Ataque ao Instituto Lula provoca atentados ao jornalismo

Um dos artifícios mais primários – e eficientes – adotados pelo jornalismo de guerra consiste em enfiar alusões negativas em qualquer notícia sobre os inimigos.

Caricaturizando (mas nem tanto):

“Ontem, enquanto voava para Brasilia, Lula tropeçou na escada do avião. O ex-presidente, que é suspeito de estar envolvido com as empresas da Lava Jato, disse que o dedão do pé direito ficou doído. Indo até a farmácia do aeroporto, Lula, que foi citado por Alberto Yousseff em reportagem da revista Veja, parou no WC para fazer suas necessidades. Saindo, ele, cujo filho Lulinha é acusado de ser dono da Friboi, disse que fez apenas o número 1″.

Digo que nem bem é uma caricatura porque o exercício atual do jornalismo é muito mais criativo.

Abaixo, reportagem de Fausto Macedo, no Estadão, sobre o atentado ao Instituto Lula (http://migre.me/r0lCT)

O documento foi produzido pelo próprio Instituto. “Em um momento onde certos setores atacam a liderança do ex-presidente Lula e lançam mentiras sobre suas atividades, vale conhecer o amplo trabalho no Brasil e no mundo, e divulgar contra as mentiras espalhadas por certos setores da imprensa”, diz texto divulgado pela Secretaria Nacional de Organização do partido.

A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, constatou que a Camargo Corrêa – empreiteira sob suspeita de ter participado de cartel para fraudes em contratos da Petrobrás – repassou R$ 3 milhões para o Instituto Lula, entre os anos de 2011 e 2013.

A informação consta do laudo 1047/2015, anexado no início de junho aos autos da investigação. Na ocasião, o Instituto já esclareceu, por sua Assessoria de Imprensa. “Os valores citados foram doados para o Instituto Lula para a manutenção e desenvolvimentos de atividades institucionais, conforme objeto social do seu estatuto, que estabelece, entre outras finalidades, o estudo e compartilhamento de políticas públicas dedicadas à erradicação da pobreza e da fome no mundo.”

Lula e o Instituto não são alvos de investigação na Lava Jato. A constatação do repasse de R$ 3 milhões se deu na quebra de sigilo da empreiteira, medida que buscava identificar pagamentos à empresa de consultoria do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil no Governo Lula).

Sobre a bomba? Três linhas. Afinal, qual a importância de uma bomba jogada no Instituto de um ex-presidente da República. Como diriam os americanos, “peanuts”.

Não se trata de iniciativa individual de um ou outro repórter. É uma tática generalizada.

Luis Nassif

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Se fosse outro o Instituto atacado…

      A resposta à sua pergunta pode ser encontrada se você imaginar o que seria a cobertura da bomba se o Instituto ataqcado fosse o Instituto FHC. Até a quinta geração antecedente do possível suspeito já estaria esquadrinhada.

  1. Seguramente

    Seguramente o adestrado midiático João Paulo JM deve estar procurando até agora a placa do caminhão que o atropelou. KKKKKKKK….perfeito Nassif

  2. *

    No começo da caricatura, ele diz:

    A entidade foi criado pelo ex-presidente logo que ele deixou o Palácio do Planalto, em 2003.

    Ato falho, até na concordancia. Ele estava pesquisando os negócios escusos de outro instituto e de outro ex presidente.

    Como o caso daquela dinheirama para recuperação de fotos.

    Vou pesquisar.

  3. Mano, na boa… alguém
    Mano, na boa… alguém ficará surpreso se, quando o autor do atentado contra Lula for localizado e preso, os aliados Folha, Estadão, Veja e Globo resolverem fazer uma vaquinha para pagar regiamente uma entrevista exclusiva com o terrorista garantido ao tal um enfoque humanitário e elogioso sobre sua pessoa e ato criminoso?

  4. O verdadeiro ato terrorista.
    Pessoas. Acordem!
    A bolinha na cabeça do Serra é que é atentado. Isso sim um verdadeiro ato terrorista!

  5. É exatamente assim é que é,

    É exatamente assim é que é,  Nassif. E, também,  o contrário é verdadeiro,  se a bomba tivesse sido jogada no instituto do FHC, seria mais ou menos assim: uma bomba de grande proporção foi jogada ontem no instituto FHC, presidente que deu de presente o Real ao Brasil, equilibrou suas contas e fez o melhor governo de todos os tempos, e por aí vai… com direito de uma feérica cobertura jornalística,  com a Globonews transmitindo ao vivo por 24 horas e entrevistando os transeuntes,  e até cachorro e papagaio que por ali passasse. 

  6. não acharam o cemitério da Consolação.

    As antas procuraram o Estadão para colocar a bomba, não acharam o jornal no gps, o endereço verdadeiro era o cemitério da Consolação e eles não acreditaram. O plano B não deu certo.

  7. O equilibrio deveria ser

    O equilibrio deveria ser mantido de todos os lados. Acabei de ler em outro blog, chamada – “atentado a Lula” – como se a supressão do “instituto” não modificasse o sentido da frase, dando a impressão de que o ocorrido teria sido muito mais grave do que ja é…

  8. O meu lenitivo é saber, que

    O meu lenitivo é saber, que apesar das forças contrárias, o presidente Lula tem grande chance de se eleger em 2018.

    E aí, acredito, que o rancor, tristeza, raiva, amargura… pontencializados, serão deles.

    Quem sabe que no desespero, e para alivio do sofrimento comum, não pretiquem o suicídio coletivo.

    Se quiserem participo da “intera” para comprar o veneno.

    Tirando as utopias, acredito que o Lula sairá fortalecido desse momento de massacre contra a sua imagem.

    1. Jair mas é melhor assim.
      Não

      Jair mas é melhor assim.

      Não importa o motivo ou quem fez é melhor não divvulgar para que não seja um troféu do deliquente, ou que provoque outro maluco fazer o mesmo.

      E como noticiar suicidio, fulano se enforcou na ponte x, no outro dia tem outro morto.

    1. Tem uma sutil diferença, a

      Tem uma sutil diferença, a meninada que foi passar cocô na Globo botou a cara a tapa, não se esconderam, não foi na calada da noite, todos que estiveram lá podiam ser identificados.

  9. “Não se trata de iniciativa

    “Não se trata de iniciativa individual de um ou outro repórter. É uma tática generalizada”:

    Nao eh “tatica” nao, Nassif.  Eh orquestracao.  E ela NAO partiu do Brasil.

  10. Nassif,continua a

    Nassif,continua a ensinar(fingem q não sabem) a eles como fazer jornalismo com isenção, tá até me dando vontade de ser jornalista!!!

  11. Combater o terrorismo nazifascista

    Atos terroristas vêm sendo praticados contra o partido dos trabalhadores, contra as lideranças do partido (ou seja, contra os trabalhadores), contra o governo e contra a democracia. No entanto, os analistas políticos tomam estas manifestações como coisas normais: não as noticiam, não as comentam. Têm, porém, toda a atenção com qualquer fato que possa ser interpretado como derrota do PT, do governo, ou das lideranças dos trabalhadores, além de serem lenientes com desatinos governamentais que afastam o governo de suas bases como, por exemplo, a submissão a uma política econômica que fracassou em todo lugar em que foi praticada e cuja execução está a agravar a situação econômica do Brasil. Que tal agir seja o de analistas comprometidos ideologicamente com a direita é compreensível, mas o que não se entende é que este mesmo comportamento seja o da crítica política de viés progressista.

    O atentado terrorista contra o Instituto Lula, precedido por outros atentados a próprios do PT, se fosse contra o instituto do Fernando Henrique, por exemplo, toda a imprensa grande estaria em polvorosa (e com razão): editoriais, cobranças, matérias na televisão, pressão contra o PT, contra Lula, contra Dilma etc. Seria um escarcéu daqueles. Um hipotético atentado contra o instituto do Fernando Henrique seria promovido a maior crime do século, senão de toda a história política brasileira, e reprochado com máxima energia.

    Como o atentado foi contra o Instituto Lula, a imprensa grande nada fala (praticando crime, pois sua omissão promove impunidade, e desviando-se de sua função de informar fielmente aos fatos e isentamente) e a imprensa de viés progressista, também! Inacreditável! Isto é notícia, e notícia relevantíssima, pois o fato a ela relacionado tem desdobramentos potenciais de grande prejuízo para o país, sendo o mais grave a guerra civil. Não sou analista político, aliás, sou, apenas, um cidadão, categoria em franca decadência, mas como quem deveria estrilar está boca fechada frente a descida de mais um degrau que pode levar o país a uma guerra civil, falo.

    Lançar, na calada da noite, uma bomba contra dependência de um instituto ligado a um ex-presidente da república que tem posição política clara e definida é crime político, dizendo melhor, é terrorismo político. Poderia ter matado inocentes que porventura estivessem ao alcance dos danos provocados pela bomba (de fragmentação, pois, como foi noticiado, continha  pregos e outros objetos perfurantes; era uma bomba antipessoal, era uma bomba com o propósito de matar pessoas). O ato terrorista é tentativa de interditar a reflexão política por meio de intimidação e violência, pois Lula não faz parte do governo e tampouco seu instituto, ou seja, o ato terrorista tem por propósito interidtar a reflexão política pura (a interdição da reflexão política de adversários é prática típica de nazifascistas, como a história prova; é razoável classificar os terroristas como nazifascistas).

    O atentado contra o Instituto Lula, e que não é o primeiro (outras dependências do PT foram alvos de atentado terrorista), é mais um que vitima a esquerda como um todo e os trabalhistas em particular, isto é, é um atentado contra os trabalhadores, pois visa atingir seu partido e suas lideranças políticos. Vale mencionar que todos estes atentados terroristas ocorreram no estado de São Paulo, tido por muitos como polo reacionário e nazifascista.

    O atentado acontece no bojo de uma campanha antidemocrática capitaneada por Aécio Cunha (sim, ele é Cunha, tal como o Eduardo) que, depois de ser derrotado legal e legitimamente em sua pretensão de se tornar presidente da república, encetou uma campanha para a derrubada ilegítima do governo, campanha que paralisa o país, causando prejuízo incalculável à nação. Dizendo de outra maneira: o atentado terrorista é, também, crime contra a democracia, na medida em que faz parte de outro mais amplo cujo propósito é perpetrar golpe de Estado.

    Os atos terroristas contra os trabalhadores (por agredirem seu partido político e suas lideranças) foram precedidos de  crimes preparatórios, todos impunes até agora. Tais crimes podem ser classificados como crimes de apologia ao terrorismo e ao assassinato. Por exemplo, bonecos simbolizando a presidenta e o ex-presidente sendo “malhados” ou enforcados; cartazes pedindo ditadura militar, durante a qual, como é sabido, pessoas eram agredidas, presas, torturadas e mortas, apenas por motivos políticos, ou seja, os cartazes, na verdade, clamavam por violência contra os trabalhadores interditando o debate político; charge publicada na primeira página do Globo com Dilma, a presidenta da república, sendo decapitada. Agora, neste episódio do atentado terrorista ao Instituto Lula, Gentili, um oportunista que Silvio Santos empregou, diz que lamenta por Lula não estar lá no momento da explosão.

    Todos estes crimes estão impunes! Parece que, para serem considerados crimes, é preciso que Globo, Folha e Estadão digam que é! Toda essa inação está fomentando o terrorismo no Brasil, terrorismo nazifascista cujos desdobramentos arrasaram com a Alemanha e Itália, mas, também, com a Europa. Evidentemente, o nazifascismo aqui arrebentaria com o pais.

    Além de nada fazer para coibir esse descalabro, o governo, que deveria agir ao menos para se defender e honrar os votos que recebeu, pratica política econômica suicida que o afasta de suas bases políticas, pratica a política econômica que a extrema-direita adora. O governo nada faz para se defender e defender a democracia e, ainda por cima, arrocha financeiramente trabalhadores e empresários da área produtiva (a importância destes será melhor aquilatada quando a Lava Jato acabar com boa parte deles). É uma loucura sem método.

    A esquerda, especialmente os trabalhadores, está sendo vítima de ação terrorista de nazifascistas e o governo e o Estado (polícia, procuradoria e judiciário) têm o dever de extirpar a ameaça nazifascista que se apresenta e se avoluma. O governo e o Estado têm o dever direito de se defenderem destes criminosos.

  12. De bomba em bomba

    Quem não lembra como Veja noticiou o atentado no Rio-centro? Nas capas, “A volta do terror” e “Figeiredo enfrenta a luta armada”. A reportagem dizia que as bombas desafiavam o Palácio do Planalto.

    De lá para cá, atentados diários à verdade factual.  Se com uma bolinha de papel pode-se fazer um carnaval, nada é impossível à criatividade da grande mídia para fazer valer seus interesses de apoderaremos economico e político.

    Quanto as três linhas à bomba no instituto Lula, fica tentativa de minimizar o  acontecimento, e ao mesmo tempo  – pela reiteração e inflação das denincias e arrolamento na Lava Jato, no corpo do texto – uma “justificativa” o atentado.  O que  indica, no caso,  cumplicidade com o ato.

     

  13. Não custa nada lembrar que…

    País

     12/06 às 12p3 – Atualizada em 12/06 às 13h05

     

    Com valor corrigido, doações a Instituto FHC chegam a R$ 16,3 milhões

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/06/12/com-valor-corrigido-doacoes-a-instituto-fhc-chegam-a-r-163-milhoes/

    Corrigidas pelo IGP-M, as doações de 12 empresas, brasileiras e estrangeiras, feitas para a para a criação do Instituto FHC equivaleriam a R$ 16.315.525,10. A afirmação é do site  Brasil 247, que fez o levantamento.

    As doações foram feitas em novembro de 2002, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso promoveu um jantar para arrecadar fundos no Palácio do Alvorada. Na ocasião, o montante foi de R$ 7 milhões.

    O evento foi divulgado como uma “noite de gala” pela revista Época. Contudo, a grande mídia destaca hoje como “escândalo” a doação de R$ 3 milhões recebida pelo Instituto Lula da Camargo Correa, entre 2011 e 2013. 

    Detalhes da doação ao iFHCDetalhes da doação ao iFHCDetalhes das doaçõesDetalhes das doações

    Camargo Corrêa também fez doação ao Instituto FHC

    Os jornais amanheceram escandalizados com as doações da construtora Camargo Corrêa ao Instituto Lula, mas nenhum deles lembrou que a empreiteira foi uma das principais financiadoras do Instituto FHC, ainda em seu nascedouro. A diferença é que FHC “passou o chapéu”, segundo reportagem da revista Época, num jantar em pleno Palácio do Alvorada, quando ainda estava no exercício do seu mandato. Seu tesoureiro informal era o amigo e empresário Jovelino Mineiro, apontado como dono da fazenda que foi de FHC e do polêmico apartamento em Paris, na Avenue Foch, onde ele se hospedaria. O jantar de arrecadação de recursos para o instituto, pago com recursos públicos, foi retratado por Época como uma “noite de gala”. Com FHC, nada de escândalo, apenas uma retribuição empresarial rotineira, publica nesta quinta-feira o site Brazil 247.

    Segundo o site, a construtora Camargo Corrêa foi uma das 12 empresas brasileiras e estrangeiras que doaram R$ 7 milhões ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a criação do instituto que leva seu nome. Esse dinheiro foi arrecadado pessoalmente por FHC num jantar no Palácio da Alvorada – pago com dinheiro público – em novembro de 2002, quando ele ainda exercia o cargo de presidente da República.

    Além de receber dinheiro de bancos, empreiteiras e de outras empresas, o Instituto FHC recebeu, em 2006, R$ 500 mil da Sabesp, uma empresa pública controlada pelo governo do PSDB de São Paulo. 

    A fundação do tucano também utiliza a Lei Rouanet para captar doações a seus projetos, com abatimento no imposto de renda, e conseguiu aprovar um limite de R$ 10 milhões em 2006. Ou seja: o Tesouro brasileiro também banca o Instituto FHC.

    Atualmente, o principal “parceiro” do instituto tucano é a Fundação Brava – criada pelo empresário Beto Sicupira, com sede em Delaware, um paraíso fiscal nos EUA. Outro patrocinador frequente das palestras de FHC é o Banco Itaú. A Telefónica de Espanha, que abocanhou o filé da privatização do sistema Telebrás, patrocina o Museu das Telecomunicações do Instituto.

    O jantar em que FHC passou o chapéu entre empresários amigos foi descrito em detalhes pela revista Época. Além de Luiz Nascimento, da Camargo Corrêa, participaram Jorge Gerdau (Grupo Gerdau), David Feffer (Suzano), Emílio Odebrecht (Odebrecht) e Pedro Piva (Klabin), entre outros empresário 

    Noite de gala

    Sem se escandalizar com o jantar de arrecadação ocorrido em pleno Palácio da Alvorada, Época retratou o evento como uma “noite de gala”. 

    Leia, abaixo, um trecho da reportagem de Gerson Camarotti:

    Foi uma noite de gala. Na segunda-feira, o presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu 12 dos maiores empresários do país para um jantar no Palácio da Alvorada, regado a vinho francês Château Pavie, de Saint Émilion (US$ 150 a garrafa, nos restaurantes de Brasília). Durante as quase três horas em que saborearam o cardápio preparado pela chef Roberta Sudbrack – ravióli de aspargos, seguido de foie gras, perdiz acompanhada de penne e alcachofra e rabanada de frutas vermelhas -, FHC aproveitou para passar o chapéu. 

    Após uma rápida discussão sobre valores, os 12 comensais do presidente se comprometeram a fazer uma doação conjunta de R$ 7 milhões à ONG que Fernando Henrique Cardoso passará a presidir assim que deixar o Planalto em janeiro e levará seu nome: Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC).

    O dinheiro fará parte de um fundo que financiará palestras, cursos, viagens ao Exterior do futuro ex-presidente e servirá também para trazer ao Brasil convidados estrangeiros ilustres. O instituto seguirá o modelo da ONG criada pelo ex-presidente americano Bill Clinton. Os empresários foram selecionados pelo velho e leal amigo, Jovelino Mineiro, sócio dos filhos do presidente na fazenda de Buritis, em Minas Gerais, e boa parte deles termina a era FHC melhor do que começou. 

     

  14. Perda de tempo esperar dessa

    Perda de tempo esperar dessa imprensa decrépita qualquer ação pelo menos parecida com jornalismo. O foco deve ser nas ditas autoridades “competentes”. Por exemplo: já foi ao menos aberto o devido inquérito? A quem compete tal obrigação?

    O ministro Cardoso, como sói ocorrer, já inchou as veias do pescoço e disse que a PF irá investigar “doa a quem doer”(hahahahaha). . Será? É de alçada dela – PF – ou da Polícia Civil de São Paulo? 

    Se deixarem para lá, desdenharem como “coisa de vândalos”, com certeza o que virá pela frente será bem pior. 

    Quem viver, verá.

  15. Bomba? 
    Calma tambem,.
    Foi um

    Bomba? 

    Calma tambem,.

    Foi um artefato explosivo cuja autoria ainda deve ser esclarecida não se sabe quem fez isso.

    teoricamente um desajustado mas e melhor esperar.

    Até pq politicamente falando isso beneficia a pessoa do Lula que passa por alguem perseguido. 

    1. Uma das vantagens de ler o

      Uma das vantagens de ler o Paulo Henrique Amorim é que lá ele não espaço para trolls.

      A padrão de qualidade elimina as ilegalidades… No melhor estilo fascista de Veja, Globo, Falha…

  16. É de enrubescer !

    Depois de uma longa matéria sobre o batizado do príncipe George e a realeza inglesa no Bom Dia Brasil, o Alexandre Garcia se sai com algo do tipo ” na Inglaterra, a notícia é sobre a nobreza, sobre  festas bonitas e aqui no Brasil a gente precisa ficar falando de corrupção” (suspiro) !!!! Juro !

    Seria cômico se não fosse trágico abandonarem qualquer princípio básico do telejornalismo , como o de que a nota-pé da matéria tem que ser sobre o assunto abordado.

  17. [… Ainda sobre atentados ao

    [… Ainda sobre atentados ao jornalismo!…]

     

    A DIREITONA NATIVA PARA ALÉM DO PAREDÓN!

     

    Eu não canso de reiterar:

    O Paredón da Cuba revolucionária de Fidel Castro é ‘Oração de Convento quando comparado às iniquidades e ilegalidades perpetradas pela direitona nativa desde o antanho do Mentirão…

    Mais um ato da criminalidade da Casa Grande

     

    Na edição de hoje (30/07/2015) do infausto programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, o *boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária” vomitou, atroz:

    *e ex [reles] porta-voz da ditadura militar

    “(…)

    Vamos à Lava Jato, agora!

    (…)

    **José Dirceu cumpre prisão domiciliar em Brasília, e pediu para ir a São Paulo, no caso a Vinhedo, para ver os filhos no dia dos pais. O juiz ***‘NNneeegggoooouuuuuuu’ a autorização! Eu acho que o juiz ‘tá’ certo, mesmo porque…”

     

    **o(a) dileto(a) leitor(a) deve ter captado “a [obviedade criminosa da] ponte” notícia atualizada da Lava Jato e o ex ministro José Dirceu…

    Mesmo porque o Garcia “da Globo” é um energúmeno covarde e insidioso!

