Com 6 ministérios, PMDB indica que não seguirá decisão Eduardo Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após o anúncio feito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, prometendo se unir, a partir de agora, com a oposição ao governo Dilma Rousseff, o PMDB, detentor de ministérios, emitiu uma nota à imprensa indicando que não deve seguir os passos do deputado fluminense, investigado pela Operação Lava Jato.

Segundo o informe, “a manifestação de hoje [sexta-feira, 17] do presidente da Câmara dos Deputados é a expressão de uma posição pessoal, que se respeita pela tradição democrática do PMDB. Entretanto, a presidência do PMDB esclarece que toda e qualquer decisão partidária só pode ser tomada após consulta às instâncias decisórias do partido: comissão executiva nacional, conselho político e diretório nacional.”

Questionado na manhã de hoje se o PMDB está disposto a segui-lo na decisão de deixar o governo, Cunha disse que essa é uma pergunta que deve ser feita a Michel Temer, mas, no que depender dele, o trabalho será no sentido de “arrastar” a legenda para a oposição.

Presidente nacional do PMDB, Temer está de malas prontas para Nova York. Nos próximos dias, ele terá agenda com investidores americanos e, depois, vai tirar dias de descanso com a família, segundo informações do colunista Lauro Jardim.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, também afetado por novas delações da Lava Jato essa semana, decidiu não falar ao lado de Cunha e cancelar a coletiva de imprensa programada para apresentar o balanço dos trabalhos do Senado. O retrospecto foi publicado no site oficial da Casa, onde consta críticas acerca do pacote fiscal de Dilma, que tem prejudicado “apenas trabalhadores”.

“O Congresso, composto de homens responsáveis e patriotas, não é um agente de instabilidade. As dificuldades que ora enfrentamos não foram criadas aqui, mas nem por isso nos omitimos. Não é a política que contamina a economia. Quem alimenta a crise política é a crise econômica”, afirmou.

Embora também esteja em rota de colisão com o governo, Renan demonstrou que não vai usar a via do ataque direto e verbal às autoridades da Lava Jato, diferente de Cunha. 

Fragmentado, o PMDB terá de decidir se rompe com o PT agora ou mantém a aliança forjada até 2016, quando haverá disputa em nível municipal. Hoje, a legenda é detentora de seis ministérios – Portos, Minas e Energia, Aviação Civil, Pesca, Turismo e Agricultura – e sabe que precisa manter os cargos comissionados que se espalham nas diversas camadas da Administração se quiser ter bom desempenho na próxima corrida eleitoral e pavimentar o caminho para 2018.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PMDB é governo

    Óbvio que o PMDB fica na base do governo.

     

    O PMDB é a GRANDE PUTA nacional (me perdoem as putas honestas pela comparação).

     

    O PMDB fica com quem paga mais.

    E o governo sempre paga mais.

     

    PMDB é governo, seja com quem for.

  2. Desde quando o Eduardo Cunha

    Desde quando o Eduardo Cunha é governo? Pelo menos agora fica mais claro prá todo mundo. Beleza. Fora Eduardo Cunha.

  3. Ser oposição é contar com

    Ser oposição é contar com aparato do PIG, proteção da justiça!

    Ele escolheu mais uma por conveniência…

    De bobo ele NÃO TEM NADA!

  4. A INTENÇÃO

     Como já disse aqui, a intenção do Cunha sempre foi realmente livrar sua cara ganhando a presidência da câmara porque ele sempre esteve ciente do que fez. Não sei se a pessoa que falou a pouco na TV se é verdade , mas segundo o mesmo o Cunha já é considerado réu. Gostei da atitude do PMDB, pois tomaram a decisão correta mesmo porque eles são governo e seria de muita incoerência ou golpismo se eles fosse para lado do Cunha. Eduardo Cunha é um dissimulado, cretino e descarado… Tudo que ele fez  e faz se voltou contra ele é um verdadeiro imbecíl.

  5. Esse moleque cada vez se

    Esse moleque cada vez se enrosca mais nas suas próprias artimanhas. E nós continuamos a fingir que ele é um gênio político e uma seríissima ameaça ao governo.

    Deu pra notar agora que quem é réu na LavaJato é ele, e não nós?

  6. Cunha Cara de Pau, achacador

    Cunha Cara de Pau, achacador e sabotador da república diz que agora é oposição ao governo. Eu não consigo me lembrar de quando ele não era oposição.

     

     

  7. “Presidente nacional do PMDB,

    “Presidente nacional do PMDB, Temer está de malas prontas para Nova York. Nos próximos dias, ele terá agenda com investidores americanos”:

    Pra conversar sobre QUAIS partes do pre-sal?

  8. Pois é,  o PMDB esticou tanto

    Pois é,  o PMDB esticou tanto a corda que acabou arrebentando dentro do próprio partido.  Era um tal de : sou da base pero no mucho, que acabaram se ferrando, todas as vezes que a Dilma precisava de apoio era a maior palhaçada,  apoiaram todas decisões imbecis que o Cunha tomou contra o governo.  Agora que o cramunhao enlouquecido resolveu botar fogo no circo a trope do insano resolveu abandonar a nau dos insensatos porque o PMDB não vive longe do Poder, sem cargos? Nem pensar. Viviam reclamando que tinham poucos ministérios,  agora se agarram com unhas e dentes na meia dúzia que têm.  O cambada!

  9. Até porque, rei morto, rei

    Até porque, rei morto, rei posto.

    E tem mais, não vamos largar esse ossinho nem mortos. 

    Se nos derem mais dois ossinhos aceitaremos de bom grado, e nos tornaremos os amigos mais fiéis do governo, au,au,au !

  10. É o rabo abanando o cachorro…

    Mas é uma excelente oportunidade para Temer. Convoca a Executiva, e dá uma prensa: estamos no Governo, ou dá, ou desce! Se der, tem que desdizer o que disse; se descer, tá expulso.

    E aí, nessa hipótese, fica uma pergunta aos entendidos: as Presidências das casas legislativas são dos partidos ou dos deputados/senadores? É possível um presidente da Câmara sem partido?

  11. Esse desqualificado que

    Esse desqualificado que botaram na presidência da Câmara achou que estava com a bola toda, que o partido iria com ele. Quebrou a cara. Que partido, fazendo parte do governo, largaria esse osso pra ir na loucura de um sujeito que, além de autoritário, atropelador de leis e regulamentos, com um monte de processos nas costas, futuramente pode até ser preso?!

  12. Tudo jogo de cena. Isso já

    Tudo jogo de cena. Isso já está “precificado” há muito tempo. Ele, Eduardo Cunha, e todos em Brasília sabiam que mais dia menos dia ia chegar a hora de ele ser chamado a “empurrar” Dilma ao mar. Ele está ali pra isso desde o início. Não importa se o pretexto é ridículo como dizer que “o governo” está “instrumentalizando” a lava jato (como, se são o governo e o PT os maiores alvos dessa campanha?!).

    Mas essa é a prova definitiva que ele não dissimula mais que se amotinou e se entregou à oposição (que é quem de fato instrumentaliza a campanha da lava jato): partiu pro jogo da inversão de modo explícito. A imprensa e os tarados pelo PT já partiram pra baixaria há muito tempo; não se importam nem pouco com o ridículo: só enxergam o golpe; qualquer versão anti PT é vendida pelo valor de face.

    O cansativo será ter que ouvir Eduardo Cunha em rede nacional, ver a chacrinha que a imprensa vai fazer em seguida e esperar pelo mutismo do governo em mais esse capítulo da novela.

  13. Eduardo Cunha

    .

    OS MOSQUETEIROS
    .
    O Brasil inteiro é testemunha
    De que Eduardo Cunha
    É um agente infiltrado
    Que serve à oposição
    Fingindo ser da situação
    Que o vê como aliado.
    .
    Mas agora que foi citado
    No escândalo da Lava Jato
    Diz ao Governo que o odeia
    Com a esperança de que
    Seja blindado pelo PSDB
    E se livre da cadeia. 
    .
    A Presidente do Brasil
    Tem que administrar o covil
    No qual transformou-se Brasília
    O que acaba comprometendo
    O nosso desenvolvimento
    Aí Aécio curte e compartilha.
    .
    Trata das leis o Poder Legislativo
    Governa o País o Poder Executivo
    Administra a justiça o Poder Judiciário
    Mas quando há disputas nos Poderes
    Os eleitos trocam os seus afazeres
    Pela desconstrução dos adversários.
    .
    Assim burlam a confiança do povo
    Ao se empenharem no jogo
    De conquista de privilégios pessoais
    Sem se darem conta de que tais disputas
    Comprometem o sucesso da busca
    Pelas melhorias sociais.
    .
    Os Três Poderes são os mosqueteiros
    Que em vez de agirem como aventureiros
    Deveriam lutar pelo bem da população
    Porque quando decidem lutar entre si
    Passam a ser os mais cruéis espadachins
    Que matam a esperança da Nação.
    .
    Cunha esbravejou nestes termos:
    ‘Eu vou explodir o governo’’
    Por considerar a justiça uma afronta
    Mas isso é culpa da sua falsa moral
    Que por crescer de forma descomunal
    O transformou num homem bomba.
    .
    Eduardo de Paula Barreto
    17/07/2015

    .

  14. Acho que o PMDB vai abocanhar mais uns cargos ou

    Acho que o PMDB (Partido da Boquinha) vai abocanhar mais uns cargos ou mais um ministério. 

  15. Reproduzo aqui dois Twitters

    Reproduzo aqui dois Twitters que postei ontem:

     Jul 16View translation

    Calma . O jogo do só começou. Quando virar, o PSDB e caem sem saber de onde saiu o Rabo de Arraia.

     Jul 16View translation

    O vive o mito . Ele crê que sobe a Escada de Jacó quando desce para Sétima Bolgia dantesca.

     

    Não sou especialista em política, apenas um cara com faro apurado. Confiava no instinto de sobrevivência do PMDB, cujos líderes aproveitaram a inexperiência e o fascínio de Eduardo Cunha para fazê-lo entrar num campo minado pensando que as minas eram de ouro e não explosivas. Ha, ha, ha… Ele perdeu as pernas e sangra moribundo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador