Ciro diz que PDT deve sair da base após votação do impeachment

Jornal GGN – Ciro Gomes (PDT), ex-ministro do governo Lula, se posiciona contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas também ataca a atual gestão, dizendo que ela se baseou em cima de uma “farsa de marketing” e que nunca colocou em prática algumas propostas de campanha. Também diz que a política econômica é desastrosa, criticando a gestão do ex-presidente Lula.

Para ele, seu partido deve lutar contra o processo de impeachment e, depois, deixar a base aliada do governo. “Nós não queremos participar de mais nada. O ideal para nós é: ganhar a batalha pela democracia, preservar o mandato e comunicar à presidente que queremos sair”. Ciro também atacou alguns manifestantes antigoverno (um movimento ofereceu  R$ 1 mil a quem hostilizasse Ciro em um restaurante), dizendo que, se fosse presidente, pediria um inquérito para Polícia Federal e “estava todo mundo presinho da silva”. Leia mais abaixo:

Da BBC Brasil

‘Governo Dilma se constituiu em cima de farsa de marketing’, diz Ciro Gomes

Ex-ministro de Lula e possível candidato nas eleições de 2018 pelo PDT, Ciro Gomes se diz cada dia mais crítico ao governo Dilma. Apesar de contrário ao impeachment, afirma que a atual gestão se constituiu em cima de uma “farsa de marketing”, com propostas de campanha nunca postas em prática.

Para Ciro, a política econômica é desastrosa, herança da “frouxidão moral” dos anos Lula. Ele diz não entender por que a presidente não propõe, por decreto, uma mudança nos rumos da economia – sugestão dada por ele em reunião com Dilma. “Quando sai da catatonia, não ela, mas o governo, sai para fazer bobagem.”

Prova de seu desgosto é seu apoio “entusiasmado” à sugestão de Carlos Lupi, presidente do PDT, de deixar a base aliada após a derrota do impeachment. No entanto, o partido não deve ir para a oposição.

“Nós não queremos participar de mais nada, está muito claro para nós. O ideal para nós é: ganhar a batalha pela democracia, preservar o mandato e comunicar à presidente que queremos sair. É uma ideia do Lupi com meu entusiástico apoio. E agora vamos validá-lo com os companheiros.”

O ex-ministro também falou dos casos de hostilidade que sofreu recentemente e chamou os manifestantes antigoverno de “fascistinhas”. No começo de abril, o Movimento Endireita Brasil, crítico ao governo Dilma Rousseff e ao PT, publicou em sua página do Facebook uma oferta de R$ 1 mil a quem hostilizasse Ciro no restaurante em que jantava em São Paulo.

“Eles se autodenominam manifestantes e acham que podem ir na porta de um ministro do STF à 1h30 da manhã gritar impropérios. Não pode não, isto é crime. Eu, como presidente da República, teria pedido para a Polícia Federal abrir um inquérito e estava todo mundo presinho da silva.”

Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

BBC Brasil – Você costuma fazer críticas duras à política econômica de Dilma, mas se coloca contra o impeachment. Como se posiciona hoje?

Ciro Gomes – Minha percepção crítica do governo se agrava diariamente. Agora, no presidencialismo, você não pode desconstituir um governo apenas porque ele é um mau governo.

O impeachment é a única forma de desconstituir um governo e só pode se dar, como está escrito na Constituição, pelo cometimento de crime de responsabilidade consciente da presidente.

O pedido formal que está dando azo ao impeachment não se baseia numa denúncia de crime de responsabilidade. É um golpe parlamentar. Só três presidentes da República neste país concluíram seu mandato normalmente.

Todos os outros tiveram seu mandato interrompido por suicídio, renúncia, golpe. É nessa linha da história que me coloco. Hoje você faz uma ruptura que coesiona pela negação do governo três grandes grupos sociais.

BBC Brasil – Quais são eles?

Ciro Gomes – O primeiro é o do eleitor do Aécio, que nunca aceitou o resultado da eleição. Desde o primeiro dia, esse grupo tem sido excitado a negar (o governo), com o agravante, correto, de que o governo Dilma se constitui em cima de uma grande farsa de marketing. A prática do governo é completamente mentirosa em relação ao marketing da coisa.

Um segundo movimento vai dentro dos eleitores dela. É o eleitor decepcionado com a crise. Nós temos uma depressão no Brasil, a pior (que já vi). Isso é uma coisa violenta na cabeça do nosso povo. Eu, concretamente, estou muito nessa razão aqui.

Por fim, tem o (grupo) da denúncia moral que, agravado pela crise econômica, acaba passionalizando o ambiente. Esse conjunto de valores se reúne apenas para negar (o governo).

BBC Brasil – O que acontece com esses grupos se houver impeachment?

Ciro Gomes– No dia que esse impeachment for – espero que não aconteça – consumado, esse conjunto se dissolve. Porque quem assume é uma coalizão de bandidos.

Por desgraçada coincidência, a única pessoa que não está citada em nenhum desses gravíssimos escândalos é a Dilma. O vice-presidente está citado. O escândalo será inerente a essa turma que está entrando. E o eleitor da oposição vai se frustrar rapidamente.

Então, você vai ter a mesma grave situação no Brasil só que com importantes bandas do país não reconhecendo a institucionalidade do governo e provavelmente descambando para a violência.

BBC Brasil – Você já chamou Michel Temer de capitão do golpe. Como o vê hoje no processo de impeachment?

Ciro Gomes – Ele é o capitão do golpe. É amigo íntimo do Eduardo Cunha. (Um governo Temer) será a consumação do desastre. A elite que está embalando a Fiesp acredita em (algo) que ele não tem a menor chance de entregar. Todo esse papo furado, redução de impostos, de custos trabalhistas, é tudo mentira. Zero chance de sequer propor.

Ele vai ser contestado por MST, CUT, UNE. Tudo o que é sociedade civil organizada que teve participação na vida brasileira vai à luta. Eu mesmo vou lutar contra o governo ilegítimo. Quando saiu o PMDB (da base do governo), as pessoas perceberam que o poder vai para Temer e Cunha. Começa a circular a informação. E não há consenso. Ajudei a fazer o impeachment de Collor, e havia consenso.

BBC Brasil – Na sua opinião, o impeachment será aprovado na Câmara?

Ciro Gomes – Na Câmara não passa.

 

BBC Brasil – Quando você fala em “farsa de marketing”, se refere às promessas das eleições?

Ciro Gomes – Foi tudo o oposto (do prometido). É um desastre completo. Mas volto a dizer: o presidencialismo permite que a presidenta mude de caminho. Ela pode mudar a gestão da economia.

BBC Brasil – Hoje, sem apoio no Congresso, ela consegue fazer isso?

Ciro Gomes – Só pode. O presidencialismo tem esse lado positivo. Está na mão dela a plenitude dos poderes da Presidência. O que lhe impede de administrar uma política econômica diferente?

BBC Brasil – Por meio de decretos?

Ciro Gomes – Boa parte. Deixei por escrito com ela um conjunto de sugestões que não dependem da interação com o Congresso. São da esfera do poder executivo.

BBC Brasil – Como vê a paralisia de Dilma neste momento?

Ciro Gomes – Não consigo entender. Quando sai da catatonia, não ela, mas o governo, sai para fazer bobagem. Cooptar deputado na base do suborno. Isso vai nos igualando no plano moral com essa escória. Já é um erro ancestral do governo. Não aceitei ser ministro do segundo governo do Lula, não aceitei ser ministro dela. E não é porque sou moralista. É porque não ia dar certo.

Lembro que, brincando com ela no primeiro mandato, já amargo, dizia: “Oh, presidente, isso não pode dar certo. Mas, se der, quero trocar o meu anjo da guarda com o seu”. Era óbvio que não ia dar certo porque a responsabilidade ancestral é do seu Lula brincando de Deus e colocando essa quadrilha na linha de sucessão do país.

BBC Brasil – Como vê o parecer de Jovair Arantes?

Ciro Gomes – Ele foi redigido por um advogado do Eduardo Cunha. Os argumentos são razoáveis. Se você quiser sustentar uma crítica ao governo, você consegue. Agora a questão é: me diga onde está demonstrado o crime de responsabilidade? Essa é a questão. O governo fez pedalada fiscal? Não tenho a menor dúvida que fez.

Isso é uma manipulação contábil, não é caracterizada como crime, nem sequer responsabilidade fiscal. É uma maquiagem contábil. Fernando Henrique fez oito anos (disso), Lula fez oito anos. Michel Temer fez.

BBC Brasil – E a possibilidade de novas eleições?

Ciro Gomes – Isso é um contragolpe de república de banana, imposto pela militância do marinismo, que não está dando corda de que ela vai ser eleita presidente da República se a eleição for antecipada. É uma coisa que não existe. Isso só poderia acontecer por emenda à Constituição.

E qualquer um do povo, qualquer prefeito, pela Constituição, pode arguir a inconstitucionalidade disso junto ao STF. Provavelmente não haverá outra alternativa senão declarar inconstitucional esta emenda.

BBC Brasil – Mas isso já está sendo discutido como uma possibilidade viável pelo TSE.

Ciro Gomes – Isso é bobagem. A única chance de acontecer uma eleição é para a Presidência da República é se o Tribunal Superior Eleitoral cassar a chapa, declarar nulos os votos e ainda tudo acontecer neste ano.

Sendo que, à decisão do TSE, cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal. Qualquer ministro que queira tomar vista desse procedimento pode fazê-lo sem prazo para devolver ao colegiado. O que quer dizer que, se isso não for consumado até o fim deste ano, as eleições acontecem de forma indireta pelo Congresso.

Ou seja, teremos, sem intermediários, Eduardo Cunha presidente da República. Por isso é importante a gente pressionar o governo para mudar de rumo. Persistir na regra, porque amanhã um desses da oposição vai para o governo.

O Brasil repete filmes velhos porque a democracia não está madura. Olhe nos arquivos, o Fernando Henrique Cardoso se elegeu mentindo para a população (em 1998). Ele toma posse do segundo mandato e desvaloriza o câmbio, a inflação vai a 12%. E aí, merda geral, Lula faz o pedido de impeachment. Quem recebeu o pedido foi Michel Temer! E eu aqui fora dizia: “isso é besteira”.

BBC Brasil – O pedido de impeachment naquela época poderia ser considerado um golpe?

Ciro Gomes – Claro que era golpe! E eu ainda disse para o Lula pessoalmente: “Não faça isso, rapaz. Deixe de ser irresponsável. Amanhã um de nós vamos para Presidência da República, e esse pessoal vai inventar qualquer coisa. Vão derrubar a gente com mais facilidade”.

BBC Brasil – Como ele respondeu ao seu apelo?

Ciro Gomes – Lula é um oportunista, sem nível. Naquela data, ainda tinha a desculpa de que não tinha vivência nenhuma. Mas eu já estava lá denunciando que interromper o governo que a gente não gosta… e eu tinha sido candidato duro contra o Fernando Henrique.

BBC Brasil – Como é a relação do PDT com o governo hoje, após saída do PMDB e as negociações em busca de apoio?

Ciro Gomes – Nós não queremos participar de mais nada, está muito claro para nós. Estamos no governo. Já lá trás, antes dessa crise, o (Carlos) Lupi foi comunicar a presidente de que nós provavelmente já teríamos candidato próprio em 2018. E que, portanto, sentíamos a necessidade de sair do governo. Ela fez um apelo grande para a gente ficar. Ainda ontem (quarta-feira), conversei com o Lupi e considero que temos que lutar pela questão da democracia.

Eu estou pelo valor superior da democracia, porque conheço a Dilma. Ela é uma senhora honrada, mas tem uma contradição original de ter herdado um governo mestiço feito pela frouxidão moral do Lula. Agora, nós do PDT, não participaremos dessa discussão, vamos votar disciplinadamente contra o impeachment, como posição do partido para preservar a democracia.

Carregamos a memória do trabalhismo brasileiro, da tragédia do Getúlio Vargas, do João Goulart. Isto posto, estou defendendo que a gente saia do governo. O ideal para nós é: ganhar a batalha pela democracia, preservar o mandato e comunicar à presidente que queremos sair. É uma ideia do Lupi com meu entusiástico apoio. E agora vamos validá-lo com os companheiros.

BBC Brasil – Além do impeachment, há outros processos que ameaçam a estabilidade do governo…

Ciro Gomes – Não vamos para a oposição. Apenas não gostamos desse governo e chega. Já pagamos o nosso preço. Tudo que puder ajudar vou continuar ajudando, mas não quero ter responsabilidade de defender o indefensável. Qual é a explicação para a taxa de juros a 14% no Brasil hoje?

BBC Brasil – O que achou do convite de Dilma a Lula no ministério da Casa Civil?

Ciro Gomes – É o maior erro político da minha já longa vida pública. Lula tem direito à presunção de inocência e eu o considero inocente até que alguém prove o contrário. Mas ele tem explicações a dar. Que história é essa do tríplex? Eu, como professor de Direito, não vejo crime, vejo imoralidade. Mas tem que explicar.

E aí quem está tomando a frente dessa investigação é um juiz visto como “severo”. Ainda que não seja, todo mundo vai dizer que (a nomeação) é para fugir de um juiz “severo” e se homiziar na república, com a presunção de que isso garantiria a ele a impunidade.

De passagem, acabou-se a autoridade da presidente da República. Chamar o ex para fazer o quê? O que ele vai fazer lá que ela não seria capaz de fazer? É uma confissão. E a sociedade não aceita a desconstituição da liderança que lhe deu.

BBC Brasil – Você chegou a conversar com ela sobre isso?

Ciro Gomes – Claro! Quando ela me chama, falo com toda franqueza. Disse “por favor, me interrompa se lhe incomodar, mas foi a pior ideia que já vi na minha vida”. Ela fala qualquer coisa. Solidariedade não é possível no espaço público.

Por exemplo, vamos montar uma força-tarefa para sequestrar o Lula se achar que ele vai ser preso arbitrariamente. Vamos sequestrá-lo e entregar para uma embaixada estrangeira. Qualquer coisa é possível, não pode é fazer o que foi feito.

BBC Brasil – Seu nome estaria sendo cotado por Lula, caso assumisse a Casa Civil, para o governo. Aceitaria o convite?

Ciro Gomes – Em nenhuma hipótese. Não só agora, já tinha dito com muito respeito à presidente: em nenhuma hipótese participo desse governo.

BBC Brasil – Qual a sua relação com Lula? Em março, você apareceu em um vídeo dizendo que ele era um merda.

Ciro Gomes – Na verdade, falei porque a menina disse que ele era um merda. Aí eu disse: é um merda, mas tem direito a se defender. Tiraram um pedacinho… Tenho hoje muita decepção com o Lula.

BBC Brasil – Vocês têm contato?

Ciro Gomes – Não. Me afastei há algum tempo. Já falei muitas vezes, o Lula virou Deus e se autorizou a fazer o que quisesse. Como se fosse realmente o Deus, ao qual todos os súditos só teriam que agradecer pelo privilégio de ele pisar na cabeça das pessoas. E começou a fazer bobagem…

Se um presidente da República quisesse ser corrupto, não é um tríplex cafona numa praia cafona que seria objeto da corrupção. Uma informação privilegiada que Fernando Henrique deu os bancos em 1999 custou US$ 16 bilhões ao país.

BBC Brasil – Esses equívocos de Lula vêm desde o primeiro mandato?

Ciro Gomes – No primeiro mandato ele resistiu. Zé Dirceu enchia o saco para fazer o acordo com o PDMB orgânico e eu nunca aceitei. Lula bancava, porque não queria. No segundo mandato já resolveu (aceitar) e eu não aceitei mais. Não tenho mais afinidade… acho que ele é grande responsável por essa tragédia que está se abatendo sobre o país.

BBC Brasil – Você foi alvo de um post do Facebook do Movimento Endireita Brasil, que ofereceu R$ 1 mil para que te hostilizassem em um restaurante de São Paulo. Como vê a polarização política no país?

Ciro Gomes – A polarização política é uma coisa boa para o país. Não é isso que está acontecendo. O que está acontecendo é que o fascismo saiu do armário. Ele estava na moita por conta da memória da ditadura. É irrelevante, mas saiu do armário.

A parte que faz esse tipo de coisa é minúscula. Evidente que o conservadorismo é mais amplo, mas violência física é uma minoria. Eles se autodenominam manifestantes e acham que podem ir na porta de um ministro do STF 1h30 da manhã gritar impropérios. Não pode, isto é crime. Eu, presidente da República, tinha pedido para a Polícia Federal abrir um inquérito e estava todo mundo presinho da silva.

Esses grupeiros expõem meu número pessoal. Mas é tudo frouxo. São todos fascistinhas, com problemas sérios de carinho em casa.

BBC Brasil – Você ainda está pensando em ser candidato em 2018?

Ciro Gomes – Quando começou essa crise, estava num momento pessoal em que pensava se não era a hora de me dar uma vida privada. Pela primeira vez, aceito um emprego na iniciativa privada. Pela primeira vez, alguém paga um salário que acho que mereço e nunca recebi. E aí, enfim, estou bem, tranquilo, feliz. Tenho 58 anos.

Fiquei pensando nisso e tomei a decisão de vir para São Paulo, aceitar um emprego aqui. Às vezes vou para o trabalho a pé, não tenho carro. Ninguém tem nada a ver com a minha vida. E aí vem a confusão e o Lupi me procura. Acho que não posso me omitir. A questão básica é a seguinte: é uma honra muito grande servir ao país e se eu for (candidato), vou para fazer história.

 

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E ainda tem gente que se

    E ainda tem gente que se encanta com o Ciro.

    Pior, alguns advogam que o Lula desista de se candidatar em 2018 para apoiar o Lula.

     

  2. Infelizmente o Ciro é

    Infelizmente o Ciro é contraditório. Na verdade ele quer ser presidente e isso já lhe tira metade do discernimento. Felizmente ainda tem o bom senso de ser contra o impeatchman. E numa coisa concordo com ele. Impedir um presidente que ganhou as eleições com a maioria dos votos, seja  fhc, collor, seja Dilma é um escândalo. O PT fez muito mal em ter aceitado participar em todos os casos. Quando tiraram collor não entendi, pois quando fhc se tornou presidente fez o mesmo ou pior.

    1. A melhor forma é ser líder responsável

      A melhor maneira do Ciro se qualificar como candidato à presidência é demonstrar-se um líder responsável e com apreço pela democracia e o Estado de direito neste momento de ataque à democracia feito por uma camarilha de corruptos, termo que ele mesmo usou para se referir aos golpistas.

  3. Oras,o ex-ministro não

    Oras,o ex-ministro não precisa mentir para fazer sua política. Nào tem farsa nenhuma. Como bem disse o  ministro Jaques Wagner a cara do governo continua a mesma,os principais programas como o bolsa família,o mais médicos,o ciência sem fronteira,o minha casa minha vida,o FIES,a valorização do salário minímo,entre outros,continuam como estavam e até ampliados como o minha casa minha vida.

    A queda de arrecadação,fruto da crise interna provocada pelo agravamento da crise mundial provocou uma reorganização das finanças do governo mas sem atingir o essencial que é o lado social.

    Também,as grandddes obras estruturantes do PAC estão com seu andamento normal . Obras como a transposição do São Francisco,canal do sertão e a Ferrovia Transnordestina (cujo responsável é o ex ministro) estão com o calendário perfeitamente ajustado. Usinas como Belo Monte e Santo antonio e Jirau idem.

    Que farsa é essa Cara Pálida?

  4. Claro..!

    Claro, tem que sair mesmo da base. É concorrente (aliado) em 2018 e certamente irá faturar pela Esquerda muita adesão…….não discordo dele. 

    1. Faz um mal negócio.

      Eu até concordo com essa posição de que ele procure uma posição adequada aos ses planos de candidatura, desde que não prejudique o País.

      Só acho que não é hora de falar disso agora. Se ele quer ser candidato a presidente com moral em 2018, agora ele tem que focar na luta contra o golpe e depois ajudar a criar uma base mínima de diálogo em busca de uma governabilidade mínima para não prejudicar o País nem o povo.

      Depois disso ele pode manter uma independência em relação ao governo, agregando ainda o cacife de ter contribuído para evitar que a camarilha de corruptos do Cunha tivesse perpetrado um golpe de Estado e também por ter pensado nos interesses do País antes de contemplar suas ambições pessoais (que são legítimas, não nego).

      Isso para não falar na possibilidade de emplacar o golpe, com todos os cenários possíveis apontando para um retrocesso brutal levando a uma violentíssima conflagração social de resultados impresvissíveis (o resultado é imprevisível, mas a desgarça que trará é mais que previsível, é extremamente provável).

      como exposto, acho que colocar-se de saída do goveno tão cedo, antes que se resolva essa ameaça de golpe é algo que contraria até mesmo seus próprios interesses eleitorais.

  5. Espero que o Ciro Gomes tenha um mínimo de bom senso e não promo

    Espero que o Ciro Gomes tenha um mínimo de bom senso e não promova uma guerra fratricida entre o PT e o PDT. Se o governo fracassar e o PT sair enfraquecido que sairá prejudicado será o seu projeto político para 2018. Ou seja, um PT fraco forçará o ex-ministro a  recorrer ao sindicato dos bandidos do PMDB que ele tanto critica. Uma aliança entre o PT e o PDT é fundamental para a viabilidade do campo progressista.

    1. O Ciro é um cara inteligente

      O Ciro é um cara inteligente mas com uma tendencia a falar burrices. O que tem que pensar é que a única meneira de se eleger é com o apoio dos lulistas. Então em vez de falar besteiras do Lula porque não apontar para um corrupto de verdade como o Aécio? Até agora não o escutei dizer nada contra seu amigao…

      1. O calcanhar de Ciro…

        “Aécio é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo!”

        Contra Aécio, Ciro nunca vai dizer um A. Se disser, terei uma enorme surpresa.

    2. Caro 
       
      O Ciro é um novato no

      Caro 

       

      O Ciro é um novato no PDT e ja fala por todo mundo -“Nós não queremos participar de mais nada. O ideal para nós é: ganhar a batalha pela democracia, preservar o mandato e comunicar à presidente que queremos sair”.

      Ele tem uma tarefa dificil para se tornar candidatoe competitivo: tem que desqualificar o Lula sem perder apoio progressista, tarefa dificil neste tempos de luta de classe.

  6. Hum… Eu não partilho a

    Hum… Eu não partilho a opinião de Ciro sobre Lula, considerando o tipo de congresso que vocês têm. Em um exercicio de “se eu fosse o presidente” e conhecendo o congresso de vocês como eu conheço, eu só iria conseguir governar por meio de decretos e teria que fazer alguma coisa – provavelmente ilegal – para anular tantos parlamentares corruptos e fisiológicos. Nesse ponto eu tenho que tirar o chapéu para Lula por ele ter feito a proeza de fazer o governo dele funcionar sem precisar tomar ações mais drásticas.

    Mas concordo no que Ciro diz sobre Dilma, o grande defeito dela é não ter a “coragem” de usar o poder dela como presidente quando necessário para colocar ordem na casa e fazer o governo funcionar, ela se preocupa demais com a opinião de gente realmente desonesta (porém rica como os grandes bancos e grandes industriais) e se preocupou de menos com a opinião do povo em geral. Vocês não elegem um presidente para ser “figura decorativa” como a oposição quer, vocês elegem um presidente para tomar as atitudes que se espera dele quando necessário e até mesmo independente do que o congresso ou os grandes investidores pensem.

    Porém, como Ciro concordo que o que Dilma fez ou deixou de fazer não é motivo para um impeachment e muito menos imposto a toque de caixa pelos parlamentares corruptos que ela deveria ter neutralizado. Parlamentares corruptos pedindo o impeachment sem nenhuma base legal contra uma presidente honesta (mesmo que ingênua) e com o objetivo óbvio de colocar eles mesmos no poder é um absurdo tão grande que faz vários dos meus clientes e associados me perguntarem se vocês brasileiros perderam a cabeça.

    E um “pitaco”, como vocês dizem: Em 2018 vocês deveriam neutralizar outra ameaça realmente óbvia à sua democracia que é a rede Globo de televisão e suas afiliadas, e não imagino presidente melhor para fazer isso do que o senador Roberto Requião.

  7. Mais um cooptado pela mosca azul???

    O que está acontecendo em Brasília? Há uma força criminosa e obscura atuando nos bastidores. A máfia demotucana e de Cunha têm um chefe poderoso e, pelo que parece, não são do nosso país. Entregarão o Brasil para essa corja de ladrões criminosos?

  8. Ciro Gomes perde um pouco sua

    Ciro Gomes perde um pouco sua credibilidade numa entrevista como essa, e nestas horas, porque mostra-se dúbio, meio incoerente num e noutro ponto. Certamente não torceria tanto por Dilma, em qualquer circusntâncias atuais, se ela não estivesse praticamente morta politicamente. Por outro lado, como disse outro dia que Lula é ladrão e desdice, agora é oportunista, entre outras coisas. Está em jogo a candidatura dele pra 2018, que, por sinal, tem chance de ganhar, sim, e no mínimo fará uma enorme diferenças dessas outras passadas. Acontece que qualquer um que dispute com Lula pode ter enfrentar mais dureza. 

    Por fim, gosto de Ciro, acho-o inteligente, mas tenho um pé atrás nessas últimas aparições dele, mais políticas que sinceras.

  9. Será que algum leitor dessa

    Será que algum leitor dessa entrevista ainda ficará com dúvidas de quem realmente é Ciro Gomes? Continuará  hipnotizado com sua retórica vezeira, na qual abundam as “adjetivações” e neologismos? Tudo revestido por uma falsa indignação e a presunção de ser – sempre, sempre, até a eternidade, o “dono” absoluto da verdade e da razão?

    Notaram as táticas? Morde e assopra. Assopra e volta a morder. Assopra novamente. Um processo “dialético” pelo qual um esperto sempre desarma de antemão um eventual contraditório. Para isso serve um “gogó de ouro”.

    Se Ciro Gomes valesse dez por cento do “preço”  com o qual se oferta através de uma verborragia inteligentemente articulada,  já seria o melhor homem público de toda a história da humanidade. O problema é que os “compradores”tem o hábito de avaliar se a “mercadoria” não está super estimada. No caso em questão, vai certamente fazer as devidas comparações, ilações e trazer para a mesa uma coisinha chamada “história”. Mais exatamente, o histórico político do auto-indulgente Ciro Gomes.

    Exala por todos os termos, frases de efeito, parágrafos, acentos e pontuação, o cheiro de um oportunismo indecente em razão de estar por detrás deles um candidato, não um crítico isento ou um cidadão indignado. A violenta desconstrução do Lula que, modestamente, esse escriba já previra em ocasiões pretéritas, é uma prova cabal disso. 

    Sim, reafirmo que se trata de um político com condições de concorrer e ascender ao mais alto cargo da República. Tem cancha para tal. Só que com uma ressalva: devemos “comprá-lo” pelo preço que efetivamente vale, e não pelo que se oferece, dado estar hiper estimado. 

     

  10. PQP Ciro !
    Não é hora de

    PQP Ciro !

    Não é hora de discutir  esse assunto.

    Isso dá mais forças aos indecisos  a votarem pró impeachement. 

    Pode está falando certo, mas a hora é errada.

     

  11. Ciro Gomes, mantendo sua

    Ciro Gomes, mantendo sua tradição de cuspir nos pratos em que comeu e se preparando para cuspir naquele em que ainda come.

    Quem te conhece que te compre.

  12. Ciro Gomes? Sei não. 
    Muitos

    Ciro Gomes? Sei não. 

    Muitos partidos, muitas parcerias.

    Ao final, não poupa ninguém, exceto o Aécio.

    Às vezes penso que é mais um a não perdoar o Lula por não ter sido indicado como o seu sucessor. E aí o mistério: pq não foi o escolhido do Lula, sendo um político de larga experiência e de projeção nacional?

     

  13. Ciro Gomes

    Você, assim como o falecido Eduardo Campos, foram 2 pessoas que pensei em dar o meu voto, quando candidatos fossem e tb para dar um certo alívio ao PT, que precisava urgentemente, a meu ver, deixar de ser vitrine por uns anos.E tb confiei que os 2 seriam os únicos a continuar com algumas políticas do PT.

    Infelizmente eu me enganei com os dois e não vejo mais nenhum candidato em quem daria o meu voto. Vc é uma decepção, desde que o vi num programa dizendo ser o Lula um homem rico. Portanto é tão vendável como qualquer outro, se não em dinheiro, o é em posições políticas, alteradas de acordo c/ sua conveniência.E é sua conveniência no momento, não ser um novo seguidor das políticas do PT, para não se tornar uma vitrine para a mídia.

    É igualzinho a todos, apesar de querer demonstrar o contrário o tempo todo. A mim vc não engana mais, é um político não confiável, como qualquer PMDBista.

  14. Essa que é a diferença

    Essa que é a diferença: o bloco reacionário é compacto; sabe definir um alvo, uma estratégia e um plano de ataque (e isso não tem nada a ver com conspiração).

    O campo progressista é que fica se enfraquecendo mutuamente em vez de enfraquecer o adversário principal.

    O Chico Alencar do PSOL diz não haver diferença entre o PT e a oposição. Como se inexistisse a política de valorização do salário mínimo, a política externa independente, a defesa da Presal, da Petrobras, a ampliação de direitos, os programas sociais, a resistência contra os ataques aos direitos socias e trabalhistas…

    Ah, essa esquerda de Ipanema…

  15. A quem o senhor Ciro Gomes

    A quem o senhor Ciro Gomes quer enganar? A ele mesmo? Ao seu atual partido, o PDT? Aos eleitores brasileiros de modo geral?

    O senhor Ciro Gomes tem feito um enorme esforço para caminhar sobre o fio da navalha, ora batendo à esquerda e ora batendo à direita, um homem cuja cultura política (parece ser o que pensa) o coloca acima do bem e do mal?

    Menos, menos, senhor Ciro Gomes! Falar mal do Lula a essa altura do jogo? Considera que isso ajuda a resolver alguma coisa? Chamar Temer e Cunha de bandidos já é quase um pleonasmo político/policial. O Brasil já sabe disso. Idéias novas, que contribuam para desatar o nó do golpe e do pós golpe, onde estão?

    Aindam faltam dois anos e meio para as presidenciais de 2018 e, no andar da carruagem e com essa posição “independente” enfiada a martelo no atual cenário, o senhor não terá a menor possibilidade de se eleger. Seu jeito de fazer política é tão velho quanto a alguns daqueles que critica.

  16. O “Velho” Ciro sabe, MUITO

    O “Velho” Ciro sabe, MUITO BEM, que não haverá espaço para QUALQUER POSICIONAMENTO À ESQUERDA QUE POSSA NOVAMENTE CHEGAR AO PODER NOS PRÓXIMOS 40 ANOS!

    Mas, após 40 anos e o Brasil se afundando chegará um novo FHC, ou um João Batista Figueiredo, que PERMITIRÁ UMA TRANSIÇÃO LENTA E GRADUAL PARA UMA ESQUERDA QUE POSSA REVITALIZAR NOVAMENTE O BRASIL…

    Um novo Lula surgirá e levantará novamente o Brasil, nos dará novas energias, renovará nosso sangue…

    E assim que o Brasil tiver sangue novamente, os vampiros voltarão a atacar…

  17. Esse é um falastrão, logo

    Esse é um falastrão, logo estará saindo do PDT também, seu partido é o partido do eu sozinho, essa visão messiânica e oportunista não interessa a democracia e ao País.

  18. Ciro, se o que você qualifica

    Ciro, se o que você qualifica como desonestidade, falta de carater, falta de honradez, falta de moral e etc, é ter que compor com “políticos” para governar, então, se você chegar a Presidente da República, vergará todos esses atributos, pois, do contrário, você não governa no Brasil!!!

  19. Ninguém é perfeito

    porque Ciro seria?  Não, Lula não é Deus, não é o salvador da pátria e pode mesmo ter o ego inflado pela sua biografia.

    Mas PQP!! A hora das críticas não é esta! Olha que nossos direitistas tem Q.I. de ameba, mas nem eles se dividem para não perder a força!

    Eu sei e até o mundo mineral sabe dos” tiros no pé” que Dilma tem dado, do juros absurdo privilegiando os bancos, que ela mudou a trajetória depois que ganhou a eleição etc.etc.

    Eu também tenho bronca da realpolitck que Lula adotou como solução mágica e permanente, que criou e alimentou a “cobra” do PMDB que hoje se volta para abocanhar tudo, porque nunca estarão satisfeitos com uma parte só. Houve um momento em que a coalizão era necessária, mas o segundo passo para sair disso nunca foi dado. E o “remédio” usado numa fase virou o “veneno” quando extrapolou a dose.

     Ciro, você tem 58 anos! Amadureça!  Você deve ter lá suas razões para ter um bronca do Lula, ele está mesmo muito longe da perfeição, mesmo que os Lulistas jamais enxerguem isso. Mas sua obra deve ser valorizada, dê a Cesar o que é de Cesar.

    Todos tem suas vaidades, Ciro, Lula e Dilma. Se bem que Dilma passa mais teimosia do que vaidade. Isso não importa! O que importa é superar as diferenças entre os grupos de esquerda, porque as críticas a Ciro, ao Psol, PDT, ao PT só tem trazido a desunião. A crítica construtiva é valiosíssima, infinitamente mais benéfica do que a cegueira partidária, mas tem a sua hora e é só mais um instrumento na busca do consenso. Agora a direita aplaude de camarote a pinima entre Ciro e os Lulistas.

  20. novidades?

    Cadê a novidade? Descobriram que o Ciro fala isso?

    Tirando a parte do pdt sair da base, nada… Recuperem todas, TODAS as entrevistas do Ciro de quatro anos para cá e me digam o que é que ele disse de novo nessa entrevista.

     

  21. Agora não, Ciro. Pior momento

    Agora não, Ciro. Pior momento para criticar o governo. Se o pdt sair da base depois de sufocado o golpe, as coisas ficam ainda mais difíceis para Dilma na tentativa de aprovar leis importantes e de corrigir os rumos da economia. É por essas e outras que esse “moço” ainda está muito verde para o palácio do planalto. Opiniões lúcidas e contundentes, mas sempre externadas na “hora mais escura”. Ou seja: tming zero.

  22. Fala demais e não sabe e a hora
    Já perdeu uma bela parceira por causa disso.
    Mas o fato é que no momento, restam 3 nomes para 2018:
    Lula, Ciro e Requião.
    Ressalvas à parte, o resto é bandido, traíra ou ingênuo.
    Em suas variadas combinações.

  23. É difícil entender o Ciro

    É difícil entender o Ciro Gomes, mas não muito. Por exemplo, ele entrou na onda de bater no Lula. Porque bater no Lula hoje dá ibope – pode ser o raciocínio dele, mas não é bem isso que vem acontecendo. Para se ter uma ideia, obviamente na chamada da matéria que a BBC Brasil fez pelo twitter, a frase era a seguinte: Ciro diz que Lula é o grande responsável por essa tragédia que está se abatendo sobre o país. Mas nos comentários, muitas pessoas se manifestaram de forma a atacar Ciro pela frase citada, dando a entender que era oportunista – pouco tempo atrás a gente sabe que isso não ia acontecer, só ia aparecer gente para bater mais ainda em Lula. Ciro de alguma forma ou de outra deve guardar alguma mágoa de Lula porque Lula não o abençoou, digamos assim, escolhendo Dilma para ser candidata a presidente; todos sabem que nessa fila de mágoas o Ciro não está sozinho, ela é imensa. De outro lado, nas ultimas entrevistas do Ciro ele não fala nada do Aécio, e de lá pra cá ele já ganhou algumas delações, e o Ciro nem um pio, parece estranho, mas não é. Ciro sabe que em condições normais, o Aécio é muito mais páreo para ele do que Lula (foi Lula voltar a aparecer e falar que ele já subiu de novo nas pesquisas); Ciro sabe também que para ganhar em 2018 vai ter que cooptar eleitores de Aécio. Acho até que Ciro tem certo respeito e admiração por Lula, na própria entrevista ele deixa a entender que Lula não é corrupto, e usa a seguinte comparação: “Se um presidente da República quisesse ser corrupto, não é um tríplex cafona numa praia cafona que seria objeto da corrupção. Uma informação privilegiada que Fernando Henrique deu aos bancos em 1999 custou US$ 16 bilhões ao país”.  Mas o principal motivo de Ciro bater em Lula é um só, poder aparecer e agradar a mídia, não que ele faça isso de forma fria e calculada simplesmente, mas ele sabe que se fosse para falar as verdades, quem são os verdadeiros responsáveis (além do governo) pelo caos que se instalou no país, ele teria que citar toda a oposição, a mídia, parte do judiciário, parte do Ministério Público e parte da Polícia Federal, que de certa forma sequestraram a República – no entanto, citando esses entes ele jamais teria espaço na grande mídia. Por falar em grande mídia, a BBC Brasil é uma decepção, achei que surgiria um bom contraponto aos jornalões, mas parece que é farinha do mesmo saco, mas com o atenuante de, por enquanto, não fazer sensacionalismo.  

  24. Coronel de Sobral

      O Coronel de Sobral e arredores, presuntivo herdeiro da Capitania do Ceara, mostra seus dentes, colocando-se já como uma alternativa para o que ele acredita irá sobrar da “esquerda”, sendo mais um dos muitos a lutar, possivelmente com Requião, até Marina Silva, do butim final, do assalto derradeiro, ao governo de “dilminha”.

       Não existem apenas bucaneiros na direita, nos supostos de esquerda, nos noviarautos da democracia, tambem existe, e estão operando.

  25. Magnífico, Excelente

    Ciro Gomes, é atualmente uma das poucas pessoas lúcidas neste país. Nesta entrevista, falou as maiores Verdades que já ouvi em toda a minha vida. e mais, ele tem coragem, de dizer a verdade sobre pessoas como Lula, pelo bem do país.

    ————-

    “o Lula virou Deus e se autorizou a fazer o que quisesse.”

    Sim, Lula pode ter sido o herói do povo, que enfrentou o neoliberalismo,mas como todo herói, é humano e cometeu erros colossais, como o republicanismo. Isto que Ciro disse é a raiz do problema, Lula se achou um super homem, pensou que só a sua presença e popularidade bastariam para coibir os abusos da policia federal e do judiciário. deu no que deu, com o pais dominado pela Lava Jato. Devemos muito a Lula, mas chegou a hora de banirmos o republicanismo deste país se quisermos parar a quebradeira de empresas.

     

    ————————–

    “Qual é a explicação para a taxa de juros a 14% no Brasil hoje?”

    Que coragem, criticou o cerne do problema economico do governo Dilma. Novamente, Lula se calou a respeito.

    ———-

    “Lula é um oportunista, sem nível. Naquela data (1998), ainda tinha a desculpa de que não tinha vivência nenhuma. Mas eu já estava lá denunciando que interromper o governo que a gente não gosta..”

    Outra grande verdade, se o mandato de FHC tivesse sido interrompido, Lula não teria sido aclamado em 2002 como herói anti neoliberalismo. O sofrimento nas mãos de FHC, amadureceu o povo e o ensinou a votar melhor.

     

    ——————-

    Logicamente, para os petistas fanáticos xiitas, qualquer crítica a Lula é uma blasfêmia, pois para eles, Lula é um semi deus, que não erra, que nem é humano portanto. Por isto não me importo se este meu comentário receber críticas. Meu compromisso é com o futuro do país, e não em defender a perfeição de Lula, que por mais boa vontade que tenha tido, é passível de erros como todo ser humano.

     

    —————–

    Em 2018, voto Ciro Gomes, por sua visão lúcida, e por sua coragem de ser sincero. Ele sim, será o novo representante da esquerda neste país.

  26. fora de hora
    Inoportuno e inconveniente; este não é o momento.
    Parcial e leniente com atores sobre os quais pesam responsabilidades enormes por esta crise e que não foram “lembrados”.

    Triste de ver…

  27. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa!

    Desde que ficou fora do jogo nas eleições de 2010, nas quais esperava ser o ungido por Lula, que Ciro Gomes anda com esse discurso agressivo contra Lula. 

    Também acho que ele tem suas razões, mas dai ficar nessa critica que não ajuda nada e que num momento terrivel desses so serve a quem esta interessado em derrubar o PT? 

    Se o PDT sair da base governista se Dilma ficar, vai virar oposição ao lado do PMDB e PSDB? Eh sem coerência por demais.

    Vai, Ciro, seja maior que um Temer e tantos pequenos e mediocres politicos que temos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador