As previsões furadas sobre o pré-sal

Enviado por Pedro Penido dos Anjos

Do Blog da Cidadania

Petróleo que a mídia dizia não existir já enche 500 mil barris/dia

EDUARDO GUIMARÃES

Ao longo dos últimos anos, o “viralatismo” midiático e tupiniquim se cansou de fazer previsão tão furada quanto as que fez sobre a Copa de 2014, que afundaram como o Titanic assim que a competição começou. Uma delas, no petróleo

Ao longo dos últimos anos, o “viralatismo” midiático e tupiniquim se cansou de fazer previsão tão furada quanto as que fez sobre a Copa de 2014, que afundaram como o Titanic assim que a competição começou. A mídia tucana dizia que o petróleo que o governo Lula e, depois, o governo Dilma afirmaram que jorraria do pré-sal não passava de “propaganda do governo” e que, se esse petróleo existisse, demorar 10, 20 anos para ser extraído.

Assim como nas previsões sobre o “dia do juízo final” na Copa, a mídia estrangeira foi na conversa da mídia “brasileira” e agora, tanto quanto no esporte, pagará mico também na economia.

No início do ano, o vetusto diário ianque Washington Post cravou espalhafatosa matéria sob inspiração dos vira-latas tupiniquins: “Petróleo do Brasil, da euforia à dura realidade”. O “Post” dizia que a “euforia” brasileira com o pré-sal era tiro de festim, pois a existência das reservas era questionável e, caso o petróleo existisse, iria “demorar a jorrar”.

Clique na imagem para visitar a matéria do “Post” original.

 

 

A mídia internacional, afinal de contas, vem vindo na onda da brasileira desde 2008, quando o governo Lula já avisava da imensa descoberta que mudaria o futuro da nação. Pobre mídia gringa…

Aqueles oráculos do “viralatismo” verde-amarelo eram os de sempre – e ainda são. Suas previsões furadas eram as de sempre – e ainda são. Assim como previram o caos na Copa, previram que o pré-sal era balela – mas, sobre essa, não terão como “prever” mais nada…

E ninguém melhor para ilustrar um texto sobre previsões furadas em economia do que ele, o bom e velho Carlos Alberto Sardemberg, quem, nos fins de noite globais, ao lado do sombrio Willian Waack protagoniza verdadeira sessão-depressão em rede nacional.

Artigo da pitonisa global afirmava: “Petróleo do pré-sal só existe na campanha do governo”

Clique na imagem para ler o artigo original, se quiser se irritar mais.

No ano seguinte, outro arauto do “viralatismo” pátrio comemorava: “E saiu só um tiquinho de petróleo do pré-sal no bloco Tupi”.

Clique na imagem para ler o artigo original, se for ainda mais masoquista.

 

Pois é nisso que dá acreditar nas “profecias” midiáticas: nesta terça-feira, 1º de julho de 2014, por conta da nova estratégia de comunicação do governo federal este blogueiro, entre outros, participará de evento comemorativo à marca de extração de 500 mil barris/dia de petróleo do pré-sal, com as presenças da presidente Dilma Rousseff e da presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, quem, à tarde, terá reunião com blogueiros, entre os quais este que escreve.

O evento será transmitido da sede da empresa, no Rio, e você, leitor, poderá acompanhar pelo blog da Petrobrás, oFatos e Dados, ou diretamente pela NBR TV (a TV do governo federal), a partir das 11hs.

O que era “propaganda do governo” ou “um tiquinho” de petróleo virou 500 mil barris/dia. Se você acreditou na mídia – e, o que é pior, se é investidor do mercado financeiro, acreditou na mídia e não apostou no pré-sal -, azar o seu. Quem mandou acreditar em propaganda político-partidária? Continue tomando decisões financeiras importantes baseado no pessimismo crônico da mídia e vai continuar tomando na cabeça.

Redação

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deviam  existir leis para

    Deviam  existir leis para processar e condenar financeiramente esses comentaristas políticos  que trazem enormes prejuízos à nação.

    Atrapalham o  desenvolvimento e de forma tendenciosa afastam investidores, trazendo mau humor, ódio e influenciando o mercado que trabalha de acordo com o n oticiário.

    Criticar mentir e xingar sem qualquer consequência está fácil demais para esses bandidos.

    1. CVM

      No mínimo, a CVM deveria interpelar esses jornalistas mentirosos. Bem, voltando ao mundo real… só quando houver uma Ley de Medios. A lei de meios da Inglaterra bem que poderia nos servir de modelo.

  2. Compartilhado com a seguinte mensagem:

    Lembro-me de que, em 1985, a Petrobras comemorava a produção de 500 mil barris diários de petróleo. Esta era a produção total do Brasil em toda a sua história, um fato memorável. O pré-sal, descoberto em 2007, já produz a mesma quantidade! Os royalties do petróleo vão garantir importantes investimentos em educação e saúde. Cuidado para não se deixar enganar por jornalistas de araque. São predadores. Há muito partidarismo na mídia de mercado, há muita notícia plantada para atender os interesses de petroleiras estrangeiras. Fique atento. Estão de olho nas riquezas do nosso país.

     

     

     

  3. Petrobrax – a empresa de Petróleo dos gringos no Brasil

    A maior obra dos tucanos no governo Fernando Henrique Cardoso no que se refere à prospecção de petróleo:

     

    Afundar para privatizar

    P-36

     

     

    1. Desvalorização da empresa para “ganhar” a diferença.

      Também me pareceu que aquele Felipe Reichstul (ou coisa parecida) foi colocado lá para detonar a empresa.

      Além da P-36, me lembro quantos vazamentos ocorreram nos pipe-lines, um deles – se bem me lembro – no quintal de uma casa de alto padrão na Grande São Paulo. Ou seja: imagens aéreas para todo o País!

      Era uma campanha de “fatos relevantes” para reduzir a valorização da companhia.

  4. O apocalipse

    – O pré-sal não existe, é invenção do PT;

    – A Copa será um desastre que mostrará ao mundo nossa incompetência;

    – Dilma não pode visitar os EUA, pois há uma ordem de prisão do FBI contra ela;

    – Haverá um apagão elétrico porque o Governo Federal reduziu as tarifas de energia;

    – Não existe transposição do rio São Francisco, é só marketing do PT;

    – Os médicos cubanos são guerrilheiros comunistas trazidos para instaurar a ditadura vermelha no Brasil;

    – Não existe crise de água em São Paulo, isso é invenção do PT.

    Essas e outras bobagens ouvi de gente que se informa pelo PIG. Algumas ouvi no rádio ou na TV. É isso que dá não termos, ainda, a proibição do monopólio de mídia. 

  5. Pre-Sal.
    A Presidencia da Republica deveria ter convidado tambem certos criticos do pre-sal , tipo Sardenberg , Reinaldo Azevedo , Jabour ,Neumane ,Aluizio Nunes, Shererazade e outros descrentes ,ir leva-los não em Brasília ,mas nas plataformas , e afoga-los no petróleo ,no petróleo”pingo”de 520 mil barris extraídos diariamente.

    1. Elite arcaica, mostra sua cara!!!

      Escravocrata, nossa elite se mostra nos estádios e envergonha o Brasil…

      O petróleo, desde a criação da Petrobrás, é dos brasileiros e isso é insuportável pra elite!

      Por isso sempre querem destruir a Petrobrás!

      De preferência, entregar pros EUA!

    2. Pode sentar na calçada e

      Pode sentar na calçada e chorar, se quiser. Enquanto isso os lucros da Vale saem voando do Brasil, só restando a terra arrasada!

       

      1. Minha cara
        O ministro das

        Minha cara

        O ministro das minas e energia e principal chefe da Petrobras chama-se Edison Lobao……. quer que eu continue??????? o chefe do Lobão é José Sarney……  A Petrobras só serve para os interresses politicos. Vide o valor de mercado da empresa. Ninguem quer colocar dinheiro em caixa preta.

        1. Pois é.

          Amiguinho, esta é a nossa democracia de coalizão. Todos sabemos que não é o melhor dos mundos, mas sem ela o PT não teria chegado ao poder. Sem as alianças, o PT não estaria há 12 anos no poder. E quem não almeja o poder, que não se habilite no mundo da política. Em mãos neoliberais, a Petrobras estaria hoje remetendo lucros para o exterior, com os brasileiros a ver navios estrangeiros. Lobão, no aspecto macro, está seguindo as diretrizes do GF. No ano passado, o lucro de nossa petroleira alcançou R$ 23,6 bilhões, 11% maior que no período anterior. Os coxinhas ficam reclamando de Pasadena, mas se esquecem de que o valor do negócio (uma operação de risco, diga-se de passagem) é pequeno diante do tamanho de nossa maior empresa. Vale recordar que Sarney, após a morte de Tancredo, nomeou Aécio Neves para a presidência da CEF. Que pruridos unilterais são esses? Só coçam de um lado da bunda?

          1. Meu caro
            Onde vc leu sobre

            Meu caro

            Onde vc leu sobre Aecio em meu comentário????

            Se fizer alguma critica é por que é oposição??

            Meu pensamento a respeito da Petrobras é ideologico. Prefiro a empresa na iniciativa privada, pagando 33% de impostos ou mais e sendo bem administrada. Para que serve a Petrobtras? O governo já é sócio de todas as empresas e para mim a Petrobras nas mãos de governos (seja ele qual for) vira moeda de troca para os amigos que apoiam o governo.Trabalhei na Vale por muitos anos e  depois que a empresa foi vendida a transformação foi enorme. Quando a Vale era estatal vendia minério para guzeiros a preços subsidiados e não recebia, mesmo assim era obrigada a vender, pois os guzeiros tinham influencia politica…. Vira um jogo de compadres e estes mesmos compadres incentivam os bobos a ficarem gritando ” O petroleo é nosso”, mas na verdade é deles.

          2. Quem pensa que o Lobão é dono

            Quem pensa que o Lobão é dono da Petrobras deve seguramente pensar que o Alckmin é dono do metrô. Muita gente sabe que as estrelas são grandes, mas não têm a menor ideia de quanto. Há comentários dignos de polêmica, mas outros há que são dignos apenas de dó.

          3. Pagamento de 33% de impostos?

            Meu caro, acho que seu argumento não condiz com a realidade (veja matéria abaixo).

            Sua preferência, para entregar patrimônio da União a preço baixíssimo em troca de impostos, que também é da União, não dá. Se a Vale continuasse como estatal, também seria obrigada a contribuir, como contribui a Petrobrás, oras.

            http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7171:submanchete220512&catid=26:economia&Itemid=58

            Vale paga ninharia de imposto. E o Pará, nem quer saber disso?    

            ESCRITO POR LÚCIO FLÁVIO PINTO   

            TERÇA, 22 DE MAIO DE 2012

            De 1997, quando a Lei Kandir entrou em vigor, isentando de imposto a exportação de produtos semi-elaborados (ou não industrializados), até o ano passado, a antiga Companhia Vale do Rio Doce recolheu pouco mais de 540 milhões de reais em ICMS ao Pará pela venda ao exterior do minério de ferro de Carajás, o melhor do mundo. O ano recorde de pagamento do principal imposto estadual pela ex-estatal foi 2009, quando o valor chegou a R$ 197 milhões.

            Nos 10 anos dos governos tucanos seguidos de Almir Gabriel e Simão Jatene, de 1997 a 2006, o recolhimento de ICMS somou R$ 236 milhões. Nos quatro anos de Ana Júlia Carepa, do PT, a soma foi de R$ 304 milhões.

            Por incrível que possa parecer, de 1997 a 2001, a Vale contribuiu para o erário com menos de R$ 6 milhões em impostos sobre minério de ferro exportado, o principal item da pauta de exportação do Pará e do Brasil. Em 1997 a CVRD foi privatizada e, não por mera coincidência, entrou em vigor a famigerada Lei Kandir, de autoria do ex-ministro de Fernando Collor de Mello e então deputado federal por São Paulo, Antônio Kandir. O ICMS pago pela Vale foi então de R$ 18.828,37. Menos do que pagou ao tesouro estadual um supermercado da esquina.

             

             

          4. Quando a Vale foi privatizada…

            Vc se aposentou. Como muitos servidores que votaram no FHC na época de sua goverlambança.

          5. Primeira ingenuidade: achar

            Primeira ingenuidade: achar que a iniciativa privada vai agir honestamente em matéria de impostos. Os malabarismos contábeis, envolvendo despesas que existem no papel, apenas, somados às remessas de lucros para o exterior, priorização a importação de equipamentos ao invés de investir na produção nacional, etc., etc., etc, seriam as consequências mais comuns na privatização. Pois eu prefiro uma Petrobras nacional, estatizada e com transparência na gerência, o que aliás tem acontecido. E ao invés de 33% de um faturamento sonegado e manipulado por especialistas bem pagos, eu prefiro 80% dos lucros + 100% dos royalties + 33% dos impostos não manipulados + investimentos que gerem emprego e tecnologia aqui no Brasil. Simples assim. Ah, os cargozinhos comissionados para presentear políticos? Façam-me rir! É coisa barata demais para, em troca, manter o controle das riquezas nacionais. Muito, mais muito mais barato do que entregar essas riquezas para meia dúzia de capitalistas privados, que, se puderem, arrancaram até a última gota de sangue do povo brasileiro.

        2. Quero que vc continue sim,

          Quero que vc continue sim, pois o chefe da privataria da Vale e telefônicas era o filho do verdureiro. Preciso dizer algo mais ?  ou posso parar por aí  E quem comprou a Vale na bacia das almas, 2 bilhões, se não me engano, ganhou um prêmio e sobrou tanta grana p/ investir, que até eu… Se a Vale estava em situação ruim, foi pq isso precisava ser feito, como estão querendo fazer c/ a USP.

    3. Resposta a Carlos Batista

      E não é que você tem razão Carlos Batista. Os companheiros vão estocar 500 mil barris diários no porão da casa deles. Um tiquim desses dá pra envazar em garrafas pet, não é mesmo?

  6. Vamos instituir o troféu

    Vamos instituir o troféu vira-lata. Sugiro o dia do jogo final da copa, como o dia do vira-lata. Nesse dia será entregue, por votação, o troféu vira-lata. A  briga vai ser grande, entre os candidatos, para receber a coisa.

  7. Os incompetentes profetas do

    Os incompetentes profetas do apocalipse do PiG mais uma vez erraram feio . A Petrobras não só foi competente para chegar primeiro ao pre-sal do Atlântico Sul como foi competente para dimensionar o tamanho destas reservas possibilitando a defesa do interesse nacional, como tem mostrado sua competência em produzir precocemente volumes recordes em campos recém descobertos. Como afirma o W P  “Hard oil ” ,muito poucas companhias de ponta no mundo poderiam conseguir  tais feitos e a Petrobras consegue tais marcas e feitos ressuscitando a indústria naval brasileira ,com elogiáveis conteúdos nacionais . Este eh um feito para justo ufanismo nacional , coisa que nunca veremos no lesa-pátria PiG, e seus costumeiros mas mas. Como acontece na copa que se faz em belos estádios que segundo a nojenta revista dos Civitas só estariam disponíveis em 2038, este óleo só era esperado para algumas décadas futuras. Parabéns para o povo brasileiro que ainda tem a Petrobras   , a contragosto do PiG e seus asseclas.

  8. Creio no dinheiro

     Não creio em mula sem cabeça, assombração, loira do banheiro, formados em comunicação social, jornalistas e politicos – creio em saci-perere, por que o Aldo rabelo me convenceu que existe – de resto só em grana, e que todos tem um preço, em dinheiro ou em idéias ( que irão gerar dinheiro, sem “sujar” muito).

      Portanto acho estas discussões apenas politicas, gente que possui objetivos e  possiveis financiadores, que escrevem o que alguem manda ou seduz, então para quem opera no mercado, a sério, tendo que dar resultados para seus clientes, que se dane o que estas pessoas escrevem, é irrelevante para investidor um Reinaldo azevedo, Sanderberg, Leitão, Villa, Edu Guimarães, PHA, Azenha, são NADA.

       Petroleo e seu mercado, não é assunto para estas pessoas, é técnico, dificil – um Zé Mané destes, comparar o oleo extraido do pré-sal ( o unico Brent superior do Brasil), com o oleo extraido de campos ou do reconcavo, já esgrime seu desconhecimento sobre a matéria, nem sabe que a Petrobrás, irá reduzir em 500.000 barris diários sua “troca” de pesado, para leve ( Brent, mais caro que o pesado, o craqueamento – derivados – é bem maior e mais abrangente na utilização). Acham que todo “petroleo” é negro na cor, e igual – quanto mais “amarronzado” ( menos denso), melhor.

        500.000 B/dia: Caso a PDVSA ( o petroleo do Orinoco, junto com outros 14, baliza o mercado Brent, é “marron bem escuro”), não sustente a Abreu & Lima ( como o acordo original), as “torres de craqueamento” dela, que não são uteis ou economicamente viaveis para nossos “pesados”, ela poderá “craquear” o oleo do pré-sal, de densidade semelhante.

         Nesta diferença, sutil, entre “leve” e “pesados” ( genericamente, pois existem mais de 30 variantes de classificação de oleo), algumas petroleiras internacionais irão perder muito dinheiro, pois a Petrobrás não “trocará” mais “pesado” por “leve”, inclusive poderá intervir com sua produção no mercado, nos preços de Brent, e quamdo alguem “perde” é porque outro está “ganhando” – e ambas as pontas de um negócio, desta monta, podem, não creio em “sacanagem”, utilizarem-se de recursos de midia, para alavancar suas apostas.

  9. Esses comentariastas, os

    Esses comentariastas, os escravos da velhaca mídia, para conseguirem se manter na “socialite”, casam com o banqueiro tal, que casa o filho com empresário tal, que emprega o filho do  juiz tal, que …essa é a história da nossa “sólate”,analfabeta política, mas oportunista, sempre ávida por carguinhos altamente compensadores na estrutura pública-privada.. Tão nem ai pro nosso país, para nosso povo. Eles querem sempre os carguinhos só para a panelinha deles. Sabe como é, né, casar “bem” dá um up nos bolsinhos sem fundo desses/dessas oportunistas.

  10. Olha pelo que eu sei , o

    Olha pelo que eu sei , o unico que deveria ter  levado a serio estas materias era o Eike Batista, pois no caso dele não encontrou quase nada e afundou junto com toda a grana que captada no mercado  e no BNDES.

  11. Nesse blog tudo são flores no

    Nesse blog tudo são flores no governo petista. É normal o mercado e as pessoas ficarem com o pé atrás depois do ocorrido em Pasadena (o valor seria de U$ 714 milhões)e com o grupo OGX, aliado a crise financeira.. A empresa é uma caixa preta e viu o preço de  suas ações caírem ladeira abaixo devido a má gestão. Caso fosse uma empresa privada teria demitido todos os envolvidos no negócio, mas como é uma empresa “familiar” promoveu os incopetentes. Isso é fato e ponto final.

    É difícil pra quem tem uma visão superficial de mercado entender que o artigo em questão tem o objetivo de decontextualizar a visão de Azevedo e de Sardenberg. 

    1. Desculpe Aliomar, mas há um

      Desculpe Aliomar, mas há um outro ponto. Todos estes “palhaços” da grande mídia familiar brasileira trabalham para muito poucos fazerem muito dinheiro por de trás das tais “notícias”, “comentários econômicos”, etc. Eles são muito bem pagos para, por exemplo, bombardear diariamente sobre a Petrobrás, para que suas ações caiam, fiquem bem “baratinhas”. Aí, esses poucos espertos e super endinheirados, vão lá na Bolsa de Valores e compram milhões de ações, adivinha de quem? Da Petrobrás … Aí é só esperar o governo e a Petrobrás fazer seu trabalho e depois lucrar horrores !!! E milhões de pessoas, que acham que estão se “informando”, estão na verdade fazendo uma outra parte para eles: assinando e comprando estes jornais, revistas, ouvindo suas rádios e assistindo seus canais de TV e consumindo os produtos e serviços dos seus próprios anúncios, dos mesmos, deste pequeno grupelho que lucra nas duas pontas. E ninguém percebe nada, é como se todos estivéssem como que drogados, hipinotizados, e vão seguindo mansamente como uma manada pelo campo aberto, até chegarem no precipício …

    2. Pré-sal e política!

      O verdadeiro custo de produção de um barril por uma empresa em determinado campo é a princípio estratégica e que questão normalmente deveria ser “segredo industrial” bem guardado… como sempre tem sido praticado pelo Petrobras. 

      O que vemos é que por questões políticas números vem a tona, como declarações as da presidente da empresa, Graça FOSTER. Deixando claro que há diferentes “públicos” com diferentes expectativas: de pequenos acionistas que usaram o FGTS a partidos políticos ligados ao FORO DE SÃO PAULO; de grandes fundos investidores que confiaram no selo da SEC até fornecedores de equipamentos que precisam desenvolver ou adaptá-los ao pré-sal.

      Caso peculiar é que demostra como diverge as expectativas do pré-sal brasileiro é e.g. a dos Países fo tal FORO. Em atas e gravações tornadas públicas, fica bastante claro a intenção de usar as “riquezas” do solo brasileiro, em destaque a do pré-sal, como motor adcional de economias pequenas e combalidas da A merica Lática e CARIBE. (link abaixo).

      Mas quando, ao mesmo tempo, vemos a ConocoPhilips, a maior companhia independente americana de exploração de petróleo e gás, desistir do pré-sal angolano e paralelamente o ministro dos Petróleos angolano admitir a necessidade do barril de aos USD 100, para que seja “viável” manter a produção nacional em águas cada vez mais profundas, bem, devemos prestar mais atenção.   

      Como negócio de risco que é, a exploração do pré-sal deve pode apresentar grandes surpresas ainda. E é obvio que a Petrobras nunca iria começar pelos campos mais arriscados. Nesta industria, sempre se ataca o mais rentável, o mais economico, o mais fácil em primeiro lugar. Por isto também que os custos operacionais podem aumentar: se hoje custo  30 ou 40, nada indica garante que nos próximos não suba para 35 ou 45. Negócio de risco, diz a cartillha da Oil and Gas Industry!

      http://www.valor.com.br/empresas/3402882/brasil-deve-dobrar-producao-de-petroleo-ate-2020-afirma-graca-foster

      http://www.midiasemmascara.org/attachments/007_atas_foro_sao_paulo.pdf

      http://www.redeangola.info/exploracao-de-aguas-profundas-so-e-rentavel-acima-de-usd-100-o-barril/

      http://www.redeangola.info/petrolifera-americana-planeia-desistir-do-pre-sal-angolano/

  12. Acho que falta agilidade do

    Acho que falta agilidade do governo na comunicação. Ora, sabendo que o PIG jamais noticiará isso, e pelo contrário, continuará criando factóides para despistar… e juntando ao fato da Petrobrás ser uma anunciante e patrocinadora gigante da grande mídia…. onde está a propaganda da Petrobrás falando dos 500 mil barris do pré-sal? Esse filme tinha que estar pronto no dia seguinte!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador