Revista GGN

Assine

Ciro critica insistência de Lula em ser candidato a presidente

Foto: Reprodução
 
 
Jornal GGN - O ex-ministro Ciro Gomes decidiu subir o tom das críticas a Lula e afirmou que é culpa do ex-presidente, ainda que "remotamente", a crise instaurada desde o impeachment de Dilma Rousseff.
 
"O grande responsável remotamente, e não imediatamente, é o Lula, desde que resolveu usar imprudentemente a popularidade maravilhosa, extraordinária que o povo deu a ele para brincar de Deus e nomear para presidente da República uma pessoa sem experiência, que nunca tinha disputado uma eleição."
 
Além de Dilma ter aversão à política, de quebra, Lula deixou Michel Temer na linha de sucessão presidencial, destacou Ciro.
 
Ex-governador do Ceará, Ciro que quer ser candidato a presidente pelo PDT mesmo com Lula no páreo, disse que o petista erra em impedir a ascensão de novas lideranças.
 
"Lula é sombra de mangueira. Não cresce nada embaixo. Está errado", disparou.
 
"Vamos imaginar que o TRF-4 mantenha a sentença de Moro. E aí, quem vai ser o candidato?", provocou.
 
As falas de Ciro marca o início de um distanciamento de Lula, condenado a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex.
 
Na entrevista, Ciro ainda disse que tem experiência e sabe que precisará negociar com o Congresso, se não quiser ter o mesmo destino de Dilma.
 
Para ele, é questão de "moderar as promessas", negociar com os partidos.
 
"O problema é o limite disso. Até o limite da decência, alargado para não ser moralista, está tudo certo. O que puder negociar na frente do povo está tudo certo."
 
A entrevista foi concedida a uma rádio de Goiás, na segunda (17).
 
Média: 2.9 (19 votos)
53 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Antonio Passos
Antonio Passos

Nova liderança com 3% do eleitorado ?

Ciro está se apequenando com este discurso. Está jogando fora anos de coerência e fidelidade aos governos do PT. Não vai ganhar fotos assim, nem de direita nem de esquerda. Lula não é apenas um candidato à presidência, é a última esperança deste país de escapar da tragédia. A própria direita o obriga ser candidato. Nunca o Brasil dependeu tanto da resistência e da luta de um homem apenas.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

https://www.youtube.com/attri

https://www.youtube.com/attribution_link?a=R4ZaaYSL4bA&u=%2Fwatch%3Fv%3D...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

CIRO É O MESMO CORONÉ DE

CIRO É O MESMO CORONÉ DE SEMPRE E COMO TODO CORONÉ UM CANALHA QUE COMBATEREI SEM CESSAR,VOTO NO DEMÔNIO POIS O DEMÔNIO É MAIS PREVISÍVEL E MENOS CANALHA.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Desonesto!

Ao dizer isto:

"O grande responsável remotamente, e não imediatamente, é o Lula, desde que resolveu usar imprudentemente a popularidade maravilhosa, extraordinária que o povo deu a ele para brincar de Deus e nomear para presidente da República uma pessoa sem experiência, que nunca tinha disputado uma eleição."

Ciro torna-se desonesto. Vem ser profeta de fatos passados, e ainda por cima mentindo: Dilma foi eleita e reeleita, e se caiu foi por golpe parlamentar-midiático-judiciário. Ponto final.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

"Penso, logo existo"

imagem de Paulo Pretinho
Paulo Pretinho

qualquer um, mesmo que apenas

qualquer um, mesmo que apenas um pouvo  imbecilizado, sabia que ou se aprovava reeleição indeffinda para Lula ou ele se vingaria elegendo um poste. Piorou mais um pouco, dobrou sua vingança. E agora ou Lula será canditato ou 99% dos lulistas  podem votar em Bolsonaro

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Genovan de Morais
Genovan de Morais

Nunca engoli o Ciro.Na

Nunca engoli o Ciro.Na verdade nunca confiei nele. Imaginem um cara que já peregrinou por 7 partidos, dá pra confiar?!!!! Não dou meu voto a ele nem para síndico de condomínio. Falastrão, deslumbrado, como uma parte da elite política cearense, com espírito de novo rico cuja referência de modelo social é Miame, sua verborragia e espírito egocêntrico é desagregadora. Nunca me enganou em inconfessado desejo de ser o queridinho do capital. Sua origem e ascensão com estreitos vínculos com Jereissati, o PSDB, etc., não é invenção, é fato. Não pago pra vê-lo presidente, nem ontem, nem amanhã. Por outro lado, acho um equívoco ver Lula como salvador da pátria, como crê parte expressiva da esquerda. Não deixa de desastroso que não se tenha aberto espaço para a emergência de novas lideranças, como Tarso Genro, por exemplo. Reduzir o jogo político a uma pessoa, por mais popularidade e importância que tenha é empobrecedor. Só faz nos colocar na alça de mira do pior que o sistema produziu como Bolsonaros, Dórias, Marinas, Joaquins e derivados.

Seu voto: Nenhum

Claro que Lula promoveu novas lideranças

Haddad e Padilha em SP. Jacques Waner e Rui Costa na Bahia. Apoiou Lindbergh no Rio e Gleisi no Paraná. O próprio Tarso Genro no RS. O problema é que, exceto na Bahia e outros estados do Nordeste, na duas últimas eleições (2014 e 2016) as lideranças petistas do Sul e Sudeste perderam eleições em seus estados, o que tira delas visibilidade nacional. Se Padilha tivesse vencido para governador de São Paulo ele seria um candidato fortíssimo à presidência, caso Lula não quisesse ser. Da mesma forma Lindbergh no Rio, Tarso no RS, Gleisi no Paraná.

Seu voto: Nenhum
imagem de ricardo borges
ricardo borges

Eu estava há algum tempo

Eu estava há algum tempo tentando entender Ciro Gomes e sem saber se torceria para que ele se lançasse como candidato forte de esquerda no lugar de Lula, mas depois dessa reportagem (apenas preciso confirmar se ele disse isso tudo mesmo e não é algo do jornal para manipular), cheguei à conclusão de que ele fará a mesma conciliação que Lula e Dilma vinham fazendo (aliás, quando ele diz que fará a conciliação no Congresso no limite do legal, ele quis dizer que Lula e Dilma cometeram ilegalidade?). Ou eja, critica Lula mas a proposta dele é fazer o mesmo que Lula fez.

 

A única coisa que me atraía na ideia de Ciro candidato é a postura de fortalecimento da autonomia brasileira, na sua articulação com as idéias de Bresser-Pereira, porém, em alguma medida, isso já estava sendo feita nos governos petistas e agora temos uma frente nacional liderada por Requião para isso.

 

Conclusão: Eu não votarei no Ciro e acho que o PT deve lançar candidato próprio, fazer muita propaganda para convencer os eleitores da necessidade de um legislativo alinhado com o executivo e ter os outros partidos de esquerda como coligação (PSB, PDT, PPS ainda são???!!!!).

Seu voto: Nenhum
imagem de Franbeze
Franbeze

Esse hipócrita é uma fraude

Essa fraude foi funcionário até abril do ano passado que apoiou o golpe. Esse hipócrita faz parte do plano b da direita fascista.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Wagner Pinheiro
Wagner Pinheiro

TRAIDOR

...(((Vamos imaginar que o TRF-4 mantenha a sentença de Moro. E aí, quem vai ser o candidato?", provocou.)))...

- Vc não falou que tinha que invadir Curitiba se o LULA fosse preso...

- Pode se o que for...daqui pra frente...mesmo se vc ficar na reta final, eu não voto na sua pessoa...eu ANULO...

Seu voto: Nenhum (18 votos)

Chame o Oportunista de Ocasião

Ciro é pedra cantada, crônica certa de uma morte política anunciada a cada eleição em que concorre para presidente, daí os míseros 5%.

Antes de pressionar Lula a desistir de lutar a grande batalha de sua vida, para defender sua dignidade e derrotar mais uma vez os inimigos ora verdugos, mesmo após provar como presidente, o que todos sabíamos, a classe dominante além de patrimonialista, mesquinha e sanguessuga, é sobretudo, INCOMPETENTE, como sempre apregoou o inesquecível Darcy Ribeiro, Ciro deveria lembrar-se, que se erros houveram, e humanos erram, o objetivo era certo e Lula quando pensava em apenas colher os frutos de seus governos, pagou o preço de, ser violenta e incansávelmente investigado, ter toda a sua família sob suspeita e condenada pela mídia através da vergonhosa liberdade de desinformar e destruir reputações, ter sido acusado e condenado sem provas em uma sentença sem pé, nem cabeça e, o pior, ter sua mulher morta pela pressão golpista.

Acorda Ciro, eu tive um pesadelo agora, sonhei que tinha gente lá fora, batendo no portão, que aflição. Eram os chegados, numa postura meio dura, minha nossa santa criatura, chame o oportunista de ocasião, chame, chame lá Chame, chame o oportunista de ocasião, chame o oportunista de ocasião.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ciro é isso, é aquilo, é

Ciro é isso, é aquilo, é aquilo outro, mas, e sobre as questões e proprotas que ele expõe, quais são os contra arugumentos? 

Depois o criticam também, quando ele aponta que há, e há, uma polarização, rasteira, onde as ideias não fluem...

Votei no Lula, que vez muito, ou mais, e tem todo o direito de se defender da sacanagem que estão a lhe fazer, e na Dilma, mas agora e Ciro.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Que proposta ele tem? Que ideias defende?

Do jeito que Ciro anda falando parece uma Marina Silva mais erudita e mais disfarçado.

Não vejo Ciro junto aos movimentos sociais. Vejo ele mais próximo do empresariado, a maioria golpista.

Em 1994 Ciro defendeu a quebra total do monopólio do Petróleo, privatização da Vale, dos bancos estaduais, abertura para importações para controlar preços (agenda da ALCA). Na greve dos petroleiros no fim de 1994, Ciro foi contra negociar um acordo e defendeu demitir os grevistas recorrendo à Justiça do Trabalho. 

Hoje o que ele defende exatamente? Não tenho a menor idéia. De Lula eu sei o que a gente pode esperar dele.

E se Ciro fosse eleito como governaria? É claro que seria fazendo coalizão como qualquer outro. Em 2002 como candidato ele teve o Paulinho da Força de vice, coligou-se ao PTB do Roberto Jefferson, ao PFL de ACM e Bornhausen. Esse pessoal seria ou indicaria ministros. Então as críticas dele ao PT são oportunistas.

Até torço para Ciro ser candidato para nos debates não haver 6 de direita contra contra 1 de esquerda. Ciro pelo menos é de Centro e bom para bater em adversários, mas não tenho esperança nenhuma de que ele faria um governo de esquerda se ganhasse. Se não for Lula prefiro mil vezes votar em alguém como o Haddad que é de esquerda de verdade.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Eu vou repetir

Ciro é tão confiável quanto espelho de loja.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

 

O amor é lindo!

Oportunista e fanfarrão.

Oportunista e fanfarrão.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de franciscopereira neto
franciscopereira neto

Lugar nenhum

é por isso que não vai chegar a lugar nenhum.

o 1% de intenção de votos já diz tudo.

estou perdendo a paciência com esse cara.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Nos comentários muitas

Nos comentários muitas informações interessantes sobre o passado de Ciro Gomes. Eu sempre disse que nunca votaria nele, a não numa emergência, pois este homem fala pelos cotovelos e não transmite a menor confiança. 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Em 2002 com o PFL? É isso? Centro-esquerda?

Frente Trabalhista
(PPS, PDT, PTB, PFLCirogomes2006.jpgCiro Gomes Paulinho d'Força.jpgPaulo Pereira da Silva10 170 88211,97

Estou enganado, ou o Ciro não criticava o FHC por ter se aliado com o PFL? E agora que fui ver, em 2002 sua aliança era com o PFL e o Paulinho de vice?!?. Santa coerência.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Justiça seja feita, o

Justiça seja feita, o candidato a vice ainda não tinha saído do armário...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O Peleguinho da Farsa?

Uma das lideranças do "sindicato" que foi criado pelo patronato para dividir a força dos trabalhadores (leia-se, a CUT)?

Ele nunca saiu do armário porque nunca esteve dentro. Esse aí vale tanto quanto uma nota rasgada de três cruzeiros.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

Fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elei%C3%A7%C3%B5es_presidenciais_...

Obs.:

Então fica combinado assim.

O Lula é o cara mais irresponsável do mundo porque deixou a Dilma se aliar com o Temer

O Ciro é o cara mais responsável do mundo porque concorreu com o Paulinho da Força de vice.

Beleza?

Só uma perguntinha besta, alguém pode me dizer qual é a diferença entre o Temer e o Paulinho da Força?

Agora imagina se o Ciro fosse eleito e morresse, deixaria de herança o Paulinho como presidente do Brasil.

Legal o discurso coerente desse menino, hein!?

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Hermes Cosme
Hermes Cosme

Veio do PSDB

Veio do PSDB.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de werner  hans dietzold junior
werner hans dietzold junior

ciro gomes

Veio da JUVENTUDE DO PDS....Muito PIOR

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Parece que leu Boaventura de Souza Santos ( ver link )

Boaventura (ao final da entrevista): "personificar na figura de um líder único é um erro". Muito bem, Ciro!!!!

http://outraspalavras.net/brasil/boaventura-debate-revolucao-democracia-e-brasil/

Quanto a termos de "safadeza", etc, esquecemos ou queremos esquecer (ou desconhecemos) as safadezas que o PT/Lula fez com C. Gomes.Esse jogo político sempre foi barra pesadíssima e nos deixamos levar muito mais pela emotividade do que pelo pensamento sereno,pela curiosidade em ler os vários lados.Talvez pq se formos contrariados,há o risco da dor e vergonha.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Notaram até onde vai a

Notaram até onde vai a coerência e a fidelidade de Ciro Gomes? Exatamente até onde tangenciam seus interesses e ambições políticas. 

Quando deslumbrou que a caça ao PT e aos petistas inevitavelmente chegaria a Lula, começou a bajular este, inclusive prometendo que não se candidataria se Lula fosse concorrente. Na realidade, torcia intimamente pela desgraça do ex-presidente que, agradecido pela sua "lealdade",  o apontaria como candidato. Só que esqueceu de combinar com os russos. 

Se realmente for candidato a grande dúvida é: sua candidatura representaria quem, se não ele próprio? A extrema-Direita já tem Bolsonaro; a Direita, provavelmente o menino malufinho João Dória; o Centro a Marina viva a Natureza Silva; a Centro-Esquerda o Lula ou quem ele indicar; e por fim a Extrema-Esquerda com seus candidatos exóticos.

Mesmo que não seja o caso, a dissensão nessa altura do campeonato é vista como oportunismo. Ou seja: nem mel nem cabaça.

A próxima eleição será a primeira no país em que a polarização será de fundo ideológico. Esquerda e Direita terão, por fim, as suas Waterloo. "Jogadores" que chutam com os dois pés como o cearense Ciro não terão vez. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Raimundo Boaventura
Raimundo Boaventura

Ciro, o profetinha falacioso.

Ciro Gomes é a "virgem das Galáxias". Ó, que bonitinho, Lula remotamente e Dilma explicitamente são os culpados pelo golpe e pela crise, hã, hã, hã.
O falastrão cearense jamais terá o estofo e a popularidade de Lula, ficar tentando atrair votantes de bolsominion é patético.
A persistir nesta toada, compromete apoios em seu próprio partido. Não basta o discurso retórico nobre Ciro, tem que apresentar realizações. Neste comparativo Lula está à anos luz do seu concorrente nordestino.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Laure
Laure

Instabilidade - seu nome é

Instabilidade - seu nome é Ciro Gomes !!!  Poderia votar em Ciro, mas não confio nele. Cada vez que ele faz declarações estúpidas como essa - ele costuma fazer periodicamente - menos possibilidade de ter meu voto. 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Esse safado nunca

Esse safado nunca prestou.
Coronelzinho nordestino, filhote do Tasso Jereissati
Esses putos sempre torceram para o Moro ferrar o Lula. É da mesma cepa da Marina, Heloísa Helena, Cristovam Buarque e a mais nova do bloco , Marta Botox.
São ressentidos e invejosos com a popularidade do Lula.
A verdade é o seguindo: Ciro nunca prestou, mas a sua virada de posição no momento é porque o Lula/PT se aproximaram de Flávio Dino, que talvez venha ser o vice do Lula.
Nunca confie nesse Zé ruela nervosinho.
Completando o bloco de esquerda ressentidos com o Lula, temos: a turma do PSOL e PSTU, que sempre serão o que são. NADA!

Seu voto: Nenhum (18 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

imagem de ana s.
ana s.

DETALHE

Só um detalhe: Ciro nunca foi de esquerda. Ele vem da Arena...

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Marcio Valentim
Marcio Valentim

Ciro, seja coerente

se disse que não ia ser candidato se Lula for, não seja. Como disse o governador da Paraíba, o jogo de forças está muito desigual para a esquerda. Caminhar junto é uma questão de sobrevivência, inteligência e compromisso com o País. Os erros pretéritos de Lula não justificam aqueles que vc pode eventualmente vir a cometer. Pense nisso.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Serjão
Serjão

Uma questão de estatura

Ciro (anão) e Brizola.

Ciro (nanico) e Lula.

Recolha-se à sua insignificância, boquirroto.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de CarloB
CarloB

Poxa , tá querendo o que?

estão massacrando o Lula , sua família e tudo que foi conquistado nesses ultimos anos e o Ciro Gomes e uma parte da esquerda de boutique queria que ele apanhasse quieto e fizesse o quê?

Essa esquerda que está aí está em frangalhos , não consegue mais se organizar para fazer manifestações significantes. O pouco que consegue não serve para mudar nada.

Se vocês tivessem um mínimo de força para poder proteger o legado desses anos dos governos de esquerda , pode ter certeza que o lula estaria em casa ajudando a eleger qualquer outro candidato dessa esquerda.

Mas infelizmente o máximo que políticos como o proprio Ciro gomes conseguem fazer é ser inocentes úteis para essa corja que conseguiu surrupiar o poder e governa , opa , governa não , manda e faz o que quer do país e seu povo.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de J.Machado
J.Machado

Acho incrível a incapacidade

Acho incrível a incapacidade dos apoiadores em criticar Lula. Não pode ser criticado? Todas as decisões dele foram acertadas? Dilma é honesta, sofreu um golpe de Estado, sim, sem dúvida, e isso foi injusto com ela e com todos os brasileiros. Mas é inegável que foi uma péssima escolha do Lula para ser presidente!!!! A mulher não faz e se nega a fazer política, só levantou a voz quando já estava deposta, eainda assim os caras têm um receio incrível de criticar essa decisão desastrada do Lula. Só porque é o Lula. É algo impressionante. Agora, por outro lado, sim, existe ressentimento no discurso do Ciro Gomes. E verbosidade exagerada. Por isso que provavelmente nunca vai ganhar grande coisa em termos de cargos executivos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Leilane Castello
Leilane Castello

Acho que o comentarista J.

Acho que o comentarista J. Machado cometeu um erro, Quando Lula indicou Dilma ela não só ganhou como conseguiu governar, td bem q queiram colocar o legado do Lula na governançadela mas, quem governava era ela. No processo da reeleição, o que foi e estava em jogo foi o mandato dela e os seus feitos, se ela errou na sua visão de não fazer política, não se vender, e não  compactuar com este Congresso infame que não vale o pão que o Diabo amassou, me trás alento.  Que Leve em consideração a capa criminosa da Veja, no dia anterior ao pleito. O Aécio proferindo ataques à candidata como leviana. O pior veio do derrotado que nunca aceitou a derrota e, não vou me alongar, todos nós sabemos o final desta história. Só temos uma bandeira para a reconquista da nossa democracia: ANULA STF!. 

Seu voto: Nenhum

Se não for Lula, pode ser Fernando Haddad

Ciro Gomes buscando os votos dos coxinhas e de parte da esquerda, àquela que não quer mais o PT. Tudo bem, ele faz o que quiser com sua biografia. Mas repito, não ganhara os votos dos lulistas, que são muito mais numerosos que os ciristas. 

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Apenas o Ciro, sendo o Ciro

Os que lêem meus comentários já perceberam que JAMAIS me iludi ou me enganei com Ciro Gomes. Ele sempre quis, e continua a querer, ser presidente da república. Ciro sabe que se Lula concorrer são remotas as chances dele, Ciro, passar dos insignificantes 5% dos votos. 

Com essa aberração jurídica que foi a condenaçao de Lula pelo torquemadas das araucárias, Ciro ver abrir-se uma avenida à frente dele. Como quem não quer nada, Ciro já dá como certa a inelegibilidade de Lula ou torce (lá naquele interior recôndito esse mórbido desejo), o que dá a ele alguma chance, ainda que pequena. 

Ciro é o tipo de político desagregador, falastrão, boquirroto, que já ocupou cargos legislativos e executivos e que não tem contra si acusações de corrupção ou improbidade. Ciro encara seus inimigos e não tem medo do confronto; com conhecimentos razoáveis de política e macro-economia ele transita bem entre os setores liberais e das finanças. É bom não esquecer que Ciro é amigo e aliado político de Taso Jereissatti, esse mega-empresário que hoje exerce mandato de senador pelo PSDB e que arregimentou os votos para degolar a CLT, como vimos há extamente uma semana.

Só se engana com Ciro Gomes os que assim o desejam. Ciro não tem fôlego para uma disputa presidencial se tiver de concorrer com Lula. O melhor dos mundos, para ciro Gomes, é Lula se tornar inelegível mas ficar em liberdade, podendo declara apoio ao candidato paulista-cearense. Mas lula não é tão ingenuo assim; mesmo que seja impedido de concorrer (se não o matarem, não o tornarem inválido ou não o encarcerarem) Lula proporá uma candidatura do próprio PT.

O PT continua tendo bons nomes, como Fernando Haddad e Tarso Genro, que apesar de derrotados nas últimas disputas eleitorais, são muito qualificados, bem articulados e capazes de aglutinar apoios não só da Esquerda tradicional, mais do centro político. A própria Gleisi Hoffman, que tem se mostrado uma senadora aguerrida e combativa, pode se lançar candidata pelo PT. Indenpendetemente de quem seja o candidatao, o PT leva, de saída, pelo menos 20% de intenções de voto, apesar de todo o massacre de que tem sido vítima a 18 anos.

Ciro sempre foi, no máximo, uma linha auxiliar da Esquerda; e não para construir ou arregimentar apoio, mas para destruir adversários. O lugar de Ciro mum eventual governo da esquerda Democrática é, no máximo, como ministro de Estado.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Pois um nome que eu gostaria muito de ver...

De volta à política é o do grande Alexandre Padilha, ex-Ministro da Saúde (este sim, merece M e S maiúsculos).

Ciro é um boquirroto.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

imagem de Roberto Monteiro
Roberto Monteiro

O Ciro esqueceu de um detalhe.

Não é somente o Lula que ser presidente. Tem muita gente que quer que Lula queira ser presidente.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Mas mas mas mas mas mas mas

Mas mas mas mas mas mas mas mas...  MAS EU QUERIA SER PRESIDENTEEEEEEEEE...

BUAAAAAAAAAAAAAAAAA...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Roda Viva 1994: Ciro defende privatização da Vale

Esse é o Ciro de altos e baixos. Agora mostra o rancoroso porque queria ser o candidato de Lula em 2010, e acha que Lula o atrapalha em 2018.

A culpa é da vítima. O vice dele em 2002 (o golpista Paulinho da Força) não é o culpado, os golpistas PFL e o PTB que o apoiou em 2002 não são os culpados.

Só vou lembrar porque boa parte da esquerda não confia no Ciro.

Em outubro de 1994, logo após a primeira eleição de FHC, uma entrevista do ainda tucano e então ministro da fazenda Ciro Gomes no Roda Viva. Ainda doido para ser mantido na cadeira de Ministro da Fazenda, disparou:

 [...]: E a quebra do monopólio? [do Petróleo para a Petrobras] Ciro Gomes: A quebra do monopólio seria imediata se dependesse de mim. Celso Ming: Abre uma outra empresa que... Ciro Gomes: Quebra o monopólio e pronto. Stephen Kanitz: Eu vou poder importar petróleo? Ciro Gomes: Quebra o monopólio, faz o que quiser. Stephen Kanitz: Quando? Ciro Gomes: Não, eu estou dizendo se dependesse de mim. Isso é inconstitucional. Otávio Costa: Isso. E a Vale do Rio Doce? Ciro Gomes: A Vale do Rio Doce pode ser privatizada, não há problema, no meu juízo. Veja bem, eu estou falando coisas de juízos pessoais meus. Nem são juízos do governo Itamar Franco, nem quero dizer que são juízo do futuro governo. É meu, pessoal. -x-x-x- Detalhe apenas curioso: agora ou até recentemente ele trabalha para Steimbruch da CSN, o vencedor da compra da Vale (e que apoiou o golpe, apesar de andar reclamando do governo golpista).

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Foi pro face com creditos.

Foi pro face com creditos.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O link da entrevista

http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/784/entrevistados/ciro_gomes_1994.htm

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Informações interessante...

... incluindo onde trabalhou até pouco tempo.

E, nessa última entrevista, percebe-se um ajustamento em relação à posições anteriores recentes. Particularmente em relação às negociações com o Congresso. Mencionou o "limite da decência, alargado". Isso na condição de postulante à PR. Deixa uma dúvida. Caso eleito, até onde vai esse "alargamento", uma vez que vai lidar com  muitos "achacadores"?

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de manoel mariano
manoel mariano

Ciro é falso!

Ciro Gomes se utiliza de uma retórica rebuscada para se promover. Quase me enganou com seu "canto do cisne"...Na realidade, não passa de mais um que, no poder, se revelará um usurpador!!! Me faz lembrar o Collor numa versão "intelectualóide". Também, me parece, um invejoso do Lula.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Esse que é o problema desse

Esse que é o problema desse Ciro Gomes: joga conversa fora pra cacete!

Primeiro fica reforçando a todo instante a propaganda da direita de que foi o Lula "o responsável" por não "riscar um limite" nas negociações com o Congresso.

Agora fica lavando mais roupa suja...

Enquanto isso fica dando uma de mariquinha diante das entradas na canela por parte da direita...

Tá conversando muito com o pessoal da esquerda, só não deve ser nada que preste; pega os vícios históricos e não se vê um só sinal de virtude programática.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

imagem de CezarR
CezarR

Assistam.

Orra! Não tem nada de distanciamento! Eu acabei de ver o vídeo da entrevista, o Ciro tem sido o mesmo de sempre. Essa de sombra de mangueira tem contexto! Parem de atacar o cara porque se os barões conseguirem condenar o Lula, não teremos candidato. Asssitam a entrevista!

 

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de ml
ml

Na verdade, a entrevista é,

Na verdade, a entrevista é, no geral, boa. Em alguns trechos, muito boa. Sobre as poucas críticas ao Lula, devemos reconhecer que são corretas e não são novas. No entanto, não acredito que o Ciro possa se viabilizar eleitoralmente sem o Lula. Assim, como um improvável governo Lula não poderia prescindir de uma aliança com Ciro, Requião e outros. Ou Lula iria preferir, novamente, o PMDB? Impensável.

Lula é, digamos, o candidato natural do campo democrático. Não é por outra razão que o golpismo procura de qualquer forma inviabilizar juridicamente sua candidatura. Isso todos nós sabemos. Se o Lula não for candidato, o que resta ao campo democrático? Por favor, não me venham com o Haddad. Eleitoralmente é nulo, e, ademais, não seria uma boa escolha mesmo se eleito, mas isso é uma longa discussão. Por ora, basta reconhecer que simplesmente não tem nenhuma chance.

O meu candidato preferido seria o Requião. Mas também não tem nenhuma possibilidade sequer de se lançar como candidato. O Ciro, em que pese toda a sua competência, tem pouca densidade eleitoral. E só Lula pode viabilizar a candidatura de um Ciro ou de um Dino ou de outro candidato não petista. Pois não ser petista e paulista, com exceção do Lula (sim, Lula é paulista), será importante nesta eleição, se o campo democrático quer ganhar. A união dos democratas não é apenas uma necessidade eleitoral, ela é vital em quaisquer circunstâncias na terrível luta que vivenciamos.

Seu voto: Nenhum

Ciro e Marina

Ambos loucos por se verem livres de Lula na disputa. Marina, já disse, é invotável por princípio. Criticando Lula, Ciro está procurando se tornar invotável também.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Grande responsável,

Grande responsável, remotamente...

Esse é o Ciro.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de zhungarian@gmail.com
[email protected]

Dilma foi o nome certo, na

Dilma foi o nome certo, na hora certa. Lula acertou em cheio:  competente, honesta, digna.  Dilma não gosta de gente desonesta, velhaca. Essa é a diferença entre Dilma e "as outras".  Ciro joga pra plateia, com belas palavras, todo "articuladinho".  Exala o ranço da Casa Grande.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.