Dilma defende Petrobras e seu modelo econômico

No meio do dia de ontem, um blogueiro amigo, colunista de uma grande publicação, divulgou pelo Twitter a seguinte mensagem: “Vergonha: religioso preso na Espanha por abusar de garota de 12 anos é brasileiro”. O religioso abusou da garota por ser brasileiro? Se não foi, a troco de quê a vergonha?

Não se trata de mero masoquismo cívico.

No início do século 19, o economista alemão Friedrich List já alertava para esse expediente, na guerra entre internacionalistas e defensores de projetos nacionais autônomos.

Os internacionalistas tratavam de derrubar a autoestima nacional para demover as tentativas de criação de modelos autônomos de desenvolvimento. E essa publicidade negativa deveria se refletir sobre todos os aspectos nacionais, dos culturais e sociais aos econômicos.

***

Talvez por isso, no evento do lançamento do navio Henrique Dias, construído pelo estaleiro Atlântico no Porto de Suape, no Recife, a presidente Dilma Rousseff tenha sido tão enfática não apenas na defesa da Petrobras, mas na exaltação do papel do chamado povo brasileiro.

No discurso, pela primeira vez Dilma mostrou o lado positivo de sua política, para se diferenciar dos adversários – especialmente de Aécio Neves, que representa a corrente neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso.

O modelo neoliberal defende o papel do Estado exclusivamente para criar as condições macroeconômicas favoráveis para a atuação do capital financeiro.

Considera nocivas políticas de substituição de importações, defesa da produção nacional, estímulos fiscais e financeiros a novas atividades, devido à margem de subjetividade embutida nessas políticas.

***

Nos anos 70, o Brasil teve a segunda indústria naval do mundo. O projeto foi abandonado. A Petrobras estimulada a adquirir navios do exterior, levando em conta apenas a economicidade – e deixando de lado os enormes ganhos futuros advindo do estímulo ao desenvolvimento de uma indústria local. E havia um movimento nítido de tentativa de privatização da empresa.

***

A partir de 2003, Lula colocou como prioridade a reconstrução da indústria naval e, nela, os papéis mais relevantes foram desempenhados por Dilma, na condição de Ministra das Minas e Energia e Graça Foster, atual presidente da Petrobras.

Em seu discurso, Dilma lembrou que, dentre os trabalhadores do estaleiro, havia pessoas que saíam do comércio, da lavoura de cana e de trabalho informal.

Para contrapor à queda de valor atual da Petrobras mostrou que no final do governo FHC, a Petrobras valia R$ 15 bi e hoje, mesmo depois da queda recente, vale R$ 98 bi.

Na indústria naval, o número de empregos saltou para 80 mil – entre estaleiros e fornecedores – devendo chegar a 97 mil nos próximos dois anos.  “Nós  temos em operação 133 plataformas, 41 sondas de perfuração e 361 barcos de apoio”.

O sucesso da indústria naval não a absolve dos seguidos erros de implementação de políticas sem planejamento.

A diferença está no fato de que o modelo econômico que representa, expurgado dos exageros, gera empregos e estimula setores econômicos. Já a fórmula FHC privilegia o mercado e propõe o ajuste através do sacrifício do emprego e do salário e do mercado interno, sem oferecer a contrapartida dos estímulos à produção.

Luis Nassif

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A mais-valia como política econômica.

    O governo FHC não possuía modelo econômico nenhum. Tratava-se de colocar toda a economia para gerar valores financeiros que eram apropriados pelos detentores do capital. Tratava-se de privilegiar a geração de valor financeiro sem gerar valor econômico. Isso é exploração pura e simplesmente.

    Valor econômico quem passou a gerar foram os governos Lula e Dilma.

    Essa é a diferença fundamental entre os dois modelos de governo. Os de Lula e Dilma estam voltados para gerar valor econômico, tendo o valor financeiro como consequência. Isso gera a riqueza da nação desde Adam Smith.

    O governo FHC tinha o valor financeiro como meio e objetivo. Era e é, no caso de Aécio, inviável. Trata-se da apropriações  das riquezas por grupos próximos do poder enquanto essa riqueza puder ser apropriada. Quando não mais, o abandono do pais à própria sorte e a busca de outra fonte de lucro. Por isso das crises dos anos 90 e por fim a grande crise de 2008.

    1. Sergio
       
      quem possibilitou o

      Sergio

       

      quem possibilitou o trampolim para que a geração de valor economico foi exatamente FHC

      o resultado de tal esforço possibilitou a qualquer “zé ruela” que ganhasse a eleição disso se aproveitasse para alçar voos mais altos de prosperidade

       

      e foi exatamente ganho pelo tal de zé ruela

      1. Uh..lá… lá…
        … “zéruela”…. gente fina esse luis sorocaba… tem nobreza por ai, em Sorocaba?… não seria melhor “Luiz DE Sorocaba”?… gente fina mesmo… não deve de frequentar nem ruas nem ruelas, só tapete de palácio… gente finérrima da direita brasileira… fala quantas línguas estrangeiras filhote?…tem curso na Sorbone ou Harvard, tem?

  2. Artigo curto e de tirar o fôlego

    Pontua o complexo de vira-latas, artimanha criada para que o “internacionalismo” vigorasse em prejuízo aos projetos nacionais autônomos.

    Traça a diferença da submissão do PSDB ao internacionalismo e do desenvolvimentismo do PT com foco em projetos nacionais autônomos que geram empregos e indústrias nacionais.

    Os dados apresentados para a vantagem do modelo atual são inquestionáveis para quem tem equilíbrio psicológico.

    Sim, porque negar estes dados de empregos surgidos à partir da Petrobras, negar a valorização dela entre FHC e Dilma, e o ressurgimento de uma indústria naval, é caso de psiquiatria e não de falta de informação.

    E a psiquiatria é o que explica o complexo de vira-latas.

     

    1. Sempre que chego aqui no

      Sempre que chego aqui no Assis é aquela coerência. O Nassif não esteve com Lula mas faz parte do contraditório á hegemonia do PIg.

      Daí chegam aqui aqueles que discordando do Nassif admitem que a imprensa-empresa não tenha interesses eleitorais particulares quando aquela executiva disse com todas as palavras que a midia é um partido de oposição. Daí seria confiável o que ela critica na Petrobras?

      Acho que vou ficar com Nassif com o que ele colocou aqui de forma primorosa “A democracia é um processo permanente de inclusões sucessivas. Também é o regime de maior instabilidade (e medo) das pessoas, “Grupos tradicionais têm o poder; grupos emergentes têm o voto. Por aí se instaura o caminho para os golpes”-

      Lembo (fundador do PSDB) “Um fato novo agravou o tradicional medo da democracia das elites. Há dez anos, pela primeira vez na história, o Brasil é governado por uma coalizão de esquerda” e o Wanderley oposições não ganham eleições governos perdem “À oposição resta o malabarismo de seus jornais e órgãos de divulgação para transformar o feito em mal feito” 

  3. Petrobras

    Se a presidente tivesse sido enfática, como deveria ter sido, na defesa da Petrobrás e tivesse exposto aos brasileiros o estado calamitoso em que o presidente LULA encontrou a Petrobras, se tivesse dado às  palavras o tom de indignação pela manipulação politica do “caso Pasadena”, o Aécio Neves não estaria agora peitando a presidente de modo tão agressivo e violento. Aliás, se eu fosse a presidente, escolheria um outro  “fazedor de discurso”.

  4. Que ótimo que a Petrobras

    Que ótimo que a Petrobras chegou onde chegou, o respeito que alcançou em pesquisa, tecnologia, pessoal, etc. mas e o que estão fazendo com ela não conta Nassif?

    E os subsídios BI(sim, com bilhões)lionários para manter a gasolina no preço atual para segurar a inflação, não é nada? E os projetos mal feitos, como Abreu e Lima que já estouraram a previsão incial há muioto tempo?

    Há tempos que a Petrobras tem sido mal gerida, inflada com cargos políticos de amigos dos amigos, contratos sem licitação e outros.

    É isso que tem que ficar exposto, seja quem for. Mais uma vez, como tudo nesse blog, segue-se a linha PT x PSDB, esquerda x direita e a troca de ideias fica em segundo plano. Parece mais debate futebolístico.

    1. Pois é! Sempre dois pesos e

      Pois é! Sempre dois pesos e duas medidas. Li essa matéria outro dia no Estadão (!!!) e estava pensando sobre. Casos como esse da Noruega, quando lá, são exemplos mundiais a exaltar. Quando tentamos algo na mesma linha por aqui, política rasteira e eleitoreira. Ai, ai…   

  5. Da Petrobras e outras cousas

    “O sucesso da indústria naval não a absolve dos seguidos erros de implementação de políticas sem planejamento.”

    Eu nem sei como o governo consegue tocar essas politicas, com tanta torcida contra e ainda com erros crassos de estratégia. Mas sera que existe mesmo uma visão estratégica no governo ? Nesse quesito, seria bom o governo ter uma espécie de Gushiken em sua Secretaria de Assuntos Estratégicos (alguém ouve falar no tal Neri ?), sem falar na Ministra Miriam Belchior, que não apita muito.  

  6. Ideologia e modelo de desenvolvimento
    Projeto de desenvolvimento bom não tem ideologia. Depende de um rumo, um norte e uma estrela.
    Num mundo globalizado como o dos dias atuais falar em projeto nacionalista lembra Coréia do Norte, atraso e ditadura.

    1. Tio Patinhas é pedófilo.

      Alexandre, você vota para presidente dos EEUU?

      Não, não é?

      Então, passe a acreditar em um projeto nacionalista, porque poucos povos o são em grau tão intenso como os americanos.

      Aqueles malandros que contaram para você essa história de globalização e você caiu como um patinho.

      1. É isso ai Saraiva!

        O rapaz não entende…!

        Infelizmente, a globalização é inevitável se quizermos evitar as guerras, mas, nem por isso precisamos abaixar as calças!

      2. Saraiva.
        Dor de cotovelo leva

        Saraiva.

        Dor de cotovelo leva à depressão e depressão pode levar a atos suicidas. Maneira aí rapaz. 

        O inimigo dorme aqui mesmo dentro das fronteiras  verde e amarela, mais precisamente no Distrito Federal . Tem nome e bandeira com estrela vermelha semelhante à da Coréia do Norte. É com esse que temos que nos preocupar. 

         

    2. “Projeto de desenvolvimento

      “Projeto de desenvolvimento bom não tem ideologia. Depende de um rumo, um norte e uma estrela.”

      Alexandre esta sua retorica tosca não diz nada!

      Primeiro: Não existe rumo sem ideologia!

      Segundo: O rumo pode ser sul, leste, oeste não precisa ser necessariamente um norte; No norte temos americanos, canadenses e muito gelo. Prefiro o Sol sombra e água fresca.

      A bandeira do PT é uma Estrela, ele apontou seu caminho. O caminho da valorização da mão de obra, o combate ao desemprego, a fomentação do mercado interno, o investimento em cultura e saúde, investimento em infraestruturas básicas por todo o país, a elevação da autoestima de seu povo, etc.

      O que falta por enquanto é dar samba! O ritmo ainda é que desagrada um pouco, mas, com um pouco de afinação e com menos gente para atrapalhar, é bem provável que surja uma obra prima.

      1. ME ENGANA QUE EU GOSTO

        sim André, menos gente para atrapalhar , enganar e roubar como nunca antes neste país.

        por enquanto só distribuiram espelhinhos tal como os descobridores desta Terra de Santa Cruz

        Eu que sou só um pouquinho letrado, não aguento mais ouvir mentiras, projetos que não saem do papel, truques, mandrakices , dissimulações, incompetência de todos os calibres, apadrinhamentos e imensurável aumento da criminalidade interessante a quem quer transformar o país em uma Venezuela ou pior .

         

        Esse é o governo engana-trouxas, bocós e incautos inocentes . os 43% que não votaram nele, agora certamente muito mais, estão só esperando outubro chegar, e como eu, SEM OBA OBA taça do mundo

         

        1. “Eu que sou só…

          … um poquinho letrado”…. é mesmo?… cê num é o mesmo que fala mal dos “zé das ruas”?… e eu pensei que o amigo fosse muito letrado, quizás  pelas Sorbones ou Harvards das oropas… veja só, pouquinho letrado mas já trollando… 

          1. Flic. 
             
            SaBICHÃO 
             
            Não sei

            Flic. 

             

            SaBICHÃO 

             

            Não sei exatamente o que significa “trollando” . Sei que nos pronunciamentos de 11 anos de existência desse governeco bananeiro ouço  mentiras e dissimulações que pelo jeito lhe convencem  a começar pela figura do Zé Ruela ou Zé Arruela a que fiz menção, mas se você não apreciou posso trocar  a alcunha para Ânus de  Muar traduzido para o linguajar das ruas, como queira, já foram suficientes para alguém que , mesmo sem ser LETRADO, tendo apenas um pouco  de vivência com lúcidez e percepção  e principalmente algumas gramas de  massa cinzenta ao invés de fumaça na caixa craniana saberia distinguir, o que percebo não  é o seu caso.   

            Corrigenda: Sorbonne se escreve com dois ENES e Harvard não fica na Europa – pode consultar o “guglo”.

            Se você não tem mais nada para fazer , vá lamber barranco. 

  7. Demorou, mas chegou a hora de

    Demorou, mas chegou a hora de Dilma enfrentar as feras. Ainda acho que ela poderia usar os recursos indicados por Lula, entrando em rede nacional para fazer o que a imprensa a impede. 

     

  8. Ao assumir, FHC pegou uma

    Ao assumir, FHC pegou uma Petrobras com valor de mercado de 7,69 bihões e e entregou com 50,65 bilhões.

    Conseguiu uma valorização de 6,59 vezes.

    Lula entregou com valor de mercado de 331 billões, ou 6,54 vezes, com o pré-sal e uma capitalização de 70 bilhões.

    Dilma, até hoje, vai entregando com um valor de mercado de 204 bi, 0,62 vezes! 

    É o milagre da divisão dos pães entre a “cumpanheirada”, patrocinado pela Posta do Lula.

    O discurso piegas sobre o “povo” e mentiroso sobe a privatização de FHC não invalida o fato de que, a pesar do pré-sal, a melhor gestão e que mais agregou valor proporcionalmente à Petrobras foi a de FHC.

    Lula, que anunciou o pré-sal que já estava lá a milhões de anos, e principalmente Dilma loteram e sugaram a Petrobrás como nunca antes neste país.

    A pieguisse populista e a mentira são sempre o refúgio dos, na melhor hipótese, apenas incompetentes.

     

     

    1. Valor da Petrobras

      Alguém está mentindo aqui. Alguns dizem que a Petrobras valia, em 2002, qdo FHC deixou o governo, cerca de 15,6bi de dólares e, hoje, seu valor está estimado em cerca de 98bi, ou seja, mais de 6 vzs. Mas vc afirma números totalmente diferentes destes. Diz que FHC aumentou o patrimônio da Petrobras, de 7,69bi para 50,65bi. Os números informados são totalmente contraditórios. Então, uma das versões é falsa: ou a sua ou a dos que defendem o atual modelo de desenvolvimento da estatal. Mas pode haver uma 3ª via, que acho muito provável, que contradiga as duas versões apresentadas. Mas há uma realidade que a grande imprensa tem escondido do povo (sempre a grande imprensa tendenciosa, alienante, distante da informação verdadeira que não lhe interessa porque sempre esteve do lado dos especuladores, dos entreguistas do Brasil: o fato de que a Petrobras vem batendo records sucessivos de produção, 

      1. Os valores são em REAIS.
        A

        Os valores são em REAIS.

        A fonte é al Bloomberg a partir da série histórica de preços e quantidade de ações emitidas.

  9. Setor de petróleo deve contratar mais de 2 milhões de pessoas

    Mão de obra preparada: setor de petróleo e gás deve contratar mais de 2 milhões de pessoas nos próximos sete anos

    Petrobras – Fatos e Dados.—-11.Abr.2014

    O setor de petróleo e gás deve contratar mais de 2 milhões de pessoas nos próximos sete anos para atender à demanda de bens e serviços, segundo projeção da Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo). A maior parte das vagas estará concentrada em nossas empresas fornecedoras e subfornecedoras.

    Também criaremos outras vagas. Desde 2011, admitmos cerca de 37 mil pessoas. Desenvolvemos programas de formação de recursos humanos para o se­tor, em parceria com a ANP (Agência Nacional do Petró­leo, Gás Natural e Biocombustíveis). Entre eles, estão o programa Ciência Sem Fronteiras e o Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

    O Ciência Sem Fronteiras oferece recursos para a parti­cipação de alunos de graduação e doutorado que tenham interesse  em estudar no exterior temas relacionados à tecnologia e à inovação. Nele, selecionamos al­gumas linhas específicas para investir: entre elas estão energias renováveis e ciências do mar. Já o PFRH investe em bolsas de estudo no Brasil para estudantes de níveis técnico e superior (graduação, mestrado e doutorado), coordenadores e pesquisadores visitantes do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, assim como em melhorias nas condições de ensino e infraestrutura nas instituições parceiras.

    Investimos também em iniciativas como o Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp), criado pelo Governo Federal em 2003 em articulação com empresas da área. Somos a principal financiadora dos cursos de qualificação gratuitos do programa. Dentro do Prominp, há diversas iniciativas de qualificação de pessoal técnico para trabalhar na indústria do petróleo. Para o biênio 2014-2015 estão previstas mais de 17.000 qualificações nos cursos.

    Outro programa vital na formação de mão de obra brasileira é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Aproximadamente 4,6 milhões de pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, em mais de 3.200 cidades e munícipios de todo o Brasil. A meta de investimento do governo é de R$14 bilhões até o final de 2014, para chegar a marca de 8 milhões de alunos matriculados em cursos técnicos profissionalizantes, em mais de 400 áreas de conhecimento.

    Números do Prominp

    Mais de 94 mil Profissionais Capacitados

    R$ 280 milhões investidos desde 2006.

    R$ 51 milhões serão investidos no biênio 2014-2015 para qualificar mais 17.000 profissionais.

    Atende a 34 cidades em 17 estados no Brasil

    Oportunidade online

    Portal do Prominp é vitrine para fornecedores e contratantes

    Alunos dos cursos profissionalizantes coordenados pelo Prominp têm no Portal de Qualificação uma vitrine para seus currículos. Empresas da cadeia de petróleo cadastradas no portal, que sejam nossas fornecedoras e subfornecedoras, podem utilizar o site para selecionar profissionais egressos do Prominp com formação compatível com a necessidade específica de contratação. Até o momento, mais de 94 mil foram qualificados em 17 estados, em 185 categorias que exigem nível básico, médio ou técnico de escolaridade.

    Pronatec – inscrições 2014

    Indígenas, agricultores, pessoas portadoras de deficiências, profissionais que se encontram desempregados, pessoas que fazem parte dos programas sociais do Governo Federal, pessoas dispensados do Serviço Militar, do Exército e Aeronáutica e estudantes matriculados no Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever no Pronatec 2014. Para se inscrever no programa  e saber um pouco mais sobre os cursos, acesse o site oficial.

  10. Conheça as tecnologias de ponta que aceleram nossa produção

    Petrobras – Fatos e Dados.—-12.Abr.2014

    Em março, a média mensal de produção no pré-sal atingiu o recorde de 387 mil barris de petróleo por dia. Para tanto, não paramos de superar desafios. A tecnologia desenvolvida para extração de petróleo em grandes profundidades, de tão complexa, é frequentemente comparada à que se busca para explorar o espaço sideral.

    O petróleo que extraímos na camada pré-sal está a até 7 mil metros de profundidade. Isso significa que, depois de superar 2 mil metros de água, é necessário perfurar outros 5 mil metros, sendo até 2 mil destes na camada de sal, para só então chegar aos reservatórios. É como atravessar, com brocas, o equivalente à altura de 12 morros do Pão de Açúcar empilhados.

    Brocas de diamante artificial, sistemas inéditos de reinjeção de gás carbônico e aço especial altamente resistente à corrosão são alguns dos aliados que desenvolvemos junto com parceiros para produzir petróleo no pré-sal.

    A busca por tecnologia não cessa e tem como objetivo acelerar a produção e reduzir custos. O resultado já pode ser observado. O tempo de perfuração de poços no pré-sal caiu de 134 dias, em 2006, para 60 dias em 2014.

    Conheça algumas das tecnologias submarinas de última geração presentes no pré-sal:

    Separador submarino de água e óleo

    O sistema de separação submarina para águas profundas, instalado no campo de Marlim, na Bacia de Campos, interligado à plataforma P-37, é um projeto inovador que contribuirá para o aumento da nossa produção. Como separa água e óleo ainda no fundo do mar e reinjeta essa água no reservatório, o SSAO permite reduzir o volume de equipamentos de superfície na plataforma e diminuir custos operacionais. A tecnologia é pioneira no mundo, considerando a profundidade de água de 870 metros.

    Bomba multifásica submarina

    O Bombeio Multifásico Submarino (BMS), instalado no Campo de Barracuda, na Bacia de Campos (RJ), consiste em tecnologia de última geração que utiliza energia elétrica enviada pela unidade de produção para aumentar a pressão do reservatório. Em operação desde julho de 2012, o equipamento possibilita elevar a produção em torno de 6 mil barris/dia. As vantagens são o aumento da produção de petróleo, a viabilização da produção em poços mais distantes das plataformas, além do aumento do fator de recuperação (o quanto se pode extrair de óleo) do reservatório.

    RWI (Injeção de água bruta)

    Esse sistema capta água no fundo do mar por uma moto-bomba. A água é então filtrada para a retirada de impurezas que possam danificar o reservatório e pressurizada para ser injetada no reservatório do campo de Albacora, na Bacia de Campos. A grande vantagem da nova tecnologia é aumentar o fator de recuperação do reservatório sem ampliar os sistemas de superfície. É uma solução também pioneira no mundo, considerada a profundidade em que está instalada.

    url:

    http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/conheca-as-tecnologias-de-ponta-que-aceleram-nossa-producao.htm

  11. COMPLEXO DE VIRA LATAS

    Complexo de vira latas de muitos brasileiros nada mais é do que o famoso complexo de inferioridade. De dizer que todo mundo que nasce no BRASIL não serve prá nada e não produz nada de bom.

    Essa é a idéia a muito tempo  difundida pela nossa midia com complexo de vira-latas, que faz la cabeça de muinta gente e que intere$$a muito a quem quer manter nosso povo submisso.

  12. Não sei não Nassif!?
    Hoje vc

    Não sei não Nassif!?

    Hoje vc bateu dos dois lados! Tenho duvidas se há erros de planejamentos. Talvez medidas pontuais possam parecer eleitoreiras no curto prazo, mesmo àquelas para enfrentar crises de curto prazo. Mas quando olhamos para o longo prazo, elas não são eleitoreiras e fazem parte de um ajustamento global.

    Como queremos ser competitivos se possuímos a energia mais cara do mundo? Os custos de energia elétrica irão abaixar com a entrada das novas hidroelétricas. A gasolina deixará de dar prejuízo com a entrada de refino das novas refinarias, todas estas obras estão com atrasos. Será que estes atrasos não são deliberados?

    Para mim existem muito mais perguntas que respostas, como vc cobro um documento enumerando o planejamento de curto, médio e longo prazo para todas as áreas de infraestrutura do país. Discutir em cima de números é sempre mais fácil!

    Sei que a maioria destes números existem, porém, ficam sempre nas metas as quais raramente são cumpridas. A questão é quanto fora da meta está o Governo e o que aconteceu para que as metas não fossem atingidas?

     

  13. Uso político das empresas estatais

    Valorizou mais ou menos, que interessa?
     

    Temos que falar da atualidade… da realidade… e não recorrer a 12 anos atrás… para fazer comparação (vício petista). A sociedade, a economia, as políticas mundiais e clima mudaram…

    O fato no meu ponto de vista, é que o governo (desde a época de Lula) “compartilhou” as empresas estatais entre partidos apenas para a manutenção do poder e apoio às suas proposta e emendas, muitas destas sem concenso do cidadão (impostas). Aí estes nomeam pessoas sem escrupulos (entre os quais, obvio que há pessoas de boa intenção) e sem capacitação técnica ou mesmo de liderança para tocar empresas deste porte e de outros..

    Outro ponto são as “mentiras” (conhecidas como propaganda) contadas pelo governo (desde época de Lula)…. Petrobrás autosuficiente… se não me engano em 2010… até hj o BR importa petróleo e gasolina…. cade a autosuficiencia?

    Este ano o governo anunciou que a Petrobrás construiu 9 postos de petróleo… é sabido (inclusive com afirmação do sindicado da categoria) que destes, 5 foram ao mar semi-acabados ou em construção o que torna o custo total maior, além de mais perigo aos operários que ali trabalham.

    Finalmente o que explica orçamentos de projetos da Petrobrás que dobraram ou suplantaram até 9X o seu valor inicial? A inflação nos ultimos 4 anos (segundo o governo) foi pouco mais 15%…

    Então na verdade o que acontece é que o governo não deveria “enfiar” os debelhos políticos em empresas mesmo que estas sejam do estado (público)… nem fazer seu uso político e tão pouco usar recursos destas empresas para financiar sindicados, movimentos sociais que agem contra a lei.

    Enfim, nada justifica uma empresa que em teoria produz um commodity de uso mundial, qonde o mercado subiu apenas nos ultimos 2 anos o valor deste commodity em 12%… ter uma empresa de 340bilhões se tornar uma empresa de 70bilhões. Isto é INGERENCIA… INCOMPETENCIA…. TEM MUITA COISA MAL EXPLICADA… 2.

    Quem contamina a Petrobrás é o proprio governo federal… e se a Presidenta Dilma que descontamina-la… deve então afastas os “tentáculos” do estado da Petrobrás e deixa-la ser governada por pessoas que sabem faze-lo… é uma mensagem positiva e bem clara… a Petrobrás ter um conselho profissional… com metas e objetivos a serem cumpridos.

    Abç, M

     

  14. Esse discurso de Dilma foi

    Esse discurso de Dilma foi perfeito.

    Em público é assim que tem que agir. Levantar a voz, peitar a oposição, defender seu Governo e sua Empresa principal.

    Mas, em particular, tem que fazer planos e estratégias e tomar atitudes para resolver a questão da gasolina, que também afeta o setor de alcool. Tem que resolver os PROBLEMAS REAIS que existem sim.

     

    1. Problemas Reais

       

      Mas, em particular, tem que fazer planos e estratégias e tomar atitudes para resolver a questão da gasolina, que também afeta o setor de alcool. Tem que resolver os PROBLEMAS REAIS que existem sim.

      O problema é esse Daniel, não tenho a sensação (vc deve ter, respeito as opiniões contrárias) de que ela está fazendo isso. Todos as distorções graves que temos tem sido empurradas com a barriga desde 2012.

      Achei o discurso extremamente negativo. Ninguém está atacando a Petrobrás. Essa história de Petrobrax é papo furado, os problemas do setor de energia tem que ser abordados de maneira séria pelo governo. Não é razoável esperar que o PSDB não adote uma tática que foi usada pelo PT durante vinte anos (uso político de CPI). A DIlma está na máquina desde o início, esse governo teria que ser uma solução de continuidade do Lula, com avanços, mas não é isso que vemos. Muitas pessoas que votaram nela (digo até que a maioria) votaram porque queriam uma espécie de terceiro mandato do Lula. Não se vê isso de modo nenhum. Artigo até ufanista do Nassif, nosso modelo econômico está acabado, não há como suportar uma câmbio de apenas 2,30 durante mais quatro anos. Nossa equipe econômica é uma completa calamidade. Tem que haver controle de gastos sim, e o tema da eficiência do Estado é crucial. Ser eficiente na gestão pública não deveria ser monopólio de nenhum partido. Defender o Estado é defender a eficiência do Estado. Não sei porque o PT não abraça isso, e deixa essa bandeira (absolutamente necessária) voando por aí. O Estado brasileiro p/nível de renda e desenvolvimento alcançado pelo país é o mais ineficiente e burocrático do mundo, disparado. Achar que o governo na base do “me empresta um dinheirinho aí” vai fazer uma indústria naval de ponta tem contornos de ridículo.

      Acho que a diferença de opinião entre quem votou no Lula (mas não é petista) com vocês é essa. Não vejo o Campos ou o Aécio fazendo um governo fundamentalmente mais desorganizado e caótico do que esse. E, nesse caso, por que não mudar ? Se der errado, 2018 zera tudo e que se vote no PT então se este oferecer outra opção. Por enquanto só vejo atitude “ame-o ou deixe-o”. O cenário é muito diferente de 2006. Hoje a gente não sabe se defender a Petrobrás é afastar o PSDB ou então a própria base aliada. Contrariamente a você, vejo uma Presidente muito diferente do Lula, acuada, refém de uma base corrupta e com rompantes paranoicos…

      1. Meu caro eu não sou petista.

        Meu caro eu não sou petista. Voto nela, porque, apesar de tudo, acho que é a melhor.

        E também, infelizmente, não vejo no Governo esse plano de alteração. Mas terá que haver, senão a empresa pode, em tese, daqui há alguns anos passar, ai sim, por sérias dificuldades. A realidade vai se impor, não tem jeito. Em 2015, terá que haver mudanças.

        O Pais precisa de melhorias e até mudanças, mas creio ser a Dilma a melhor para implementá-las. Nao vejo em Aécio nem em Campos força ou capacidade para isso. Campos talvez, mas esse movimento com a Marina me deixa temeroso, é uma incognita total. E eleger Aécio é delegar a Arminio Fraga o controle do País, pelo menos é a impressão que passam. No fundo é questão de gosto, claro, mas ainda prefiro a Dilma.

    2. Talvez a política para os preços dos combustíveis esteja certa

       

      DanielQuireza (terça-feira, 15/04/2014 às 09:39),

      Lá no post “Dilma está ficando barata no momento certo” de terça-feira, 01/04/2014 às 08:02, eu enviei quarta-feira, 02/04/2014 às 21:02, um comentário para Luis Nassif junto a outro comentário meu que eu havia enviado terça-feira, 01/04/2014 às 21:52. No meu segundo comentário eu aproveito para falar de uma boa discussão que você, JB Costa e Ruy Acquaviva travaram no post “Dilma está ficando barata no momento certo”, mas que estava truncada porque uma parte estava na primeira página e outra parte estava na segunda página. O endereço do post “Dilma está ficando barata no momento certo” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/dilma-esta-ficando-barata-no-momento-certo

      Bem, em vez de entrar na discussão de vocês com um comentário direto lá, eu optei por utilizar o meu segundo comentário para analisar os principais pontos que foram abordados na discussão. E fiz previamente um resumo da discussão. Em uma parte do meu resumo eu disse o seguinte:

      “Além disso, DanielQuireza menciona certa letargia do governo que não teria feito nada, mencionado em especial a falta de reforma tributária e o baixo preços dos combustíveis”.

      Fiz esta reminiscência para lembrar que embora tenha feito um comentário bem extenso analisando todos os pontos da discussão de vocês, que eu apresentara em meu resumo, eu esqueci de analisar a questão do preço dos combustíveis.

      Bem, a questão dos preços de combustíveis é bem mais ampla do que parece ser a primeira vista. Vou tocar em dois que eu penso são mais importantes. Uma questão relevante aqui é saber a que preço do barril de petróleo, o pro-álcool precisaria ser subsidiado? Suponhamos que seja a 50 dólares. Ai então cabe a pergunta, o atual preço de combustíveis significa um barril de petróleo a que preço?

      A idéia é que a produção do pró-álcool não deve ser muito grande de tal modo que reduza a produção agrícola brasileira e evidentemente nem tão baixa que inviabilize o pro-alcool. Só que este cálculo deve ser feito levando em conta a produção de açúcar. Antes do pro-álcool, o preço do açúcar era determinado pela Comunidade Europeia via subsídios para formação de grandes estoques de açúcar de beterraba. Com o pro-álcool, o Brasil fez letra morta o instrumento de controle de preço do açúcar que a Europa possuía. Se a Europa baixa o preço do açúcar, o Brasil passa a produzir álcool.

      Ontem houve uma discussão ampla sobre o pro-álcool aqui no blog de Luis Nassif. Além do post “Brasilianas.org discute a crise do setor sucroalcooleiro” de segunda-feira, 14/04/2014 às 18:04, com a chamada para o debate ao vivo na TV Brasil das 20h às 21h de ontem, segunda-feira, 14/04/2014, houve também o post “Setor do etanol critica política econômica do governo Dilma” de segunda-feira, 14/04/2014 às 09:19, com a transcrição da matéria da Folha de S. Paulo “Política econômica de Dilma está quebrando o etanol” em que Patrícia Campos Mello entrevista Elizabeth Farina, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

      O endereço do post “Brasilianas.org discute a crise do setor sucroalcooleiro” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/brasilianasorg-discute-a-crise-do-setor-sucroalcooleiro

      E o endereço do post “Setor do etanol critica política econômica do governo Dilma” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/setor-do-etanol-critica-politica-economica-do-governo-dilma

      Deixo também outra matéria sobre este assunto e que foi publicado no Valor Econômico. Trata-se da reportagem “Preço do açúcar em NY ainda subestima possível quebra da produção no Brasil” de segunda-feira,  14/04/2014. No site da Única há também um link para esta matéria conforme indicação a seguir:

      http://www.unica.com.br/unica-na-midia/17729932920317344817/preco-do-acucar-em-ny-ainda-subestima-possivel-quebra-da-producao-no-brasil-/

      Bem, nos meados da década passada em fui em Uberaba em uma fazenda de criador de gado de raça. Ele tinha terra em Marília e vendeu para que lá fosse explorada a cana de açúcar. Provavelmente a cana de açúcar vai chegar no triângulo também. É claro que a criação de gado de raça próximo do mais afamado centro produtor brasileiro deve ser bem mais lucrativo do que o cultivo de cana de açúcar. De todo modo, trata-se de setor que não pode operar com margem de lucratividade muito grande, pois do contrário ele acaba expulsando a produção alimentícia. A tendência vai ser grande concentração do setor, com a quebra de pequenas empresas que só sobrevivem em situação de preços do álcool muito elevado. Só que se isto acontecer e na verdade já está acontecendo não fará nenhum mal ao país, ao contrário é bom para a economia que em relação a este setor vai funcionar com mais eficiência. No caso da produção de arroz, feijão e outros a eficiência não pode ser buscada a qualquer custo, pois há a produção familiar que deve ser protegida, mas no caso da produção de álcool, a eficiência é bem vinda.

      A outra questão é destrinchar o motivo de o governo manter baixo o preço de combustíveis. Se olhar só para o déficit público, o interesse do governo é aumentar o preço da gasolina. Como se trata de setor altamente tributado, o aumento do preço de gasolina vai aumentar a receita dos Estados e via pagamento da dívida pública também representa receita para a União. Ademais, o aumento do preço de combustíveis representa lucros maiores para a Petrobras que não só representa mais receita tributária para a União via IRPJ como também mais receita via dividendos.

      Creio, entretanto, que o governo joga com a probabilidade do Brasil aumentar muito a produção de petróleo e fazer o seu próprio refino. Na nova situação talvez o preço atual dos combustíveis seja lucrativo para a Petrobras. E então não vale a pena aumentar o preço agora para sobrecarregar todo o setor produtivo com o custo mais elevado dos combustíveis e lá na frente reduzir os preços.

      Aumentar os preços de combustíveis agora para os reduzir lá à frente quando houver aumento próprio de refino com produção própria de petróleo vai deixar atuar o efeito da inflação indexada de modo muito maior do que se não houvesse aumento. Além disso, quando ocorrer a redução dos preços da gasolina não haverá redução de preços de produtos que tiverem o custo reduzido com a redução do preço dos combustíveis. Este é um dos grandes ensinamentos de Keynes do qual a equipe econômica é seguidora. Ensinamento ao qual a equipe econômica não seguiu quando propôs a redução do preço de Energia Elétrica. O correto era ter aumentado o preço em índices mais baixos do que o índice de inflação em um prazo de 3 a 5 anos.

      Também não se deve tomar a Petrobras como uma coitadinha em toda esta história. Há um post no blog de Alexandre Schwartsman em que se chama atenção para um artigo de Ciro Gomes publicado na Carta Capital e intitulado “A serviço de quem”. Trata-se do post “Domingo deprimente”, publicado segunda-feira, 28/10/2013. A chamada é do colaborador de Alexandre Schwartsman que assina como “O” Anonimo. A chamada é crítica em relação a Ciro Gomes que no texto dele desanca a Petrobras pelo fato de ela não ter conseguido aumentar o refino de combustíveis no Brasil. E até que eu fui na onda e concordei com a crítica que se fazia a Ciro Gomes. Depois, com mais informações eu enviei um comentário sábado, 09/11/2013 às 13:19, em que considero que Ciro Gomes tinha um pouco de razão.

      O endereço do post “Domingo deprimente” é:

      http://maovisivel.blogspot.com.br/2013/10/domingo-deprimente.html

      E o artigo de Ciro Gomes pode ser visto no seguinte endereço:

      http://www.cartacapital.com.br/revista/772/a-servico-de-quem-5112.html

      Então de certo modo, a política de preços de combustíveis que o governo adotou e que de certo modo prejudica a Petrobras só não é a correta, para quem leva ao pé da letra o que diz o comentarista Marcos Veiga no comentário que ele enviou hoje, 15/04/2014 às 12:07, aqui para este post “Dilma defende Petrobras e seu modelo econômico” de terça-feira, 15/04/2014 às 06:00 e de autoria de Luis Nassif. Aliás vejo que você criticou a opinião do Marcos Veiga que estaria certo se houvesse uma lei que determinasse que o governo não podia manipular o preço dos combustíveis. Não creio que um governo de esquerda possa se pautar por idéias como a que ele expressa. E aplaudir a ação do governo me parece ser a posição mais correta para a esquerda adotar. É claro que desde que esta ação do governo esteja dentro dos parâmetros legais.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 15/04/2014

  15. Como qualquer governo, o

    Como qualquer governo, o governo Dilma tem acertos e erros.

    Dá forma como o texto está exposto vemos apenas números e nada sobre o que realmente ocorre na Petrobras, que assim como outras empresas públicas, sofre com a aparelhagem política e grande incompetência administrativa. Da forma como está sendo administrada hoje, a Petrobras é uma bomba relógio, a empresa paga um preço alto pelo controle de inflação do governo, que incompetente que é, prefere segurar alguns preços a promover de fato as reformas que o Brasil precisa para ter um crescimento maior e maior controle da inflação.

    Não acho que tais problemas de gestão seja exclusivos do governo PT, mas com certeza os discursos recentes da Dilma (vide o último em Pernambuco) são de puro cinismo e exposição de números e mais números para iludir eleitores. As vezes me parece que o único setor do governo que trabalha é o setor de marketing.

    Um agravante diferencial do governo atual é também colocar ideologias ultrapassadas e revanchismo a frente de princípios da própria população brasileira, alinhando-se com o que há de pior no mundo e grande infantilidade na hora que precisa conversar como gente grande com EUA e Europa.

    Infelizmente não vejo muita perspectiva de melhora no cenário político brasileiro, mas manter o PT no governo me parece um grande erro, pois hoje no Brasil NADA funciona.

    O Brasil precisa urgentemente sair desse jogo psdeudo-utópico-comunista-petista-bolivariado, pois o bonde está passando e corremos o risco de voltarmos para a mediocridade de uma republiqueta latino-americana.

     

  16. Armínio Fraga venceu

    Não creio que Dilma tenha um modelo econômico diferenciado dos tucanos. A diferença é de graduação: os tucanos apontam para um liberalismo puro, os petistas para uma versão “light”.

    O que é esta política de contingenciamento de preços do combustível – que estrangula a Petrobras e coloca o setor sucro-alcooleiro de joelhos – senão uma devoção religiosa ao regime de metas da inflação?

    Claro, o PT é melhor que o PSDB no governo federal, mas isto é muito pouco para um partido que, na oposição, tinha um projeto que flertava com a social-democracia.

    A sorte, é que na oposição não haja ninguém para questionar esta barafunda. Só que, fora do governo ou não, Fraga vencerá: já está propondo limitar investimentos por lei e, com o silêncio covarde dos “governistas”, amanhã essa questão se tornará um consenso.

  17. o povo brasileiro…

    Tamos complexo de vira-latas sim senhor, isto é mais do que óbvio, boa parte do nosso povo continua fiel ao “made in USA”,  o povo brasileiro foi condicionado e aceitou por meio  de um  massacre cultural ,a arrastar o nariz no chão por tempo indeterminado. A nossa “elite” é completamente desinformada, omissa, idiotizada, mediocre,  certos empresários formam suas opiniões baseados  no que lhes diz as ” quatro familias”, é tortura conversar com essa gente e constatar o quanto são ridículos….

  18. Estou de pleno acordo com a

    Estou de pleno acordo com a presidente Dilma quando ela fala em defender a Petrobrás e acho que neste ponto ela tem a unanimidade do povo . Agora é bom que fique claro que a defesa a que ela se refere é justamente de gente e de partido politítico que estão transformando a nossa maior compania em um grande balcão de negócios escusos e num segundo mensalão .

    Portanto temos que apoiar a digníssima  presidente em suas intenções de defender a petrobrás .

  19. Navio, Petrobrás e Globo

    A maioria de brasileiros que assistiu o  jornal da Globo desta manhã: 

    1. Não faz a menor idéia que o Brasil constrói navios.

    2. Não entendeu realmente a defesa que a Presidente fez da Estatal. Como ela fala muito mal é fácil editar os cortes deixando tudo meio confuso.   (Houve até diminuição da qualidade da imagem da Presidenta quando  falava).

    3. Logo após.como sempre, o Sen. Alvaro Dias, para “desfalar” tudo o que a Presidente disse.

    Resultado: Globo (Oposição)  1 x 0 Governo. Na verdade é sempre um 10 x 0.

     

  20. Graça Foster está dando uma

    Graça Foster está dando uma aula sobre a negociação de Pasadena; na Tv senado.

    Os senadores estão embasbacados.

    Mas, um senador de oposição, no dia de ontem, que não importava o que Foster diria…

    demonstrou sua grande preocupação com a verdade e com a Petrobras.

  21. Boatobras As questões
    Boatobras As questões envolvendo a Petrobras possuem aquela natureza temerária e nebulosa que a maioria dos espectadores só conhece pelos suspenses hollywoodianos. O montante das transações e o peso dos interesses envolvidos transformam o ramo petrolífero num antro de maldades que escapam à compreensão dos pobres mortais. Se o poder persuasivo dos gigantes inescrupulosos que dominam o meio ficasse apenas na riqueza financeira, já seria avassalador. A mídia corporativa é o lado mais frágil e corruptível desse jogo. E seus “analistas de mercado” dispensam apresentações. Somando a tudo isso o oportunismo político-eleitoral da direita privatista, é fácil concluir que não será na grande imprensa brasileira que teremos fontes confiáveis para entender a estranhíssima onda de ataques à estatal e ao governo Dilma Rousseff. A polêmica sobre a refinaria de Pasadena atinge uma relevante infra-estrutura brasileira instalada numa região estratégica dos EUA. Um canal de escoamento para o maior mercado consumidor de petróleo do mundo. Às vésperas da explosão produtiva do pré-sal. E ainda ficam repetindo que o imbróglio se resume aos valores investidos e a umas planilhas técnicas. O encontro com as informações relevantes que a imprensa vem ignorando mostra que as confusões em torno do caso Pasadena ultrapassam o nível da pura ingenuidade. http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2014/03/boatobras.html

  22. Infelizmente acho que não

    vai dá tempo da Dilma evitar o golpe. E caso der tempo, virá outras possibilidades que facilitarão o golpe, pois a Dilma e todo o seu governo é um bando de incompetentes e/ou um bando de frouxos. Por que ela não vai em rede de televisão e rádio explicar para o povo? Eu acho que a Dilma vai continuar dormindo até a conclusão do golpe e depois v ai comemorar  no programa da ana maria brega com o controle remoto na mão dizer que é republicana.

     

  23. Expectativa do pré-sal

    Caso a expectativa do pré-sal, que a Petrobrás tem a explorar, tiver campos  iguais aos campos da ex-OGX, de Eike Batista, em que foram declarados “inviáveis”, tais como os Tubarão Azul, Tubarão Tigre, Tubarão Areia… provavelmente a Petrobrás não valerá mais os 98 bilhões… aliás, com a enorme dívida, mesmo sem qualquer “baixa contábil” que possa ter por poços inviáveis, a Petobrás já não vale mais isso…e o “mercado” já está precificando isso.

  24. Angela Merkel

    Nassif, quem não se lembra da Dilma dizendo para Angela Merkel “para mudar a forma de lidar com a crise na União Européia” e olha que hoje, enquanto a União Européia ensaia a saída da crise, o Brasil está entrando de “cabeça” numa crise… E o pior é que agora, com a economia globalizada… órgãos internacional como FMI não tem mais “cacife” para socorrer países com a economia como o Brasil. Portanto, é fundamental que os governantes ajustem as contas públicas, pois, caso contrário… os danos serão enormes…

  25. Angela Merkel

    Nassif, quem não se lembra da Dilma dizendo para Angela Merkel “para mudar a forma de lidar com a crise na União Européia” e olha que hoje, enquanto a União Européia ensaia a saída da crise, o Brasil está entrando de “cabeça” numa crise… E o pior é que agora, com a economia globalizada… órgãos internacional como FMI não tem mais “cacife” para socorrer países com a economia como o Brasil. Portanto, é fundamental que os governantes ajustem as contas públicas, pois, caso contrário… os danos serão enormes…

  26. Dilma defende Petrobras e seu modelo econômico

    A Petrobrás é uma empresa SA. Deve seguir regras como tal. O simples fato da ação perder mais de 50% de seu valor, levando prejuízo não só a grandes investidores, como a pequenos (FGTS aplicado) mostra a ingerência. Agora, caso o modelo realmente seja o transferir valor dos acionistas para o público em geral – que você defende claramente neste artigo – configura-se  crime de lesa e fraude perante autarquias de responsabilidade a começar pela CVM. Viola também práticas de ética da Anbima e no trato fiduciário do dinheiro. O teu artigo não merece respeito aos olhos de qualquer pessoa que respeita o “fair trade” e o trato fiduciário.

    1. “O simples fato da ação

      “O simples fato da ação perder mais de 50% de seu valor, levando prejuízo não só a grandes investidores, como a pequenos (FGTS aplicado) mostra a ingerência”:

      !!!!!!!!!!  O “simples fato” de voce falar isso ja mostra seu nivel de ignorancia.

      1. Se voce eh participante de

        Se voce eh participante de mercado, autorizado pela CVM a emitir opiniao, me disponho a conversar. Se nao, cale a boca e ponha o rabo entre as pernas, porque eh leigo e amador.

        1. Inacreditável.

          Inacreditável  a sua posição. O valor de mercado é atribuido pela compra e venda de ações, não necessariamente relfete os fundamentos da empresa. Depende da conjuntura. Pare de falar besteira!

    2. Prezado
      o que tira valor da

      Prezado

      o que tira valor da Petrobras é a política de preços do combustível – que é um erro, mas é prerrogativa do Executivo.

      A política de conteúdo nacional, desde que seguidas regras de competitividade, não significa perda de valor para a companhia.

      A Petrobras é uma S/A controlada pelo estado brasileiro. Pretensão sua julgar que não deveria se subordinar a orientações do seu controlador.

    3. Absolutamente nada a

      Absolutamente nada a ver.

      Qual regra a Petrobras, como S.A, deixou de seguir ?

      Ativos variam de preços, é uma regra do mercado, caríssimo. Ficar chorando porque comprou ação e ela caiu é coisa de amador, passar recibo em público é pior ainda. Ativos sobem e descem de preço, de empresas públicas e privadas, coisa perfeitamente natural. A OGX caiu 99% e era privada e ai ? A sadia, privada, quase quebrou recentemente. A Aracruz idem, e ai como fica a sua “tese” dos 50% ?

      Se há crimes que estes sejam apurados e os envolvidos que respondam perante a justiça. Coisa que nada tem a ver com queda de 50% de valor de ativos.

      Ademais, não existe ingerencia coisa alguma. O que existe é GERENCIA do CONTROLADOR, que é quem manda efetivamente na empresa, é assim no capitalismo do mundo inteirto. A Petrobras foi fundada pelo Governo, que SEMPRE a controlou, por isso é ele quem a GERENCIA, qual a dificuldade em entender ? Quem não gosta da empresa, que saia fora ou nem entre. Ninguem é obrigado – nem do FGTS – a comprar ações da empresa. Por que motivo quem tem FGTS e comprou ações teria suposta prevalência sobre outraos minoritários ?

      A questão no prejuizo da venda de combustíveis eu também não considero correto,  e o Governo terá que resolver o problema, uma hora ou oura, mas não quer dizer que seja crime ou o controlador esteja infringindo alguma regra de S.A.

      O que nao adianta é comprar ações sem saber o que estava fazendo, colocar muito dinheiro de uma vez só, e depois vir chorar pitangas, como se o marcado acionário fosse para dar dinheiro fácil para amador. Se alguem soubesse acertar “pontos” de entrada em ativos, não existiria a profissão de corretor de bolsa, todos estariam ricos e não ganhando salários baixos e mendigando corretagens.

       

      1. Daniel, vc deve estar

        Daniel, vc deve estar brincando nao e? Ganhei muito dinheiro “shorteando” esta tranqueira. O aluguel da acao eh baratinha e ganhei muita grana $$$$.  Com a inundacao de acoes no mercado e os projetos com baixa rentabilidade e alto WACC era previsivel sua queda.

        1. heheheh, voce deve ser mais

          heheheh, voce deve ser mais um facetreider ou, no caso, blogdonassiftreider…rrssr

           

          Além do que não respondeu aos argumentos, nem meus e nem do Nassif.

  27. Mais a eleição se aproxima

    e mais os comentários que surgem no blog descem a ladeira em direção ao “modelo” Folha/uol/Globo/veja.

    Que tristeza. E os mais boçais são os que começam dizendo que são cultos e educados…

    Será que merecemos?

  28. Isso é que tem que ir para a

    Isso é que tem que ir para a campanha, e como sabemos ela já começou desde o primeiro dia do mandato da Dilma. Nada que o pig faça não é no sentido de desgastar os governos trabalhistas para entre outras coisas criar a Petrobrax, que para o Aécio ser original deveria propor Petrobraz.

    Não importa a chiadeira da oposição. A porradaria tem que começar, e espera-se que no próximos programas na TV o PT foque na Petrobrás e mostre bem didaticamente o que o FHC queria fazer com a maior empresa do Brasil e o que o Lula/Dilma fizeram.

    PS: Nassif, deixa de ser bonzinho. Internacionalista é o esquimbau, seu colega do pig é entreguista mesmo

  29. 98 bilhões, um eufemismo neoliberal

    Me causa mal estar verificar que o governo comprou a idéia de que a Petrobras vale apenas 98 bilhões , uma idéia vendida por um mercado controlado por acionistas e agentes estrangeiros. As ações da Petrobras estão quase totalmente nas mãos de estrangeiros que tem usado e abusado de métodos ílicitos para especular em cima deste artificialismo do “valor de mercado”.

    O verdadeiro valor da Petrobras é incalculável. Há trilhões de dolares em barris de petroleo no pré sal . Há o gás. Há questões intangíveis como os investimentos de mais de R$ 300 bilhões da Petrobras em solo brasileiro, há o investimento social da Petrobras, a Petrobras é o principal instrumento da politica industrial e a empresa que mais gera empregos diretos e indiretos no Brasil. Enfim ,deixar que forças alienigenas arbitrem um valor para o maior pilar de nossas politicas enregéticas, sociais e industriais é um contrassenso

  30. Petrobrás

    Não aidanta esconder. O desempenho da Petrobrás é péssimo. E oscila ao sabor do governo de plantão, o mercado reage como é normal..

    Ela tem que ser gerida de forma competitiva e não politica. A dona da bagaça era a Dilma como Presidente do Conselho e O Lula como presidente tinha total autonomia sobre ela. A intervenção e a volta do monopólio a partir de 2007 efetivado em 2010 acabou com tudo. A performance da Petrobrás hoje é pifia, já era pifia 6 anos atrás quando fiz uma an analise comparando com a media do mercado de Petroleo. A quantidade de funcionários é enorme, o faturamento por funcionário é minimo, a produção de barris por funcionário é pessima. Com esta politica quem quer privatizar a Petrobrás é o governo de plantão vai acabar não tendo saida.

    1. má fé ou falta de informação

      Caro Odilon, só posso atribuir seu comentário à má fé ou a falta de informação. A Petrobras é a décima terceira petroleira do mundo  em produção e tem quebrado recordes mensais. È a principal empresa brasileira na composição do pib e responsável pelo surgimentos de outras industrias como a naval. A melhor tecnologia em prospecção maritima do mundo. A produtividade da Petrobras não é colocada em dúvida pelo mercado e sim seu endividamento . Seu comentário é completamente equivocado e fora de foco.

    2. Vade retro, neoliberal!

      A análise que faz da Petrobrás é, na verdade, uma acusação à Lula e a Dilma com a finalidade de por em destaque o tema da campanha publicitária que é promovida pela mídia com objetivo de destruir a imagem de gestora competente que Dilma acumulou nos últimos anos.  De quebra, a ‘análise’ é feita pelo critério redutivo da ‘competitividade da empresa’. Erro crasso. A Petrobrás é mais que uma empresa de mercado: constitui uma posição geopolítica estratégica, cujo sentido e alcance só podem ser mensurados à luz do papel que o Brasil passou a exercer no jogo das relações internacionais em disputa com outros Países. 

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador