Dilma, em seu baile de debutantes, em 1962

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por José C Lima

Da Revista Fórum
 
dilma 1962

O escritor Fernando Morais postou em seu perfil do Facebook uma foto histórica da Presidenta República. Dilma está em seu baile de debutantes, em 1962, ainda em Belo Horizonte, quando estudava no Colégio Sion. Logo depois Dilma foi lutar contra a ditadura militar no país. Como disse Morais: “trocou a taça de champã por um pau-de-fogo”.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Primeiro, obviamente, olhei

    Primeiro, obviamente, olhei para a loira. Logo após meus olhos foram para a outra bonita.

    E só depois achei a Dilma.

     

    Linda foto!

      1. Tanto faz.
        Continuo achando a

        Tanto faz.

        Continuo achando a Dilma uma bosta. Eu e quase todo mundo.

        Personalismo é algo que abomino. Ela representa idéias e ideais ou não?

        1. Atenção

          Athos, na boa, creio que você precisa fazer mais coisas para chamar atenção melhor do que suas provocações aqui no Blog. Ou se não, sei lá, tomar uma, pode ser uísque, cerveja premium, vinhos de boa safra, sucos gourmet ou água mineral S. Pellegrino.  Ir a um show de rock, ou de mpb, ler bons livros ou arrajar uma ocupação que te faça chamar a atenção das pessoas para o bem. Chamar a atenção desse jeito já tem gente demais. Se destaque. Estudar e entrar numa área para ganhar um Nobel, fundar uma ONG no sertão nordestino ou no Vale do Jequitinhonha, ou seja, coisas realmente importantes. Esse negócio de provocação já deu!

          1. Então,pessoas que age com

            Então,pessoas que age com esse grau de educação nunca vai entender o porque estará sempre excluido da sociedade constituída com um pouco de civilização.

        2. Xii!
          Quando escrevi loira da

          Xii!

          Quando escrevi loira da direita era por localização

          mesmo e não por postura ideológica.Quanto achar

          Dilma uma bosta “quase todo mundo acha”é relativo..

          só não votar mais nela caso se candidate a algo.

          Simples sem frescura e desarmado.

        3. Voce acha Dilma uma bosta,

          Voce acha Dilma uma bosta, impõem que o mundo todo menos um pouquinho tambem acha, de graça se declara abominador de personalismo . . . . . . . Nao compro mais os seus livros e nem mais voto em voce para Presidente da República e muito menos quero ver as suas fotos de debutante . . . . 

  2. O que é a Natureza

    Como diria o saudoso Zé Trindade: “O que é a Natureza?”. Foi para a clandestinidade, foi torturada e quase cinquenta anos depoois, virou Presidente da República e Suprema Mandatária das Forças Armadas! Como é que a direita raivosa vai dormir com um baralho destes? Duas palavras: Um Abraço!

    1. Seu jorge  (uma tentaiva de

      Seu jorge  (uma tentativa de Jorge ben ..Luiz melodia e Itamar Assunção) é do “Cansei”

      nada mais justo.

  3. Muitos  tem dificuldades para

    Muitos  tem dificuldades para entender a movimentação (ou não ) da Presidenta. Minha teoria é essa: Lula foi sindicalista, popular, aprendeu a lidar com o povo. É um expert. Dilma é oriunda da elite. Militou na VAR-Palmares, que era um grupo de vanguarda e elitista. Não lidou com o povo… Continua tal. Tem dificuldades com povo, movimentos sociais…

  4. Imaginem se uma mulher com

    Imaginem se uma mulher com esse perfil vai renunciar à presidência com medo ou por pressão de Aécio, Agripino, Alvaro, Serra, FHC….

    Esses caras não sabem com quem estão se metendo.

    O Agripino Maia sabe …

     

  5. Já tive um carro que está ao

    Já tive um carro que está ao fundo da foto, DKV Vemag.

    Motor de dois tempos, o carro peidava para andar.

    Quem se lembra do barulho que o motor fazia entende o que quero dizer.

    1. Gilson

      Carro fantasma ? Não consegui ver nada. Mas que ele fazia o barulho q vc disse, era verdade kkkkkk Eu tenho um cunhado que tinha um e era engraçadíssimo, quando ele vinha apanhar a minha irmã , mais velha.

    2. …arranjou muitos amigos quando tinha um dkw. . .

      Tinha um amigo quando fiz o curso universitário em Botucatu-SP na década de 70, que disse uma vez que arrumou muitos amigos quando tinha um DKW. Eu lhe perguntei: “Por que? Você dava muitas caronas no DKW? Não! Ele respondeu. “É que quando eu ia trocar as marchas (era manual ao lado do volante), as pessoas na rua achavam que eu as estava cumprimentando e me acenavam em resposta. Muitas pessoas quando me encontravam a pé, me perguntavam: “Você não é o rapaz do DKW?” 

    3. Meu pai teve um DKW, me

      Meu pai teve um DKW, me lembro realmente do som Gilson.

      Agora se tinha cheiro?? Não lembro aliás nem quero lembrar rs.

  6. Meninas com “bolo de noiva”

    Meninas com “bolo de noiva” na cabeça sustentado por laquê a prova de vendavais.  Meninos idem com seus cabelos fixados por gumex. Festinhas” HI FI” regadas a Cuba Libre, guaraná com wisque… A guerra fria comendo solto no mundo e nosso país na beira do abismo que nos colocaria 21 anos numa treva política, econômica e social.

    Lá pelo hemisfério norte, mais precisamente nas ilhas britânicas, um som novo e contagiante começava a se irradiar pelo mundo. Dois meses antes do debut da futura presidenta a beatlemania explodia nas paradas com o primeiro single do quarteto fabuloso.

    “Love Me Do”

    https://www.youtube.com/watch?v=Jbt8oH5Lxto

  7. DILMA

    Jovem, chic, rica, deixa tudo para ser perseguida, machucada, humilhada, sair viva das garras da milicada, refazer a vida e ser presidente deste Brasil que a persegue, que a machuca, que a humilha e no final sair viva das garras da direita, só pode ser missão contraida para essa encarnação. Que espíritos de luz a ilumine e lhe dê forças para chegar a bom termo na sua caminhada.

  8. … fico pensando o quê que

    … fico pensando o quê que deu de muito errado muito frustrante muito revoltada pra que uma bem-nascida bem-apanhada adolescente debutante na conservadora rica burguesia católico-social mineira, aliás, como é também oriundo seu nassif, escandalizasse sua classe social  e a sociedade tradicional da cidade e causasse horror medo decepção atroz nas colegas ricas casadouras da escola e do clube social…

  9. Dilma!

    Estou e sempre estarei contigo. Quem foi capaz de abandonar tudo e seguir seu ideal, merece todo o meu respeito. Assim como José Dirceu, Genoíno, dentre outros. Quem  bate em fuga, os covardes, como o Serra, jamais terei o mínimo de consideração.

  10. Uma moça radiosa no apogeu da

    Uma moça radiosa no apogeu da juventude,  1962 era Presidencia João Goulart, a roupa e o decor da classe media alta mineira tradicional, que pensamentos essa moça teria? Jamais iria imaginar que algum dia chegaria ao lugar de Jango.

    Pelo Ministro Camillo Pena, que morava na mesma rua, souba boas historias dessa moça extraordinaria pelo destino.

  11. Dilma e Pimentel, do Estadual e da Polop

    Dilminha, como era chamada, ao sair do Colégio Sion, foi para o incrível Colégio Estadual Central de Minas Gerais. Central de juventude e inquietude: muitos artistas, intelectuais e políticos de esquerda saíram de lá, onde estudei também. Foi no Estadual que ela entrou para a Polop (Política Operária), uma das organizações de esquerda que na época da ditadura foram pra luta armada e anos depois desembocaram no PT. O atual governador de Minas, Fernando Pimentel, também foi do Estadual, da Polop, e também foi preso político. Abaixo, aparecem a Dilminha (bem mais bonita de cabelo curto e de minissaia) e o Pimentel (o magrão de óculos e jeans que encara a câmera), num julgamento da ditadura.

     

     

  12. colégio Sion

     

    Ela recebeu educação pra ser dondoca mas deixou tudo pra tras se juntando a juventude engajada politicamente do Colégio Estadual Central e depois do Golpe de 1964 foi lutar contra a Ditadura Militar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador