Brasil: país da impunidade ou de inimputáveis?, por Giselle Mathias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Brasil: país da impunidade ou de inimputáveis?

Por Giselle Mathias

– Decisões judiciais antes se pautavam na norma, nos princípios, na doutrina, na hermenêutica jurídica e nas fontes do Direito. Não mais.

– Instituiu-se no Brasil o common law tupiniquim, que se reflete na interpretação deturpada sobre o que vem a ser o “livre convencimento do Juiz”.

– Somos o país que encarcera inocentes, que criminaliza a ação do inimigo mas institucionaliza e legitima a do amigo.

– Neste momento em que a face fascista do Judiciário se desnuda nas telas da televisão, temos a oportunidade de combatê-la e de democratizarmos o último bastião da ditadura. Por mais que tenhamos dificuldades hoje, nosso inimigo nunca esteve tão exposto.

O Brasil se vê como o país da impunidade, mas na verdade é a quarta população carcerária do mundo.

Não é estranho estarmos entre os cinco maiores países em números de presidiários e ainda assim termos a impunidade como um dos maiores problemas do judiciário brasileiro?

Como se explica essa contradição?

Somos a nação da impunidade ou punimos mal?

Acredito que punimos mal!

Punimos o pobre por sua condição, o negro por sua pele, a prostituta por ser mulher e mais uma vez as esquerdas e os movimentos sociais para golpear a democracia.

E se punimos mal é porque promovemos a impunidade daqueles que, como sociedade, acreditamos estarem acima da lei. Assim, a “sensação da impunidade” não é um mero sentimento, ela é real e traz enormes danos ao desenvolvimento psicossocial do Brasil enquanto Nação.

Mas, apesar desta sensação, desta realidade, podemos afirmar que em um período de nossa história chegamos a atingir um certo grau de “estabilidade jurídica”, tendo em vista a necessidade de fundamentação nas decisões judiciais. Fundamento que se pautava na norma, nos princípios, na doutrina, na hermenêutica jurídica e nas fontes do Direito, pelo menos era assim até o surgimento do common law tupiniquim.

A impunidade era representada pela versão sempre repetida, até os dias de hoje, de que:

“- o  Brasil é o país da impunidade e esta decorre dos inúmeros recursos processuais, dos advogados e suas chicanas protelatórias que fazem os processos durarem por anos a fio.”

Mas será que é assim?

Não! Claro que não!

E não é assim, simplesmente, porque nós somos o país dos inimputáveis e não da ”impunidade”, somos o país que encarcera inocentes, que criminaliza a ação do inimigo mas institucionaliza e legitima a do amigo, em que quase metade da população carcerária é de presos preventivos, que na sua maioria encontram-se sem qualquer tipo de defesa, ou seja, estão simplesmente encarcerados e esquecidos.

As defensorias públicas, que foram criadas com o objetivo de atender a população mais carente, estão sucateadas pelo poder público e não conseguem atender a demanda. Poucos possuem recursos para arcar com advogados privados. E, assim, permanecem presos, muitas vezes sem investigação, sem denúncia, sem sentença e INOCENTES.

Violação de direitos, encarceramento e morte: essa é a ideologia, a realidade do sistema judicial brasileiro. É a verdade que cinicamente escondemos.

Temos aqui inúmeros inimputáveis, uns com recibo de depósito de 23 milhões de reais em propina no exterior, outro que confessa o recebimento de 10 milhões no Jaburu, tem aquele que foi delatado diversas vezes, sem esquecer a conta Tucano do Banestado, que nunca “veio ao caso”.

Mas a estes…

Tudo é permitido. E é permitido, não apenas por serem blindados pela mídia corporativa, familiar e golpista brasileira, mas por gozarem da inimputabilidade tácita instituída e exercida pelo Judiciário, Ministério Público e Polícia.

Esse é o país em que a Polícia Federal e o Ministério Público não investigam compras de imóveis muito abaixo do preço de mercado por altas figuras políticas, envolvidas em mega-escândalos privatistas, mas “investigam” e tentam criminalizar palestras realizadas e comprovadas. É o país em que o Ministério Público criminaliza atos legais daqueles que são considerados ”inimigos” e de um Poder Judiciário que condena criminalmente baseado em literatura jurídica e não em provas ou indícios. O mesmo que condena consultoria com contrato e declarada ao Fisco, mas finge que não vê aquela de 240 mil em espécie, sonegada e confessada.

Nossos problemas de impunidade estão mesmo no número de recursos? Nos advogados? Ou está na ideologia do Judiciário, remunerado por nossos impostos, que ignora as leis vigentes no país, que fundamenta a sentença de acordo com sua “consciência” e que age explicitamente em favor de seus comparsas da expropriação do patrimônio público? (Com bravíssimas exceções que lutam contra esse sistema vigente de IN-Justiça)

A impunidade no Brasil está mais ligada às questões internas de um poder autoritário e conservador do que ao exercício da advocacia ou das normas que deveriam reger o processo, porque elas não regem mais. Afinal, instituiu-se no Brasil o common law tupiniquim que se reflete na interpretação deturpada sobre o que vem a ser o “livre convencimento do Juiz”.

Assim, poderíamos chegar à conclusão de que em algum momento nós nos perdemos.

Mas não é o que me parece!

O judiciário brasileiro sempre esteve a serviço da escravidão, da retirada de direitos e da transmissão dos bens públicos aos poucos amigos que cultivam. Basta vermos as decisões sobre as áreas demarcadas da União que são em sua maioria em detrimento dos indígenas e das comunidades quilombolas. Decisões que beneficiam os grileiros de terra e, não fazendeiros, porque sequer possuem título de propriedade. Mas são os “amigos”, os iguais, os nobres, os endinheirados, os que devem ser atendidos pela (IN) Justiça brasileira “meritocrática”.

Portanto, acredito que, neste momento em que a face fascista do Judiciário se desnuda nas telas da televisão, através das ações megalomaníacas da “República de Curitiba”, considerando que os pobres, negros, indígenas, mulheres, gays e outras minorias deste país sempre a conheceram, temos a oportunidade de combatê-la e de democratizarmos o último bastião da ditadura.

Sim!

Democratizar!

Porque a guerra não está perdida e por mais que tenhamos dificuldades hoje, nosso inimigo nunca esteve tão exposto.

Giselle Mathias – advogada, especialista em Direito Público e membro da Frente Brasil de Juristas pela Democracia/DF

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brasil….

    A “face fascita da justiça” sempre esteve exposta. A dra. decobriu isto agora? Por que governos ditos progressistas, socialistas, socializantes não alteraram esta realidade? Por que a dra. não começa por enfrentar a OAB, ditatorial e corrupta, comparsa deste judiciário falido? Por que não acusa juízes e procuradores, sócios e interessados nas causas que eles mesmos analisam e julgam? Isonomia? Isenção? Os Min’s. Joaquim Barbosa e Eliana Calmon já haviam revelado as entranhas apodrecidas do Judiciário nacional. E quase todos se calaram. Se covardes antes, covardes agora. A face fascista da justiça todos ja conhecem. Não será sua elite benefiiciária que a mudará. Esta faz parte junto com seus lacaios da podridão pública nacional.

  2. Gisele, ontem e lí um artigo

    Gisele, ontem e lí um artigo no Jus Brasil  sobre o julgamento de um HC no STF de uma mulher que foi condenada a um ano de reclusão por ter feito uma ligação clandestina de uma torneira para o seu barraco, de uma rede de água da SABESP.

    http://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/376618732/stf-rejeita-principio-da-insignificancia-para-mulher-que-furtou-agua-quem-rouba-pouco-e-ladrao-quem-rouba-muito-e-barao

    O HC – “habeas corpus”  para os conhecedores, poderia muito bem ser um hospital das clínicas, e o STF – supremo tribunal federal, poderia muito bem ser um supremo tribunal de frango ou simplesmente supremo de frango.

    Causou indignação o fato apenas em quem escreveu o artigo, o LFG ( Luiz Flávio Gomes) . Os demais comentadores, em sua maioria advogados, apresentaram as mais esdrúxulas teorias para firmar a condenação da  paciente.

    Foi sobremaneira assustadora a constatação do despreparo técnico e principalmente, da mentalidade social de nossos 

    “juristas”.

    Todos os atores envolvidos, denunciantes – SABESP , delegados, Ministério Público, advogados, juizes, desembargadores, todos os que participaram dessa indecência nem sequer notaram que água é um direito natural a todo o ser vivo.

    No meu íntimo murmurei, por quê estudam os jumentos se ainda que diplomados ainda manterão a sua genética?

  3. Texto lúcido e oportuno. A

    Texto lúcido e oportuno. A luta continua e não será nada fácil. Mas sem essa etapa vencida, não conseguiremos diminuir as brutais desigualdades desta nação. Parabéns Gisele!

  4. Artigo demolidor.

    Clap, clap, clap! Aplausos de pé, para a destemida advogada Giselle Mathias. É preciso que os portais e blogs independentes publiquem mais e mais artigos de juristas, advogados e outros profissionais do Direito comprometidos om a democracia.

  5. A maior Caixa Preta da República

    Texto certeiro e contundente a respeito do poder mais blindado da república. O Judiciário é o fiel da balança da Casa Grande; é o grande avalizador de todos os golpes desferidos contra a democracia em nosso país. Além dissso, os seus membros , muito provavelmente, são o que mais desfrutam da “inimputabilidade” descrita pela autora do post. Espero que um dia os bons ventos da Democracia desçam sobre nosso país e nos permitam abrir a maior Caixa Preta da República, o poder judiciário. Não haverá democracia sem uma mudança drástica nesse poder “que manda prender e soltar” e pende invariavelmente para os endinheirados habitantes da Casa Grande. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador