Estado dos EUA aprova lei para por fim ao roubo de smartphones

Jornal GGN – Muitos smartphones vendidos hoje no mercado contam com dispositivos de segurança para apagar dados dos usuários remotamente em caso de roubo do aparelho. Mas em Minnesota, nos EUA, foi aprovada uma lei que determina que as empresas fabricantes dos telefones incluam, por padrão, um serviço que inviabilize o aparelho para sempre. É o chamado “botão da morte”, que seria uma forma de coibir esse tipo de crime, já que não haveria como repassar o aparelho adiante.

A lei foi assinada pelo governador do Estado nesta semana, o que pode mudar a indústria dos smartphones e o crime em todo o mundo – já que as empresas tenderiam a aplicar os recursos nos aparelhos vendidos em todo o planeta. O texto da nova norma obriga todos os smartphones vendidos, pelo menos no Estado, a conter o “botão da morte”. Uma vez acionado à distância, todos os dados (arquivos, fotos, vídeos e dados de aplicativos) seriam perdidos para sempre e o aparelho ficaria sem uso.
“Com o botão da morte, você tira o incentivo dos bandidos de roubar tais coisas”, explica o deputado estadual Joe Atkins, em entrevista à rede americana NBC. A medida vai passar a valer de julho de 2015 em diante. Uma estimativa feita pela Universidade de Creighton aponta que a medida pode fazer levar os consumidores a deixarem de gastar US$ 2,5 bilhões por ano em novos aparelhos substituídos pelos roubados. De acordo com estatísticas do governo norte-americano, um entre cada três roubos no país envolvem um aparelho celular.

Por outro lado, a medida pode inviabilizar os planos de seguro feito pelas operadoras e outras empresas. Atualmente, recursos similares já são implementados via software, como FindMyiPhone (para ajudar a localizar o aparelho) e o Android Device Manager, que permite apagar os dados à distância, mas não inutilizar o aparelho.

Com informações do Link/Estadão.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanta ingenuidade, isto

    Quanta ingenuidade, isto concentra na respectiva indústria o poder de afetar a todos os usuários num momento de crise, funcionando como arma contra a arregimentação social.

    Inexiste bunker inexpugnável, a vida é feita de riscos, e assumí-los faz parte da responsabilidade de todos.

    Saudações libertárias.

  2. Aham!

    E a indústria pára de faturar com cada produto roubado, e ainda tem que se preocupar em ficar implementando dispositivozinho auto destrutivo? Aham!

  3. Aqui no Brasil dizem que vc

    Aqui no Brasil dizem que vc denunciando seu IMEI do celular roubado, a operadora bloqueia o funcionamento do celular. mas no fim, vai tudo parar na Sta. Efigênia para revenda de peças e acessórios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador