Aumenta número de mortos por atropelamento em SP

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Foto – Rede Brasil Atual

Jornal GGN – Pelo quarto mês consecutivo houve aumento do número de pessoas que morreram em decorrência de acidentes de trânsito na capital paulista. Só em maio, 91 pessoas perderam a vida, representando o maior número dos últimos 9 meses.

No ano passado, em maio, 38 pessoas morreram por atropelamento. Este ano saltou para 47 pessoas, com crescimento de 23%. No trânsito, maio apresentou 91 mortes no trânsito, no ano passado, mesmo mês, foram 81 mortes. Um aumento de 12%.

Os números são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), que se baliza em dados obtidos pelos registros de mortes feitos pela Polícia Civil.

A entidade faz esta compilação desde 2015. Até início deste ano, o relatório apresentava queda nas mortes em 12 dos 13 meses analisados, mas a partir de fevereiro as mortes só subiram. Para se ter uma ideia, de fevereiro até agora, foram 12 mortes só nas Marginais do Tietê e Pinheiros.

Contra a política de redução de danos de Fernando Haddad, o atual prefeito João Doria (PSDB) aumentou a velocidade mínima, uma promessa de campanha. Utilizando razões de priscas eras, a CET informou, em nota, que “os dados consolidados, que são usados desde 1979 pela companhia, apontam para a redução dos indicadores nas Marginais do Tietê e do Pinheiros nos quatro primeiros meses de 2017”.

Segundo a CET, seu acompanhamento dos casos indica uma redução do número de acidentes e mortes, diferente do Infosiga, mesmo que não rebatam o órgão, pois que “são mais uma contribuição para a análise”.

Quanto aos pedestres, a CET cita o programa Pedestre Seguro, ainda sendo implantando nas vias da cidade e com objetivo de ampliar o tempo de travessia nos cruzamentos com semáforos. E traz de volta a orientação a motoristas para que dê a preferência ao pedestre em travessia. 

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Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

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  1. aumenta….

    Deixem de ser tão hipócritas e pensem nas pessoas e não em apoiar ideologias partidárias falidas. nas Marginis não existem atropelamentos, porque não existe a circulação de pedestres.É um caso extremo e raro. Peçam para cassar a imbecilidade e insanidade que FHC colocou nas Leis de Trânsito para agradar as Montadoras estrangeiras de motoccletas, possibilitando que motos trafeguem entre veículos. E principalmente, entre caminhões. 250, 300 Kg ao lado ou entre 60, 70.000 Kg. É a tragedia anunciada. A barbarie constatada nos hospitais e em deficiências permanentes.Hipocrisia é pouco. E coloquem ciclovias nas laterais das Marginais. 120 Km de extensão. O lugar mais óbvio e necessário para tal facilidade e cidadania.     

  2. Quem é de São Paulo sabe que

    Quem é de São Paulo sabe que as políticas públicas novas de trânsito são incríveis. Tem semáforo em cruzamento movimentadíssimo que está mais de mês sem funcionar.

     

    Aliás, parece que semáforo virou comodidade na cidade, já que nunca vi tantos semáforos queimados assim na minha vida.

    1. Pararam de tapar os buracos

      Os buracos das ruas também pararam de ser tapados. Já perdi um pneu e entortei uma roda por causa das crateras que estão se abrindo em toda parte. Há pontos em avenidas movimentadas onde não se pode desviar de um buraco sem cair em outro.

      O asfalto de São Paulo sempre foi de péssima qualidade e abrem-se buracos frequentemente em ruas e avenidas, porém o serviço de tapa-buraco sempre teve prioridade para avenidas muito movimentadas e gargalos de trânsito, mas parece que já faz tempo que esse serviço não é feito. As vias secundárias enchem-se de buracos em quantidade visivelmente maior, mas são os buracos em vias principais os que mais preocupam pois devido à velocidade maior dos carros eles podem provocar acidentes.

       

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