    ***o(a) dileto(a) leitor(a) deve ter captado também o escopo abjeto da pronúncia [O juiz] ‘NNneeegggoooouuuuuuu’…

     

    “A direita é impiedosa! A direita não tem escrúpulo! A direita não respeita valores!” Por [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva

     

    “As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias.” Por emérito escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – autor de ‘As Veias Abertas da América Latina’, entre outros best sellers

     

    Para completar a patifaria, o galhofeiro de meia tigela IMUNDA arrotou!

    “O Romário está ironizando a revista ‘veja’ em função da acusação [falsa] de ter dinheiro na Suíça!

    ‘Tá’ ficando divertido isso!”

     

    RESCALDO: divertido!…

    Ah sacripanta!

     

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS midiático-jurídico:

    aqui em Feira de Santana, o discurso panfletário-terrorista do Garcia “da Globo soNEGAdora” é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9, emissora da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.

    Empresa católica [do lucro!]!

    De modo análogo à co-irmã Rádio Sociedade 970 AM!

     

    República Desses Bananas Nazifacistas &$ Terroristas/Antinacionalistas Sacripantas Divertidos (sic)

    Bahia, Feira de Santana

    Messias Franca de Macedo

     

  18.  
    [… Ainda sobre atentados

     

    [… Ainda sobre atentados ao jornalismo II…]

     

    Por Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária”
    Edição de 23/07/2015 do indefectível ‘MAU Dia Brasil’ do rádio

    “As anotações contidas no aparelho celular do empreiteiro Marcelo Odebrecht têm uma força muito superior à força dos argumentos do escândalo do Watergate, que nos EUA derrubou o presidente Richard Nixon.
    (…)
    Os agentes da Polícia Federal encontraram, por exemplo, as anotações: ‘avisem ao Edinho que a campanha da Dilma e do [Fernando] Haddad dinheiro na Suíça’… O Edinho é o atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicações Sociais da Presidência, e foi tesoureiro na época da campanha da Dilma.
    Mais anotações:
    ‘Vaca, Vaca deve ser em alusão ao Vaccari, o tesoureiro do PT preso na Operação Lava Jato, toda hora mencionado, R$ 27 milhões, 3%. Dissidentes da Polícia Federal trabalham para paralisar as investigações.’
    (…)
    Enquanto isso, algo muito estranho está acontecendo no ‘Reino da *Brasilândia’! A advogada Beatriz Catta Pretta, que negociou todos os acordos de delação premiada, renunciou a todas as suas causas e a todos os seus clientes, e vai sair do Brasil [vai para Miami!].
    Ora, só pra lembrar, até hoje ninguém sabe exatamente porque o ministro Joaquim Barbosa deixou o Supremo numa atitude **’suuurrrpreeeeeeendentemeeeeeeente’ semelhante. É, é, é **’muuuuuito estraaaaaaanho’!
    (…)
    Ah, e a Grécia está muito melhor do que nós!
    (…)

    *’Brasilândia’ é um dos termos utilizados pelo boçal [pseudo-]jornalista, que revela todo o desdém, todo o menoscabo, todo o escárnio ao país
    **o(a) dileto(a) (e)leitor(a) “deve ter entendido a ênfase nas pronúncias!
    Lembrando que o povão está ouvindo “a estrela Global”!

     

    NOTA FÚNEBRE:

    Todas as manhãs dos dias úteis, o ex porta-voz da ditadura militar divulga o programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio!
    Utilizando-se dos sinais eletromagnéticos, o Garcia “da Globo” destila todo o ódio figadal, reacionarismo, parcialidade, estratagemas capciosas, instrumento apologético ao ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!
    E, pasme, o palco fascista possibilitado por Concessões Públicas do Estado brasileiro!

    Agora, façamos alguns reles questionamentos:
    O Garcia toca no assunto ‘Mensalão do TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚ’?!
    No tema ‘tarjas pretas, tarjas brancas’ do DEMoTucano José (S)erra?!
    No ‘nominho’ J. Hawilla?!
    Na delação do doleiro Albert(o) Yousseff que aponta, cabalmente, o Mensalão de Furnas do DEMoTucano *‘Aécio Furnas Forever’?!
    *o mesmo “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto da Fazenda do Titio’!
    (…)

    EM TEMPOS “REPUBLICANOS” [pausa para rir]:

    Leitor(a), considerando ‘o republicanismo’ do capilarizador do PIG, as respostas estão, ‘republicanamente’, implícitas!

     

    RESCALDO:

    Aqui em Feira de Santana-Ba, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresas católicas [do lucro!].

     

    República Desses Bananas Nazifacistas &$ Terroristas/Antinacionalistas Sacripantas Divertidos (sic)

    Bahia, Feira de Santana

    Messias Franca de Macedo

     

    1.  
      retificação:

       

      retificação:

      … estratagemas capciosos… (em vez de … ‘estratagemas capciosas’…)

       

      Respeitosas saudações,

       

      Messias Macedo

  19. Tem que denunciar

    Parece inútil, mas que tem que denunciar a cobertura marota da mídia. A manipulação, a desonestidade intelectual e a distorção estão de tal forma arraigadas na mídia, que parece “natural” que ela apresente as notícias de forma enviesada. No caso da bomba colocada no portão do Instituto Lula, se houvesse uma imprensa minimamente comprometida com valores democráticos, uma enxurrada de editoriais estaria condenando o atentado. A mídia oligopolizada e partidária, com imensa má vontade , noticia o fato de forma displicente e, por força do hábito, embute alguns ataques rasteiros contra a figura do ex-presidente. 

  20. Para os papagaios de mídia

    Para os papagaios de mídia que minimizam (porque a mídia minimizou) o ataque ao Instituto Lula, vale lembrar que, no ano pasado, o Jornal Nacional usou quase 6 minutos para noticiar o lixo que a UJS (União da Juventude Socialista) jogou na porta do Grupo Abril (clique AQUI para recordar o JN). A Globo obviamente omitiu a autoria da UJS e preferiu falar em “grupo de 200 pessoas em retaliação à matéria da Veja contra Dilma e Lula” para que a matéria servisse de gancho para um novo ataque contra a campanha de Dilma, ou seja, fixar no telespectador a ideia da “truculência antidemocrática da militância petista”. Para quem não lembra, a matéria da Veja foi um golpe eleitoral vergonhoso tão descarado que o TSE acabou concedendo direito de resposta ao PT no site da Abril. E se a bomba (atômica, granada, coquetel molotov, bombinha junina etc  – potencial de estrago é critério para medir a gravidade do ato?) fosse contra a sede de um grupo de mídia ou do Instituto FHC? Desnecessário dizer o estardalhaço que teríamos em toda a manjada velha mídia. 

  21. Minimizaram mesmo deram 

    Minimizaram mesmo deram  instantes   pra não ficar muito feio.Mas esperem dia 16 próximo e verão a Globo News de plantão   e seus logotipos do golpe nas ruas cobrindo os coxinhas contra a Dilma e o PT!

  22. Quando li umas matérias

    Quando li umas matérias percebi a mesma coisa. Logo após a rápida apresentação do caso eles emendavam com informações sobre a participação do PT na Lava Jato como se uma coisa tivesse ligação direta com a outra. Como se fosse uma possível justificativa, alá Sherazade, para o caso da bomba. 

    Isso me faz pensar que a imprensa, e muitos setores do país não absorve aprendizagem histórica. O que quero dizer: na época de Getúlio seu suicídio causou a queima e o quebra quebra de jornais por populares, pois estes percebiam no dia a dia uma imprensa que assassinava o jornalismo para depor um presidente. Hoje o jornalismo continua sendo arma de deposição. Desta vez os alvos são outros.

    Ninguém aprende com a história. 

    Creio que nossa imprensa está muito decepcionada e com raiva contida, pois há 10 anos faz jornalismo de oposição e explicitamente contra o PT, Lula e seus apoiadores e não consegue derrubar um governo. Ela está testando seus limites na nova era. Como antes, não importa onde isso vai parar, só importa o objetivo maior. 

    O que a sociedade pensa disso? Fora isso, o que os profissionais maduros, com senso de responsabilidade aguçado e preocupado com a qualidade do jornalismo em geral pensa sobre isso? Que prática eles querem deixar para os seus filhos, netos e aprendizes? Bom, pelo jeito pouquíssimos pensam nisso, se pensa, acham que o custo a pagar por tal prática questionável é válido. Sim, será que eles querem ir para Maimi praticar bom jornalismo, já que aqui só tem subdesenvolvidos? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador