Em Ouro Preto, PM impede plantio de horta comunitária

 
Sugestão de Wanderley Kuruzu Rossi Jr
 
Da Associação Ouro Preto Moradia, Preservação e Cidadania
 
PM MANDA PARAR HORTA COMUNITÁRIA

E Ouro Preto começa a copiar as bizarrices de Brasília. Esteje presa, dona horta! Ou será o estado criminoso agindo aqui tb, na cara dura?

Fato é que, na tarde de ontem, sexta 25, três camburões da PM foram até o local onde estavam sendo iniciados os preparos da terra para o plantio de uma horta comunitária, e os policiais mandaram cessar as atividades.

O trabalho vinha sendo realizado por membros da comunidade (foto) de Ouro Preto, numa área de cerca de 1000 m², contida nos 70 alqueires do terreno da Antiga Febem (ver cópia da escritura).

Detalhe: as terras estão abandonadas há décadas e vem sendo griladas paulatinamente por sitiantes e até por grandes empresários.

Quer mais um detalhe: um dos três prédios que abrigavam a administração da Febem e as crianças tb está abandonado, cheio de equipamentos públicos, e se deteriorando (foto).

TRANSCOTTA

Debaixo deste angu pode ter muita carne.

Olha só a coincidência !

Os trabalhos de preparação da horta comunitária se iniciaram há mais de uma semana, a PM e a Guarda Municipal já havia comparecido no local por diversas vezes, e as atividades foram autorizadas por eles.

Ontem, sexta 25, viralizou no zap e nas redes sociais mais voltadas para Ouro Preto, a notícia de que o “Grupo Transcotta” (o do monopólio do transporte coletivo) teria acabado de adquirir as polêmicas terras boas “da Novelis”, que, em 1973, foram doadas pela Prefeitura para os “pobrezinhos dos canadenses”, que, por sua vez, em 2007, venderam para os indianos (Novelis/Hindalco).

As relações do “Grupo Transcotta” (que ficou tão poderoso, tão rapidamente) com a propriedade de terras em Ouro Preto sempre levantou muita suspeita na comunidade.

***

MAS O PLANO POPULAR DE DESINCENTIVO ÀS OCUPAÇÕES DAS ENCOSTAS DE RISCO (Preservar vidas e o patrimônio histórico) já foi semeado em muitos corações e mentes. Vai ser difícil matar tudo.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. HORTA COMUNITÁRIA

    Está parecendo com porto alegre-rs: um terreno há anos, de propriedade da prefeitura, atirado às moscas, sem utilidade alguma foi reivindicado para se fazer uma horta comunitária (bairro cidade baixa-rua j. do patrocínio) e então a prefeitura se “lembrou” de repassar o mesmo para estacionamento do senac…mas estamos na luta!

  2. Tal qual uma metástase, essa

    Tal qual uma metástase, essa onda golpista vai se espalhando Brasil afora para feito maré bater nas paredes dos municipios

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador