Alckmin garante que não haverá ataque do PCC em São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O governador Geraldo Alckmin desmentiu o próprio serviço de segurança do governo e disse que não há risco de o PCC (Primeiro Comando da Capital) promover um ataque nesta semana. Um documento feito pela inteligência da polícia acendeu um alerta sobre a possibilidade de a facção deflagrar algum plano, mas a notícia foi rechaçada por Alckmin e seu secretário de segurança, que prometeu demitir o responsável pelo relatório.

Por Flavia Albuquerque

Na Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, negou hoje (16) a possibilidade de um ataque da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) nesta semana. Um documento interno da polícia alerta sobre um possível ataque da organização criminosa. Alckmin garantiu que o serviço de inteligência da polícia paulista faz monitoramento 24 horas por dia.

O secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, confirmou a existência de um alerta interno da polícia paulista sobre um ataque programado para amanhã (17), mas disse que o monitoramento feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP)  e pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não apontam a possibilidade de o ataque ocorrer.

“O que está sendo difundido na internet é um informe de inteligência e não tem a menor procedência. Já testamos todos os meios necessários. A segurança do estado está sendo realizada no seu padrão de eficiência e alerta sempre, mas sem reforço adicional”.

O secretário afirmou que o informe está errado e que o responsável por sua emissão é “alguém que não sabe trabalhar com inteligência”. Ele informou ainda que o investigador que emitiu o alerta será afastado da função. “Não sei quem ele é e não vou falar com ele, mas acho que ele não demonstra ter afinidade com o trabalho de inteligência, que não é feito de forma escancarada”.

Rebeliões

Alckmin também rebateu críticas e reportagens que afirmam que o crescimento do PCC e a atual crise prisional estariam relacionados ao fato da transferência de líderes da organização de São Paulo para presídios de outros estados.

“Querer dizer que as rebeliões que acontecem se devem a transferências feitas na década de 90, mais de 20 anos atrás é muita fantasia. É preciso arrumar outra desculpa. O que precisa para líderes de organizações criminosas é ter Penitenciária de Segurança Máxima e Regime Disciplinar Diferenciado, que é o que nós temos”, disse Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes após cerimônia de entrega de 573 viaturas para a frota da Polícia Militar.

Alckmin disse ainda que as transferências foram determinadas pelo Poder Judiciário, e não pelo governo estadual. “Temos as penitenciárias mais seguras do país. Tanto é que Fernandinho Beira Mar ficou aqui dois anos, nem é de São Paulo, mas esse é um compromisso que temos com o Brasil e podemos ajudar. Ele só saiu porque a Justiça determinou”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não terá Salve Geral do PCC… esta semana

    E na próxima semana, Cara Pálida?

    A aeronave que caiu na Colômbia e vitimou muitos brasileiros foi fabricada em 1999. Se ela não tivesse sido fabricada, essa tragédia não teria ocorrido. Alckmin é um jênio e, pior, fugiu da garrafa

  2. Usaram novamente o avião da

    Usaram novamente o avião da PM para voar até o presídio do Marcola e fazer a negociação como fizeram da outra vez?

    Quantas TVs de plasma serão exigidas dessa vez?

    1. Basta ligar..”Videoconferência” garante praticidade e êxito

      Caraca ! ! !  Você sabe das coisas, heim?? SP tem dessas….;Fazer “acordo” errado é o mesmo que “entregar a rapadura”, não é assim ? Tá tudo dominado, amigo, e faz um tempão.,,,,E o povo paulista sabe nada disso e de muito mais.  SP, falo do estado federado, é a cara do BR golpista, despolitizado e sem a mínima noção do que é cidadania, nacionalidade e interesse coletivo. Mas, o que dizer quando um cidadão da periferia vota junto com a “elite” ou  com o seu “patrão” ? Só há uma resposta crível´-> é porque a vaca foi mesmo é para o brejo e de lá só sai quando houver discernimento e espírito crítico.. O mesmo raciocínio serve para o resto desse país rico mas pobre e mantido num total controle social, plim, plim.,,,.  

  3. Cidade Partida, Zuenir Ventura, 1994

    Ao final do livro-reportagem, o autor conclui, Oh surpresa!, que o busílis da questão não está no Vidigal, mas sim na Vieira Souto. Quem comanda o PCC não está ralando na perifa ou encarcerado em algum presídio sórdido do país. 

    1. Gostei muito desse livro

      Mas nele o Zuenir Ventura cometeu um erro: baseado apenas na entrevista com o traficante Flávio Negão, de Vigário Geral, ele concluiu que o crime organizado não passava de um sistema de relações de cumpadrio entre bandidos. Em 1994 o Comando Vermelho já tinha 15 anos de estrada e uma estrutura de multinacional.

  4. Alckmin garante:
     
    ¨Entrarei

    Alckmin garante:

     

    ¨Entrarei no meio da torcida do Corinthians vestido com a camisa do Palmeiras,e nada me acontecerá.¨

  5. Deixa ver se entendi: a

    Deixa ver se entendi: a inteligência da polícia diz que há possibilidade de rebelião. Aí o governador diz que não;

    Ah combinaram com os russos né? Entendi!

  6. Muito estranha essa afirmação. . .

    Muito estranha essa afirmação de que a “Inteligência da Polícia Paulista” garante que não haverá ‘SALVE” do PCC. Se as ordens partem direto dos presídios e se os líderes do PCC estão presos em RDD (Regime Diferenciado), onde não tem acesso a telefones, e as conversas com advogados são acompanhadas, como monitoraram os chefes? Existiria então sub-chefes do PCC? E se existe, porque não são detidos?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador