Especialistas desmistificam a Operação Carne Fraca

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em meio à deflagração da Operação Carne Fraca, muitas informações sobre o que foi usado nas carnes brasileiras para burlar o sistema e cometer irregularidades, como o uso de papelão e vitamina C cancerígena, foram exageradas. A análise é de especialistas em carnes e engenheiros de alimentos, consultados por reportagem da BBC Brasil.
 
Pedro Eduardo de Felício, médico veterinário e especialista em carnes da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, considerou prejudicial a forma como os dados foram noticiados, “exagerada”, descreveu.
 
“A polícia agiu mal com a maneira como divulgaram tudo. Acho que houve um certo exagero, para precipitar a loucura que foi na imprensa ontem”, afirmou.
 
A engenheira de alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ – USP), Carmen Castillo, desmistificou, por exemplo, o fato de substâncias usadas em carnes embutidas serem de fato tão ruins como se noticiou.
 
 
Ela explicou que o ácido ascórbico, que é a vitamina C, por exemplo, é inclusive necessário para o processamento de alimentos, assim como outras substâncias, e que é preciso ter o cuidado de não “demonizá-las”.
 
“Não é problema usar esses ingredientes (em alimentos processados e embutidos), o problema é não respeitar os níveis permitidos na lei”, enfatizou.
 
Para o dono do restaurante Varanda Grill, em São Paulo, Sylvio Lazzarini, a divulgação da Operação foi “muito sensacionalista”. “Essa é uma questão pontual. Estou nesse mercado, estudando e trabalhando, há 30 anos. Uma das empresas que dirijo importava carne do Uruguai e da Argentinos até 2012. Hoje, 100% da carne que usamos é produzida no Brasil porque melhorou muito a qualidade”, destacou.
 
Apesar de os especialistas ressaltaram a importância da investigação, lembraram que a Polícia Federal não conseguiu explicitar quais foram as infrações cometidas pelas empresas, e que a situação generalizou como se as irregularidades fossem cometidas em todas as empresas nacionais.
 
Ao divulgar a Operação, o delegado Maurício Moscardi Grillo, disse em entrevista coletiva na última sexta-feira (17), que as empresas usavam até “papelão para fazer enlatados”. Entretanto, a única suspeita sobre o caso não comprova a acusação.
 
Foi um áudio capturado pela Polícia, em que um funcionário da BRF disse que “o problema é colocar papelão lá dentro do CMS”. Para os investigadores, tratava-se de uma manipulação da carne. Para especialistas da área, os investigadores fizeram confusão e o áudio significava que não se poderia entrar com embalagens de papelão dentro do setor.
 
Outra acusação do delegado é que o uso de ácido ascórbico, a chamada vitamina C, era cancerígeno. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não indica câncer, mas efeitos colaterais como distúrbios gastrointestinais e cálculos renais com o consumo excessivo da substância.
 
“O uso dele tem benefícios e não é para mascarar carne adulterada. Ele tem uma função nas carnes processadas como antioxidante, ajuda a melhorar a estabilidade do sabor e reduzir o teor de nitrito residual. O nitrito é um aditivo para realizar a cura, que é uma etapa importante no processamento da maior parte dos produtos processados. Todo ingrediente não cárneo tem função a cumprir no processamento de alimentos”, disse Carmen Castilho.
 
Por outro lado, Felício ressaltou que o ácido só pode ser usado em carnes embutidas, como as salsichas, por exemplo, e não em carnes vendidas em mercado. “A carne usada como matéria-prima não deve ter qualquer aditivo, nem o ácido ascórbico. Se a Polícia achou isso, não deveria acontecer”, destacou.
 
A questão de que salsichas de peru não continham carnes de peru, mas proteínas de soja, fécula de mandioca e carne de frango, também foi divulgada com exageros. Os especialistas afirmaram que o uso desses outros alimentos no produto são comuns em todo o mundo, devendo apenas respeitar as quantidades determinadas pela lei.
 
Assine
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os paralelos com 1964 não param de emergir …….

    MARIO WALLACE SIMONSEN :O capitalista que o golpe de 64 destruiu com requintes de crueldade

    “Simonsen perdeu sua esposa para a depressão, e foi vítima de uma campanha de difamação como poucas vezes se viu no Brasil e seus negócios foram arruinados por oito meses de investigação escandalosa no Congresso. “

    Leia a matéria completa em : 

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20040414/empresario-que-ninguem-quer-lembrar/17629

     

  2. Realmente foi um exagero.

    Realmente foi um exagero. Apenas 25% das carnes e dos produtos a base de carnes são podres e cancerígenas. Boa sorte a todos heim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Pânico moral e ignorância…

    Fico imaginando aqui, se a União Europeia, com seu rigor enorme, iria deixar carnes brasileiras entrar na região. É bastante boba essa observação, admito; mas pensar o seu inverso seria como dizer que a União Européia é uma “peneira sanitária”.

    Claro, não podemos esquecer do “mal da vaca louca”, produzida por uns pecuaristas espertos da Europa que introduziram na alimentação de herbívoros restos de animais (pois é, coleguinha, é como tornar um herbívoro um carnívoro). Do ponto de vista biológico, é altamente relevante. Quem tiver dúvida, pesquise um tal de Giovanni Berlinguer.

    Onde se lê crise, lê-se oportunidade. Só não se diz que a crise é nossa.

    Até meus coleguinhas veganos – que comem, dentre outras coisas, soja transgênica, mas não apitam sobre isso – soltam rojão em torno dessa estupidez.

    O problema da PF é não utilizar especialistas e não entender o que ouve. Ou coisa pior.

  4. Especialistas desmistificam a Operação Carne Fraca

    Como sempre vem acontecendo e agora depois do GOLPE MIDIATICO-INSTITUCIONAL, estamos pagando para manter as instituições do Estado Brasileiro, diga-se de passagem, uma das mais caras do mundo, e olha o que elas – estas INSTITTUIÇÕES DE ESTADO – nos dão de retorno – A MENTIRA & A DESTRUIÇÃO DAS NOSSAS EMPRESAS, SEJAM ELAS PRIVADAS OU PUBLICA … e so olhar o que estão fazendo com a “nossa PETROBRAS” … realmente o “complexo de vira latas” tomou conta do Brasil pos Lula, e não vejo luz no fim do tunel – so falta irmos a convulssão social para acabar com o que resta da PREDAÇÃO DAS NOSSAS ELITES formada pela Politica, Executivo e Judiciario – estamos proximos do fim do mundo … socorro !!!

  5. grilo falante

    “otoridade” , doutor meganha pirou na batatinha. E a corregedoria ? vai punir ou promover o incompetente desastrado ou pernicioso “indivíduo meliante”?. Isto foi consequência da pressão da midia sobre agentes públicos para produzirem notícias, mesmo as que deveriam ser preservadas por imposição legal ou por bom senso. 

  6. grilo falante

    “otoridade” , doutor meganha pirou na batatinha. E a corregedoria ? vai punir ou promover o incompetente desastrado ou pernicioso “indivíduo meliante”?. Isto foi consequência da pressão da midia sobre agentes públicos para produzirem notícias, mesmo as que deveriam ser preservadas por imposição legal ou por bom senso. 

  7. Ah, as salcichas…. (2)

    Os cidadãos não poderiam dormir tranqüilos se soubessem como são feitas as salsichas,as leis e os concursos da Polícia Federal.

    otto von bismarck (atualizado)

     

    Quer dizer que os concursados agentes da PFascista e do Ministério politiqueiro-Fascista (MPF) não sabiam que ácido ascórbico é vitamina C?

    Isso é coisa que todo aluno do ensino médio tem que saber.

     

    COMO SÃO FEITOS OS CONCURSOS PARA ESSAS CARREIRAS?

    1. ISSO, EXATAMENTE!

      Certíssimo, Maria Luisa.

      Não há a menor dúvida: esse delegadozinho de araque está envolvido até a medula com Aécio et caterva tucana. Essa operação foi só para “desfocar” do noticiário das semanas anteriores sobre a lista do Janota II, a missão!

      Eles estão aprendendo o timing político do Moro: sempre que alguma coisa ou alguém aparece para denegrir a imagem dos probos peemedebistas, peesedebesistas e seus aliados, o juizinho de quinta categoria vem com uma bomba sobre Lula ou o PT.

      Se o sangue não lavar as calçadas deste nosso país, esses caras continuarão aprontando do mesmo jeito.

  8. PF irresponsável

    E nada vai acontecer com o delegado e demais envolvidos em mais essa operação midiática irresponsável? Uns poucos erros reais detectados deveriam ser devidamente tratados dentro da dimensão real. A generalização pelo delegado e todo esse pessoal de Curitiba doidos pra aparecer na mídia é caso de expulsão das corporações. Tá parecendo mais sabotagem da economia nacional. Basta de república de Curitiba!

     

    E o agronegócioe as empreiteiras deveriam suspender toda propaganda na mídia PiG por 3 meses pelo menos, para ela também parar de sabotar a economia brasileira. Já passou do momento de um basta nisso.

  9. Qual carne será fraca mesmo?

    Pois é, aos poucos o sensacionalismo e a marquetagem em cima da Operação Carne Fraca da PF aparece: nem todas as 33 empresas investigadas pela operação são suspeitas de vender alimentos impróprios para o consumo. Como lembra O Cafezinho, não há notícia até agora de que a PF mandou recolher carne em estabelecimentos. E a PF encontrou problemas em 21 unidades, num total de quase cinco mil empresas, e suspeita de crimes praticados por 33 servidores, num universo de 11 mil funcionários do Ministério da Agricultura.

    Ah, numa operação deflagrada para comemorar os 3 anos da operação Lava Jato, cuja investigação já durava 2 anos! Que bom esse espalhafato todo só agora, né? Imaginemos se estivéssemos com problema sanitário grave como faz parecer o jornalismo irresponsável que quer faturar sobre esse escândalo, uma grande galera estaria semi morta por conta do consumo de carne podre!

    E como já foi aqui lembrado num Xadrez, a zorra começa desde que o Paulo Lacerda saiu do comando da PF por conta do escândalo do grampo sem áudio (Demóstenes + Gilmarzão) e ganhou corpo com a gestão do Cardozo no MJ. Agora temos o MT se preparando para fritar o Daiello, o LavaJateiro Igor Romário tentando queimar o preferido do Daiello e o Grillo montando a operação para fortalecer o Daiello, que é o garantidor da PF na Lava Jato mesmo com as desavenças internas… e todos juntos, no estilo “unidos venceremos”, fazem essa m**** toda. Penso que esses caras possuem em comum a colonização mental até a medula e essa ocorre não só na PF, mas no MPF, TCU e no Judiciário, que sancionam desbragadamente essa infâmia toda contra setores estratégicos inteiros (nuclear, petroleiros, empreiteiras e agora, alimentar). Ou seja, nessas operações parece que houve mesmo influência INdireta em agentes estatais brasileiros através do adestramento via cursos no exterior, eivados de conteúdo programático sem menor compromisso com aquilo que é nacional. Sujeitos que receberam treinamento no exterior, inclusive no Depto de Estado americano, e entregaram dados importantíssimos de empresas internas para serem processadas lá fora, como no caso da Petrobrás e das empreiteiras e fazendo essa m**** toda com a operação das carnes só podem ser colonizados até o osso, movidos por um exibicionismo, arrogância, prepotência e vaidade incabíveis para agentes públicos! E além de tudo são babacas: como é que um delegado pode me falar que vitamina C é veneno? Não tem como não ficar puto com esses caras. E tbém não há como não reconhecer: as novas técnicas de desestabilização de governos por interesses estrangeiros ficou muito mais sofisticada, usando seu braço operacional midiático interno aliado a esse novo achado de conquistar as mentes de agentes públicos internos e direcioná-los para ajudarem a atingir determinados objetivos por eles calculados. Agentes públicos e braço midiático trabalhando juntos pela destruição de setores inteiros!

    Mesmo assim, por uma questão de espanto, embora alguns motivos tenham sido citados anteriormente, não há como deixar de perguntar: será que esses servidores primários do MJ e da PF não tem noção do prejuízo causado a esse setor, importante gerador de divisas para o país e fornecedor de alimentos essenciais para o consumo humano? Poderiam ter desbaratado a quadrilha sem esse sensacionalismo todo que só irá arrebentar com a indústria de carne e seus derivados, levando junto expertise, empregos e market share duramente conquistado.

    Acho também que criticar a operação não quer dizer deixar de rever as práticas de desrespeito aos Direitos Fundamentais dos trabalhadores e pequenos empresários ligados a esse setor, vários desses comprometidos pela crescente oligopolização ocorrida. Mas num momento de crise, isso deveria ter sido feito sem espalhafato, como bem lembram os nobres colunistas e comentaristas do site. Deveria ter sido feito, se estivéssemos falando de um período de normalidade democrática. Mas com parte da PF e do MPF desgovernados, com um Governo Federal sem moral e legitimidade para colocar um freio nesses caras e que deve ter aprendido sobre Administração Pública com o Zacarias, dos Trapalhões, não tem jeito mesmo.

  10. Vitamina C cancerígeno, onde?
    Vitamina C cancerígeno, onde? Só se for em Marte.
    No Brasil qualquer pessoa pode comprar essa vitamina em comprimidos efervescentes, sem receita em qualquer farmácia. Linus Pauling propunha a ingestão de vitamina C em altas doses como tratamento para promover a longevidade.
    Nitritos e nitratos sim sao conservantes usados em todo mundo pelo indústria de carnes processadas que entraram há pouco tempo na lista de substâncias cancerígenas da OMS, na mesma categoria do tabaco.

  11. Não adianta nada

        Para os que tomaram o Poder de assalto, não estou falando de Temer e caterva, mas os ignorantes  “de”formados em Comunicação Social e Direito, qualquer descisão ou estudo técnico, não cabe na infima cabecinha deles, são cegos de nascimento – BURROS com Cargo, não conseguem enxergar um palmo frente ao nariz alem de suas convicções.

         São os infaliveis, conhecem profundamente sobre tudo, de quimica, biologia, engenharia nuclear, economia, são tão “jeniais” que nem sei como ainda não teve uma proposta que resolveria de vez o Brasil : Concurso Publico para todos os cargos da republica, para que ficar gastando com legislativo e/ou executivo, assim como deveriam ser fechados todos os cursos de biológicas/quimicas e Ciencias Exatas, afinal basta ser juiz , delegado ou promotor para ser elevado aos pincaros da sabedoria total.

      Os  técnicos, especialistas, brasileiros e estrangeiros, podem fornecer o conjunto de provas que acharem melhor, mais confiaveis, de nada adiantará, o estrago já foi feito, já era

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador