Atuação de juíza de Porto Alegre é alvo de críticas de MP e polícia

Conhecida no meio jurídico como “Iraque” pela violência dos réus que julga, a 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri de Porto Alegre é alvo de polêmica desde 21 de janeiro deste ano devido à atuação da juíza Sonáli da Cruz Zluhan, 54 anos, uma magistrada de perfil liberal. Designada por tempo indeterminado para o lugar de Volnei dos Santos Coelho, agora na Corregedoria do Tribunal de Justiça (TJ), ela já revogou as prisões de 31 réus no período de atuação, alguns de alta periculosidade. Membros do Ministério Público (MP) e da Polícia Civil estão indignados.

— Essa vara é o Iraque. Algo está errado. Ela faz um trabalho danoso em nome de uma ideologia de esquerda, marxista, que prega que todo mundo é vítima da sociedade. Vai repercutir diretamente no aumento da criminalidade — acredita o promotor Eugênio Amorim, da Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri da Capital.

Alinhada ao direito alternativo, que recomenda que a aplicação de uma lei deve levar em conta o contexto social de cada caso, Sonáli Zluhan fez com que 20 presos voltassem às ruas — 11 dos 31 cumprem pena por outros crimes e seguiram detidos — em pouco mais de um mês em Porto Alegre. Na maioria dos casos, eles respondem por delitos como homicídio doloso, formação de quadrilha, tráfico de drogas e receptação.

— São reincidentes e perigosos. Deixá-los soltos pode motivar até atos de linchamento. Quando o Estado não se faz presente, as pessoas agem. Não acho que ela tenha de ser dura, apenas imparcial. Isso precisa ser denunciado para a sociedade. Qual é a responsabilidade do Judiciário com os homicídios em Porto Alegre? — questiona Amorim.

O histórico de polêmicas da magistrada não é de hoje. Quando trabalhou em Caxias do Sul, na Serra, ela permitiu, em 2004, a soltura de Cristiano Ribeiro, condenado por roubo e extorsão.

Em liberdade condicional, ele foi flagrado ao entrar no Presídio Industrial com drogas. Libertado novamente, participou de assalto que resultou na morte do comerciante Luiz Alberto Moretto, irmão do então bispo da cidade, dom Paulo Moretto.

Soltura de réus elimina provas, diz delegado

A promotora do Tribunal do Júri de Porto Alegre Lúcia Callegari argumenta que a postura da juíza aumenta a sensação de insegurança:

— Temos problemas em localizar as pessoas para as provas nos processos, e as revogações das detenções tendem a piorar o cenário, pois ninguém se sentirá motivado a depor com o suspeito livre. Isso vai de encontro a uma megaestrutura de 16 delegacias de polícia montada para combater os homicídios.

Para a Polícia Civil, o sentimento é de frustração. A soltura de réus, de acordo com o diretor de Homicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Cristiano Reschke, é decisiva para a coação de testemunhas e a eliminação das provas:

— É muito frustrante. Não podemos ser coniventes e aceitar calados tais liberalismos e excesso de garantismos. Quem assegura a integridade física, psíquica e a vida das testemunhas que passarão a sofrer ameaças graves para que não confirmem seus depoimentos no júri, uma vez que os autores dos crimes muitas vezes residem na mesma vila ou bairro que elas?

Por meio de uma nota (leia abaixo), o TJ limitou-se a comentar que a Corregedoria não interfere no conteúdo das decisões dos juízes. Zero Hora tentou contato com Sonáli durante toda a quinta-feira, mas, em férias, ela não foi encontrada.

CONTRAPONTO

O que diz Deborah Coleto Assumpção de Moraes, juíza da Corregedoria-geral da Justiça no Estado

“A Vara do Júri está vaga, atendida, por Juiz Substituto. A designação de Sonáli, juíza substituta de entrância final, na referida Vara, decorreu da necessidade de priorizar o atendimento à unidade mediante atuação de um Juiz com dedicação exclusiva. O conteúdo de suas decisões traduz aspecto de ordem jurisdicional, no que a Corregedoria-Geral de Justiça não interfere. Eventual inconformidade do promotor de Justiça deve ser veiculada na esfera recursal própria.”

Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Justicia

    Nassif,

    Se, depois dos diversos equívocos cometidos pela juíza Sonáli Zluhan ( um deles ocasionando a morte de cidadão em Caxias do Sul), a juíza da Corregedoria do RS ainda consegue dizer que não interfere nas decisões da tal juíza que diz que todos os presos são vítimas da sociedade. Resta à população de Porto Alegre torcer para que nada lhe aconteça.

    Este país tem um dos piores sistemas judiciários do planeta, haja vista o seu mais elevado tribunal, o STF, que vem sendo presidido por advogados que assustam a qualquer um, Gilmar Mendes tendo concedido HC’s a condenados ilustres, Ayres Britto e agora Joaquim Barbosa, o que não admite ser contrariado, ou seja, um quase carnaval dos horrores. 

    Um juiz federal concede reajuste para a Polícia Federal, negócio de louco, um do STF liberou os super salários de uma hora prá outra, e assim funciona este Poder, com todos os seus tendo certeza que conversam com Deus ou são o próprio. Qualquer expectativa por dias melhores, a não ser que seja adivogado, é delírio dos bons por parte da sociedade brasileira.

  2. A lógica das

    A lógica das esquerdas…

    Alcaldía de Caracas niega permiso para marcha opositora

    Protesta de las “ollas vacías” tenía previsto salir desde Las Palmas

     EL UNIVERSALsábado 8 de marzo de 2014  12:00 AM”El municipio Libertador es un municipio de paz y libre de fascismo, y así lo mantendremos”, con estas palabras el alcalde Jorge Rodríguez contextualizó la noche de este viernes el anuncio según el cual indicó que “no está permisada ninguna marcha de la derecha mañana (este ) sábado” 8 de marzo.

    “Debemos resguardar la vida y los bienes de los habitantes del municipio, por tanto hemos negado el permiso a una marcha que pueda tornarse violenta”, indicó el alcalde en su cuenta en la red Twitter @jorgerpsuv.

    Las principales capitales del país reportaban anoche estar organizadas para la protesta, encabezada, mayoritariamente, por las madres y amas de casa.

    En cuanto al municipio Libertador, hasta el cierre de esta edición se analizaban alternativas ante la negativa de Rodríguez, una de ellas era hacer una concentración en el lugar previsto, Las Palmas, pero sin hacer movilización. 

    Anoche el líder de la oposición, Henrique Capriles, se refirió a las palabras de Rodríguez y se dirigió al propio presidente de la República: “Nicolás (Maduro) quiere poner trabas a la movilización de mañana (hoy). Nuestro Pueblo tiene el derecho de protestar y lo vamos a hacer en paz”, escribió en @hcapriles en la red social Twitter.

    Este viernes el Frente Nacional de Mujeres, integrado por las dirigentes femeninas de los partidos de la Mesa de la Unidad, insistió en el llamamiento a una manifestación pacífica. En este marco, la diputada María Corina Machado expresó el rechazo “a la intimidación y las amenazas”.

     

  3. esquerda brasileira
    “Ela faz um trabalho danoso em nome de uma ideologia de esquerda, marxista, que prega que todo mundo é vítima da sociedade.”
    Só se for da “esquerda brasileira”, do “marxismo brasileiro”, na China não é assim, nunca foi, desde a revolução de 1949, muito pelo contrário, ou estou errado?
    Nem em Cuba. Nem na antiga URSS. Foi assim em qual país comunista?
    Não estou condenando esses países, condeno é a definição fajuta da irresponsabilidade da juíza, bem como essa esquerda meio boca brasileira que acha que ser de esquerda é ser bonzinho, ser negligente com o crime.

      1.  
        Não sou policial, mas não

         

        Não sou policial, mas não tenho a priori preconceito ou juízo de valor contra essa ou qualquer outra profissão.

        Parabéns pela resposta abalizada, uma análise plena de argumentação e razões, é de uma “esquerda” assim que precisamos.

         

         

        1. “Parabéns pela resposta

          “Parabéns pela resposta abalizada, uma análise plena de argumentação e razões, é de uma “esquerda” assim que precisamos”:

          Pra gigolagem conceitual?  Nao, muito obrigado.  TUDO que esta acontecendo no Brasil eu ja vi antes aqui nos EUA, nao venham me dizer que la a culpa “eh da esquerda” porque nao cola.

          1. Onde eu disse que a culpa é
            Onde eu disse que a culpa é da esquerda?
            Viu nos EUA? Como? Aí não há esquerda, só uns poucos intelectuais de, uns poucos.
            Nos EUA só existem 2 partidos institucionais, ambos inteiramente controlados pelo complexo econômico-militar de direita, o partido do “bate” e o do “bate e assopra”, o do sim e o do sim senhor, qualquer outro pensamento ou opinião é afastada histericamente pelo macartismo vigente e dominante.
            Nos EUA você não viu nada, pela sua falsa retórica, parece ser só mais um morador e súdito do império que se recusa a discutir, como os macartistas, aproveito para lhe retribuir no mesmo nivel, não sabia que você é funcionário da NSA.

          2. “Onde eu disse que a culpa é

            “Onde eu disse que a culpa é da esquerda?”:

            Disse sim:

            “esquerda meio boca brasileira que acha que ser de esquerda é ser bonzinho, ser negligente com o crime”

            Se voce tem algo mais inteligente a dizer a respeito de “esquerda meio boca brasileira que acha que ser de esquerda (oh, a hipocrisia!) eh ser bonzinho e negligente com crime”… a hora certa seria agora.

          3. Me referi a (falsa) esquerda
            Me referi a (falsa) esquerda meia boca brasileira não a verdadeira esquerda.
            Não sabe ler? Ou não sabe a diferença?
            Numa esquerda verdadeira, marginais seria punidos exemplarmente.
            Só respondi agora pela dificuldade de acesso ao site.
            Acho que você é que não tem nada mais inteligente a propor, só apoiar o pseudo judiciário brasileiro.

  4. Isso é coisa de

    Isso é coisa de esquerda?

    Acho que todos na esquerda são CONTRA O CRIME….

    Mas colocar um preso primário em nossas cadeias por dois ou três anos ele sairá PÓS-GRADUADO EM CRIME!

    Ai o baque vai ser pior…

    Se isso fosse ruim para todo mundo, já teríamos uma solução…

  5. Mas então, tem que mudar é a

    Mas então, tem que mudar é a lei. Pelas leis, o normal é o réu responder solto. Somente em casos excepcionais decretam prisão preventiva. É preventiva em relação à possibilidade de fuga e de constranger testemunhas; provadas essas hipóteses os réus respondem processo presos, se não, respondem soltos, como a grande maioria dos réus do Juri ( que respondem por crimes doloso contra a vida, inclusive, suicidios e abortos ). Dai não sei se, de fato, a juiza não estaria simplesmente cumprindo a lei. Pelo menos no Juri em que trabalhei, a esmagadora maioria dos réus eram soltos, ou presos por outros motivos que não o processo em questão, raríssimos eram réus presos pelo crime julgado. Parece que, rigorosamente, ficam presos somente os pegos em flagrante delito. Pode haver outras modalidade de prisão preventiva, acho que no caso de ameaças, para proteger as vítimas: esse caso é que causa muita crítica, quando delegados ou juízes deixam-nos soltos, e eles acabam por matar a vítima que vinham ameaçando, mas nos do Juri, o crime já foi cometido. 

    1. “Pelas leis, o normal é o réu

      “Pelas leis, o normal é o réu responder solto”:

      Essa eh a razao que me levou a crer que eh armacao.  So nao descobri ainda se eh armacao da juiza ou contra a juiza. A lei tem que ser clara o bastante que TODOS tem que entender la, inclusive “promotores”.  Que por sinal, nao tem cacife pra fazer uma critica como essas a um juiz normalmente.  Como o judiciario brasileiro esta loooonge de “normal”…

      No entanto, o juiz predecessor foi pra corregedoria.  Tem uma chance dele estar querendo colocar alguem “no Iraque” no lugar dela.

      1. Ivan, para manter o réu preso

        Ivan, para manter o réu preso durante o julgamento, era preciso que o promotor o pedisse explicitamente e comprovasse a necessidade da medida, que ele pode fugir ou ameaçar as testesmunhas, ai o juiz concederia prisão preventiva. O princípio de que responda o processo em liberdade se deve à dúvida sobre sua culpa, que ainda não foi provada, e, teoricamente pelo menos, em dúvida pró réu. É para evitar que inocentes fiquem presos injustamente aguardando o tempo que sabemos para serem julgados.

    1. Ela faz um trabalho danoso em

      Ela faz um trabalho danoso em nome de uma ideologia de esquerda, marxista, que prega que todo mundo é vítima da sociedade. Por esta citação, parece ser ela defensora dos direitos humanos. E, também pela classificação de sua linha dura como sendo Iraque. De fato, não fica claro: é classificada como de linha dura, e ao mesmo tempo acusada de algo como dar moleza ( ? ) Eu, que tenho alguma experiência de como o judiciário pensa em relação aos defensores dos direitos humanos, de como os abomina, diria até que pode estar havendo alguma perseguição. Os juizes democratas sabem que o cancro autoritaritário do judiciário está nas varas criminais.  

      1. Para lá de Bagdá.

        Cara Amiga, leia o texto novamente. Iraque foi o apelido ganho pela ª Vara Criminal pelo rigor dos julgamentos (as 1ª Varas também acumulam a competência do Tribunal do Juri, não sei se em todos os Estados).

        Logo, a gritaria é o descompasso entre os julgados da juíza e a fama do “território” onde se encontra.

        1. Ah, é verdade, você tem

          Ah, é verdade, você tem razão. Agora entendi, os réus que são os iraqueanos. É isso mesmo que você falou, ela estaria agindo muito sem rigor ao libertar tantos réus violentos. Mas, mesmo assim, continuo pensando o mesmo, há uma tendência em toda área jurídica e policial em tratar os iraqueanos com muita leviandade, como se eles não fossem seres humanos, exatamente como são tratados pelos poderes ocidentais. 

  6. Caro Nassif e demais
    Ué, mas

    Caro Nassif e demais

    Ué, mas o JB também não foi marxista, só que do lado da Casa Grande?

    Ou só é marxista, quem fala em nome do povo?

    A qual Iraque, ele se refere?

    Saudações

  7. As críticas policiais e do MP

    As críticas policiais e do MP apenas demonstram o quanto estão desaparelhados em seus serviços, querendo, então, que o poder judiciário faça por eles. O poder judiciário, bem diz o nome, não existe para “justiçar”  ninguém, mas, para aplicar a legislação vigente e, pela carreira da referida juíza, isso ela tem feito muito bem. O conservadorismo, sim, determina cadeira ou morte para quem delinque. Alguém quer maior periculosidade do que aquele médico que abusou de cerca de 50 pacientes e, no entanto, foi agraciado pelo ministro Marco Aurélio, não só com um HC, como, com declarações de ser “direito do condenado tentar fugir”? Esse discurso mesquinho tem a ver com a disputa eleitoral no RS: o PT tentando a reeleição com o Tarso (argh) e todos os de sempre (RBS à frente) pensando em impingir à gaúchada a nova versão da Yeda, a ora senadora Ana Amélia Lemos (desde sempre porta-voz da milicada, como qualquer leitura da própria ZH confirma). O restante, mera figuração.

    1. Voce deu exemplos semelhantes
      Voce deu exemplos semelhantes e bem notiu… a logica que livra o medico bandido eh a mesma que livra os homicidas…

  8. A boca torta e o uso do cachimbo.

    Tolices, e só isto.

    Dizer que a decisão da Juíza é causa da morte de uma vítima de um réu em liberdade provisória é estultice.

    Debater o sentido do direito alternativo e suas sociologices é uma coisa. A meu modo, se houver tal debate, vai restar pouco mais que uma referência humanitária desta vertente jurídica como um pequena possibilidade de aplicação, salvo em casos específicos, mas nunca generalizados, como aliás, deve ser toda a heremenêutica jurídica aplicada ao caso concreto.

    Por outro lado, o debate sobre aprisionamento como única resposta a criminalidade também já foi superado há anos (eu espero), pelo menos neste modelo classista de aprisionamento em jaulas menos dignas que as do zoológico. Faz bem lembrar que todas as grandes ameaças semi-organizadas (as facções fluminenses e a facção paulista) nasceram das cadeias, ou seja, nossas prisões são mais perigosas que a liberdade dos presos, ainda que sejam os mais perigosos.

    ALERTA: Não sou, a priori, contra nem a favor o aprisionamento, penso que ele deve ser resultado de um processo, um meio de ressocialização (se possível), ou afastamento daqueles que são antissociais. Mas a prisão não pode ser o fim em si, muito menos em um sistema juidicial e penitenciário como o nosso.

    De resto, se a juíza embasou suas decisões nas leis, não há o que reclamar. Como disse a corregedora, quem tem legitimidade (MP), que conteste o conteúdo das sentenças e decisões em instância própria.

    A fala do pessoal da Polícia Civil é aterradora: Ora, a ameaça as testemunhas, ou a turbação da instrução criminal (requisitos das prisões temporária e preventiva, lei 7960 e artigo 312 do CPP, respectivamente) têm que ser concretas, objetivas, e não uma mera suposição subjetiva ou uma jogada para atrair a simpatia e colaboração da população..

    O artigo 312 fala da manutenção da ordem pública, é verdade, mas este pressuposto é cada vez menos utilizado (ou ao menos deveria), porque é uma aberração do subjetivismo, feita sob encomenda para juízos de valor baseados nos critérios de sempre: crime de pobre é gravíssimo, crime de rico é distúrbio de comportamento.

    Engraçado que o mesmo artigo 312 fala da manutenção da ordem econômica, e quantos foram presos sob a argumentação de que sua liberdade era uma ameaça a tal estamento? 10? 20? Acho que não enchem os dedos de uma mão.

    Ainda assim, o mais assustador é que a percepção dos policiais não é, do aspecto de suas vivências, errada, porque, afinal, é o que lhes sobrou dentro das expectativas da sociedade e das autoridades, às quais a polícia está sempre subordinada.

    A população, a Polícia e o Judiciário se acostumaram ao processo penal alimentado por populismo jurídico e rigor seletivo. 

    Agora fica difícil alterar o costume. Quando muito trocam o cachimbo.

    1. Me parece que, o que se

      Me parece que, o que se critica, com razão, sobre ausência de prisão, é a liberação de agentes de periculosidade evidenciada por vários B.O.s _ como esses ex-cônjuges que perseguem as ex-companheiras com ameaças e agressões físicas contundentes _ e que no fim, por não terem sido presos, acabam consumando o ato que já tinham intentado. A ação era previsível, pela linha de conduta do denunciado, mas a insensibilidade do juiz, não se empenhando em achar modo de prendê-lo, determina a consumação do ato previsto e anunciado, por vezes em diversos registros. A lógica deste caso particular expandida para outros, é que faz a confusão e gera expectativa e clamores por justiça sumária, ou justiçamento.  

      1. “o que se critica, com razão,

        “o que se critica, com razão, sobre ausência de prisão, é a liberação de agentes de periculosidade evidenciada por vários B.O.s _ como esses ex-cônjuges que perseguem as ex-companheiras com ameaças e agressões físicas contundentes _ e que no fim, por não terem sido presos, acabam consumando o ato que já tinham intentado”:

        Essa critica so tem razao microcontextualmente, Nilce.  O exemplo que voce deu, por exemplo, NAO eh brasileiro.  Acontece no mundo inteiro.  AInda eh caso aberto no direito mundial e depende pesadamente da jurisprudencia local (!), o que eh uma contradicao.

        Alias, ja que mencionei:  essa eh a podridao de ver comentarista mencionar PT/PETISTAS/DILMA no post.  Eh de uma indigencia intelectual aa prova de bala de canhao…

        Com isso em mente releia o post.  Nao foi escrito por reporter.  Foi escrito por policial.  Eh um discurso poiticamente inexperiente, soa falso, e magicamente isola o Brasil do resto do mundo, aceitando a contradicao apontada acima -nao eh “eu quero porque eu quero” nem pode ser, em nenhum microcontexto.

        A esse ponto sim, eu posso dizer:  eh armacao, e eh contra a juiza.

        1. Não, Ivan, eu sei o que é

          Não, Ivan, eu sei o que é local e o que é geral. Estou, neste caso, tentando identificar, aqui, de onde vem os clamores para sumarização da justiça, ou justiçamento, que gera esse ódio que pede prisão para tudo, de imediato, comprometendo a temporalidade necessária da Justiça para se exercer como tal. Ou seja, sei que a justiça é lenta não só por leniência de seus operadores, mas porque a busca da verdade é lenta mesmo, e assim tem que ser, e não pode ser preterida por uma justiça just in time _ não existe o imediato na justiça como a midia pressiona.   

          1. Oh, agora esse “justicamento”

            Oh, agora esse “justicamento” eh fenomeno brasileiro.  Agora.  Eh gigolagem de “direitos humanos”.

            Lembre se que ate mesmo Ted Bundy foi liberado por falta de provas, e um mes depois atacou 4 mulheres em uma sororidade, duas morreram, duas ficaram permanentemente danificadas.  Nem por isso ninguem chamou o juiz de beijoqueiro de arvore marxista, ou o que quer que seja.

            A gigolagem dos Direitos Humanos -agora em maiusculas- foi e eh a crianca mais bem amada dos neoconservadores norte americanos.  Comecou na era Reagan.  Pena que nao morreu com ele.

             

            (Eu estou perfeitamente puto com esse post e o outro do “promotor” mas nao vai dar pra explicar agora, tou ocupado.  Abracao, N.)

  9. O Sr Amorim é de direita e joga pra platéia

    É o que se conclui dessa idiotice :

    “Essa vara é o Iraque. Algo está errado. Ela faz um trabalho danoso em nome de uma ideologia de esquerda, marxista, que prega que todo mundo é vítima da sociedade. Vai repercutir diretamente no aumento da criminalidade — acredita o promotor Eugênio Amorim, da Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri da Capital”

    1. A juíza NÃO está dizendo

      A juíza NÃO está dizendo quando a “tortura pode ser utilizada”. Ela está explicando a difrença entre tortura e uso desproporcional da força pois a tortura é usada para obter confissão e trato cruel é gratuito. Em nenhum momento ela  disse que a tortura pode ser usada. No início do vídeo ela conta que tem 44 denúncias de tortura e que está esperando relatos do foro criminal para tomar as providências.

    2.  
      O que ela eatá falando é

       

      O que ela eatá falando é sobre  a diferença entre uma tortura praticada pelo Estado em que se busca uma “confissão” e do uso abusivo da força policial em relação a prisão de uma pessoa.

      Nenhum Secretário de Segurança ou Ministro da Justiça fala públicamente sobre esse tema no Brasil ou nos EUA. Na Venezuela sim. Onde está a democracia?

       

    3. Não vi isso. Ela não fala, em

      Não vi isso. Ela não fala, em momento algum, que a tortura pode ser utilizada. O que ela faz é diferenciar o trato cruel e degradante da violência impigida sobre alguém, com o objetivo de obter informação, por agentes do estado, que é tortura. Ou seja, ela diferencia o que a lei considera tortura e o que a lei considera trato cruel e degradante .

  10. Não tem jeito. Esses juristas

    Não tem jeito. Esses juristas e legisladores cabeça-oca estão nos levando de volta à barbárie. A cada dia vemos mais notícias de linchamentos, praticados por uma população cansada de ser vítima e cansada desse pseudo discurso de direitos humanos. Justiça existe para a resolução de conflitos e a pacificação social. Se o povo não acredita na justiça, começa a fazê-la com as próprias mãos. E a “justiça” do povo não é justiça, é vingança, é lei de Talião. 

     

  11. O que tem a ver alhos com bugalhos?

    O que tem a ver alhos com bugalhos?.

    Essa de atribuir à esquerda os eventuais – não sei se realmente foram – erros da Juíza é um crítica política.

    Se ela é legalista, obedece inteiramente,  ou não a cumpre devidamente, é coisa que o Ministério Público deve cobrar em recursos e em Juízo e não publicamente em termos políticos

    Talvez pela defesa dos direitos humanos, que  os partidos de esquerda fazem, querer a esta atribuir a atitude da magistrada é uma crítica totalmente desequilibrada.

    Quem defende os direitos humanos necessariamente não defende criminosos,  mas, por vezes, os direitos destes, quando forem molestados. Não se pode entender que os defensores de direitos humanos defendem a criminalidade. Muito pelo contrário, são sempre contrários às arbitrariedade, sejam elas de criminosos,  sejam de autoridades prepotentes.

    Alguns promotores e policiais fazem críticas àqueles que defendem os direitos humanos, quando há abuso de poder e, assim, todos tem este direito. Por vezes, há inocentes que são  algemas e presos e até mortos,  exemplo disto é o caso do Amarildo, lá no Rio de Janeiro.

    Queixar-se de quem defende os direitos humanos é esquecer que os principais deles são a vida e a liberdade.

    Do jeito que estou vendo,  por ser a magistrada também uma mulher, logo, logo a culpa vai ser da Dilma.. 

  12. táticas
    Isso cheira a tática direitalha do tipo : “Eles que se matem!”
    Afinal, juiz so morre na emboscada.
    E nao em assaltos no mercado, bala perdida, confusão no buteco, nem em arrastão em restaurantes…
    Juizes são elite. So conhecem bandidos dos seus púlpitos doS tribunais.
    Juiza sem noção. Certeza!

  13. Esquerda brasileira vs

    Esquerda brasileira vs esquerda de verdade

     

    A Esquerda brasileira fez sucesso pela sua excelente atuação de crescimento do PIB e defesa de interesses nacionais durante o Governo Lula, ponto. Isto todos os esquerdistas concordam.

    No restante porém, cabe destacar que a esquerda brasileira difere totalmente de todas as esquerdas do resto do mundo, por sua visão indulgente e frouxa em relação a severidade das leis.

    Pergunto aos leitores marxistas, que pensam da China, exemplo mor de crescimento econômico, e país modelo de esquerda, será que se a china tivesse as leis brasileiras iria muito longe?

    Na China, o país com maior número de execuções por pena de morte, eles até mandam a conta de execução para a família do preso.

    Todos os países de esquerda que se deram bem, adotaram ou adotam uam legislação linha dura, inclua-se no time, a Venezuela, a Argentina, e Cuba.

    Só no Brasil estranhamente, surge uma esquerda jabuticaba. também chamada esquerda caviar, onde devido ao completo desconhecimento da realidade brasileira ( pois os intelectuais de esquerda aqui, apenas conhecem o país por livros, teses de doutorado, ou pela internet. Nunca realmente estiveram na periferia morando ou trabalhando na maioria dos casos.).

    Será que estes que defendem a posição indulgente da juíza teriam a coragem de levar para casa um destes delinquentes soltos por ela? Se não teriam, então por que querem que a sociedade leve para comunidade o problema?

     

      1. Países socialistas com

        Países socialistas com sucesso econômico, para ser mais exato.

        É a isto que me refiro quando cito a China. Como todos sabem a China foi  um país de esquerda, alinhado à antiga União Soviética. Após a queda do muro de Berlim, a China só se deu bem por aceitar parte da política de mercado e manter a política social do partido comunista Chinês.

        Quais seriam os países modelo de esquerda na sua opinião? Cuba, com seu estado falido pelo embargo dos EUA?  Vietnan, que até hoje não se recuperou da Guerra? Cite um país de esquerda hoje que cresce no PIB  a quase 10% ao ano e começa a ameaçar a hegemonia dos EUA além da China? E mesmo estes países tem um esquema de leis severíssimas. Até Venezuela e Argentina baniram a imprensa de direita do país, e lá não admitem que desafiem o Governo. Se procurar um país de esquerda com leis brandas não achará nenhum.

        Falo de exemplos de sucesso, se for para citar derrotados então não falamos a mesma língua.

        Como eu disse, o problema da esquerda no Brasil é querer criar a esquerda jabuticaba, que não existe em lugar nenhum do mundo, e prefere fazer vista grossa para a violência do país, como se não fosse com eles.

  14. Confesso que não entendi nada

    Confesso que não entendi nada do post. Será que estou com sono, ou estava quem  fez a análise do comportmento da juiza.

    1. O autor tinha um ponto bom,

      O autor tinha um ponto bom, altamente discutivel e debativel, mas o barateou tanto que ninguem o notou:  a juiz soltou 20 de 30 acusados.

      Nao eh por ele ser promotor que tinha que baratear o discurso a esse ponto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador