão. Daquelas do fulano disse que o sicrano falou e o jornalista espírita recebe tudo. Foi escrita pela jornalista Andréa Matais, que é casada com Tuca Pinheiro, assessor do Roberto Freire especializado em postar críticas e difamações sobre o Lula, o governo Dilma e o PT na internet.

    O Paulo Nogueira Batista fez um ótimo artigo sobre o assunto no seu blog Diario do Centro do Mundo. Com o título “Como Funciona a Fábrica de Intrigas Contra Lula na Internet” ele analisa justamente o tópico de como pessoas intelectualizas  compram difamações e mentiras e as espalham sem nenhum senso crítico. Cita a replicada do artigo do Estadão pelo professor Torquato Guadêncio, que por sua vez foi curtido pela jogadora de vôlei Ana Paula, que tem o mesmo perfil ideológico de celebridades B como Lobão e Roger.

     Fornazieri fez uma análise em cima de uma matéria de jornal tendenciosa , o GGN a curtiu, os eleitores do PT que confiam no blog acreditam na mentira e por aí vai.

    Resta saber quem são os puros e quem são os culpados nesta cadeia de mentiras.

  11. O esfarelamento dos intelectuais

    Quando leio os artigos de Aldo Fornaziere, lembro de uma colega que é jornalista, que se dizia de esquerda e que votava em Lula e tal, mas que hoje vocifera com um odio mortal ao PT, Lula e Dilma. São aquelas nada ingênuos, que sabem muito bem quais  mares, tormentas, gigantes, deusas, sereias, monstros, o PT, Lula, Dilma e todos seus politicos enfrentam todos os dias. Que o diga Fernando Haddad em SP, que qualquer coisa que faça o prefieto, tem a imprensa paulistana no calcanhar, dizendo que é ruim, que não presta, quando não insinua maldosamente de que ha corrupção em sua adminstração.

    Aldo Fornaiziere se comporta de maneira leviana ao falar de Lula dessa maneira, sobretudo porque, como minha colega, ele sabe muito bem qual a historia deste Pais e os interesses que sempre se sobressairam.  

    1. Ou, como se diz no popular:

      Ou, como se diz no popular: “De boas intenções (as do Fornaziere) o inferno está cheio”.

      Concordo com seu comentário!

  12. Lula já é História

    O mais é blablablá.

    Quanto ao “preocupado”…Se ele que, sendo candidato, ganha fácil, imagine como está a oposição.

  13. Li um artigo de Paulo

    Li um artigo de Paulo Nogueira que diz ser frutica esta questão do “esfarelamento” do projeto político, as fontes são anônimas e na base do ouvi dizer.

    Já Chico de Oliveira, crítico à esquerda do lulismo e do petismo defende em artigo que o país voltará a crescer e as manifestações anti-petistas vão refluir.

    Enfim, existem análises para todos os gostos. 

  14. Quando não está praticando

    Quando não está praticando golpes, nossa imprensa” Candinha”  se dedica à futricas, reais ou imaginárias. As imaginárias estão se tornando uma constante nos últimos tempos, principalmente no que se refere ao ex Presidente Lula. Será que não estão ficando com medo do ” Lula Briguento”?

  15. bem que o douto fornazieri

    bem que o douto fornazieri tenta relativizar poeticamente a contemporizar “corações e mentes” no fraseado subliminar…

    má fase de lula com

    as fases da lua na maré

    pero si, nosso lula é afásico!

    nada pega nada influencia nada

    nem fases lunares nem lua minguante

    nem mesmo irada delação de certa pessoa

    nosso lula índigo nasceu com o c. virado pra lua.

    [ companheiro zé dirceu azarrado… morre de inveja! ]

    1. “Corações & Mentes” – revi o imperdível filme ontem.

      filme que vale pra quem teve algum contato com a época da guerra imerialista dos EUA sobre o Vietnam. Ótimo! Tem legendado, tem em espanhol (pelo costume, apenas, e sem medo da língua, ralaxando, dá pra entender. Daí q às vezes coloco vídeo em espanhol, sem procurar se ha´versão emportuguês. Dublado, nem pensar.

  16. Todo esse blablablá baseado

    Todo esse blablablá baseado em duas fofocas do que o Lula disse ou não disse? Vai procurar emprego na Veja, Aldo, você vai fazer sucesso por lá.

     

  17. Botar todos os erros na Mídia e na Direita… / Simpatizantes.

    é um frequente equivoco dos adoradores do PT (o GGN é partidário e ponto, nisto está a aversão cega a qq crítica por alguns dos que se arvoram a exibir, publicar ponto de vista, e não me venham com espaço ao contraditório, isso é exceção das exceções que confirmam a regra). Adoradores pregam volta a raízes (quem tem rraízes é árvore). Embora sinuosamente – e muito – o PT evoluiu, mas, assim como os Sindicatos, as lideranças, consciente ou inconscientemente, dificultaram e dificultam renovações (o exemplo maior são alguns arrivistas, carreiristas, e as barreiras que compartilham e compartilharam com seus pares).

    1. a tal base social deveria ser ampliada (a atualizar renovar).

      já há tempos, classes médias fazem parte dos trabalhadores (operariado sem macacão). Confrontá-las,ridicularizá-las é tiro no pé e simplismos, e continuar, repetir um lenga-lenga pseudo-esquerdista. Por mim, dever-se-ia retirar a palavra socialismo. O rótulo é o de menor importância. Temos inúmeros partidos com nome socialista (até o nazismo era nacional-socialista). Vi ontem na revsita que surge uma frente, que vai da esquerda golpsita (Amaral) à esquerda democrático-camaleônica (T.Genro). A ampliação, nas diferenças no mesmo ampo) deveria ser ampliada e chamar alguns que estão em pequenos partidos (alguns)

  18. O legado

    O legado do Lula já esta consolidado nos corações e mentes daqueles que foram beneficiados pelas

    políticas públicas de seu governo, isso não se esquece com crise política e panelaço.

    Getúlio Vargas, mesmo com as  contradições de seu governo, nunca perdeu seu lugar na história..

    A diferença é a gênese, isso realmente incomoda a esses pseudos intelectuais.

    Vamos analisar o legado do FHC, que esta tão em moda esses dias.

     

  19. De fato, examinando-se apenas

    De fato, examinando-se apenas fatos, o PT é o partido que menos envolvimento tem com os crimes que vêm sendo descobertos pela PF. Não que não tenha nenhum mas que, de longe, é o que menos tem. Talvez uma possibilidade para isso é o fato de o PT ter em suas fileiras e como figuras de maior destaque no partido pessoas que não pertenciam à classe dos poderosos do Brasil (empresários, latifundiários, banqueiros…). Isso pode ser apurado por quem tiver desejo de não pagar de ignorante e alienado facilmente.

     

    Então a impressão que se tem de que o PT é fundamentalmente corrupto, o mais corrupto do Brasil, foi criada artificialmente ao longo desses anos que se sucederam à recusa de Lula de entrar para o “clube dos poderosos”. Convite não faltou, até a revista Veja, logo depois da 1a. eleição de Lula, chegou a elogiá-lo. Até a imprensa internacional o fez (lembra da famosa capa do The Economist com o Cristo Redentor subindo igual a um foguete?). Mas desistiram vendo que Lula não ia se deixar cooptar. (Bem, a bem da verdade a Inglaterra não gostou nem um pouquinho de ter sido ultrapassada pelo Brasil em PIB.)

     

    A favor do PT há, assim, as realizações concretas, verificáveis, que vão desde os programas sociais tomados não como mera vitrine mas realmente funcionando (Mais Médicos, BF, MCMV, os muitos educacionais etc., além dos projetos que ainda não conseguiu fazer passar, como o aprofundamento da participação popular na vida política nacional – PNPS – ou a regulamentaçao do mercado da mídia, para que todos tenham espaço), até o respeito às instituições democráticas. Não houve governo antes do PT que respeitasse o senado e a câmara, a PF, o MP, os tribunais etc. todos tão à vontade para agirem por si mesmos, sem interferência do Executivo como está fazendo o partido de Lula. Nem mesmo os governos antes da ditadura basearam-se com tanta ênfase na Democracia e suas pluralidades. Como disse Lula, “nunca antes na História desse país”… A impressão que fica é que o mais importante para o PT não é impor um projeto de “esquerda” e nem mesmo manter-se no poder mas sim aperfeiçoar a democracia brasileira.

     

    Então, independente do que a imprensa formada por grupos empresariais agigantados diga hoje, a História sobrevive e sobreviverá seja na Academia ou na memórias das pessoas que não dão crédito fácil àquela imprensa e checam e verificam as informações que nela encontram.

     

  20. O momento do PT é crítico, o

    O momento do PT é crítico, o do governo também. Então consequentemente também o é para o Lula, por motivos obvios. Mas aí o sujeito fundamenta todo seu texto em “segundo a imprensa”. Fragiliza-o ao começar. Todo o resto em que ele analise a “má fase” do Lula se “esfarela”.

    Não tem como ele querer que seu texto seja levado em consideração sé é “fundamentado” em diise-me-disse do pig. Tente de novo dessa vez sem as palavras que o pig bota na boca do Lula

  21.  
      O PT, se está se

     

      O PT, se está se esfarelando, não sei, é por falta de democracia interna.  Não tem, apesar das inúmeras reuniões, encontros, congressos e etc.  É igualzinho aos outros partidos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador